Cotidiano
Hamilton dedica vitória em São Paulo a Senna e ao Brasil
Nas redes sociais, piloto britânico publica foto com a bandeira brasileira e gesto em homenagem ao ídolo
Lewis Hamilton jamais escondeu a admiração por Ayrton Senna. Neste domingo, o heptacampeão mundial teve a chance de manifestar essa idolatria em ação, e o lugar não poderia ser diferente. Após uma vitória épica no Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, em que largou em décimo lugar após sofrer punição e deixou para trás o principal rival da temporada, Max Verstappen, o piloto britânico ergueu a bandeira do Brasil e incendiou a torcida com um gesto eternizado pelo ídolo brasileiro. Depois da corrida, ele não teve dúvidas ao dedicar a conquista.

Lewis Hamilton comemora a vitória no GP de São Paulo repetindo o tradicional gesto de Ayrton Senna — Foto: Buda Mendes/Getty Images
Nas redes sociais, Hamilton publicou uma foto com o momento em que ergueu a bandeira brasileira após a bandeirada em Interlagos, e deixou uma mensagem: “Por Senna. Pelo Brasil”, em inglês.
Depois da vitória, o piloto britânico ainda mostrou o capacete utilizado especialmente para a etapa de São Paulo, onde também fez questão de homenagear Senna e o Brasil. O troféu erguido neste domingo, no entanto, não é a única lembrança que o piloto britânico levará do final de semana. Isso porque ele sofreu duas punições na fase classificatória, que acarretaram em perda de posições na etapa. Revigorado com o triunfo, ele não escondeu a satisfação pelo resultado.
– Viemos para uma pista na qual perdemos em 2019, antecipamos que faria muito calor mas, por alguma razão, o carro funcionou de forma fantástica. Todo fim de semana eu tento colocar o carro no lugar em que desejamos, só que eles (RBR) estavam muito à frente na última etapa (no México). Fiquei muito surpreso porque estávamos tão perto e quando eu passei Max, eu ainda tinha pneus, então continuei. Foi estranho, não é normal mesmo. Mas estou feliz – disse.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/o/G/FZCYCkR1eift8P5Figbw/gettyimages-1353274198.jpg)
Lewis Hamilton mostra ao público as faixas de Ayrton Senna em seu capacete após a vitória em Interlagos — Foto: Clive Mason/F1 via Getty Images
Ao fim do dia, a Federação Internacional de Automobilismo ainda anunciou uma multa em 5 mil euros a Hamilton, o equivalente a R$ 31 mil. O motivo foi por o piloto ter retirado o cinto de segurança na volta que sucedeu a bandeirada na corrida no Autódromo de Interlagos. Apesar dos percalços, certamente o GP deste domingo ficará na memória do piloto britânico que, com um ídolo em comum com os brasileiros, que gritavam “Senna” das arquibancadas, aprendeu a se apaixonar pelos desafios da velocidade.
Comentários
Cotidiano
Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.
Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.
O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.
Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.
O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Você precisa fazer login para comentar.