Acre
Governo do Acre apresenta experiências turísticas no Salão Nacional de Turismo
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), participou da abertura das atividades do Salão Nacional do Turismo 2023, em Brasília, que começou nesta sexta-feira, 15, e prossegue até o domingo, 17. O Acre participa com estandes abrangendo desde artesanato a experiências turísticas.

Secretário de turismo, Marcelo Messias, e equipe do Acre no Salão Nacional de Turismo. Foto: Wesley Moraes/Seplan
“O Acre está sendo muito bem representado”, disse o secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, destacando a importância da iniciativa para fomentar o turismo nacional e local. “Estamos no primeiro dia e os estandes do Acre estão sendo muito visitados e elogiados e tenho certeza de que serão três dias de sucesso”, disse.
O Salão é realizado pelo Ministério do Turismo. Há 12 anos o evento não era realizado. “Sabemos da importância do turismo internacional, mas é no Salão Nacional que a gente consegue fomentar o turismo local, por meio das demonstrações do que cada estado tem e o Acre tem muito a oferecer”, reforçou o secretário de Turismo.

Secretário Marcelo Messias participou das atividades do Acre no Salão Nacional do Turismo. Foto: Wesley Moraes/Seplan
O Acre conta com quatro estandes. Em um deles estão sendo apresentadas as seguintes experiências turísticas do Estado: Trilha Chico Mendes, Rio Croa e Serra do Divisor – foi montado inclusive um modelo do mirante que existe no local – além de vivências e festivais indígenas. Também tem mostras do artesanato acreano e cultural, além de mostra da culinária local. Neste sábado será apresentado, para degustação de público presente, o Pirarucu à Casaca, ação que também tem o apoio do Senac/Acre.
A participação do Acre também conta com mostra cultural, com show musical do grupo Saiti Munuti – Cantos e Encantos Yawanawa, do povo indígena Yawanawa, que vem chamando a atenção dos participantes do evento. No domingo, eles se apresentarão no palco principal. A líder do grupo, Eriya Luiza Pinhantan, destacou a importância da divulgação do etnoturismo do estado.
“É muito importante estar aqui, principalmente para mostrar a nossa cultura, o que a gente tem de mais valioso, que são nossos cantos, nossas histórias, nossos artesanatos e mostrar, também, que os povos indígenas são isso, somos acolhedores, protetores, família mesmo”, disse Eriya. Ela explicou a importância da cultura do canto para o seu povo.

Eriya Pinhantan destaca importância da divulgação do etnoturismo. Foto: Wesley Moraes/Seplan
“Nossos ancestrais ensinavam que quando a gente canta, a gente não canta só para nós, mas para todos escutarem, para todos sentirem a nossa força, o nosso poder e trazer para eles, também, a cura por meio dos cantos”, afirmou . A mostra cultural tem também o apoio do Sesc Acre.

Grupo Saiti Munuti – Cantos e Encantos Yawanawa, no Salão Nacional do Turismo. Foto: Wesley Moraes/Seplan
Entre os produtos de artesanato trazidos pelo Acre, estão biojóia, marchetaria, cestaria, produtos de látex e de madeira, todos da floresta e sustentáveis. Tem ainda produtos como castanha, farinha, biscoitos e cachaça de jambú – a qual foi elogiada por visitantes como Paulo Nogueira, que integra a Confraria de Cachaça em Brasília. “Muito boa!”, confirmou ele. Presente ao evento, o presidente do Conselho Municipal de Turismo do Acre, Rizomar Araújo, aproveitou para visitar os estantes do Acre e reforçou a importância da divulgação das atrações turísticas do Estado. “Hoje há muitos turistas internacionais no Acre, de forma orgânica. A divulgação potencializa essa procura”, disse.

