Conecte-se conosco

Flash

Governos do Acre e Rondônia debatem segurança e proteção das fronteiras com o Exército

Publicado

em

Mais uma vez, o governador Gladson Cameli demonstrou sua preocupação com a Segurança Pública do Acre. Nesta segunda-feira, 9, o gestor teve um importante encontro com o governador de Rondônia, Marcos Rocha, e com o comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, general Luciano Batista de Lima, em Porto Velho (RO), para debater medidas estratégicas e planejar futuras parcerias no enfrentamento à criminalidade nos dois estados e na região sul do Amazonas.

Um dos principais assuntos tratados durante a reunião diz respeito à proteção da faixa fronteiriça. Juntos, Acre e Rondônia possuem 3.680 quilômetros de fronteira com Bolívia e Peru, maiores produtores globais de cocaína. O combate ao narcotráfico internacional é uma das diretrizes do programa Acre pela Vida. Gladson afirmou que o seu governo não aceita mais que o estado seja porta de entrada e nem rota para o tráfico de entorpecentes e armas.

Encontro debateu medidas estratégicas e planejou futuras parcerias no enfrentamento à criminalidade nos dois estados e na região sul do Amazonas Foto: Marcos Vicentti/Secom

Cameli lembrou que a União, segundo a Constituição Federal, é responsável por garantir proteção as fronteiras. Disse ainda que tem feito um grande esforço junto às forças estaduais de Segurança Pública na repressão aos crimes transfronteiriços e aproveitou a oportunidade para solicitar mais apoio do Exército e demais órgãos federais para intensificar as ações.

“Sabemos da fragilidade das nossas fronteiras e o quanto isso contribui para o cometimento de crimes, como o tráfico de drogas e armas. O Estado tem feito a sua parte, mas sozinhos não conseguimos dar conta. Por isso, é muito importante que o governo federal tenha um olhar diferenciado para a Amazônia. O momento pede a união de todos e eu tenho certeza que seremos atendidos e vamos conseguir alcançar nossos objetivos”, declarou Gladson Cameli.

Gladson afirmou que o seu governo não aceita mais que o estado seja porta de entrada e nem rota para o tráfico de entorpecentes e armas Foto: Marcos Vicentti/Secom

O chefe do Executivo acreano pontuou que tem alertado os demais governadores do país sobre a questão da Segurança Pública e enfatizou que a situação deve ser tratada com prioridade pelo Estado Brasileiro.

“Não podemos mais postergar esse assunto e, por onde tenho ido, converso com os governadores sobre o tema. Temos que nos unir e pressionar o governo federal para dar mais atenção, principalmente, aos estados amazônicos”, defendeu.

Diante da demanda apresentada, o general Lima explicou que a área de atuação da 17 ª Brigada abrange 88 município acreanos, rondonienses e amazonenses. O comandante colocou à disposição os Pelotões de Fronteira do Acre para serem utilizados como bases de apoio para instituições federais e estaduais na realização de operações. “Sou defensor da integração das ações do Exército com a Segurança Pública e nos colocamos à disposição para ajudar”, frisou.

O governador Marcos Rocha elogiou a postura do Exército ao defender mais integração entre os estados e a União. Para o gestor rondoniense, a proteção da região amazônica e sua população deve ser tratada como questão de soberania nacional.

“Queremos mostrar que quem controla o nosso país somos nós, brasileiros. As ações que vamos fazer em conjunto com o Exército é para proteger a nossa Amazônia e fazer com que a nossa população tenha o devido respeito. Estou muito agradecido por esta reunião e ao governador Gladson Cameli por vir aqui em Rondônia debater estes assuntos que são de grande interesse para nós. Estamos juntos pela defesa dos nossos estados e da Amazônia”, argumentou.

Operação Verde Brasil e investimentos para os dois estados

General Lima aproveitou o encontro com os dois governadores para apresentar o balanço das atividades da 17ª Brigada de Infantaria de Selva no ano passado. O comandante destacou as ações da operação Verde Brasil, criada durante o estabelecimento da Lei da Garantia e da Ordem Ambiental.

