Cotidiano
Governo mantém na minirreforma extinção da Secretaria de Polícia Civil
Não adiantou a reunião entre deputados e integrantes da Associação dos Delegados do Acre com o governador Gladson Cameli há duas semanas. O governo colocou no pacote da chamada minirreforma que será encaminhada nesta semana a Assembleia Legislativa a proposta que pretende acabar com a Secretaria de Polícia Civil e transformá-la em um departamento da Secretaria de Segurança Pública do Acre. Caberá aos deputados votar a favor ou contra o projeto.
Há duas semanas, o Notícias da Hora informou a intenção do governo de extinguir a Secretaria. A notícia repercutiu entre os delegados, que emitiram nota dizendo, entre outras coisas, que “o ato atentatório a autonomia e imparcialidade da Polícia Civil é um enorme retrocesso, e a possibilidade de extinção da SEPC vai na contramão de todos os movimentos nacionais de combate a corrupção e independência das polícias judiciárias”.
Mas qual a justificativa do governador para extinguir a Secretaria? Gladson reclama de discórdia e divisão na classe desde que assumiu o governo e não atendeu ao pedido feito pela Adepol de escolha do secretário de Polícia por meio de lista tríplice. O setor passa por crise de conflitos internos. O atual secretário Remulo Diniz conta com pouco apoio dos colegas, considera o governo.
No dia em que se reuniu com os delegados, Gladson pediu à classe que cessassem
as disputas e que se isso ocorresse ele não prosseguiria com a intenção de transformar a secretaria em diretoria, porém as discórdias não acabaram.
À imprensa, Gladson disse antes da reunião com os delegados na Casa Civil que não poderia “ter um secretário que tem problemas com a equipe por problemas internos. Agora, se permanecerem com essa discórdia, nós vamos, sim, acabar com essa secretaria de Polícia Civil”.
E a decisão foi mantida. Porém, a Assembleia Legislativa é quem vai decidir se autoriza ou não o rebaixamento do status da Secretaria de Polícia Civil para departamento da Segurança Pública.
A minirreforma
Estão entre as modificações no pacote de mudanças do governo por meio da minirreforma, o retorno do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC) e do Instituto Dom Moacyr (IDM), além da volta da Secretaria de Assistência Social com nova nomenclatura acrescida de departamentos de política de atenção às mulheres e aos povos indígenas.
Conforme antecipou o Notícias da Hora semanas atrás, o GPPE, Grupo de Planejamento Estratégico formado por
chefes da Secretaria da Fazenda, Casa Civil, Controladoria Geral do Estado (CGE), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Secretaria de Planejamento (Seplan), perderá seus poderes.
O governador também vai extinguir as assessorias especiais e reduzi-las ao status de diretoria.
Comentários
Cotidiano
Seleção brasileira: Carlo Ancelotti planeja mudanças contra a Croácia
A seleção brasileira deu início a um planejamento um dia depois da derrota por 2 a 1 para a França, em Boston. O elenco comandado por Carlo Ancelotti teve uma sexta-feira (27) de recuperação em Orlando e realizou trabalho regenerativo na academia do Four Seasons Resort, onde a delegação está concentrada nos Estados Unidos. A atividade foi voltada à recuperação física dos atletas, com foco na preparação para o próximo compromisso.
De olho no confronto diante da Croácia, marcado para terça-feira (31), também em Orlando, a comissão técnica deve promover mudanças na equipe. O atacante Raphinha, do Barcelona, foi cortado após apresentar um desconforto muscular. Ele foi substituído no intervalo da partida contra a França. Com isso, Luiz Henrique, ex-Botafogo e atualmente no Zenit, surge como principal opção. Ele foi peça importante na melhora de rendimento da equipe. Outra baixa é Wesley, que sentiu dores na região posterior da coxa direita, e também foi desconvocado.
Além disso, o treinador pode mexer no setor defensivo, enquanto Endrick aparece como candidato a ganhar uma oportunidade entre os titulares no ataque.
Outra novidade é a chegada do zagueiro Vitor Reis, do Girona, convocado após a derrota para a França. O ex-Palmeiras está entre os cinco jogadores brasileiros mais valiosos da La Liga, e é o único zagueiro na parte mais alta da lista — espaço historicamente dominado por jogadores de ataque.
O duelo contra a Croácia será o último compromisso antes da convocação final para a Copa do Mundo, o que aumenta a importância dos ajustes e das observações por parte da comissão técnica.
Comentários
Cotidiano
Assermurb derrota Real Sociedade e conquista o Rainhas da Bola
A Assermurb venceu o Real Sociedade por 4 a 2 neste domingo, 29, na quadra do Instituto Lourenço Filho e conquistou o título do Rainhas da Bola de Futsal. O destaque da partida foi a ala Iza, autora de 3 gols para garantir a taça.
Bom torneio
O coordenador do Rainhas da Bola, professor Marcelo Fontenele, avaliou de maneira positiva a realização do torneio.
“Fizemos uma competição curta, mas com equipes de qualidade. Vamos começar a pensar em ampliar a competição para a próxima temporada”, declarou Marcelo Fontenele.
Comentários
Cotidiano
Galvez é goleado pelo Porto Velho e segue sem vitória na Copa Verde
O Galvez foi goleado pelo Porto Velho por 4 a 0 neste domingo, 29, no estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho, Rondônia, pela segunda rodada da fase de classificação da Copa Verde. Jeferson, Tcharles, Douglas e Samuel Lima marcaram os gols da Locomotiva.
9 gols em dois jogos
O Galvez conseguiu levar 9 gols em dois jogos e a diretoria começa a pensar em reforços para a sequência da temporada de 2026. Contudo, os atletas devem ser contratados no mercado acreano por causa da limitação orçamentária.
Próxima partida
A próxima partida do Galvez na Copa Verde será contra o Águia, em Marabá, no Pará. A partida será realizada no Zinho Oliveira no dia 7 de abril.


Você precisa fazer login para comentar.