A convite do deputado estadual, Antônio Pedro, o secretário de Estado de Produção e Agronegócio do Acre, Nenê Junqueira, participou de uma reunião no sábado, 19, com moradores da zona rural do município de Xapuri. O gestor ouviu as reivindicações dos produtores que moram na região, principalmente em relação as melhorias no trecho que dar acesso ao lugar, e questões relacionadas a regularização fundiária.
Reunião de produtores rurais de Xapuri Foto: Cedida
“Conhecer as necessidades das comunidades que vivem aqui é fundamental para aprimorarmos o nosso trabalho, e desenvolvermos um plano de ação que venha de encontro com o interesse dos produtores. Eles que estão na linha de frente do setor produtivo, e sabem exatamente o que precisam, seja lá melhorias de ramais, títulos de regularização fundiária, entre outras demandas. Realizar esse debate é muito importante para nós enquanto secretaria de Produção e Agronegócio, eu espero que este encontro que acontece aqui hoje possa trazer bons frutos aos produtores de Xapuri, esse é o nosso objetivo”, disse o secretário da Sepa, Nenê Junqueira.
O encontro também contou com a participação da deputada federal Vanda Milani, do superintendente do Banco da Amazônia no Acre, (Basa), José Luiz Cruz, do diretor de Desenvolvimento do Departamento de Estradas de Rodagens do Acre, (Deracre), Tony Roque, da diretora técnica do Instituto de Terras do Acre, (Iteracre), Marta Azevedo, do superintendente do Banco do Brasil, Marcio Carioca, do representante do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, (Incra), Aristóteles Barros, e do vereador de Xapuri, Clemilton Almeida.
“Eu quero agradecer a Deus em primeiro lugar pela oportunidade de estarmos reunidos aqui hoje, quero agradecer a cada um dos senhores que prontamente atenderam ao meu convite para que pudéssemos estar aqui, esclarecendo dúvidas e contribuindo para o bom desenvolvimento do agronegócio em Xapuri. Todos sabem que é um sonho meu um dia ver esse município produzindo muito, gerando emprego e renda para o nosso povo, eu acredito que com união nós podemos conquistar isso e muito mais”, afirma o deputado estadual, Antônio Pedro.
O superintendente do Basa no Acre, José Luiz Cruz, aproveitou a oportunidade para prestar contas aos produtores da região, à respeito do plano safra 2020/2021. “Até agora nós aplicamos um valor recorde aqui no município de Xapuri, ao todo foram investidos mais de R$ 15 milhões de reais no setor produtivo. Trata-se de um valor histórico destinado ao agronegócio, estamos satisfeitos e com perspectivas de melhorar ainda mais no plano safra 2021/2022 que iniciará agora, dia 1º de julho, superar o ano anterior que já foi ótimo, é a nossa meta”.
O produtor Sérgio Silva de Souza, natural do Mato Grosso, mora em Xapuri há aproximadamente um ano, e conta que está em fase de preparação da terra para produzir cacau, café e banana, mas, enfatiza que para isso precisa de apoio. “Eu vim ao Acre com o intuito de contribuir para o crescimento do estado, mas precisamos de apoio. Essa reunião que acabou de acontecer foi muito produtiva para nós, porque acredito que o agronegócio hoje é o caminho certo para melhorar de vida, e essa é uma bandeira levantada pelo governador daqui, e nós só viemos para cá com o objetivo de somar, plantar e produzir”.
O paranaense, Carlos Novais, também é produtor em Xapuri, e no momento trabalha com plantio de milho, ele conta chegou ao Acre ainda criança, acompanhado dos pais que também são agricultores. Entusiasmado com a reunião, seu Novais afirma que o encontro renovou as esperanças da categoria.
“Depois de uma reunião dessas a gente fica até mais motivado, saímos daqui bem mais esperançosos, apresentamos os nossos problemas e fomos ouvidos, foram propostas soluções para cada uma das demandas que apontamos. Esperamos agora um retorno do estado, um apoio maior, sabemos que a dificuldade é grande, porém, não queremos nada de graça, queremos apenas incentivo, uma luz para podermos prosseguir”, disse.
