fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Vereadores de Brasiléia aprovam orçamento de R$ 119 milhões para 2022

Publicado

em

Os trabalhos legislativos que aconteceram nesta terça-feira, 30 de novembro de 2021, foram presididos pela presidente da casa Arlete Amaral (SD) no plenário José Cordeiro Barbosa.

E contou com a presença dos vereadores Elenilson Cruz (PT), Jurandir Queiroz (PROS), Leomar Barbosa (PSD), Leonir Castro (PP), Marquinhos Tibúrcio (MDB), Neiva Badotti (PSB), Reinaldo Gadelha (MDB) Rogério Pontes (PROS), Lessandro Jorge (PT) e Marinete Mesquita (PT).

Na ordem do dia os parlamentares votaram a proposta de emenda modificativa da LOA, assinada pelos vereadores Leomar Barbosa (PSD), Neiva Badotti (PSB) e Reinaldo Gadelha (MDB), a alteração sugeria que fossem retirados RS 250.000,00 da secretaria de comunicação, para serem transportados para a rubrica que trata do saneamento. Emenda que foi derrubada pela maioria dos nobres edis.

Seguindo a votação do projeto de lei 019, que “estima a Receita e Fixa a despesa do município de Brasiléia – Acre, para o exercício de 2022. ” Iniciou pela votação do parecer da comissão de finanças, que optou por orientar, a aprovação do Projeto na integra. Parecer esse que foi aprovado pela maioria dos vereadores. Durante a tramitação do projeto, foram apresentadas duas propostas modificativas do artigo 6º da Lei Orçamentária e novamente a maioria dos edis aprovaram o Projeto conforme o parecer na sua totalidade (30%), conforme foi encaminhado para discursão pelo Executivo Municipal à Casa Legislativa.

O projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2022, aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores, prevê um orçamento estimada de R$ 119 milhões para prefeitura de Brasileia executar em 2022.

Após aprovação da Câmara, volta para o executivo para ser sancionada pela prefeita Fernanda Hassem.

Durante o grande o expediente os vereadores fizeram o uso da tribuna, realizaram indicações de melhorias para a cidade, além de discutirem sobre assuntos pertinentes para a comunidade.

 

Em uso a Tribuna os vereadores solicitaram:

Vereadora Neiva Badotti (PSB): A parlamentar no uso de suas atribuições, começou suas palavras pedindo que a secretaria de obras tome providências em relação a situação do parque centenário, que se encontra muito sujo, trazendo riscos para os moradores que residem nas proximidades. Que providencias sejam tomadas em relação a situação. Finaliza pedindo que seja encaminhado para o Ministério Público e para a Policia Federal um requerimento solicitando que seja investigado a troca de favores entre o poder executivo e alguns integrantes deste Poder Legislativo.

Vereador Lessandro Jorge (PT): O parlamentar no uso de suas atribuições, iniciou sua fala expressando que passou a semana conversando com a população e estudando sobre as emendas para LOA apresentadas na sessão anterior. De oportuno o parlamentar já adiantou seu voto a respeito do orçamento para 2022, o mesmo afirmou que não votaria na emenda de 2%, nem na emenda de 20%, votaria no projeto do executivo na integra.

Vereadora Marinete Mesquita (PT): A parlamentar no uso de suas atribuições, deu início ao uso da tribuna relatando sobre sua proposta de emenda a LOA (Lei Orçamentaria Anual), uma proposta de 20% para o executivo. Relatou também a respeito de uma matéria vinculada nos meios de comunicação, onde diz que o tribunal de contas aprovou que os prefeitos do Acre paguem o abono da educação com a sobra do FUNDEB, a nobre edil diz estar feliz ao saber que os cálculos já estão sendo realizados para que seja viável o pagamento do abono. Finaliza relatando sobre a festa que foi organizada pelos moto-taxistas onde a mesma esteve prestigiando o evento, de oportuno parabeniza o sindicato dos moto-taxistas através da nova direção e reconhece o importante trabalho que os mesmos prestam ao município.

