Conecte-se conosco

Acre

Governo lança oficialmente o Arraial Cultural 2025: “será a melhor festa que já tivemos”

Publicado

em

Foto: Whidy Melo

O Governo do Acre realizou na manhã desta quarta-feira, 18, no Cine Teatro Recreio, no Calçadão da Gameleira, em Rio Branco, o lançamento oficial do Arraial Cultural 2025. Durante o evento, o governador Gladson Cameli destacou a importância da festa para a economia local, o fortalecimento da cultura e o impacto social que o evento deve gerar. Em entrevista ao ac24horas Play, Cameli manteve o tom descontraído, falando de forma espontânea e agradecendo a dedicação de todos os envolvidos na organização.

“Vai crescendo a nossa economia em vários aspectos, como eu mencionei: desde a culinária, as apresentações, a rede hoteleira, como outras, a divulgar o potencial que as nossas festas juninas têm, não somente para o Acre, mas para o Brasil, para o mundo. E, ao mesmo tempo, o momento também de agradecer a toda uma equipe, seja do governo, como seja dos voluntários, que estão aí se dedicando no dia a dia para que a gente possa ter um protagonismo cada vez maior no requisito do Arraial das festas juninas no Estado do Acre”, afirmou o governador.

Questionado sobre a expectativa para este ano, Cameli destacou o crescimento da festa e a representatividade nacional e internacional das quadrilhas acreanas. “Com toda certeza, e aqui isso já é um diferencial, de que a cada ano está se movimentando mais, está se criando mais, porque cultura é saúde, cultura é vida, cultura é educação, e a gente precisa, cada vez mais, cada um na sua área, incentivar e que a gente possa se movimentar e criar oportunidades, como eu mencionei: construir pontes para a nossa juventude”, pontuou.

Ao ser lembrado de que este ano o governo reconheceu as quadrilhas juninas como comunidade cultural do Acre, o governador reforçou o convite à população. “Primeira vez eu quero já garantir a toda a sociedade que é uma oportunidade única, vai ser a melhor festa que possamos ter, seja da Expoacre, como seja das festas juninas aqui do nosso estado. É uma oportunidade para que as famílias se reencontrem, sejam as famílias do interior com nossa capital e vice-versa. É o momento de a gente poder divulgar para o mundo o potencial que o Acre tem. É aquilo que eu sempre digo: eu sou um patriota, um acreano do pé rachado, como a gente usa aqui no nosso português. Então, o que eu quero é, cada vez mais, proporcionar, e eu não tenho dúvida, desde pelas experiências passadas, do ano passado, que este ano vai ser melhor do que o ano passado, por toda a organização, por tudo que o governo está investindo também. E que a gente vai ter aí grandes oportunidades de cada acreano demonstrar o seu potencial, seja na área de cultura, ou seja, na área do agronegócio. E a Expoacre está chegando, tanto a Expoacre do Juruá como a Expoacre de Rio Branco vão completar 50 anos, então vai ser uma grande festa e muitas surpresas boas que virão pela frente”, ressaltou.

“São R$ 2 milhões e 150 mil reais de investimentos de recursos próprios do governo. Isso mostra a saúde financeira do Estado equilibrada, isso mostra uma união de esforço, desde a FEM, que é onde temos o Minoru fazendo aí um brilhante trabalho. Esses recursos federais que você tem conseguido, o maior número de recursos da história para incentivar a nossa cultura, nós conseguimos com o apoio do governo federal, o recurso do Estado, o empenho de cada equipe. E qual é o maior legado, o maior propósito? Incentivar as atrações musicais, as quadrilhas juninas, a feira de artesanato, gastronomia típica e diversas atividades culturais que celebram as atuações regionais, seja da região do Juruá, do Alto Acre, do Baixo Acre, do Envira, de Tarauacá, enfim, cada região mostrando o seu potencial”, acrescentou Cameli.

O presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), Minoru Kinpara, também participou do evento e destacou que a programação vai começar no primeiro dia com apresentações das 15 quadrilhas juninas, incluindo grupos do interior. A premiação para os grupos, este ano, chega a R$ 150 mil.

Foto: Whidy Melo

“Do casal caipira mirim e também da rainha e do rei da festa junina. E aí nós vamos começar, desde o primeiro dia, as apresentações, porque são 15 quadrilhas juninas, inclusive quadrilhas que vêm do interior. Então a gente vai, para dar conta da apresentação de todas, começar desde o primeiro dia. A premiação também, nós estamos chegando este ano a 150 mil reais para aqueles que irão participar. Outra coisa que a gente quer investir mais ainda também, e assim mostrando o valor: a arrecadação toda do Arraial, desses dias de Arraial, será toda destinada à APAE. Para a gente demonstrar, cada vez mais, o nosso respeito com essa instituição, com um trabalho tão belíssimo. O nosso objetivo é, acima de tudo, fazer um Arraial, como foi feito nos anos passados, para a família, atendendo desde a criancinha até a pessoa da melhor idade. E a nossa preocupação é desde a parte cultural até a parte de segurança. Nenhuma ocorrência, tudo aconteceu, graças a Deus e ao nosso trabalho, dentro da normalidade e, este ano, sem dúvida, vai sair melhor ainda. Agora, o que a gente precisa? Esse ambiente da Gameleira está muito bem preparado, está muito bem cuidado, vai estar todo iluminado, todo embelezado, mas o que vai deixar esse ambiente mais bonito é a presença das pessoas. Então, nós convidamos você a vir prestigiar, celebrar a vida, e nada melhor que celebrar a vida com a cultura. Viva a cultura do Acre!”, pontuou.

