Conecte-se conosco

Flash

Governo inicia concretagem dos primeiros blocos da ponte do Anel Viário de Brasileia

Publicado

em

O governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) e o Consórcio Cidade/CZS/Meta iniciaram a concretagem dos primeiros blocos de fundação da ponte do contorno viário de Brasileia-Epitaciolândia.

Máquinas trabalhando na concretagem dos primeiros blocos de fundação da ponte. Foto: Rafael Dias

Os trabalhos estão sendo efetuados por meio de parceria entre Governo Federal, via Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), e Consórcio Cidade/CZS/Meta. De acordo com o presidente do Deracre, Petrônio Antunes, os trabalhos foram intensificados para que a continuidade do Anel Viário de Brasileia e Epitaciolândia saia do sonho para a realidade.

“É uma obra sonhada lá atrás pelo governador Gladson Cameli e que tem seguido em ritmo acelerado, é também uma oportunidade de fortalecer a infraestrutura da região para garantir que mais empresas se instalem aqui gerando mais empregos e desenvolvendo o Acre”, afirmou o presidente.

Nesta semana, a Construtora Cidade concluiu os serviços de armação dos blocos dos apoios 01, 02, 03 e 04 e está trabalhando na montagem e instalação das formas e concretagem dos blocos dos apoios 02, 03 e 04.

Equipes concluíram execução das estacas da fundação ponte. Foto: Rafael Dias

A obra é dividida em três fases: infraestrutura, mesoestrutura e superestrutura. O anel viário terá extensão de 10,3 quilômetros, contemplando uma nova ponte de 251,5 metros de comprimento e 15,95 metros de largura, contando com duas faixas de rolamento para veículos, além de acostamentos e passarelas de pedestres em ambos os lados. Os trabalhos para a construção da estrutura seguem em andamento.

Na etapa de infraestrutura, a Construtora Cidade concluiu a execução das estacas da fundação ponte e tem seguido com os trabalhos para a conclusão dos blocos. Na etapa da mesoestrutura, os agentes técnicos da Construtora Cidade efetuaram os lançamentos dos arranques dos pilares dos apoios 02 e 03 e nas próximas semanas serão lançados os arranques dos pilares dos apoios 01 e 04.

Canteiro de obras da construção da ponte do anel viário. Foto: Rafael Dias

A ponte deverá ser construída com a técnica de balanços sucessivos que é aplicada em locais de limitação de apoio escoramentos convencionais. Além de melhorar o tráfego na região, a obra beneficiará mais de 50 mil habitantes e movimentar a economia na região, com a geração de emprego e renda.

Os trabalhos para a construção da estrutura continuam em ritmo acelerado. O Deracre segue avançando com as obras, em todo estado, no intuito de garantir maior e melhor mobilidade para mais acreanos.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Rompimento de fibra óptica afeta internet em Brasiléia e Epitaciolândia

Publicado

em

DS Telecom prevê normalização total dos serviços até as 16h desta quinta-feira

Um rompimento de fibra óptica identificado na manhã desta quinta-feira (26) está afetando parcialmente os serviços de internet nas cidades de Brasiléia e Epitaciolândia.

Em nota, a DS Telecom informou que o problema foi detectado nas primeiras horas do dia e que equipes técnicas foram deslocadas imediatamente para realizar os reparos no menor tempo possível.

Segundo a empresa, a previsão é que a conexão seja totalmente restabelecida até as 16h desta quinta-feira.

A operadora destacou que trabalha para garantir o retorno dos serviços com segurança e estabilidade e pediu compreensão aos clientes pelos transtornos causados. Os canais oficiais de atendimento permanecem disponíveis para esclarecimentos.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Assis Brasil apoia novo pacto de enfrentamento à violência contra a mulher

Publicado

em

Nesta quarta-feira, dia 25, foi realizado no Ministério Público um importante encontro que marcou a apresentação e o fortalecimento do novo Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, iniciativa do Governo Federal em parceria com a Polícia Militar do Estado, com o apoio da Prefeitura de Assis Brasil.

