Conecte-se conosco

Acre

Governo suspende efeitos da lei que prejudicava taxistas

Publicado

em

Norma já entraria em vigor no dia 23 de dezembro deste ano

Da redação, com Rogério Wesnceslau

O deputado Eber Marchado(PSDC) foi o porta-voz do governo, dando a notícia de que o Poder Executivo suspenderá pois dois anos os efeitos da lei que entraria em vigor em dezembro, e tornaria clandestino o transporte de passageiros em táxis de um município para outro do estado.

“O governador entendeu e já de imediato disse que iria prorrogar essa lei, e para que ela pudesse ser mais estudada iria suspender por dois anos”, afirmou Éber Machado.

Depois de ser aprovada na Assembleia Legislativa, a lei de autoria do Poder Executivo regulamentando o transporte intermunicipal de passageiros foi questionada por sindicatos de taxistas.

O governo recuou. Deputados que votaram a favor disseram que foi falta de tempo para o debate e nesta quinta-feira voltaram a reclamar da pressa com que os projetos do Executivo tramitam na casa antes da aprovação.

“ As coisas chegam aqui na véspera e os fatos são públicos e notórios, eu não preciso nem provar”, declara o deputado Walter Prado (PROS)

Os deputados de oposição não só reclamaram, como disseram que não votarão mais projetos do Executivo que não sejam discutidos com antecedência.

“ Aquelas matérias que vierem para o plenário sem passar nas comissões eu pessoalmente não voto mais”, afirmou o deputado Chagas Romão(PMDB)

O deputado Wherles Rocha(PSDB) chegou a ler trechos do regimento interno da casa, que estabelece até para os projetos que tramitam em regime de urgência, um prazo mínimo para que sejam analisados.

“ No caso do regime de urgência o artigo 48 diz que as matérias tem um prazo de 3 dias para se apreciar”, explica Rocha.

A forte argumentação dos colegas deixou o deputado governista Jamil Asfury (PEN), que presidia a sessão, sem saída. O parlamentar reconheceu que a situação é preocupante e que a casa deve observar mais a questão daqui pra frente.

“Nos também temos essa preocupação, e temos  que evitar isso o máximo possível”, declarou o deputado se referindo à falta de tempo para se debater os projetos de lei do executivo.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre recua 10 centímetros, mas segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco

Publicado

em

Nível do rio marcou 14,30 metros às 15h; Defesa Civil mantém monitoramento devido à previsão de novas chuvas.

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre apresentou recuo de 10 centímetros neste sábado, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 15h, o manancial marcou 14,30 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.

De acordo com os dados oficiais, na primeira medição do dia, às 5h26, o rio registrava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em seguida, às 12h, o Rio Acre subiu para 14,40 metros e, no início da tarde, recuou para 14,30 metros.

Apesar de não haver registro de chuva nas últimas 24 horas na capital — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações ocorridas nas regiões de cabeceiras e em municípios do interior do estado, cujas águas continuam chegando a Rio Branco.

Segundo Falcão, há previsão de novas chuvas tanto nas áreas de nascente do Rio Acre quanto na capital acreana, o que mantém os órgãos de monitoramento em estado de atenção.

Comentários

Continue lendo

Acre

Moradores da Sapolândia começam a deixar suas casas por conta da cheia

Publicado

em

Moradores do bairro Hélio Melo, conhecido como “Sapolândia”, em Rio Branco, começaram a deixar suas casas no início da tarde deste sábado (27), em razão da cheia do igarapé São Francisco que já começa a deslojar as famílias da região.

De acordo com a organização sem fins lucrativos Conexão do Bem, as famílias aguardaram durante a manhã por apoio da Defesa Civil. Diante da ausência de atendimento no período, os próprios moradores decidiram sair das residências por conta própria, como forma de evitar maiores prejuízos

A Defesa Civil informou que a previsão é de que o nível do Rio Acre e dos igarapés continue subindo neste domingo, o que pode agravar o cenário de inundação em áreas já atingidas da capital acreana. A situação segue em monitoramento.

VEJA O VÍDEO:

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre segue em elevação e atinge 14,40 metros em Rio Branco

Publicado

em

Nível do rio permanece acima da cota de transbordamento e aumenta risco de alagamentos na capital acreana.
Foto: Sérgio Vale

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre continua em elevação em Rio Branco neste sábado, 27, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. De acordo com os dados oficiais, às 12h, o manancial marcou 14,40 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.

Na primeira medição do dia, realizada às 5h26, o rio estava em 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em poucas horas, o Rio Acre subiu mais 40 centímetros, intensificando o risco de alagamentos em diferentes regiões da capital.

Segundo a Defesa Civil, não houve registro de chuvas nas últimas 24 horas em Rio Branco. Mesmo assim, a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações registradas nos dias anteriores, principalmente nas áreas de cabeceiras e em municípios do interior, cujas águas continuam desaguando na capital acreana.

Comentários

Continue lendo