Conecte-se conosco

Geral

Governo entrega nova sede do Detran, motos para fiscalização de trânsito, automóveis e lança Programa Aprova Mais

Publicado

em

A Estrada Dias Martins tem agora mais um ponto de referência, a nova sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O órgão público foi inaugurado nesta segunda-feira, 8, pelo governador Gladson Cameli e a presidente da autarquia, Taynara Martins. O antigo prédio da Faculdade da Amazônia Ocidental, no bairro Jardim Primavera, passa a reunir em um só lugar todos os setores do departamento.

Nova sede do Detran passa a funcionar no antigo prédio da FAAO. Foto: Diego Gurgel/Secom

Uma estrutura dez vezes maior que a antiga sede, localizada na Avenida Ceará, é  inaugurada para oferecer desde o atendimento ao público, passando pela área administrativa, até os serviços médico e psicológico credenciados.

“Estamos cada vez mais próximos da população, de quem precisa de um serviço de excelência. A equipe do Detran tem feito um trabalho que está marcado na história do Acre, mudando essa imagem que as pessoas tinham desse órgão importante. O Departamento de Trânsito tem hoje outra filosofia e ajuda o governo com recursos para investimentos em áreas estratégicas, como saúde, segurança e infraestrutura”, disse o governador Gladson Cameli.

O governo entregou 40 novas motocicletas para a fiscalização de trânsito. Foto: Diego Gurgel/Secom

Durante a cerimônia, 40 motocicletas foram entregues à Coordenadoria Integrada de Fiscalização de Trânsito da autarquia. São três modelos de veículos duas rodas, que devem auxiliar no trabalho executado na capital e no interior.

Outros cinco automóveis (com adaptações para autoescola) e mais cinco motocicletas 160 cilindradas foram repassados ao Detran para início das atividades do Programa Aprova Mais, que vai treinar e providenciar retestes às pessoas de baixa renda.

Garantindo o direito de todos os cidadãos à formação de condutores, o Detran adquiriu ainda mais dois veículos de treino adaptados para pessoas com deficiência em processo de habilitação. O investimento perfaz um valor de quase R$ 2,5 milhões, em recursos próprios do Detran, advindos do recolhimento de taxas de serviços de veículos e habilitação executados pelo órgão estadual.

“O Aprova Mais vai atender quem não conseguiu ser selecionado no CNH Social e vai contemplar aqueles que têm o sonho de ter sua primeira habilitação. As pessoas reúnem suas economias, mas ao longo do processo não conseguem dar continuidade pela falta do recurso. O Detran vai auxiliar nesse sentido, garantindo aulas e retestes”, afirmou Taynara Martins.

Programa Aprova Mais

O maior programa de inclusão social da história do Detran, o CNH Social, beneficiou até agora 7 mil pessoas e vai atender 22 mil até o fim de 2026. A iniciativa prevê a realização de até três retestes teóricos e práticos para os candidatos selecionados.

Paralelo ao CNH Social, o Detran resolveu criar mais uma iniciativa para atender às pessoas de baixa renda, desta vez àquelas que tentaram se habilitar e ainda não tiveram sucesso. O Aprova Mais vai auxiliar com aulas práticas e retestes os candidatos à primeira habilitação que ainda não conseguiram aprovação.

Os veículos adquiridos pelo governo do Estado serão utilizados por essas pessoas, gerando economia para o cidadão, a partir do início das atividades do Programa Aprova Mais. O edital do programa deve ser publicado nos próximos dias.

Leia também: Governador Gladson Cameli anuncia concurso do Detran com 91 vagas

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Polícia Civil prende homem por estupro horas após denúncia em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Comentários

Continue lendo

Geral

Vídeo mostra manobra arriscada em elevado recém-inaugurado e gera repercussão em Rio Branco

Publicado

em

Jovem é flagrado empinando motocicleta no elevado Mamédio Bittar; prática coloca em risco condutor e terceiros

Um vídeo divulgado nas redes sociais neste fim de semana tem gerado repercussão em Rio Branco após mostrar um jovem realizando uma manobra arriscada com motocicleta no elevado Mamédio Bittar, recentemente inaugurado na capital acreana.

As imagens teriam sido gravadas e posteriormente publicadas nas plataformas digitais. No vídeo, o condutor aparece empinando a moto enquanto trafega pela via.

A prática, além de perigosa, coloca em risco a segurança do próprio motociclista e de outras pessoas que circulam pelo local.

O elevado Mamédio Bittar foi entregue na última sexta-feira, 20, e já registra episódios que acendem alerta para o cumprimento das normas de trânsito na nova estrutura.

Comentários

Continue lendo

Geral

Colisão entre moto e carro na BR-364 termina em morte de jovem na BR 364

Publicado

em

Uma jovem de 20 anos faleceu em um acidente que envolveu uma moto e um carro na BR-364, em Porto Velho (RO). O acidente ocorreu na tarde deste domingo (22), perto da Vila Princesa, na direção do Acre.

Sofia de Lima Bezerra Brito foi identificada como a vítima. Informações iniciais indicam que ela estava pilotando uma motocicleta e tentou fazer uma ultrapassagem. Durante a manobra, ele perdeu o controle da direção, entrou na pista oposta e bateu frontalmente em um veículo na pista contrária.

A jovem não sobreviveu aos ferimentos e faleceu no local do acidente. As equipes do SAMU foram chamadas, porém apenas confirmaram a morte.

A PRF compareceu ao local e documentou o incidente. A equipe do IML também foi chamada para investigar a dinâmica do acidente.

Comentários

Continue lendo