Geral
Governo do Acre, por meio da Sepa discute melhorias aos produtores rurais em Xapuri
A convite do deputado estadual, Antônio Pedro, o secretário de Estado de Produção e Agronegócio do Acre, Nenê Junqueira, participou de uma reunião no sábado, 19, com moradores da zona rural do município de Xapuri. O gestor ouviu as reivindicações dos produtores que moram na região, principalmente em relação as melhorias no trecho que dar acesso ao lugar, e questões relacionadas a regularização fundiária.
“Conhecer as necessidades das comunidades que vivem aqui é fundamental para aprimorarmos o nosso trabalho, e desenvolvermos um plano de ação que venha de encontro com o interesse dos produtores. Eles que estão na linha de frente do setor produtivo, e sabem exatamente o que precisam, seja lá melhorias de ramais, títulos de regularização fundiária, entre outras demandas. Realizar esse debate é muito importante para nós enquanto secretaria de Produção e Agronegócio, eu espero que este encontro que acontece aqui hoje possa trazer bons frutos aos produtores de Xapuri, esse é o nosso objetivo”, disse o secretário da Sepa, Nenê Junqueira.
O encontro também contou com a participação da deputada federal Vanda Milani, do superintendente do Banco da Amazônia no Acre, (Basa), José Luiz Cruz, do diretor de Desenvolvimento do Departamento de Estradas de Rodagens do Acre, (Deracre), Tony Roque, da diretora técnica do Instituto de Terras do Acre, (Iteracre), Marta Azevedo, do superintendente do Banco do Brasil, Marcio Carioca, do representante do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, (Incra), Aristóteles Barros, e do vereador de Xapuri, Clemilton Almeida.
“Eu quero agradecer a Deus em primeiro lugar pela oportunidade de estarmos reunidos aqui hoje, quero agradecer a cada um dos senhores que prontamente atenderam ao meu convite para que pudéssemos estar aqui, esclarecendo dúvidas e contribuindo para o bom desenvolvimento do agronegócio em Xapuri. Todos sabem que é um sonho meu um dia ver esse município produzindo muito, gerando emprego e renda para o nosso povo, eu acredito que com união nós podemos conquistar isso e muito mais”, afirma o deputado estadual, Antônio Pedro.
O superintendente do Basa no Acre, José Luiz Cruz, aproveitou a oportunidade para prestar contas aos produtores da região, à respeito do plano safra 2020/2021. “Até agora nós aplicamos um valor recorde aqui no município de Xapuri, ao todo foram investidos mais de R$ 15 milhões de reais no setor produtivo. Trata-se de um valor histórico destinado ao agronegócio, estamos satisfeitos e com perspectivas de melhorar ainda mais no plano safra 2021/2022 que iniciará agora, dia 1º de julho, superar o ano anterior que já foi ótimo, é a nossa meta”.
O produtor Sérgio Silva de Souza, natural do Mato Grosso, mora em Xapuri há aproximadamente um ano, e conta que está em fase de preparação da terra para produzir cacau, café e banana, mas, enfatiza que para isso precisa de apoio. “Eu vim ao Acre com o intuito de contribuir para o crescimento do estado, mas precisamos de apoio. Essa reunião que acabou de acontecer foi muito produtiva para nós, porque acredito que o agronegócio hoje é o caminho certo para melhorar de vida, e essa é uma bandeira levantada pelo governador daqui, e nós só viemos para cá com o objetivo de somar, plantar e produzir”.
O paranaense, Carlos Novais, também é produtor em Xapuri, e no momento trabalha com plantio de milho, ele conta chegou ao Acre ainda criança, acompanhado dos pais que também são agricultores. Entusiasmado com a reunião, seu Novais afirma que o encontro renovou as esperanças da categoria.
“Depois de uma reunião dessas a gente fica até mais motivado, saímos daqui bem mais esperançosos, apresentamos os nossos problemas e fomos ouvidos, foram propostas soluções para cada uma das demandas que apontamos. Esperamos agora um retorno do estado, um apoio maior, sabemos que a dificuldade é grande, porém, não queremos nada de graça, queremos apenas incentivo, uma luz para podermos prosseguir”, disse.
A deputada dfderal, Vanda Milani, falou sobre as emendas parlamentares destinadas ao município, e do carinho que sente por Xapuri, tanto pela cidade quanto pelo povo. Na ocasião, ela também ressaltou a importância da valorização ao pequeno e médio produtor.
“Xapuri é uma terra que eu carrego comigo no coração, todos aqui sabem da minha dedicação por este município, as minhas emendas, e tudo que eu tenho feito em prol desta população. Eventos como este só veem a somar para o agronegócio, esse olhar atento direcionado ao pequeno produtor é fundamental, eu costumo dizer sempre que os grandes agricultores não precisam muito do poder público, já o pequeno e o médio, necessitam desse incentivo para que possam crescer e consequentemente fazer o estado e município crescerem juntos”, disse.
Comentários
Geral
PM de folga impede assalto e prende dois homens após família ser feita refém em Cruzeiro do Sul
Suspeitos foram baleados e detidos após invadir residência no bairro 25 de Agosto; quatro criminosos participaram da ação.

