Conecte-se conosco

Cotidiano

Governo mantém na minirreforma extinção da Secretaria de Polícia Civil

Publicado

em

Não adiantou a reunião entre deputados e integrantes da Associação dos Delegados do Acre com o governador Gladson Cameli há duas semanas. O governo colocou no pacote da chamada minirreforma que será encaminhada nesta semana a Assembleia Legislativa a proposta que pretende acabar com a Secretaria de Polícia Civil e transformá-la em um   departamento da Secretaria de Segurança Pública do Acre. Caberá aos deputados votar a favor ou contra o projeto.

Há duas semanas, o Notícias da Hora informou a intenção do governo de extinguir a Secretaria. A notícia repercutiu entre os delegados, que emitiram nota dizendo, entre outras coisas, que “o ato atentatório a autonomia e imparcialidade da Polícia Civil é um enorme retrocesso, e a possibilidade de extinção da SEPC vai na contramão de todos os movimentos nacionais de combate a corrupção e independência das polícias judiciárias”.

Mas qual a justificativa do governador para extinguir a Secretaria? Gladson reclama de discórdia e divisão na classe desde que assumiu o governo e não atendeu ao pedido feito pela Adepol de escolha do secretário de Polícia por meio de lista tríplice. O setor passa por crise de conflitos internos. O atual secretário Remulo Diniz conta com pouco apoio dos colegas, considera o governo.

No dia em que se reuniu com os delegados, Gladson pediu à classe que cessassem
as disputas e que se isso ocorresse ele não prosseguiria com a intenção de transformar a secretaria em diretoria, porém as discórdias não acabaram.

À imprensa, Gladson disse antes da reunião com os delegados na Casa Civil que não poderia “ter um secretário que tem problemas com a equipe por problemas internos. Agora, se permanecerem com essa discórdia, nós vamos, sim, acabar com essa secretaria de Polícia Civil”.

E a decisão foi mantida. Porém, a Assembleia Legislativa é quem vai decidir se autoriza ou não o rebaixamento do status da Secretaria de Polícia Civil para departamento da Segurança Pública.

A minirreforma

Estão entre as modificações no pacote de mudanças do governo por meio da minirreforma, o retorno do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC) e do Instituto Dom Moacyr (IDM), além da volta da Secretaria  de Assistência Social com nova nomenclatura acrescida de departamentos de política de atenção às mulheres e aos povos indígenas.

Conforme antecipou o Notícias da Hora semanas atrás, o GPPE, Grupo de Planejamento Estratégico formado por
chefes da Secretaria da Fazenda, Casa Civil, Controladoria Geral do Estado (CGE), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Secretaria de Planejamento (Seplan), perderá seus poderes.

O governador também vai extinguir as assessorias especiais e reduzi-las ao status de diretoria.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Campeonato Estadual terá duelos semifinais no CEBRB

Publicado

em

Foto FEAB: Duelos no CEBRB devem ser bem disputados

Serão disputadas neste sábado, 27, a partir das 14 horas, na quadra do CEBRB, as semifinais do Campeonato Estadual de Basquete, no masculino.

New City e Old School A decidem quem será o primeiro finalista e na segunda semifinal o AAB A joga contra o Atlético.

Indefinição no Juruá

As equipes de Feijó e Tarauacá devem fazer partidas de ida e volta para decidir quem vem do Vale do Juruá para jogar as finais do Campeonato Estadual. Contudo, a Federação Acreana de Basquete (FEAB) ainda não conseguiu datas para promover os confrontos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Brasileia e Quinari decidem o título do Estadual da Série A no Álvaro Dantas

Publicado

em

Foto Paulo Chaves: Título vale a vaga do Acre na Taça Brasil em 2026

Brasileia e Quinari decidem neste sábado, 27, a partir das 19 horas, no ginásio Álvaro Dantas, o título do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. As duas equipes empataram o primeiro jogo das finais, em Senador Guiomard, por 4 a 4 e por isso quem vencer fica com o título e vaga do Acre na Taça Brasil em 2026.

Brasileia

O técnico Anjo Gurgel terá a volta do ala Alexandre, mas não poderá contar com Carlos Henrique, expulso na primeira partida. Brasileia realizou a melhor campanha e teria a vantagem de jogar em casa. Contudo, a equipe da Fronteira foi punida com a perda de três mandos de quadra por causa do comportamento da torcida no duelo contra o Fluminense da Bahia pela semifinal.

Quinari

No Quinari, o técnico Jô Mendes terá o elenco completo na decisão. O time de Senador Guiomard abriu 4 a 0 no primeiro jogo, mas cedeu o empate e deixou escapar uma boa vantagem para o segundo confronto.

Dupla de arbitragem

Beto Mendonça e Diego Alberto serão os árbitros da final do Estadual da Série A.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Marcelo Avelino será aclamando e segue no comando do Atlético

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Marcelo Avelino fica mais três anos como presidente do Galo

O funcionário público Marcelo Avelino será aclamado neste sábado, 27, a partir das 11 horas, no Frotão, e seguirá no comando do Atlético por mais três anos. As principais metas da chapa Família Atleticana é manter o processo dos pagamentos das dívidas e colocar o Galo novamente na elite do futebol acreano.

Novo momento

Marcelo Avelino e os seus diretores conseguiram melhorar a vida financeira do Atlético. O trabalho desenvolvido pelo advogado Francisco Valadares Neto foi fundamental para a diretoria atleticana começar a tornar o clube viável financeiramente.

Família Atleticana

Marcelo Avelino-Presidente

Ricardo Lopes-Vice-presidente

Paulo Santana-Tesoureiro

Francisco Brito-Diretor administrativo

Ilson da Silva-Diretor de patrimônio

Antônio Acivaldo-Diretor social

Juliano de Souza-Diretor comercial

Comentários

Continue lendo