Acre
Governo lança oficialmente o Arraial Cultural 2025: “será a melhor festa que já tivemos”

Foto: Whidy Melo
O Governo do Acre realizou na manhã desta quarta-feira, 18, no Cine Teatro Recreio, no Calçadão da Gameleira, em Rio Branco, o lançamento oficial do Arraial Cultural 2025. Durante o evento, o governador Gladson Cameli destacou a importância da festa para a economia local, o fortalecimento da cultura e o impacto social que o evento deve gerar. Em entrevista ao ac24horas Play, Cameli manteve o tom descontraído, falando de forma espontânea e agradecendo a dedicação de todos os envolvidos na organização.
“Vai crescendo a nossa economia em vários aspectos, como eu mencionei: desde a culinária, as apresentações, a rede hoteleira, como outras, a divulgar o potencial que as nossas festas juninas têm, não somente para o Acre, mas para o Brasil, para o mundo. E, ao mesmo tempo, o momento também de agradecer a toda uma equipe, seja do governo, como seja dos voluntários, que estão aí se dedicando no dia a dia para que a gente possa ter um protagonismo cada vez maior no requisito do Arraial das festas juninas no Estado do Acre”, afirmou o governador.
Questionado sobre a expectativa para este ano, Cameli destacou o crescimento da festa e a representatividade nacional e internacional das quadrilhas acreanas. “Com toda certeza, e aqui isso já é um diferencial, de que a cada ano está se movimentando mais, está se criando mais, porque cultura é saúde, cultura é vida, cultura é educação, e a gente precisa, cada vez mais, cada um na sua área, incentivar e que a gente possa se movimentar e criar oportunidades, como eu mencionei: construir pontes para a nossa juventude”, pontuou.
Ao ser lembrado de que este ano o governo reconheceu as quadrilhas juninas como comunidade cultural do Acre, o governador reforçou o convite à população. “Primeira vez eu quero já garantir a toda a sociedade que é uma oportunidade única, vai ser a melhor festa que possamos ter, seja da Expoacre, como seja das festas juninas aqui do nosso estado. É uma oportunidade para que as famílias se reencontrem, sejam as famílias do interior com nossa capital e vice-versa. É o momento de a gente poder divulgar para o mundo o potencial que o Acre tem. É aquilo que eu sempre digo: eu sou um patriota, um acreano do pé rachado, como a gente usa aqui no nosso português. Então, o que eu quero é, cada vez mais, proporcionar, e eu não tenho dúvida, desde pelas experiências passadas, do ano passado, que este ano vai ser melhor do que o ano passado, por toda a organização, por tudo que o governo está investindo também. E que a gente vai ter aí grandes oportunidades de cada acreano demonstrar o seu potencial, seja na área de cultura, ou seja, na área do agronegócio. E a Expoacre está chegando, tanto a Expoacre do Juruá como a Expoacre de Rio Branco vão completar 50 anos, então vai ser uma grande festa e muitas surpresas boas que virão pela frente”, ressaltou.
“São R$ 2 milhões e 150 mil reais de investimentos de recursos próprios do governo. Isso mostra a saúde financeira do Estado equilibrada, isso mostra uma união de esforço, desde a FEM, que é onde temos o Minoru fazendo aí um brilhante trabalho. Esses recursos federais que você tem conseguido, o maior número de recursos da história para incentivar a nossa cultura, nós conseguimos com o apoio do governo federal, o recurso do Estado, o empenho de cada equipe. E qual é o maior legado, o maior propósito? Incentivar as atrações musicais, as quadrilhas juninas, a feira de artesanato, gastronomia típica e diversas atividades culturais que celebram as atuações regionais, seja da região do Juruá, do Alto Acre, do Baixo Acre, do Envira, de Tarauacá, enfim, cada região mostrando o seu potencial”, acrescentou Cameli.
O presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), Minoru Kinpara, também participou do evento e destacou que a programação vai começar no primeiro dia com apresentações das 15 quadrilhas juninas, incluindo grupos do interior. A premiação para os grupos, este ano, chega a R$ 150 mil.

