Geral
Governo do Acre, por meio da Sepa discute melhorias aos produtores rurais em Xapuri
A convite do deputado estadual, Antônio Pedro, o secretário de Estado de Produção e Agronegócio do Acre, Nenê Junqueira, participou de uma reunião no sábado, 19, com moradores da zona rural do município de Xapuri. O gestor ouviu as reivindicações dos produtores que moram na região, principalmente em relação as melhorias no trecho que dar acesso ao lugar, e questões relacionadas a regularização fundiária.
“Conhecer as necessidades das comunidades que vivem aqui é fundamental para aprimorarmos o nosso trabalho, e desenvolvermos um plano de ação que venha de encontro com o interesse dos produtores. Eles que estão na linha de frente do setor produtivo, e sabem exatamente o que precisam, seja lá melhorias de ramais, títulos de regularização fundiária, entre outras demandas. Realizar esse debate é muito importante para nós enquanto secretaria de Produção e Agronegócio, eu espero que este encontro que acontece aqui hoje possa trazer bons frutos aos produtores de Xapuri, esse é o nosso objetivo”, disse o secretário da Sepa, Nenê Junqueira.
O encontro também contou com a participação da deputada federal Vanda Milani, do superintendente do Banco da Amazônia no Acre, (Basa), José Luiz Cruz, do diretor de Desenvolvimento do Departamento de Estradas de Rodagens do Acre, (Deracre), Tony Roque, da diretora técnica do Instituto de Terras do Acre, (Iteracre), Marta Azevedo, do superintendente do Banco do Brasil, Marcio Carioca, do representante do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, (Incra), Aristóteles Barros, e do vereador de Xapuri, Clemilton Almeida.
“Eu quero agradecer a Deus em primeiro lugar pela oportunidade de estarmos reunidos aqui hoje, quero agradecer a cada um dos senhores que prontamente atenderam ao meu convite para que pudéssemos estar aqui, esclarecendo dúvidas e contribuindo para o bom desenvolvimento do agronegócio em Xapuri. Todos sabem que é um sonho meu um dia ver esse município produzindo muito, gerando emprego e renda para o nosso povo, eu acredito que com união nós podemos conquistar isso e muito mais”, afirma o deputado estadual, Antônio Pedro.
O superintendente do Basa no Acre, José Luiz Cruz, aproveitou a oportunidade para prestar contas aos produtores da região, à respeito do plano safra 2020/2021. “Até agora nós aplicamos um valor recorde aqui no município de Xapuri, ao todo foram investidos mais de R$ 15 milhões de reais no setor produtivo. Trata-se de um valor histórico destinado ao agronegócio, estamos satisfeitos e com perspectivas de melhorar ainda mais no plano safra 2021/2022 que iniciará agora, dia 1º de julho, superar o ano anterior que já foi ótimo, é a nossa meta”.
O produtor Sérgio Silva de Souza, natural do Mato Grosso, mora em Xapuri há aproximadamente um ano, e conta que está em fase de preparação da terra para produzir cacau, café e banana, mas, enfatiza que para isso precisa de apoio. “Eu vim ao Acre com o intuito de contribuir para o crescimento do estado, mas precisamos de apoio. Essa reunião que acabou de acontecer foi muito produtiva para nós, porque acredito que o agronegócio hoje é o caminho certo para melhorar de vida, e essa é uma bandeira levantada pelo governador daqui, e nós só viemos para cá com o objetivo de somar, plantar e produzir”.
O paranaense, Carlos Novais, também é produtor em Xapuri, e no momento trabalha com plantio de milho, ele conta chegou ao Acre ainda criança, acompanhado dos pais que também são agricultores. Entusiasmado com a reunião, seu Novais afirma que o encontro renovou as esperanças da categoria.
“Depois de uma reunião dessas a gente fica até mais motivado, saímos daqui bem mais esperançosos, apresentamos os nossos problemas e fomos ouvidos, foram propostas soluções para cada uma das demandas que apontamos. Esperamos agora um retorno do estado, um apoio maior, sabemos que a dificuldade é grande, porém, não queremos nada de graça, queremos apenas incentivo, uma luz para podermos prosseguir”, disse.
A deputada dfderal, Vanda Milani, falou sobre as emendas parlamentares destinadas ao município, e do carinho que sente por Xapuri, tanto pela cidade quanto pelo povo. Na ocasião, ela também ressaltou a importância da valorização ao pequeno e médio produtor.
“Xapuri é uma terra que eu carrego comigo no coração, todos aqui sabem da minha dedicação por este município, as minhas emendas, e tudo que eu tenho feito em prol desta população. Eventos como este só veem a somar para o agronegócio, esse olhar atento direcionado ao pequeno produtor é fundamental, eu costumo dizer sempre que os grandes agricultores não precisam muito do poder público, já o pequeno e o médio, necessitam desse incentivo para que possam crescer e consequentemente fazer o estado e município crescerem juntos”, disse.
Comentários
Geral
Homem é preso pela PRF por dívida de pensão alimentícia na BR-364, em Cruzeiro do Sul
Mandado de prisão estava em aberto; suspeito foi detido na véspera de Natal e levado à delegacia

