Geral
Governo federal enviará ao Acre novas ambulâncias do Samu; Xapuri está entre as cidades que vão receber
O Samu é um dos componentes da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde e pode ser acionado pelo número 192

Três cidades receberão novas ambulâncias/Foto: Odair Leal/Secom
Os municípios de Porto Acre, Plácido de Castro e Xapuri devem receber três novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que presta assistência 24 horas para a população. O envio das ambulâncias é um reforço do Ministério da Saúde, que devem substituir ambulâncias antigas, com o investimento de R$ 89 milhões do Novo PAC.
O Samu é um dos componentes da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde e pode ser acionado pelo número 192, que oferece também orientações à população, além do envio dos veículos com equipes especializadas. Em todo o Brasil, o Ministério da Saúde estima que a cobertura de acesso ao serviço deve sair de 87,3% para 90,4% da população brasileira.
“Nosso compromisso é modernizar em torno de 60% da frota do SAMU nos próximos anos. Temos atualmente ambulâncias com muito tempo de uso, algumas de 10 anos atrás”, disse Nísia Trindade, ministra da Saúde. “Com novos equipamentos, podemos atender de forma adequada e segura as pessoas em todo o Brasil”, acrescentou, lembrando que o serviço de urgência conta hoje com 80 mil profissionais em atuação.
Comentários
Geral
Rio Acre ultrapassa cota de transbordo e mantém Rio Branco em alerta máximo
Defesa Civil registra 15,36 metros no nível do rio; aumento contínuo preocupa autoridades e moradores ribeirinhos

O Rio Acre segue em uma subida constante e preocupante em Rio Branco. Segundo medição da Defesa Civil Municipal realizada às 9h desta segunda-feira (29), o rio atingiu 15,36 metros, ultrapassando a cota de transbordo, que é de 14 metros, por mais de um metro e meio.
Nas últimas horas, o nível apresentou aumento de quatro centímetros em relação à medição anterior, realizada às 5h21, quando marcava 15,32 metros.
Apesar da ausência de chuvas na capital nas últimas 24 horas, o rio continua subindo devido ao grande volume de água acumulado nas cabeceiras, mantendo o alerta máximo para autoridades e população ribeirinha.



Você precisa fazer login para comentar.