Foto: Whidy Melo
“Do casal caipira mirim e também da rainha e do rei da festa junina. E aí nós vamos começar, desde o primeiro dia, as apresentações, porque são 15 quadrilhas juninas, inclusive quadrilhas que vêm do interior. Então a gente vai, para dar conta da apresentação de todas, começar desde o primeiro dia. A premiação também, nós estamos chegando este ano a 150 mil reais para aqueles que irão participar. Outra coisa que a gente quer investir mais ainda também, e assim mostrando o valor: a arrecadação toda do Arraial, desses dias de Arraial, será toda destinada à APAE. Para a gente demonstrar, cada vez mais, o nosso respeito com essa instituição, com um trabalho tão belíssimo. O nosso objetivo é, acima de tudo, fazer um Arraial, como foi feito nos anos passados, para a família, atendendo desde a criancinha até a pessoa da melhor idade. E a nossa preocupação é desde a parte cultural até a parte de segurança. Nenhuma ocorrência, tudo aconteceu, graças a Deus e ao nosso trabalho, dentro da normalidade e, este ano, sem dúvida, vai sair melhor ainda. Agora, o que a gente precisa? Esse ambiente da Gameleira está muito bem preparado, está muito bem cuidado, vai estar todo iluminado, todo embelezado, mas o que vai deixar esse ambiente mais bonito é a presença das pessoas. Então, nós convidamos você a vir prestigiar, celebrar a vida, e nada melhor que celebrar a vida com a cultura. Viva a cultura do Acre!”, pontuou.
Quem também subiu ao palco durante o lançamento foi Maria do Carmo, presidente da APAE de Rio Branco, que agradeceu ao governo e reforçou o convite para a população participar e ajudar a instituição por meio do bingo solidário. Durante o evento, o governador Gladson Cameli anunciou a doação de um prêmio especial: dez galinhas caipiras.
“Nós da APAE estamos, assim, envolvidos com a população de uma forma geral. Nós temos crianças, adultos, nós temos alunos lá de 72 anos de idade, quase que da minha idade, então só tem a favorecer esse momento da APAE. Nós pedimos a toda a população: venha para o Arraial. O Arraial Cultural é muito importante não só para a APAE, mas para toda a população. E não esqueça que você tem que comprar o bingo da APAE para ajudar a APAE e, no final do Arraial, nós estaremos prestando conta do recurso que nós arrecadarmos aqui”, afirmou.

Foto: Whidy Melo
O primeiro-secretário da Liga de Quadrilhas Juninas, Cleyber Ribeiro, destacou a importância do Arraial Cultural para o movimento junino do Acre e ressaltou a parceria com o governo do Estado. “É um momento de felicitação. A gente se prepara desde janeiro, chega abril, a gente bota as produções para funcionar. Aí, sempre no aguardo desse momento especial, que é o Arraial Cultural. Já estamos na 23ª edição, este ano diferenciado, que a gente tem parceria com o Governo do Estado do Acre. E, através disso, a gente consegue criar altas expectativas. O crescimento da organização do projeto tem ampliado, o governo tem dado muito suporte sobre esse assunto, tem melhorado as condições para as apresentações juninas e a estrutura também é uma coisa maravilhosa. A gente tem trabalhado junto com o governo para readequar nossa arena de dança, nosso projeto de concurso, nossas ideias. O movimento junino está muito feliz com esse progresso”, finalizou.
O Arraial Cultural 2025 será realizado de 24 a 29 de junho, na Gameleira, com expectativa de atrair milhares de pessoas.
Comentários
Acre
O renascimento cultural do Povo Shawãdawa pelo olhar fotográfico
O 6º Festival Kãda Shawã Kaya, na Aldeia Foz do Nilo, município acreano de Porto Walter, marcou um momento importante para o Povo Shawãdawa. Durante quatro dias, entre 8 e 11 de janeiro, os indígenas celebraram sua cultura ancestral por meio de pinturas corporais, vestimentas originais, arcos e flechas, cantos e danças inspiradas na rica natureza da floresta.

Toda essa profusão de cores e formas foi captada pelas lentes do fotógrafo Cleiton Lopes, da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). Mesmo imerso na floresta, em condições adversas, o profissional montou um verdadeiro estúdio fotográfico para registrar os melhores momentos do Festival Kãda Shawã Kaya, com foco, sobretudo, nos personagens que participaram das festividades.
Os aspectos humanos e criativos do povo Shawãdawa foram registrados com sensibilidade. O resultado é um arquivo fotográfico que servirá de referência para quem quiser estudar a cultura dos povos originários do Acre.

A beleza indígena e o vigor desse povo, que sofreu no passado um massacre cultural, não podendo praticar os seus costumes, espiritualidade e idioma, passaram por uma regeneração profunda nos mais recentes anos. E o olhar do fotógrafo Cleiton capturou esse renascimento com detalhes, numa sinfonia de imagens que revelam para o mundo a alma da cultura Shawãdawa.
O concurso de beleza nas vestimentas originais, a disputa de arco e flecha, as brincadeiras, as danças e cantorias, as pinturas corporais, as cerâmicas e artesanatos estão detalhados nas fotos do profissional da Secom, constituindo um registro antropológico que servirá de espelho para as futuras gerações da Nação Shawãdawa, conhecidos como “Arara”.

