Acre
Governo do Acre fecha dois postos policiais para cortar despesas
A Secretaria de Polícia Civil (SEPC) publicou uma portaria no Diário Oficial de ontem (12) comunicando o fechamento dos postos policiais da Vila do V, no município de Porto Acre e o de Vila Campinas, em Plácido de Castro. A justificativa é que o governo do Acre precisa cortar despesas . A denúncia foi apresentada na manhã desta quarta-feira (13) pelo deputado Eber Machado.
“Sempre travamos um debate duro, um debate firme pela segurança de nossa população que está órfã, está sem este direito constitucional. Considero um retrocesso o fechamento de dois postos policiais. Considero ainda mais absurdas as justificativas da Secretaria de Polícia Civil para fechar os postos policiais que atendiam à população da Vila do V e de Vila Campinas”, diz Machado.
Segundo o deputado, “o governo estaria remando contra a maré. Nós tínhamos era que estar fazendo investimentos na segurança para que a população tivesse um pouco mais de tranquilidade. Fechar unidades policiais mostra que alguma coisa está errada. Esta justifica que o fechamento é uma necessidade da redução de custos e assegurar uma prestação de serviços satisfatórios não cola”.
Eber Machado questiona o tipo de prestação de serviço poderá ser oferecida à população sem postos policiais. “Eles dizem que não se justifica a manutenção de duas estruturas que estão onerando o erário do Estado, não confere policiamento ostensivo. É mais proveitoso que os espaços sejam ocupados por outros órgãos. Sem nenhum posto como é que o cidadão vai pedir socorro?”
Machado acredita que a afirmação que a desativação não trará prejuízo para população é equivocada. “Isso prova que o governo está no rumo errado, que nós precisamos estar aqui para mostrar os caminhos. O governo não está sendo nem mínimo. Não assegura o mínimo que deveria proporcionar ao povo. Postos policiais sendo fechado porque geram despesas para o governo. Isso é o fim”.
Comentários
Acre
Bebê de 13 meses morre em hospital de Cobija com suspeita de complicações por gripe
Criança estava internada na UTI do Hospital Roberto Galindo Terán com múltiplos problemas de saúde; autoridades monitoram caso

A Secretaria Municipal de Saúde de Cobija informou que está acompanhando a situação e reforçou a importância de medidas preventivas. Foto: cedida
Um bebê de 13 meses faleceu nesta quarta-feira (7) no Hospital Roberto Galindo Terán, em Cobija, capital do departamento de Pando, na Bolívia. A criança estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com múltiplos diagnósticos e complicações de saúde, incluindo teste positivo para gripe.
Segundo informações preliminares das autoridades de saúde, a menor já apresentava um quadro clínico delicado antes da internação. A gripe teria agravado seu estado, embora as causas exatas do óbito ainda sejam investigadas.
O caso acende um alerta sobre a circulação de vírus respiratórios na região, especialmente em grupos vulneráveis
A Secretaria Municipal de Saúde de Cobija informou que está acompanhando a situação e reforçou a importância de medidas preventivas, como vacinação e cuidados com crianças pequenas durante o período de sazonalidade de doenças respiratórias.
Até o momento, não há confirmação se a gripe identificada no bebê era do tipo influenza ou outro vírus. O hospital não divulgou mais detalhes sobre o histórico médico da criança, respeitando o sigilo do caso.
Familiares foram atendidos pela equipe de apoio psicológico da unidade de saúde
Esta é a segunda morte infantil com suspeita de gripe registrada em Cobija/Pando neste ano
Em 2024, o Ministério da Saúde da Bolívia emitiu alerta sobre aumento de casos respiratórios no norte do país
O Hospital Roberto Galindo Terán é a principal referência pediátrica da região fronteiriça com Brasil e Peru

O hospital não divulgou mais detalhes sobre o histórico médico da criança, respeitando o sigilo do caso. Foto: cedida
Comentários
Acre
Polícia Militar recupera três motocicletas com restrição de roubo/furto durante abordagens em Brasiléia e Epitaciolândia
A Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio do 5º Batalhão, recuperou três motocicletas com restrição de roubo ou furto durante fiscalizações de trânsito realizadas nos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia, nos dias 5 e 6 de maio de 2025.
A primeira apreensão ocorreu na noite de segunda-feira (5), por volta das 19h50, na Rua Francisco Pinto de Souza, nas proximidades da ponte que liga os bairros Vila Vitória e José Hassem. Durante a abordagem a uma motocicleta Kingo, de cor preta, conduzida por um casal, os policiais constataram, após consulta ao número do motor junto à polícia boliviana, que o veículo possuía restrição de roubo/furto, registrada no dia 8 de julho de 2023, na cidade de Cobija, Bolívia.
Na noite seguinte, terça-feira (6), por volta das 18h40, outras duas motocicletas com as mesmas características foram recuperadas na Rua Benjamin Constant, nas imediações do antigo prédio do Banco Bradesco. A primeira abordagem flagrou uma mulher conduzindo uma motocicleta Kingo preta sem portar a CNH e sem os documentos do veículo. A identificação foi confirmada via sistema, e a checagem do número do chassi apontou uma restrição de roubo/furto registrada em 1º de janeiro de 2021, também em Cobija.
Apenas cinco minutos depois, uma segunda motocicleta da mesma marca e cor foi interceptada na mesma via. A condutora, também sem habilitação, apresentou a documentação do veículo. Após a verificação do número do chassi, constatou-se que a moto havia sido roubada em 22 de novembro de 2023, na capital boliviana.
As três motocicletas foram encaminhadas para a delegacia, onde foram realizados os procedimentos cabíveis. A Polícia Militar reforça o compromisso com o combate aos crimes transfronteiriços, intensificando a fiscalização de trânsito com foco na recuperação de veículos roubados ou furtados, além de ações contra a condução irregular de veículos e outras infrações que coloquem em risco a segurança no trânsito.
Comentários
Acre
Vídeo: Criminosos disparam nove vezes contra bar na Gameleira; ninguém ficou ferido
Ataque ocorreu na noite desta quarta-feira (7), quando dois homens em uma motocicleta alvejaram o Felinas Bar, no Segundo Distrito de Rio Branco
Câmeras de segurança registraram o momento em que dois criminosos efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o Felinas Bar, localizado na Rua Cunha Matos, na região da Gameleira, bairro Seis de Agosto, no Segundo Distrito de Rio Branco, na noite desta quarta-feira (7).
De acordo com informações da Polícia Militar, os autores do ataque estavam em uma motocicleta preta. O garupa sacou uma arma de fogo e disparou ao menos nove vezes em direção ao estabelecimento, onde diversas pessoas estavam reunidas. Apesar do número elevado de tiros, ninguém ficou ferido.
Logo após os disparos, os suspeitos fugiram do local sem serem identificados. Equipes do 2º Batalhão da PM foram acionadas, colheram informações com testemunhas e realizaram buscas na região, mas até o momento ninguém foi preso.
Como não houve vítimas, a perícia criminal não foi acionada. A Polícia Civil deve assumir as investigações para identificar os autores e esclarecer a motivação do ataque.
Você precisa fazer login para comentar.