Foto ilustrativa: Freepik
Um homem de 36 anos, identificado como José Francisco, foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na quarta-feira (24), véspera de Natal, durante uma abordagem na BR-364, em Cruzeiro do Sul. Contra ele havia um mandado de prisão em aberto por falta de pagamento de pensão alimentícia.
De acordo com a PRF, ao ser questionado sobre a ordem judicial, José Francisco afirmou que as parcelas da pensão estariam em dia. No entanto, diante da existência do mandado, os policiais deram voz de prisão ao homem.
Após a detenção, ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Cruzeiro do Sul, onde ficou à disposição da Justiça para as providências legais cabíveis.
Comentários
Geral
Homem é preso em flagrante por agredir esposa com garrafa de vidro em Cruzeiro do Sul
Vítima ficou ferida, recebeu atendimento do Samu e foi encaminhada à UPA; caso é tratado como violência doméstica

Um homem identificado como Moisés, de 36 anos, foi preso em flagrante na quinta-feira (25), no bairro do Alumínio, em Cruzeiro do Sul, acusado de agredir a própria esposa durante uma discussão. Segundo a Polícia Militar, a mulher sofreu cortes nos braços após ser atingida por uma garrafa de vidro e precisou de atendimento médico.
A guarnição foi acionada por populares, que relataram uma situação recorrente de violência doméstica em uma residência da região. Ao chegar ao local, os policiais ouviram gritos e choro da vítima pedindo socorro. Em seguida, a mulher saiu do imóvel ensanguentada, com ferimentos visíveis nos braços.
Ainda conforme a PM, Moisés confessou que agrediu a companheira após uma discussão motivada por ciúmes, utilizando garrafas de vidro. Apesar de a vítima afirmar que não desejava representar judicialmente contra o agressor, o homem recebeu voz de prisão em flagrante, diante da caracterização de violência doméstica e lesão corporal, sendo encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.
A polícia informou ainda que o casal apresentava sinais de embriaguez e relatou, de forma espontânea, ser usuário de entorpecentes, além de ter feito uso recente de drogas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou os primeiros socorros à vítima no local e a conduziu à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruzeiro do Sul, onde permaneceu em observação médica.
Comentários
Geral
Operação Olho de Hórus: Polícia Civil cumpre mandados e apreende motocicleta em Senador Guiomard

Mandados judiciais foram cumpridos em Senador Guiomard e Rio Branco durante a Operação Olho de Hórus, resultado de investigação minuciosa da Polícia Civil. Foto: cedida
Na manhã desta sexta-feira, 26, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Polícia Civil de Senador Guiomard, deflagrou a Operação Olho de Hórus, com o objetivo de reprimir a prática de crimes patrimoniais no município.
A ação contou com o apoio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). Durante a operação, foram cumpridos três mandados judiciais de prisão e de busca e apreensão, sendo dois no município de Senador Guiomard e um na capital, Rio Branco.
A Operação Olho de Hórus é resultado de uma investigação minuciosa conduzida pela Delegacia de Polícia de Senador Guiomard, que possibilitou a identificação do envolvimento dos suspeitos em um crime patrimonial que vinha sendo apurado pela unidade policial. Com base nas provas reunidas ao longo das diligências, o Poder Judiciário expediu os mandados cumpridos nesta sexta-feira.
Motocicleta apreendida pela Polícia Civil durante a Operação Olho de Hórus, que investiga crime patrimonial ocorrido em Senador Guiomard. Fotos: cedidas
Durante o cumprimento das ordens judiciais, os policiais apreenderam uma motocicleta, que pode ter sido utilizada na prática criminosa e será submetida à perícia, contribuindo para o avanço das investigações.
Os presos foram encaminhados à delegacia e permanecem à disposição da Justiça. As investigações continuam em andamento, com o objetivo de esclarecer completamente os fatos e identificar a possível participação de outros envolvidos.
Fonte: PCAC










Você precisa fazer login para comentar.