Um dito popular afirma que uma imagem vale mais do que mil palavras. Nas fotos produzidas por Cleiton Lopes, está impressa uma história de lutas para a afirmação cultural de um povo que transcende o tempo cronológico.

Na verdade, nesse simples registro fotográfico, estão as almas de homens, mulheres e crianças que fizeram da conexão com a natureza um suspiro de amor e alegria para seguir a jornada da construção dos valores do Povo Shawãdawa.
The post O renascimento cultural do Povo Shawãdawa pelo olhar fotográfico appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Bocalom avisa Gladson Cameli sobre anúncio de candidatura ao governo do Acre
Em visita a Gladson Cameli, Tião Bocalom anuncia que fará anúncio oficial na segunda-feira, apesar de resistências internas na legenda

Prefeito Bocalom confirma pré-candidatura ao governo do Acre e diz que partido será o PL. Foto: captada
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), confirmou neste sábado que esteve no gabinete do governador Gladson Cameli (PP) para tratar do anúncio oficial de sua pré-candidatura ao governo do Acre. O lançamento ocorrerá na segunda-feira, dia 19, em coletiva no auditório da Federação da Indústria.
“Fui mesmo”, afirmou Bocalom, depois de rumores sobre o encontro circularem no estado.
Questionado sobre a legenda, o prefeito reafirmou que disputará pelo PL, mesmo diante de especulações de que o partido priorizaria a reeleição do senador Márcio Bittar.
“Sim, eu sou do PL”, declarou, reforçando sua disposição de manter a candidatura mesmo com resistências internas.

Prefeito confirma que foi ao gabinete do governador comunicar oficialmente lançamento de pré-candidatura, marcado para segunda-feira. Foto: captada
Comentários
Acre
MDB realiza “agenda de escuta” em Brasiléia para fortalecer base eleitoral no Alto Acre
MDB percorre municípios do Acre em “agenda de escuta” neste sábado (17) o encontro foi em Brasiléia para fortalecer base antes da campanha de 2026

Presidente estadual Vagner Sales confirma escolha em entrevista; partido também discute nomes para deputado estadual, a ser divulgado em breve. Foto: captada
Lideranças, correligionários e presidentes municipais do MDB de Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil reuniram-se neste sábado (17) na Câmara de Vereadores de Brasiléia para discutir a estratégia do partido nas eleições de 2026. O encontro contou com a presença do presidente estadual, Vagner Sales, da deputada Antonia Sales (MDB) e de nomes históricos da legenda no estado.
Vagner Sales afirmou que o MDB vive uma fase de “reorganização política” e busca “ouvir cada membro do partido” antes de definir alianças. “Só entramos em aliança se tiver espaço de peso na disputa em outubro”, declarou. Ele confirmou conversas com a vice-governadora Mailza Assis (PP), destacando que o interesse do partido é contribuir com um “projeto de governo voltado à população que mais precisa”.
A reunião faz parte de uma agenda de escuta ativa que o MDB está realizando nos municípios acreanos, com o objetivo de fortalecer a base partidária e definir posicionamentos antes do início oficial da campanha, e em abril consolidar as tratativas do partido, quando os nomes ao governo do estado devem estar consolidados.

MDB define Leila Galvão como candidata a deputada federal pelo Alto Acre em 2026. Foto: captada
O presidente estadual do MDB, Vagner Sales, confirmou em entrevista exclusiva ao portal oaltoacre.com que o partido já definiu a ex-prefeita e deputada estadual Leila Galvão como pré-candidata a deputada federal pela regional do Alto Acre nas eleições de 2026. A decisão foi tomada em comum acordo entre as lideranças municipais da legenda.
Vagner Sales também adiantou que o MDB já tem nomes em discussão interna para a disputa a deputado estadual, e que a escolha será divulgada em breve pelo diretório municipal de Brasiléia. O anúncio ocorre após reunião estratégica realizada neste sábado (17) na Câmara de Vereadores de Brasiléia, que reuniu presidentes e lideranças do MDB na região.
A definição reforça o movimento de reorganização do partido no estado, que tem realizado uma agenda de escuta ativa nos municípios e mantém conversas com a vice-governadora Mailza Assis (PP) sobre possíveis alianças para as eleições.
A estratégia do MDB acreano é consolidar suas bases municipais antes das definições estaduais de aliança, que devem ocorrer a partir de abril.

Encontros visam definir posicionamentos e alinhar estratégias; partido já definiu Leila Galvão como candidata a deputada federal pelo Alto Acre. Foto: captada


















Você precisa fazer login para comentar.