A deputada dfderal, Vanda Milani, falou sobre as emendas parlamentares destinadas ao município, e do carinho que sente por Xapuri, tanto pela cidade quanto pelo povo. Na ocasião, ela também ressaltou a importância da valorização ao pequeno e médio produtor.
“Xapuri é uma terra que eu carrego comigo no coração, todos aqui sabem da minha dedicação por este município, as minhas emendas, e tudo que eu tenho feito em prol desta população. Eventos como este só veem a somar para o agronegócio, esse olhar atento direcionado ao pequeno produtor é fundamental, eu costumo dizer sempre que os grandes agricultores não precisam muito do poder público, já o pequeno e o médio, necessitam desse incentivo para que possam crescer e consequentemente fazer o estado e município crescerem juntos”, disse.
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nos dias 4 e 5, quarta e quinta-feira, das 8h às 12h, na Biblioteca Pública Estadual, um encontro de qualificação com médicos da Atenção Básica, voltados ao alinhamento e à melhoria do atendimento infantil nas unidades de saúde do município.
A ação é coordenada pelo Departamento de Ciclos de Vida, por meio da Divisão de Saúde da Criança, e tem como foco principal a apresentação do novo fluxo de atendimento à criança, especialmente no que se refere aos encaminhamentos para o Ambulatório de Pediatria, além do fortalecimento das práticas assistenciais relacionadas às consultas de puericultura e ao manejo dos principais agravos clínicos comuns na infância atendidos pela Atenção Primária à Saúde (APS).
A iniciativa busca aprimorar a organização do cuidado, fortalecer o papel da APS como ordenadora da rede de saúde e contribuir para a melhoria dos indicadores de crescimento e desenvolvimento infantil, garantindo atenção integral, resolutiva e qualificada às crianças do município.
De acordo com o médico regulador Pedro Luam Soares, a qualificação representa um avanço significativo no atendimento infantil, ao assegurar cuidados mais integrados desde o primeiro contato da população com o sistema de saúde.
“A iniciativa prepara os médicos para conduzir atendimentos de rotina e oferece à população um serviço de qualidade”, destacou o médico Pedro Luam. (Foto: Átilas Moura/Secom)
“A iniciativa prepara os médicos para conduzir atendimentos de rotina e oferece à população um serviço de qualidade, reduz filas e consolida a atenção primária como porta de entrada do sistema de saúde”, destacou o médico.
Durante a programação, são apresentados indicadores de crescimento e desenvolvimento infantil de Rio Branco, além de orientações detalhadas sobre o novo fluxo de encaminhamento ao Ambulatório de Pediatria e esclarecimentos sobre os critérios de estratificação de risco infantil, fundamentais para a tomada de decisão clínica e para a organização da rede assistencial.
Durante a programação, são apresentados indicadores de crescimento e desenvolvimento infantil de Rio Branco, além de orientações detalhadas sobre o novo fluxo de encaminhamento ao Ambulatório de Pediatria. (Foto: Átilas Moura/Secom)
A pediatra e médica reguladora Priscyla Garcia ressaltou a importância da qualificação para fortalecer o acompanhamento das consultas de rotina.
“Como pediatra, considero este momento fundamental para fortalecer a atenção primária e apoiar os colegas no acompanhamento das consultas de puericultura”, afirmou Priscyla Garcia. (Foto: Átilas Moura/Secom)
“Como pediatra, considero este momento fundamental para fortalecer a atenção primária e apoiar os colegas no acompanhamento das consultas de puericultura. O cuidado com crianças de risco habitual, aquelas sem agravos aparentes, é essencial para avaliar o crescimento e o desenvolvimento infantil. Quando esse serviço está bem organizado nas unidades próximas às famílias, garante um acompanhamento contínuo, qualificado e mais eficaz”, afirmou.
Participante da qualificação, a médica Ana Araújo enfatizou que uma Atenção Básica bem estruturada reflete diretamente na eficiência do atendimento infantil. (Foto: Átilas Moura/Secom)
Participante da qualificação, a médica Ana Araújo enfatizou que uma Atenção Básica bem estruturada reflete diretamente na eficiência do atendimento infantil. Segundo ela, a capacitação contribui para que os profissionais acompanhem de forma adequada o crescimento e o desenvolvimento das crianças e assim realizem encaminhamentos corretos e tornem o fluxo de atendimento mais ágil e organizado.