Segundo o general Lima, área de atuação da 17 ª Brigada abrange 88 município acreanos, rondonienses e amazonenses Foto: Marcos Vicentti/Secom

Por meio de ações repressivas, o Exército contribuiu consideravelmente para a redução das queimadas nos estados do Acre e Rondônia. “Nosso trabalho representou 75% dos resultados obtidos pela operação Verde Brasil na região amazônica. Conseguimos que o desmatamento registrado em outubro de 2019 fosse o menor dos últimos 20 anos”, ressaltou.

Avaliando a possibilidade de uma nova operação em 2020, o comandante da 17ª Brigada conclamou os governadores dos dois estados para atuar preventivamente para que a situação seja evitada nos próximos meses. O desafio foi aceito prontamente por Gladson Cameli.

“Já estamos trabalhando no Acre para que não possamos repetir aquilo que registramos em 2019 e não dar margem para que setores tirem proveito político da situação. Sou defensor do meio ambiente e o nosso governo vai cumprir e cobrar contra aqueles que desobedecerem a legislação”, garantiu.

Anúncios importantes também foram feitos nas áreas de infraestrutura e social. Um deles diz respeito à reconstrução do aeródromo de Marechal Thaumaturgo. A obra receberá investimento na ordem de R$ 40 milhões e será executado pelo Exército. A pista será construída em concreto armado, assegurando mais durabilidade e segurança para a população.

Os colégios cívico-militares dos dois estados receberão novos livros gratuitamente por parte da instituição militar. Em 2021, Rio Branco e Porto Velho contarão com a Escola de Instrução Militar.

Outra importante garantia dada foi a continuação e fortalecimento dos projetos sociais desenvolvidos pelo Exército nos dois estados, entre eles, o Conservatório Musical do Juruá. Referência nacional pela qualidade e engajamento de centenas de adolescentes, a iniciativa conta com o apoio do governo do Estado.

Os governadores Gladson Cameli e Marcos Rocha foram homenageados com a medalha da 17ª Brigada, honraria concedida para autoridades e personalidades que contribuem para o desenvolvimento e fortalecimento da instituição.

Acompanharam a reunião a primeira-dama do Acre, Ana Paula Cameli; a primeira-dama de Rondônia, Luana Rocha; o secretário de Segurança Pública do Acre, Paulo Cezar Rocha dos Santos; e o secretário de Segurança Pública de Rondônia, José Hélio Pachá.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Programa Produzindo Sorrisos leva vans odontológicas ao Educandário Santa Margarida para fortalecer a saúde bucal na infância

Publicado

em

A iniciativa beneficiou mais de 30 crianças e adolescentes, de 0 a 12 anos, do Educandário Santa Margarida, instituição filantrópica que passa a integrar o cronograma mensal das unidades móveis

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira (9) mais uma ação de promoção à saúde bucal com o atendimento das vans odontológicas. A iniciativa beneficiou mais de 30 crianças e adolescentes, de 0 a 12 anos, do Educandário Santa Margarida, instituição filantrópica que passa a integrar o cronograma mensal das unidades móveis.

O Educandário Santa Margarida é uma entidade de proteção à infância com atuação histórica em Rio Branco desde 1942, acolhendo crianças vítimas de abandono, negligência e violência. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

A ação reafirma o compromisso da gestão municipal com a saúde bucal desde a infância, especialmente junto a crianças em situação de maior vulnerabilidade social. O Educandário Santa Margarida é uma entidade de proteção à infância com atuação histórica em Rio Branco desde 1942, acolhendo crianças vítimas de abandono, negligência e violência, com apoio de equipes multidisciplinares voltadas ao cuidado integral, ao desenvolvimento infantil e à reinserção familiar.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, a parceria com o Educandário foi construída a partir do diálogo com a coordenação da instituição e prevê um acompanhamento contínuo.