Vereador Marquinhos Tibúrcio (MDB): O parlamentar no uso de suas atribuições, iniciou sua fala cumprimentando a todos os presentes no recinto, relatou a importância da votação que estava por vim e ressaltou sua vontade de poder ajudar da melhor maneira. Finaliza afirmando que aquilo que for bom para o município o vereador irá votar, e que o mesmo está para contribuir.

As sessões são transmitidas ao vivo pela Internet, no Facebook Câmara Municipal de Brasiléia e no Portal Legislativo camaramunicipaldebrasileia.com.br

 

Comentários

Continue lendo

Flash

Tem Boca sim! Bolsonaro ao vivo e cerca de 12,5 mil pessoas marcam convenção de Bocalom e Alysson

Publicado

em

Assessoria

Cerca de 12,5 mil rio-branquenses marcaram presença na convenção partidária que oficializou a candidatura a prefeito de Tião Bocalom (PL-AC) e Alysson Bestene como vice-prefeito. O evento contou com a presença de grandes autoridades do estado e oficializou também as candidaturas à Câmara de Vereadores dos partidos da aliança: PL, PP, União Brasil, PSDB/Cidadania e Podemos.

O Ginásio do Sesc ficou lotado. Todo o pass pátio também. Mas quem ficou na parte de fora também acompanhou o evento: a organização preparou estrutura com telões e som para a militância que ficou na parte externa.

Um dos momentos mais marcantes da festa foi a participação, em vídeo, do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro. O maior líder da direita brasileira deixou uma mensagem a todos os presentes, lembrando dos dias que esteve em território acreano e a importância do projeto encabeçado por Bocalom e Alysson: “Nós não vamos desistir de Rio Branco, do Acre e nem do Brasil!”.

Michelle Bolsonaro também participou em vídeo e deixou uma mensagem especial às mulheres: “É chegado esse dia tão especial! Quero saudar a todos, em especial às nossas mulheres. Nós vamos sim, falar de política e promover a verdadeira revolução. Vamos fazer isso em colaboração mútua. Que Deus nos abençoe”.

O senador Márcio Bittar, que colocou Bolsonaro à linha, comemorou a união da direita ainda no primeiro turno: “Essa chapa é a chapa da união, por isso estamos aqui. Isso não seria possível se não houvesse uma colaboração mútua, com um objetivo em comum. Em 2026, estaremos com Bolsonaro de novo!”. Os deputados federais Ulysses, Antônia Lúcia, Gerlen Diniz e estaduais Nicolau Júnior e Arlenilson Cunha, além do prefeito de Bujari Padeiro, vereadores, vice-governadora Mailza também abrilhantaram o evento.

O governador Gladson Cameli falou da importância de todos no período de campanha, agradeceu aos que atenderam seu chamado para apoiar a aliança e reiterou total apoio a Bocalom: “Tem uma cidade que precisa ser cuidada, e aqui está a melhor opção para cuidar dessa cidade. Gosto de governar, gosto das pessoas, e Bocalom e Alysson vão nos ajudar nesse trabalho. Preciso de vocês unidos!”.

Alysson Bestene falou sobre a alegria de presenciar esse momento, e pediu aos rio-branquenses a oportunidade de ajudar a cuidar da cidade. “Tô muito feliz! Podem certeza que vocês vão ter um amigo, um trabalhador. Bocalom, pode ter certeza que você vai ter um vice-prefeito leal. Rio Branco, vamos continuar avançando!”.

Emocionado, Tião Bocalom agradeceu ao senador Márcio Bittar pela união e a todos os envolvidos na grande festa. “Que festa linda! Esse é o momento mais especial da minha vida. Agradeço de coração a cada um que está aqui festejando com a gente. Eu tenho certeza que essa união vai nos levar a vitória, ainda no primeiro turno!”.