Quem também subiu ao palco durante o lançamento foi Maria do Carmo, presidente da APAE de Rio Branco, que agradeceu ao governo e reforçou o convite para a população participar e ajudar a instituição por meio do bingo solidário. Durante o evento, o governador Gladson Cameli anunciou a doação de um prêmio especial: dez galinhas caipiras.

“Nós da APAE estamos, assim, envolvidos com a população de uma forma geral. Nós temos crianças, adultos, nós temos alunos lá de 72 anos de idade, quase que da minha idade, então só tem a favorecer esse momento da APAE. Nós pedimos a toda a população: venha para o Arraial. O Arraial Cultural é muito importante não só para a APAE, mas para toda a população. E não esqueça que você tem que comprar o bingo da APAE para ajudar a APAE e, no final do Arraial, nós estaremos prestando conta do recurso que nós arrecadarmos aqui”, afirmou.

Foto: Whidy Melo

O primeiro-secretário da Liga de Quadrilhas Juninas, Cleyber Ribeiro, destacou a importância do Arraial Cultural para o movimento junino do Acre e ressaltou a parceria com o governo do Estado. “É um momento de felicitação. A gente se prepara desde janeiro, chega abril, a gente bota as produções para funcionar. Aí, sempre no aguardo desse momento especial, que é o Arraial Cultural. Já estamos na 23ª edição, este ano diferenciado, que a gente tem parceria com o Governo do Estado do Acre. E, através disso, a gente consegue criar altas expectativas. O crescimento da organização do projeto tem ampliado, o governo tem dado muito suporte sobre esse assunto, tem melhorado as condições para as apresentações juninas e a estrutura também é uma coisa maravilhosa. A gente tem trabalhado junto com o governo para readequar nossa arena de dança, nosso projeto de concurso, nossas ideias. O movimento junino está muito feliz com esse progresso”, finalizou.

 

O Arraial Cultural 2025 será realizado de 24 a 29 de junho, na Gameleira, com expectativa de atrair milhares de pessoas.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre permanece elevado em Rio Branco e continua acima da cota de transbordo. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, na medição realizada às 5h21 da manhã desta segunda-feira (29), o manancial atingiu 15,32 metros.

Ainda segundo a Defesa Civil, na última aferição feita à meia-noite, o rio marcou 15,24 metros, o que representa um aumento de 8 centímetros em relação às medições anteriores, confirmando a tendência de elevação.

Nas últimas 24 horas, não houve registro de chuva na capital acreana, com acumulado de 0,00 milímetro no período. A elevação do nível do rio é atribuída ao volume de água proveniente das cabeceiras e afluentes.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14,00 metros, ambas já superadas. A Defesa Civil Municipal segue monitorando a situação e acompanhando a evolução do nível do rio, mantendo as equipes em prontidão para atendimento às áreas de risco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Publicado

em

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).

De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.

Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mais de 360 pessoas estão em abrigos municipais após cheias em Rio Branco

Publicado

em

Prefeitura atualiza situação e informa que Rio Acre atingiu 15,32 metros, com tendência de subida

A Prefeitura de Rio Branco divulgou, na manhã desta segunda-feira (29), a atualização mais recente sobre a situação dos abrigos montados para atender famílias afetadas pelas cheias do Rio Acre e dos igarapés da capital. De acordo com o boletim das 6h, um total de 364 pessoas, pertencentes a 135 famílias, estão acolhidas em seis pontos diferentes da cidade.

Segundo o levantamento, a Escola Municipal Álvaro Vilela Rocha abriga 14 famílias, somando 51 pessoas. Na Escola Municipal Anice Jatene, são 16 famílias, com 56 pessoas acolhidas. A Escola Municipal Maria Lúcia atende 13 famílias, totalizando 38 pessoas. Já a Escola Estadual Georgete Kalume recebe oito famílias, com 31 pessoas, enquanto a Escola Estadual Marilda Gouveia abriga nove famílias, reunindo 58 pessoas.

O maior número de desabrigados está concentrado no Centro de Cultura Mestre Caboquinho, onde 75 famílias estão acolhidas, totalizando 130 pessoas.

Em publicação nas redes sociais, o prefeito Tião Bocalom (PL) informou que esta é a última atualização das 6h da manhã e destacou que, na medição mais recente, o nível do Rio Acre atingiu 15,32 metros, apresentando tendência de elevação de aproximadamente um centímetro por hora.

O gestor ressaltou ainda que a atuação da Defesa Civil Municipal tem sido contínua no enfrentamento da situação e reafirmou o compromisso da gestão com o cuidado às famílias atingidas pelas alagações.

“Já enfrentamos outras alagações antes e nosso cuidado com a população sempre foi grande e presente, a ponto até de render um prêmio nacional à nossa Defesa Civil Municipal. Seguiremos trabalhando com fé e coragem para ajudar a nossa gente. Vamos juntos!”, afirmou o prefeito.

Comentários

Continue lendo