“O Educandário Santa Margarida presta um serviço de grande relevância para a população. Estivemos aqui na semana passada, recebemos a coordenação da entidade na secretaria e estabelecemos um cronograma de apoio e parcerias que a Prefeitura de Rio Branco vai realizar para oferecer o melhor cuidado possível a essas crianças, que chegam em condição de extrema vulnerabilidade social e de saúde. Hoje iniciamos esse trabalho com o atendimento odontológico, que era uma prioridade apontada pela coordenação”, destacou o secretário.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, a parceria com o Educandário foi construída a partir do diálogo com a coordenação da instituição. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Segundo Rennan Biths, a proposta foi de iniciar os serviços em saúde bucal com todas as crianças, estabelecendo um plano de tratamento e garantindo o acompanhamento mensal.

“Esse é um trabalho que a Secretaria Municipal de Saúde já vem realizando com o apoio das vans odontológicas em todas as regionais da cidade, em parceria com diversas entidades. Agora, esse serviço chega ao Educandário Santa Margarida para somar e fortalecer o cuidado já oferecido aqui”, afirmou o titular da pasta.

Segundo Rennan Biths, a proposta foi de iniciar os serviços em saúde bucal com todas as crianças, estabelecendo um plano de tratamento e garantindo o acompanhamento mensal. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

A coordenadora financeira do Educandário Santa Margarida, Gardênia Sales, avaliou a ação de forma positiva e ressaltou a importância da parceria com o poder público.

“A avaliação é muito positiva. Trazer o atendimento odontológico diretamente para as nossas crianças, por meio de uma política pública da Prefeitura, é fundamental. Nós acolhemos crianças de 0 a 12 anos que precisam de acompanhamento integral em saúde. Essa ação vem somar às demais iniciativas que já temos, inclusive outras parcerias com o poder público”, afirmou a coordenadora.

“Esse é um trabalho que a Secretaria Municipal de Saúde já vem realizando com o apoio das vans odontológicas em todas as regionais da cidade”, afirmou o titular da pasta. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

A ação integra o programa Produzindo Sorrisos, iniciativa itinerante consolidada da gestão municipal e reconhecido como uma das marcas da administração do prefeito Tião Bocalom. No ano passado, as vans odontológicas atenderam cerca de 15 mil pessoas, com aproximadamente 115 mil procedimentos, e para 2026 a meta é ampliar e qualificar ainda mais o serviço, com cronograma divulgado semanalmente.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Epitaciolândia promove a 1ª Ultra Maratona e movimenta fim de semana no município

Publicado

em

A Prefeitura de Epitaciolândia, em parceria com o senador Márcio Bittar e a empresa Acre Running Eventos, realizou neste domingo a 1ª Ultra Maratona de Epitaciolândia, um evento histórico que marcou o esporte no município e no estado do Acre.

A competição contou com percursos de 5 km, 10 km, 21 km e 50 km, reunindo atletas profissionais e iniciantes de diversos municípios acreanos, além de participantes de outros estados e até da Bolívia. Ao todo, foram distribuídos mais de R$ 14 mil em premiações, além de medalhas para todos os atletas que concluíram as provas.

O prefeito Sérgio Lopes também participou da competição, disputando a prova de 21 km, ao lado do senador Márcio Bittar, reforçando o compromisso da gestão municipal com o incentivo ao esporte e à qualidade de vida.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, juntamente com a empresa parceira Acre Running Eventos, garantiu total suporte aos atletas, desde as inscrições até o encerramento da corrida, com logística organizada, pontos de apoio com água, energético e suplementos, além de uma estrutura de pós-prova com frutas, sucos e café.