Comentários

Continue lendo

Flash

Educação do Estado lança e-book para divulgar métodos de inclusão de alunos com TDAH nas escolas

Publicado

em

Em resposta ao aumento significativo de diagnósticos de alunos com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) nas escolas da rede pública, a Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE) lançou na primeria quinzena de julho o e-book “Guia para inclusão de alunos com TDAH no contexto escolar”. O material visa subsidiar os profissionais da educação no atendimento a esse público-alvo e será utilizado nas escolas da rede estadual a partir do segundo semestre de 2024.

Como o TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta o comportamento e pode prejudicar a aprendizagem, a equipe do Departamento de Educação Especial da SEE identificou a necessidade de fornecer orientações claras aos professores, gestores e coordenadores pedagógicos sobre como lidar com esses alunos.

Guia visa subsidiar profissionais da Educação no atendimento às crianças com TDAH no ambiente escolar. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Especialistas do departamento realizaram uma ampla revisão da literatura existente sobre TDAH e consultaram o parecer do Conselho Estadual de Educação. O resultado é um e-book abrangente, que explica o que é o TDAH, seus efeitos no ambiente escolar e oferece exemplos de intervenções práticas para minimizar as dificuldades. A construção do material levou seis meses.

“As escolas traziam essa dificuldade para nós, de como lidar com estudantes com TDAH e, em função dessa dificuldade, elas estavam sempre buscando um apoio de professor mediador. E aí, como esse não é um público que é indicado para ser atendido por professor mediador, desenvolvemos o guia para orientar todos os profissionais sobre os ajustes possíveis que irão contribuir para amenizar as dificuldades que se apresentam em sala de aula”, explica Hadhianne Peres, chefe do departamento.

Chefe do Departamento de Educação Especial, Hadhiane Peres explica que guia surgiu da necessidade dos profissionais da educação saberem como lidar com alunos com TDAH. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Preparar os professores para lidar com diferentes formas de aprendizagem é essencial para apoiar e promover o desenvolvimento dos alunos. As orientações fornecidas no guia têm como objetivo facilitar a integração dos alunos com TDAH com seus colegas, promovendo um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor.

“Esse guia é tudo o que nós, professores regentes, precisávamos, porque, quando a criança chega, começamos notar a diferença de uma para outra. Existem muitas crianças em uma turma e elas pensam e aprendem de todas as maneiras. Esse guia veio para nos ajudar a identificar cada transtorno. Eu já li e reli e estou encantada com o guia. Ele vai nos ajudar na elaboração de estratégias para lidar com cada criança”, enfatizou a professora Maria Enilda Portela, da Escola Luísa Batista, em Rio Branco.

O material foi distribuído por e-mail às equipes gestoras das escolas da rede estadual de ensino e aos Núcleos de Representação da SEE nos municípios. Para as escolas do campo, o guia será entregue em formato impresso, garantindo que todos os profissionais tenham acesso às estratégias pedagógicas necessárias para otimizar o ensino.

“Esse guia veio para nos auxiliar dentro da escola, não só os professores, coordenadores e gestores, mas todas as pessoas que estão dentro da escola e lidam com os alunos. Ele chegou numa boa hora, pois muitas vezes, diante de diversas situações apresentadas por uma criança com TDAH, não sabemos como lidar, então esse guia vai ser uma cartilha diante dessas situações”, declarou Cristina Araújo, gestora da Escola Ramona de Castro, também na capital.

O material será utilizado já no segundo semestre de 2024, em todas as escolas do estado. Foto: Mardislon Gomes/SEE

O guia inclui orientações específicas para os professores regentes e os responsáveis pelas salas de recursos multifuncionais. Embora os alunos com TDAH geralmente não sejam acompanhados por mediadores, já que o TDAH não é uma deficiência, a publicação enfatiza a importância de adaptações e acompanhamento em sala de recursos para apoiar esses estudantes.

Confira o Guia

Comentários

Continue lendo

Flash

Em operação, PF do Acre prende traficante que pretendia levar drogas para o Rio Grande do Norte

Publicado

em

Foram cumpridos dois mandados judiciais, sendo um de busca e apreensão e um de prisão, expedidos pelo TJAC

Comentários

Continue lendo