Exemplos de produtos acreanos apresentados no Salão Nacional do Turismo. Foto: Wesley Moraes/Seplan
A participação do Acre no Salão do Turismo tem o apoio do Programa REM Fase II, coordenado pela Secretaria de Planejamento; o gabinete Civil; da Casa Civil e da Secretaria dos Povos Indígenas. A degustação dos produtos acreanos também tem o apoio do Sesc/Acre.
- Grupo Saiti Munuti – Cantos e Encantos Yawanawa, no Salão Nacional do Turismo. Foto: Wesley Moraes/Seplan
- Eriya Pinhantan destaca importância da divulgação do etnoturismo. Foto: Wesley Moraes/Seplan
- Secretário Marcelo Messias participou das atividades do Acre no Salão Nacional do Turismo. Foto: Wesley Moraes/Seplan
- Secretário de turismo, Marcelo Messias, e equipe do Acre no Salão Nacional de Turismo. Foto: Wesley Moraes/Seplan
- Exemplos de produtos acreanos apresentados no Salão Nacional do Turismo. Foto: Wesley Moraes/Seplan
Comentários
Acre
Defesa Civil interdita rua Marechal Rondon após erosão provocada pela cheia do Rio Acre em Brasileia
Na noite desta quinta-feira, 15, a Defesa Civil Municipal e a Prefeitura de Brasiléia emitiram um comunicado conjunto e realizam a interdição da rua Marechal Rondon, antiga Rua da Goiaba, após serem identificados sinais avançados de erosão no local.
De acordo com a Defesa Civil, o desbarrancamento foi causado pela força da água do rio, que permanece acima da cota de alerta.
No início da noite, o nível do Rio Acre em Brasileia estabilizou em 10,07 metros, ultrapassando a cota de alerta, que é de 9,80 metros, e se aproximando da cota de transbordamento.
O prefeito de Brasileia, Carlinhos do Pelado, e o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Sandro, estiveram pessoalmente no local para acompanhar a situação e definir as medidas emergenciais.
Segundo o prefeito, a interdição foi necessária para garantir a segurança da população. “Estamos aqui na rua Marechal Rondon, e presenciamos mais cedo que, devido à enchente do Rio Acre, o solo está desbarrancando. Diante desse cenário, tomamos a decisão de interditar o trecho para evitar riscos maiores”, afirmou.
O gestor municipal reforçou o pedido para que motoristas evitem utilizar a via, que é uma das principais rotas de acesso à ponte e a rotatória. “Desde já agradecemos à população de Brasileia que utiliza essa via. Sabemos que é um caminho mais prático para chegar à ponte e acessar a rotatória mas pedimos que evitem o uso, pois pode causar um acidente, um transtorno e até algo fatal”, alertou o prefeito.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, major Emerson Sandro, destacou que a interdição faz parte de um conjunto de medidas preventivas e que a prefeitura já iniciou ações paliativas no local. “Neste momento, a Defesa Civil está fazendo os devidos paliativos, com sinalização e interdição da avenida, para que a prefeitura possa executar os reparos necessários com segurança”, explicou ele.
A Prefeitura de Brasileia e a Defesa Civil seguem monitorando o nível do Rio Acre de forma contínua e informam que novas medidas poderão ser adotadas caso o volume de água volte a subir. A orientação é para que a população acompanhe os comunicados oficiais e evite áreas de risco durante o período de cheia.
d653c080-6864-4813-b5ff-adcd5767cf19
Comentários
Acre
Empresário acreano morre ao salvar filhas de afogamento em praia de Fortaleza
Empresário acreano e ex-coordenador da AMAC conseguiu resgatar as crianças, mas foi arrastado pela correnteza e não resistiu
O empresário e ex-coordenador da Associação dos Municípios do Acre (AMAC), Marcio Neri, morreu nesta quinta-feira (15) após entrar no mar para salvar as duas filhas que estavam sendo arrastadas por uma forte correnteza em uma praia de Fortaleza, no Ceará.
De acordo com informações apuradas, Neri conseguiu, com grande esforço, levar as crianças em segurança até a areia. No entanto, exausto após o resgate, acabou sendo puxado novamente pelas ondas e desapareceu diante da família.
O Corpo de Bombeiros foi acionado imediatamente e iniciou as buscas. O corpo do empresário foi localizado já sem sinais vitais. Socorristas ainda tentaram reanimá-lo por vários minutos com manobras de ressuscitação cardiopulmonar, mas não houve sucesso. A morte foi constatada ainda no local, em meio à comoção de banhistas e familiares.
Natural do Acre, Marcio Neri era uma figura conhecida no estado, especialmente por sua atuação na AMAC, onde exerceu por anos a função de coordenador, participando da articulação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento dos municípios acreanos.





























Você precisa fazer login para comentar.