Dois homens foram presos na noite desta quinta-feira (4) após invadirem uma residência e fazerem uma família refém durante um assalto no bairro 25 de Agosto, em Cruzeiro do Sul. A ação foi interrompida por um policial militar que estava de folga, que reagiu ao ser abordado por um dos suspeitos armados. Um dos detidos, identificado como Cauã, foi baleado na perna, e o outro, Jarlisson, sofreu um ferimento no supercílio. Ambos receberam atendimento médico e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil.
Segundo relatos das vítimas, quatro assaltantes armados com pistolas entraram na casa e fizeram a família — incluindo uma criança — refém. Eles procuravam ouro e joias, por saberem que a moradora comercializava esses itens. Durante a ação, as vítimas foram algemadas, e a mulher chegou a ser enforcada para revelar onde supostamente guardava o ouro. Sem encontrar os objetos desejados, o grupo fugiu levando relógios, pulseiras, celulares e cerca de R$ 2 mil em dinheiro.
Durante as buscas, a Polícia Militar foi informada de que um colega havia contido dois suspeitos nas proximidades. O PM relatou que estava em frente à própria residência quando viu três indivíduos correndo. Ao perceber que um deles portava uma pistola e apontava em sua direção, reagiu e efetuou um disparo que atingiu Cauã.
Com a dupla, os policiais apreenderam sete relógios, uma pulseira, um perfume, dinheiro, dois celulares e uma pistola Taurus modelo .838, com 13 munições intactas. As vítimas reconheceram os dois como participantes do roubo.
Os outros envolvidos na ação criminosa ainda não foram localizados.
Comentários
Geral
Justiça do Acre funciona em regime de plantão nesta segunda (8)

Foto: TJAC/assessoria
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) informa que não haverá expediente nas unidades jurisdicionais e administrativas na próxima segunda-feira, 8 de dezembro, em virtude do feriado do Dia da Justiça.
A data é comemorada desde 1940, mas sua primeira celebração oficial ocorreu somente dez anos mais tarde, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros. A Lei 1.408, de 1951, criou o Dia da Justiça como feriado forense em todo o território nacional.
O atendimento das demandas emergenciais, no âmbito do primeiro e segundo graus de jurisdição, ocorrerá em regime de plantão, conforme escala definida. A relação de magistradas, magistrados, servidoras e servidores plantonistas pode ser consultada na aba Plantão Judiciário do portal do TJAC ou diretamente pelo link: https://www.tjac.jus.br/spj/.
Os prazos processuais que tenham início ou término durante o feriado serão automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente, garantindo segurança e continuidade à tramitação processual.
Fonte: Ascom/TJAC
Comentários
Geral
Acusado de homicídio em disputa entre facções volta a júri popular nesta quinta em Rio Branco
Raimundo Fernandes Silva, que havia sido condenado a mais de 21 anos de prisão em 2022, passa por novo julgamento após anulação da sentença pelo TJAC.
Raimundo Fernandes Silva, acusado de homicídio qualificado, voltou a sentar no banco dos réus na manhã desta quinta-feira (5), na 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar de Rio Branco. Ele é apontado como o autor do assassinato de Alessandro da Silva Santos, ocorrido em 2018. A sessão teve início às 8h30, no Fórum Criminal, e o resultado do julgamento deve ser conhecido no início da tarde.
O réu chegou a ser condenado em fevereiro de 2022 a 21 anos, 10 meses e 15 dias de prisão, em regime fechado. No entanto, a defesa recorreu ao Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), alegando que testemunhas consideradas essenciais não haviam sido ouvidas, o que poderia alterar o entendimento dos jurados.
A Câmara Criminal acolheu o recurso e anulou a sentença, determinando um novo julgamento.
Segundo a denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu na noite de 8 de agosto de 2018, em meio a uma disputa entre facções criminosas. Alessandro da Silva Santos foi surpreendido quando chegava em casa, no bairro Tancredo Neves, por um homem armado com uma espingarda de grosso calibre e executado com vários disparos.
Raimundo Fernandes Silva foi indiciado pela Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e não compareceu à sessão do júri realizada em 2022, quando acabou condenado pela primeira vez.
Fonte: PCAC








Você precisa fazer login para comentar.