Flash
Governo fortalece a agricultura familiar nos municípios com o projeto Mecanizar Mais
Mudando a perspectiva de vida do agricultor familiar, o projeto Mecanizar + fortalece a produção das cadeias produtivas do Acre, com a oferta de equipamentos e máquinas para os produtores do estado. Nesta sexta-feira, 14, a equipe da Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa), acompanhou o trabalho laboral de produtores rurais nos municípios de Acrelândia e Plácido de Castro.

Produtores de Acrelândia com o titular da pasta, Edivan Azevedo e Manoel Cumaru, técnico da Sepa. Foto: Pedro Negreiros/Sepa
Edson Silva, agricultor há mais de 20 anos, no Ramal Novo Horizonte, km5 de Plácido de Castro, destacou: “Sustento minha família com a venda de hortaliças no mercado Elias Mansour. A Sepa tá incentivando mais a agricultura familiar e me dando apoio com o transporte, adubo e máquinas”.

Edson Silva, produtor de hortaliças de Plácido de Castro. Foto: Pedro Negreiros/Sepa
Com os olhos brilhando, o agricultor agradeceu o governo do Acre, que tem melhorado a vida do produtor rural. Atualmente, Edson está começando a criação de gado de corte.
O Projeto Mecanizar + tem a pretensão de beneficiar cerca de 2 a 3 mil produtores no Acre. Esse compromisso com a agricultura familiar é fortalecido com as visitas ao campo, e mostra o cuidado do governo e da secretaria de Produção e Agronegócio com o setor que se desenvolve no Acre.

Colheita de couve. Foto: Pedro Negreiros/Sepa
Além da trajetória de trabalho do produtor de hortaliças, o agricultor familiar Cícero Lima, de Acrelândia, do Ramal Campo Novo, km14, também tem recebido o apoio da Sepa.
Há mais de 12 anos, o trabalhador tem uma área de 25 hectares e atua no cultivo de banana, batata e criação de bovinos. Em 2022, o produtor está com uma tarefa inovadora; iniciar a produção de café.
Cícero Lima, produtor de Acrelândia. Foto: Pedro Negreiros/Sepa”Tá dando tudo certo. Com a ajuda do governo e do presidente da associação dos produtores do Campo Novo, Gerci de Souza, a gente tá recebendo o apoio da Sepa, com a máquina para poder fazer nosso tanque de água para irrigar o café”, conta Cícero Lima.

Açude do Ramal Campo Novo, Acrelândia. Foto: Pedro Negreiros/Sepa
O presidente da Associação de Produtores do ramal Campo Novo, Gerci de Souza, relatou que em Acrelândia há uma dificuldade nas cadeias produtivas por causa da carência de água. Mas, com a ação da Sepa, na disponibilização dos tratores, grades niveladoras e outros equipamentos, haverá mais recursos para suprir as necessidades de 80 famílias do ramal.
As principais ações são a destoca, mecanização e açudagem, que respectivamente oferece a função de eliminar tocos das árvores do solo, a fim de melhorar o cultivo de sementes. Já os sistemas de mecanização ajudam a reduzir o trabalho físico dos produtores, além de potencializar e otimizar as cadeias produtivas, e por último a açudagem é essencial para o abastecimento de água, de forma que os reservatórios auxiliam na manutenção da quantidade e qualidade da produção.

Principais ações são a destoca, mecanização e açudagem nas áreas rurais. Foto: Pedro Negreiros/Sepa
esultados eficientes
“Com o Projeto Mecanizar +, a Sepa tem apresentado resultados eficientes juntamente com o trabalhador rural, que por meio da destoca, mecanização e açudagem têm aumentado a produção das cadeias de cultivo no Acre”, destacou o titular da pasta, Edivan Azevedo.

Secretário Edivan Azevedo acompanhando as ações do Projeto Mecanizar + no município de Acrelândia. Foto: Pedro Negreiros/Sepa.
O secretário de Produção e Agronegócio ainda ressaltou a importância dos recursos próprios ofertados pelo governo do Estado para efetivação do Projeto Mecanizar + no Acre.
Comentários
Flash
Ensino sem distância: Escolas de difícil acesso recebem Cantinho da Leitura e incentivam o hábito da leitura em Brasiléia
A Prefeitura de Brasiléia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a entrega de materiais pedagógicos para a criação dos Cantinhos da Leitura em escolas multisseriadas situadas em áreas de difícil acesso na zona rural do município.
As escolas contempladas foram:
- Santa Luzia (km 84)
- Dom Pedro I (km 84)
- São Francisco I (km 84)
- Santa Quitéria (km 75)
- Gesilda de Freitas Paixão (km 59), Nova União (km 59), São Francisco II (km 52).
Além da zona rural, as escolas da área urbana também já contam com Cantinhos da Leitura, garantindo a todos os alunos um espaço especial de incentivo ao conhecimento.
“O Cantinho da Leitura é um investimento simples, mas de grande impacto. Estamos cuidando do futuro das nossas crianças e criando oportunidades para que a educação chegue com qualidade a cada canto de Brasiléia”, destacou o prefeito Carlinhos do Pelado.
Para a secretária de Educação Raiza Dias, a iniciativa fortalece o aprendizado, incentiva o hábito da leitura e proporciona mais acolhimento e criatividade no ambiente escolar.
Além da zona rural, as escolas da área urbana também já contam com Cantinhos da Leitura, garantindo a todos os alunos um espaço especial de incentivo ao conhecimento.
Comentários
Flash
Trabalhador rural é baleado em ramal de Acrelândia
Vítima foi atingida na perna esquerda após se recusar a parar diante de suspeito armado; polícia investiga ligação com roubo de gado na região
Um ataque a tiros deixou ferido o trabalhador rural Iranildo Barbosa da Cunha, de 28 anos, na tarde desta terça-feira (26), no Ramal Progresso, em Acrelândia, interior do Acre.
Segundo informações da Polícia Militar, Iranildo havia saído para colocar sal para o gado quando encontrou um homem não identificado em um veículo. O suspeito teria ordenado que ele parasse, mas diante da recusa desceu do carro e efetuou um disparo, atingindo a perna esquerda da vítima.
O patrão do trabalhador o encontrou caído no ramal e o levou à Unidade Mista de Acrelândia. Devido à gravidade do ferimento, Iranildo foi transferido ao Pronto-Socorro de Rio Branco. Conforme a equipe médica, o tiro transfixou a perna, mas o estado de saúde dele é considerado estável.
A PM realizou buscas na região, mas o autor do disparo ainda não foi localizado. A Polícia Civil investiga o caso, que pode estar relacionado a tentativas de roubo de gado, recorrentes na área rural do município.
Comentários
Flash
Prefeito Jerry anuncia Banda Som & Louvor como atração nacional da Semana Evangélica em Assis Brasil
A Prefeitura de Assis Brasil, em parceria com a Associação de Pastores, anuncia com alegria a confirmação de uma das maiores atrações da música gospel nacional para a Semana Evangélica 2025.
A renomada Banda Som & Louvor estará presente na IV Marcha para Jesus, que será realizada no dia 7 de setembro, com concentração a partir das 17h, saindo do Bairro Bela Vista, e grande show de louvor e adoração às 18h, na Praça Central – Sd. Marinho.
O prefeito Jerry Correia ressaltou a relevância do evento para a cidade:
“A Semana Evangélica é um marco para Assis Brasil, pois além de fortalecer a fé, promove união, esperança e valores cristãos. Trazer a Banda Som & Louvor para este momento é um grande presente para nossa comunidade, que terá uma noite inesquecível de louvor e adoração”.
A Marcha para Jesus já é tradição em Assis Brasil, reunindo igrejas locais, famílias e visitantes do Peru e da Bolívia, consolidando-se como um dos maiores eventos de fé da região.
A Prefeitura convida toda a população para participar desta grande celebração que promete marcar a história da cidade.
Você precisa fazer login para comentar.