Resultados por categoria

5 km Masculino

1º Quelviaon da Silva

2º Ueliton Batista

3º Leandro Alencar

5 km Feminino

1º Ana Karoline

2º Solange Kurzinski

3º Simone Alves

10 km Masculino

1º Valter José

2º Mateus Brito

3º Dionatan

21 km Masculino

1º Kaio Pessoa

2º Buthego de Souza

3º Anniceldo Freitas

21 km Feminino

1º Adevania da Cruz

2º Eliana Silva

3º Verônica Freire

50 km Masculino

1º José Eduardo

2º Érico Jonas

3º Francisco Diego

50 km Feminino

1º Luciana dos Santos

2º Delvanir Alves

3º Francisca dos Santos

O senador Márcio Bittar, que concluiu o percurso de 21 km, parabenizou o prefeito Sérgio Lopes pela organização do evento e destacou a importância da iniciativa, garantindo a destinação de recursos para a realização de novas edições da Ultra Maratona de Epitaciolândia.

Já o prefeito Sérgio Lopes ressaltou o papel do esporte como ferramenta de transformação social.

“Aqui em Epitaciolândia, nossa gestão tem o compromisso de apoiar e incentivar todas as modalidades esportivas. Hoje, somos o primeiro município a realizar uma ultra maratona em todo o estado do Acre”, afirmou.

A 1ª Ultra Maratona de Epitaciolândia entra para a história como um marco esportivo, fortalecendo o município no calendário de grandes eventos e incentivando hábitos saudáveis por meio do esporte.

Comentários

Continue lendo

Flash

Polícia Militar e Detran firmam convênio para fortalecer fiscalização e segurança no trânsito em todo o Acre

Publicado

em

A Polícia Militar do Acre (PMAC) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC) firmaram convênio, na manhã desta quinta-feira, 08, que amplia e organiza a cooperação entre as duas instituições para a fiscalização, educação, atendimento de sinistros e ações integradas de segurança viária em todo o estado.

O acordo delega à Polícia Militar competências previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e assegura apoio técnico e financeiro do Detran para a execução de operações de trânsito urbano e rodoviário, ações educativas, capacitação de policiais militares e atendimento de sinistros, tanto na capital quanto no interior.

Com vigência até 31 de dezembro de 2026, o convênio prevê investimentos que serão aplicados exclusivamente em atividades de policiamento, fiscalização, educação para o trânsito, atendimento de ocorrências e aprimoramento da estrutura operacional.

Entre as ações contempladas estão operações como Lei Seca, Trânsito Seguro, Direção Segura, Cavalo de Aço e Rodovia Segura, além do reforço no uso de etilômetros, aquisição de equipamentos, pagamento de banco de horas, capacitações técnicas e atuação conjunta em grandes eventos, como Expoacre, carnaval, eleições e festas populares.

O convênio estabelece metas operacionais, mecanismos de acompanhamento, prestação de contas e avaliação periódica dos resultados. Foto: Joabes Guedes/PMAC

A comandante-geral da PMAC, coronel Marta Renata, destacou que o convênio representa um avanço concreto na preservação de vidas e na qualificação do serviço prestado à sociedade. “A parceria fortalece a atuação da Polícia Militar no trânsito, garante melhores condições de trabalho ao nosso efetivo e amplia nossa capacidade de resposta. O foco principal é reduzir sinistros, salvar vidas e promover um trânsito mais seguro e humano em todo o Acre”, pontuou.

Segundo a comandante, o convênio também estabelece metas operacionais, mecanismos de acompanhamento, prestação de contas e avaliação periódica dos resultados, assegurando transparência e eficiência na aplicação dos recursos públicos.

A presidente do Detran-AC, Taynara Martins, ressaltou que a manutenção do convênio é decisiva para consolidar e ampliar os avanços já obtidos no estado. Para ela, os resultados alcançados nos últimos anos demonstram a importância do trabalho integrado entre as instituições. “Os dados mais recentes mostram redução nas mortes no trânsito, tanto no estado quanto na capital, fruto de ações contínuas de fiscalização, educação e presença efetiva do poder público. Renovar essa parceria é reafirmar o compromisso com a preservação de vidas”, concluiu.

Comentários

Continue lendo