Portaria proíbe monitorados de frequentarem festas, blocos e eventos com grande público entre 13 e 18 de fevereiro. Áreas da Gameleira e Praça da Revolução estão incluídas
Presos do semiaberto não poderão transitar no Carnaval em Rio Branco. Foto: Alexandre Noronha/Arquivo pessoal
Por Renato Menezes – g1 AC
A Justiça do Acre determinou, nesta quarta-feira (4), a proibição da circulaçãode pessoas que cumprem pena no regime semiaberto e utilizam tornozeleira eletrônica durante o período do Carnaval em Rio Branco.
Segundo a portaria, publicada no Diário da Justiça, ficam consideradas áreas de exclusão todas as festividades carnavalescas oficiais realizadas na Praça da Revolução, na Gameleira, região do Segundo Distrito, e em suas adjacências, em um raio de 500 metros.
A medida vale de 13 a 18 de fevereiro, em qualquer horário, e foi oficializada pelo juiz de Direito Bruno Perrotta de Menezes, da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas em Meio Aberto e Semiaberto da capital.
A restrição também se estende a eventos de carnaval autorizados pela Prefeitura de Rio Branco, realizados em espaços públicos ou privados abertos ao público, além de blocos de rua, trios elétricos e manifestações carnavalescas itinerantes em vias públicas da capital.
Além dos eventos carnavalescos, a portaria estabelece que, no mesmo período, os monitorados do regime semiaberto estão proibidos de frequentar:
estabelecimentos comerciais de venda ou consumo de bebidas alcoólicas que funcionem após as 22h;
casas noturnas, boates, danceterias e locais similares de entretenimento noturno;
eventos abertos ao público, em espaços públicos ou privados, com público estimado ou efetivo superior a 100 pessoas, exceto atividades religiosas.
As restrições valem exclusivamente durante o período carnavalesco. A partir de 19 de fevereiro, os apenados retornam às condições normais do regime semiaberto, salvo decisão judicial em contrário.
A portaria, no entanto, prevê exceções para monitorados que exerçam atividade de trabalho regular em locais enquadrados nas restrições. Nesses casos, será necessário solicitar autorização específica à Direção do Iapen-AC até o dia 10 de fevereiro, mediante comprovação do vínculo empregatício.
“A ausência de vigilância direta não impede a utiliza ção de equipamento de monitoração eletrônica pelo condenado”, complementou o magistrado.
Carnaval da prefeitura de Rio Branco deve ocorrer no Centro da capital. Foto: Felipe Freire/Secom
Sanções em caso de descumprimento
A decisão leva em conta dados da Divisão de Monitoramento Eletrônico (DME) do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen-AC), que apontam maior incidência de violações das regras impostas aos monitorados durante períodos festivos de grande concentração popular.
O descumprimento das regras será acompanhado pela DME, que deverá adotar os procedimentos previstos em resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
As abordagens serão individualizadas e incluem registro do incidente, envio de alertas ao equipamento eletrônico, contatos telefônicos com o monitorado e pessoas indicadas por ele, antes de qualquer comunicação ao Judiciário para eventual aplicação de sanção disciplinar.
Entre os detidos está homem que já cumpria pena com tornozeleira eletrônica; ação seguiu denúncia de moradores
Dois suspeitos foram detidos no local: um menor de idade e um homem que já cumpria pena em regime de monitoramento eletrônico. Foto: captada
A Polícia Militar, por meio do 8º Batalhão (8º BPM), apreendeu 362 gramas de maconha, três munições calibre 16, dinheiro e materiais usados no tráfico de drogas durante uma ação na noite de terça-feira no bairro Eugênio Augusto Areal, em Sena Madureira. Dois suspeitos foram presos no local.
A operação ocorreu por volta das 23h30 na Rua Avestruz, após denúncias de que uma residência funcionava como ponto de venda de entorpecentes. Após monitoramento, os policiais confirmaram a informação e adentraram o imóvel.
Foram detidos um menor de idade e um homem que já cumpria pena em regime de monitoramento eletrônico. Ambos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais. A ação integra as operações de combate ao tráfico realizadas pelo 8º BPM na região.
Você precisa fazer login para comentar.