fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Governo fortalece a agricultura familiar nos municípios com o projeto Mecanizar Mais

Publicado

em

Mudando a perspectiva de vida do agricultor familiar, o projeto Mecanizar + fortalece a produção das cadeias produtivas do Acre, com a oferta de equipamentos e máquinas para os produtores do estado. Nesta sexta-feira, 14, a equipe da Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa), acompanhou o trabalho laboral de produtores rurais nos municípios de Acrelândia e Plácido de Castro.

Produtores de Acrelândia com o titular da pasta, Edivan Azevedo e Manoel Cumaru, técnico da Sepa. Foto: Pedro Negreiros/Sepa

Edson Silva, agricultor há mais de 20 anos, no Ramal Novo Horizonte, km5 de Plácido de Castro, destacou: “Sustento minha família com a venda de hortaliças no mercado Elias Mansour. A Sepa tá incentivando mais a agricultura familiar e me dando apoio com o transporte, adubo e máquinas”.

Edson Silva, produtor de hortaliças de Plácido de Castro. Foto: Pedro Negreiros/Sepa

Com os olhos brilhando, o agricultor agradeceu o governo do Acre, que tem melhorado a vida do produtor rural. Atualmente, Edson está começando a criação de gado de corte.

O Projeto Mecanizar + tem a pretensão de beneficiar cerca de 2 a 3 mil produtores no Acre. Esse compromisso com a agricultura familiar é fortalecido com as visitas ao campo, e mostra o cuidado do governo e da secretaria de Produção e Agronegócio com o setor que se desenvolve no Acre.

Colheita de couve. Foto: Pedro Negreiros/Sepa

Além da trajetória de trabalho do produtor de hortaliças, o agricultor familiar Cícero Lima, de Acrelândia, do Ramal Campo Novo, km14, também tem recebido o apoio da Sepa.

Há mais de 12 anos, o trabalhador tem uma área de 25 hectares e atua no cultivo de banana, batata e criação de bovinos. Em 2022, o produtor está com uma tarefa inovadora; iniciar a produção de café.

Cícero Lima, produtor de Acrelândia. Foto: Pedro Negreiros/Sepa”Tá dando tudo certo. Com a ajuda do governo e do presidente da associação dos produtores do Campo Novo, Gerci de Souza, a gente tá recebendo o apoio da Sepa, com a máquina para poder fazer nosso tanque de água para irrigar o café”, conta Cícero Lima.

Açude do Ramal Campo Novo, Acrelândia. Foto: Pedro Negreiros/Sepa

O presidente da Associação de Produtores do ramal Campo Novo, Gerci de Souza, relatou que em Acrelândia há uma dificuldade nas cadeias produtivas por causa da carência de água. Mas, com a ação da Sepa, na disponibilização dos tratores, grades niveladoras e outros equipamentos, haverá mais recursos para suprir as necessidades de 80 famílias do ramal.

As principais ações são a destoca, mecanização e açudagem, que respectivamente oferece a função de eliminar tocos das árvores do solo, a fim de melhorar o cultivo de sementes. Já os sistemas de mecanização ajudam a reduzir o trabalho físico dos produtores, além de potencializar e otimizar as cadeias produtivas, e por último a açudagem é essencial para o abastecimento de água, de forma que os reservatórios auxiliam na manutenção da quantidade e qualidade da produção.

Principais ações são a destoca, mecanização e açudagem nas áreas rurais. Foto: Pedro Negreiros/Sepa

esultados eficientes

“Com o Projeto Mecanizar +, a Sepa tem apresentado resultados eficientes juntamente com o trabalhador rural, que por meio da destoca, mecanização e açudagem têm aumentado a produção das cadeias de cultivo no Acre”, destacou o titular da pasta, Edivan Azevedo.

Secretário Edivan Azevedo acompanhando as ações do Projeto Mecanizar + no município de Acrelândia. Foto: Pedro Negreiros/Sepa.

O secretário de Produção e Agronegócio ainda ressaltou a importância dos recursos próprios ofertados pelo governo do Estado para efetivação do Projeto Mecanizar + no Acre.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Epitaciolândia fará reforma e ampliação da Escola João Pedro da Silva

Publicado

em

O Prefeito Sérgio Lopes, acompanhado da Secretária de Educação Eunice Maia Gondim, a gestora Jaciane da Silva Santos Calixto e engenheiros, visitaram as dependências da Escola João Pedro da Silva para discutir sobre as reformas e ampliações que serão realizadas nos próximos dias.

Serão construídas a priori 7 salas, além da ampliação e readequação do pátio. No local serão edificadas novas salas de aula, sala do AEE, sala de secretarias e um espaço coberto para realização de eventos.
Segundo Sergio Lopes, a ideia é reformar outras escolas, além das que já estão sendo reconstruídas, como as da Comunidade do Mato Grosso, Escola Alcino Monteiro e a Escola Infantil Cosma de Azevedo

Marques.A Escola Raimunda da Cunha Aires já está passando por uma reforma significativa para garantir melhores condições para alunos, professores e pessoal de apoio.

Comentários

Continue lendo

Flash

Polícia Federal deflagra Operação Mezenga para combater crimes ambientais na Reserva Chico Mendes

Publicado

em


Nove mandados de busca e apreensão são cumpridos em Xapuri; investigados podem responder por invasão de terra pública, desmatamento ilegal e lavagem de dinheiro.

A Polícia Federal (PF) deu início, na manhã desta quinta-feira (6/2), à Operação Mezenga, com o objetivo de combater crimes ambientais praticados no interior da Reserva Extrativista Chico Mendes (RESEX Chico Mendes), localizada no município de Xapuri, no Acre. A ação visa coibir infrações como invasão de terra pública, desmatamento ilegal, exploração de pecuária irregular e outras atividades que prejudicam o ecossistema local e afetam diretamente os povos tradicionais que dependem da reserva para sua subsistência.

Cerca de 18 policiais federais foram mobilizados para cumprir nove mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal do Acre. Durante as buscas, foram apreendidos materiais que serão submetidos a análises aprofundadas, podendo revelar novos fatos e ampliar o escopo da investigação.

Os investigados poderão responder judicialmente por crimes como invasão de terras públicas, desmatamento ilegal, impedimento da regeneração natural das florestas e lavagem de capitais. A operação reforça o compromisso das autoridades em proteger áreas de preservação ambiental e garantir os direitos das comunidades tradicionais que habitam a região.

A RESEX Chico Mendes, criada em homenagem ao líder seringueiro e ambientalista Chico Mendes, é uma das áreas mais importantes da Amazônia brasileira, tanto pela sua biodiversidade quanto pelo seu significado histórico e cultural. A operação demonstra a necessidade de ações contínuas para combater práticas ilegais que ameaçam a sustentabilidade e a integridade da floresta e de seus habitantes.

Comentários

Continue lendo

Flash

Primeira Sessão Ordinária da 16ª Legislatura reúne Prefeito, Vice-Prefeito, Deputado em Brasiléia define Comissões

Publicado

em

Prefeito Carlinhos do Pelado reforçou compromisso com o desenvolvimento do município e destaca parceria com o Legislativo; comissões permanentes são eleitas durante a sessão.

Nesta semana, foi realizada a primeira Sessão Ordinária do Primeiro Ano Legislativo da 16ª Legislatura na Câmara Municipal de Brasiléia. O evento contou com a presença do Prefeito Carlinhos do Pelado, do Vice-Prefeito Amaral do Gelo e do Deputado Estadual Tadeu Hassem, além de todos os vereadores que compõem a atual legislatura.

Em seu discurso na tribuna, o Prefeito Carlinhos do Pelado relembrou suas origens políticas, que tiveram início na própria Câmara Municipal, e destacou seu compromisso com o desenvolvimento de Brasiléia. Ele apresentou um balanço das ações realizadas em seu primeiro mês à frente do Executivo municipal e enfatizou a importância da parceria com o Poder Legislativo para aprovar medidas que promovam o crescimento socioeconômico e o bem-estar da população.

O Deputado Estadual Tadeu Hassem também utilizou a tribuna para ressaltar os esforços de seu mandato em solicitar e enviar recursos para o município, reforçando seu apoio às demandas locais.

Durante a sessão, foram eleitas as comissões permanentes da Câmara, conforme estabelecido pelo regimento interno da casa. As comissões têm como objetivo analisar e debater projetos de lei e outras matérias de interesse público, garantindo a atuação eficiente do Legislativo em prol da população.

A sessão marcou o início de um novo ciclo de trabalho conjunto entre os poderes Executivo e Legislativo, com foco no desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos de Brasiléia.

COMISSÃO DE FINANÇAS, ORÇAMENTO, PRODUÇÃO, COMERCIO, OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS:

  • PRESIDENTE: IZABELLE ARAÚJO – REPUBLICANOS
  • RELATOR: JORGE DA LAURA – UNIÃO BRASIL
  • MEMBRO: LEONIR FURTADO – PP

COMISSÃO DE JUSTIÇA E REDAÇÃO:

  • PRESIDENTE: ZEMAR – PL
  • RELATOR: CARECA GADELHA – PSD
  • MEMBRO: ALMIR ANDRADE – PP

COMISSÃO DE CULTURA E ASSISTÊNCIA SOCIAL:

  • PRESIDENTE: DJAHILSON AMÉRICO – REPUBLICANOS
  • RELATORA: LUCELIA BORGES – PSD
  • MEMBRO: BETO DANTAS – PT

Clique no link abaixo para ver o pronunciamento de cada vereador:

blog.brasileia.ac.leg.br

Comentários

Continue lendo