A ação integra um conjunto de medidas estratégicas voltadas à redução dos índices de violência contra a mulher, promovendo a articulação entre os órgãos de segurança pública, justiça e assistência social. O objetivo é fortalecer a rede de proteção, ampliar o atendimento às vítimas e desenvolver políticas públicas mais eficazes no combate a esse tipo de crime.

Durante o encontro, foram discutidas estratégias como:
•Intensificação das ações preventivas e educativas;
•Ampliação dos canais de denúncia;
•Fortalecimento do trabalho integrado entre Polícia Militar, Ministério Público, Assistência Social e demais órgãos competentes;
•Monitoramento de casos e acompanhamento das vítimas;
•Desenvolvimento de campanhas de conscientização junto à comunidade.

A secretária municipal da Mulher, Francicleia Correia, destacou a importância da união entre os entes federativos e as instituições locais no enfrentamento à violência.

“Esse pacto representa um avanço significativo na proteção das mulheres. Quando unimos forças entre Governo Federal, Estado e Município, conseguimos ampliar a rede de apoio, fortalecer a prevenção e garantir que as vítimas tenham acolhimento e segurança”, afirmou a secretária.

A Prefeitura de Assis Brasil reafirma seu compromisso com a proteção das mulheres e o combate a qualquer forma de violência, colocando-se como parceira ativa nas ações que promovem segurança, dignidade e respeito.

A gestão municipal entende que a união entre Governo Federal, forças de segurança, Ministério Público e poder público municipal é fundamental para diminuir os índices de violência e construir uma sociedade mais justa e segura para todas.

Comentários

Continue lendo

Flash

Deracre informa situação da obra da Orla do Rio Acre em Brasileia e aguarda regularização de convênio federal para prosseguir

Publicado

em

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), informou nesta quarta-feira, 25, que a obra da Orla do Rio Acre, em Brasileia, está com 51,04% dos serviços executados e permanece paralisada desde abril de 2024, após a interrupção do fluxo financeiro do convênio federal. O investimento é de R$ 16,7 milhões, oriundos de emenda parlamentar do senador Márcio Bittar.

O órgão mantém acompanhamento técnico e administrativo do contrato e já adotou as providências necessárias para viabilizar a continuidade da obra. O Deracre acionou a Representação do Governo do Acre em Brasília (Repac) para solicitar ao Ministério das Cidades a regularização financeira indispensável à retomada dos serviços.

Intervenção visa conter a erosão e criar uma área de lazer. Foto: Ascom/Deracre

Foi elaborado relatório técnico com levantamento atualizado das condições da área e registro das intervenções executadas até a paralisação. O documento foi encaminhado à instituição financeira responsável pelo contrato para análise e encaminhamentos.

“Estamos acompanhando tecnicamente a situação. A falta de continuidade dos serviços ao longo do período pode ter influenciado no ocorrido. O relatório técnico é que vai orientar os encaminhamentos e a retomada da obra”, afirmou a presidente do Deracre, Sula Ximenes.

Deracre aponta que paralisação pode ter contribuído para situação na Orla do Rio Acre. Foto: Ascom/Deracre

A proteção da margem foi executada conforme o projeto aprovado, utilizando o sistema bolsacreto, técnica que consiste na aplicação de mantas preenchidas com concreto para reforço do barranco do rio, dentro das normas de engenharia aplicáveis a esse tipo de intervenção. O Deracre destaca que, nas margens dos rios da região, são comuns os chamados “terras caídas”, fenômeno natural que provoca erosão nos barrancos em razão da dinâmica das águas. A avaliação técnica considera esse contexto e o fato de que a obra ainda não foi concluída.

The post Deracre informa situação da obra da Orla do Rio Acre em Brasileia e aguarda regularização de convênio federal para prosseguir appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo