Conecte-se conosco

Brasil

Governo Federal x SP: Megaoperação contra PCC gera disputa por protagonismo

Publicado

em

De acordo com apuração da analista Débora Bergamasco, no CNN 360º, aliados de Tarcísio de Freitas alegam que Ministério da Justiça tentou ofuscar esforços da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo em operação

Uma megaoperação contra esquemas de lavagem de dinheiro e fraudes fiscais do PCC (Primeiro Comando da Capital) gerou tensão entre os governos federal e de São Paulo nesta quinta-feira (28). A ação, que envolveu a Receita Federal e outros órgãos de segurança, revelou o uso de fintechs do mercado financeiro por organizações criminosas. A apuração é de Débora Bergamasco no CNN 360°.

A disputa por protagonismo teve início quando o Ministério da Justiça e a Polícia Federal marcaram uma entrevista coletiva no mesmo horário da coletiva agendada pelo MPSP (Ministério Público de São Paulo) e pela Secretaria de Segurança Pública paulista. Auxiliares do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), interpretaram a coincidência de horários como uma tentativa de desviar a atenção do trabalho realizado pelo governo estadual.

Fontes ligadas ao governo paulista afirmam que a operação realizada em São Paulo seria mais abrangente e aprofundada, tendo como base o trabalho de inteligência do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) e da Secretaria de Segurança Pública. Segundo elas, estas investigações teriam inclusive subsidiado as apurações da Polícia Federal.

O Ministério da Justiça, por sua vez, afirmou que a coincidência de horários das coletivas foi casual, tendo enviado os convites logo às 7h da manhã. O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, explicou que as operações precisavam ocorrer no mesmo dia de forma coordenada, pois diversos alvos eram comuns às investigações.

Para integrantes do governo paulista, o episódio reflete uma antecipação da disputa eleitoral de 2026, considerando que a segurança pública é apontada como um dos pontos sensíveis da atual gestão federal. A operação conjunta resultou em diversas apreensões e expôs esquemas sofisticados de crimes financeiros ligados à organização criminosa.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Brasil

Enviar comprovante falso de Pix é considerado estelionato eletrônico

Publicado

em

dinheiro e pix parcelado

Luh Fiuza/Metrópoles @luhfiuzafotografia

Enviar comprovante falso de Pix é caracterizado como estelionato eletrônico. Foi o que decidiu o Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT) ao manter a condenação de uma mulher que enganou uma papelaria em Rondonópolis (MT).

Usando um nome falso, a mulher comprou cerca de R$ 1 mil em material escolar. A acusada encaminhou o comprovante Pix falso para que a empresa enviasse os produtos. Após o envio do documento, um motorista de aplicativo foi até o local e retirou os materiais. No dia seguinte, a empresa constatou que o valor não havia sido creditado em sua conta.

A Justiça, a defesa da mulher disse que não houve a intenção de enganar, alegando que o pagamento seria feito por um terceiro.

Ao analisar o recurso, o relator, desembargador Marcos Machado, afirmou que as provas mostram claramente que houve intenção de fraude. Segundo o voto, ficou comprovado que a acusada fez o pedido, enviou o comprovante recortado e cancelou o agendamento do Pix depois, sem regularizar o pagamento, causando prejuízo ao estabelecimento.

Laudos periciais e relatórios de investigação confirmaram que o comprovante foi editado e que o número de telefone usado na negociação estava ligado à ré.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Idoso de 63 anos é encontrado morto dentro de casa no ramal Toco Preto, entre Sena Madureira e Rio Branco

Publicado

em

Corpo de José Maria foi descoberto por vizinhos que foram vistoriar gado; não há sinais de violência e pericia deve confirmar causa da morte

José morava sozinho e seu corpo foi encontrado por moradores da região, que estavam vistoriando um gado e resolveram fazer uma visita na propriedade da vítima. Foto: captada 

O idoso José Maria, 63 anos, foi encontrado morto nesta segunda-feira (12) dentro de sua residência no ramal Toco Preto, localizado no km 38 da BR-364, entre Sena Madureira e Rio Branco. Ele vivia sozinho e foi descoberto por vizinhos que estavam na região para vistoriar um gado e resolveram visitá-lo.

Ao entrar na casa após não obter resposta, os moradores o avistaram sem vida, sentado em uma cadeira. Não havia sinais de violência no corpo. Uma equipe de peritos da Polícia Civil foi acionada para remover o corpo e realizar os exames cadavéricos. A suspeita inicial é de morte por causas naturais, mas a causa oficial só será confirmada após o laudo pericial.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Empresário de Mâncio Lima divulga vídeo de grupo que arrombou loja e furtou 40 pacotes de clientes

Publicado

em

Crime ocorreu na madrugada de sábado (10); Marcos Mene, dono das lojas IMÃ, publicou imagens de monitoramento para ajudar na identificação

Imagens capturadas pelo sistema de monitoramento interno mostram a ação coordenada de um grupo de criminosos. Foto: captada 

O empresário Marcos Mene, proprietário das lojas IMÃ, usou redes sociais para denunciar um arrombamento seguido de furto em uma de suas unidades em Mâncio Lima. O crime ocorreu na madrugada do último sábado (10), por volta das 3h, imagens foram divulgadas nesta segunda-feira, dia 12, e teve participação de ao menos cinco pessoas, conforme imagens do sistema de segurança.

Nos vídeos divulgados, é possível ver os criminosos subtraindo cerca de 40 pacotes de mercadorias que já pertenciam a clientes e aguardavam entrega ou retirada. Mene publicou o material na expectativa de auxiliar na identificação dos suspeitos e alertar outros comerciantes da região sobre a ação do grupo.

Até o momento, não há informações sobre prisões relacionadas ao caso. A Polícia Civil foi acionada e investiga o ocorrido.

Comentários

Continue lendo