Conecte-se conosco

Acre

Governo do Acre e Sebrae iniciam planejamento da Expoacre 2023 com divulgação de shows nacionais

Publicado

em

O governo do Acre e o Sebrae/AC iniciaram na manhã desta segunda-feira, 6, em Rio Branco, o planejamento da Expoacre 2023. A maior feira de negócios do estado será realizada na capital de 29 de julho a 6 de agosto e, em Cruzeiro do Sul, de 30 de agosto a 3 de setembro.

Foram anunciados, em entrevista coletiva, shows com os artistas Evoney Fernandes (29/07), Nattanzinho (30/07), Mari Fernandes e Zé Vaqueiro (02/08) e Zé Neto e Cristiano (06/08).

Reunião marcou o início do planejamento com participação das secretarias de Estado, sistema S e Federação das Indústrias. Foto: Alice Leão/Seict

De acordo o coordenador da Expoacre, Dudé Lima, a antecipação do planejamento será fundamental para melhorias e inovações almejadas pelo Estado. “A determinação do governador é de fazer uma exposição para todos, desde a popularização dos shows até a inclusão dos parceiros que nos ajudem a realizar esse evento”, destacou.

O secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanipal Mesquita, frisou a importância de que a programação contemple o dia e a noite. “A feira é de entretenimento, mas também de negócios. Traremos o que existe de melhor em nossa indústria, com exposição de produtos durante a noite e atividades de qualificação e treinamento durante o dia, com muita inovação tecnológica”, garantiu.

A participação do Peru e da Bolívia também foi anunciada como intercâmbio cultural e econômico pelo secretário de Turismo, Marcelo Messias. “Vamos ampliar a participação dos países vizinhos, isso movimenta a economia. Para se ter uma ideia, durante a Expoacre do ano passado, a rede hoteleira teve 90% de ocupação. A determinação é melhorar ainda mais essa relação e a atração de turistas para o evento”, disse.

Já titular da pasta de Agricultura, Luiz Tchê, abordou a realização de palestras e cursos no setor produtivo. O prêmio do concurso de café realizado pela Seagri, em maio, será entregue durante a Expoacre. “Com isso, a gente quer atrair negócios do exterior para as empresas acreanas”, acrescentou.

Organizadores elogiaram antecipação do planejamento da feira e garantem inovação tecnológica no maior evento de negócios do Estado do Acre. Foto: Alice Leão/Seict

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Assuero Veronez, que também representou a Federação da Agricultura e Pecuária do Acre, disse que “o agro, mais do que nunca, pelo momento de crescimento, estará com toda inovação tecnológica dentro da feira”.

O presidente do Sebrae, Marcos Lameira, elogiou a antecipação do planejamento da Expoacre pelo governo. “Assim, todas as indústrias, as empresas e os empreendedores poderão se organizar melhor para realização de um grande evento”, frisou.

Júlio César, coordenador da Expoacre, relatou que o parque está pronto para receber os investimentos: “Com monitoramento 24 horas e a presença da polícia não tivemos nenhum furto do patrimônio público. Vamos preparar o parque para o evento”.

O coordenador da Casa Civil, Ítalo Medeiros, garantiu apoio institucional do governo a todas secretarias envolvidas na execução da feira.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Ciclista morre atropelado no dia do aniversário na Baixada da Sobral, em Rio Branco

Publicado

em

Vítima ainda foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu dentro da ambulância

O ciclista Rizomar Nascimento de Almeida, de 44 anos, morreu na noite deste domingo (22) após ser atropelado no bairro Bahia Velha, na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco. A tragédia aconteceu no mesmo dia em que ele comemorava aniversário.

Segundo informações apuradas no local, a vítima trafegava de bicicleta pela Rua Mende Sá quando tentou atravessar a via e foi atingida por um caminhão vermelho que seguia no sentido centro-bairro.

Com o impacto, a bicicleta ficou presa debaixo do veículo e há suspeita de que as rodas do caminhão tenham passado sobre o abdômen do ciclista, provocando um grave trauma abdominal, além de possível fratura na região do quadril.

Populares prestaram os primeiros socorros e acionaram a Polícia Militar do Acre e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Duas ambulâncias, sendo uma de suporte básico e outra de suporte avançado, foram enviadas ao local. As equipes médicas realizaram manobras de reanimação, mas, apesar dos esforços, Rizomar não resistiu e morreu dentro da ambulância.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavéricos.

O Policiamento de Trânsito isolou a área para os trabalhos da perícia. Após os procedimentos, o motorista do caminhão foi preso e conduzido à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde deverá prestar esclarecimentos.

A bicicleta da vítima foi entregue aos familiares.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Branco recebe mutirão de cirurgias voltado à saúde da mulher

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre) e da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realiza neste domingo, 22, um mutirão de cirurgias voltado à saúde da mulher. A ação integra o programa nacional Mais Especialistas, do Ministério da Saúde, e ocorre em alusão ao Mês da Mulher.

A iniciativa ocorre de forma simultânea em todo o país, envolvendo unidades hospitalares públicas, privadas e filantrópicas. O objetivo central é ampliar o acesso da população a procedimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Na Fundhacre, os atendimentos foram concentrados no centro cirúrgico da unidade, beneficiando pacientes previamente reguladas. Ao todo, foram executados procedimentos de diversas especialidades, visando garantir agilidade e reduzir as filas de espera.

Durante a mobilização, estão sendo executados procedimentos de diversas especialidades, como tireoidectomia total, plástica mamária não estética, reparo de manguito rotador, ressecção de cisto sinovial e tratamento de varizes. A ação contempla também demandas ginecológicas, incluindo histerectomias e curetagens, garantindo agilidade no atendimento e redução das filas de espera.

Antonia Neide, paciente contemplada pela ação relata. “Eu sentia muita dor no ombro e, quando trouxe os meus exames, o médico recomendou a cirurgia imediatamente. Graças a Deus, esse procedimento será realizado hoje. Esses mutirões são muito importantes, porque ampliam o acesso aos atendimentos. No meu caso, como eu trabalhava fazendo movimentos repetitivos, acabei desenvolvendo alguns problemas no ombro”, afirmou.

A inclusão da Fundhacre na mobilização nacional foi viabilizada após agenda institucional junto ao Ministério da Saúde, no início de março. O alinhamento reforça o compromisso do Estado com estratégias nacionais de atenção especializada e atendimento humanizado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Nível do Rio Acre segue em queda e permanece abaixo da cota de alerta em Rio Branco

Publicado

em

Boletim da Defesa Civil aponta redução do manancial e registra 12 milímetros de chuva nas últimas 24 horas

A Defesa Civil de Rio Branco divulgou, na manhã deste domingo (22), novo boletim com informações atualizadas sobre o nível do Rio Acre na capital. O documento é assinado pelo coordenador municipal de Defesa Civil, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Cláudio Falcão.

De acordo com a medição realizada às 6h43, o manancial marcou 8,80 metros, apresentando redução no volume em relação às medições anteriores.

Nas últimas 24 horas, o acumulado de chuva foi de 12 milímetros.

A cota de alerta na capital é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14,00 metros. No momento, o nível do rio permanece bem abaixo dos limites considerados críticos.

Comentários

Continue lendo