Acre
Gregório Filho, ex-presidente da FEM, morre no Rio de Janeiro

O acreano Francisco Gregório Filho, ativista cultural que foi presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), no Governo do deputado federal Flaviano Melo (MDB), de 1987 a 1990, faleceu neste sábado, 12, na cidade do Rio de Janeiro, aos 73 anos de idade.
Ele nasceu em Rio Branco, quando o Acre ainda era Território Federal, mas cedo transferiu-se para o Rio de Janeiro. Era funcionário público federal.
Segundo as primeiras informações, o ativista não teve as causas do óbito reveladas pela família. Gregório Filho nasceu em Rio Branco, no Acre, onde foi Secretário de Cultura do Estado por duas vezes. Alguns de seus livros: “Dona baratinha e outras histórias”, pela Rocco; “Lembranças amorosas”, pela Global e “Ler e contar, contar e ler”, pela Letra Capital, são obras marcantes do escritor acreano.
Gregório era formado em artes cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), onde atuou como ator e diretor. Ele foi gestor de programas e projetos culturais nas áreas de música, rádio e teatro. Quando foi secretário de Cultura do Acre, implantou as Casas de Leitura Chico Mendes e Gameleira. Já na década de 1990, começou a dedicar-se às questões da leitura, tendo sido um dos organizadores do Programa Nacional de Incentivo à Leitura, implantado em 1992, na Biblioteca Nacional.
Comentários
Acre
Vereador é flagrado ameaçando servidora durante confusão em posto de saúde; ASSISTA
Comentários
Acre
PREVISÃO DO TEMPO: sábado (20) de chuvas intensas e trovoadas no Norte
Pancadas de chuva com trovoadas tomam a região, com maior intensidade a partir da tarde; temperaturas variam entre 22°C e 34°C
A previsão do tempo para a Região Norte do país, neste sábado (20), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva para toda a região, com possibilidade de trovoadas isoladas para todos os estados, principalmente a partir da tarde.
Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, com pancadas de chuva isoladas para todo o Amapá, Pará — exceto pelo nordeste do estado —, maior parte do Amazonas — exceto pelo extremo-sul —, sudeste de Rondônia, oeste e norte do Tocantins e extremo-oeste do Acre. As pancadas de chuva devem amanhecer já acompanhadas de trovoadas no centro-sul do Piauí e no extremo-leste de Rondônia.
Durante a tarde, as chuvas se intensificam e vêm acompanhadas de trovoadas em toda a região, exceto no Amapá, onde deve chover com menor intensidade ao centro-sul do estado, sem trovoadas. Essas condições devem se manteraté a noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para o Acre, Tocantins, Rondônia, Amazonas e centro-sul do Pará, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o Tocantins, o centro-sul do Pará e para a faixa central do Amazonas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 34°C, emBoa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
Fonte: Brasil 61







Você precisa fazer login para comentar.