Acre
Governo do Acre apoia criação de conselho nacional de representações estaduais para fortalecer defesa de melhorias locais
Representantes dos governos estaduais em Brasília e do Distrito Federal (DF) estão criando um conselho nacional da categoria. A minuta do estatuto da entidade foi aprovada em reunião de representantes, nesta segunda-feira, 18. O documento contou com o apoio do governo do Acre, por meio da sua representação na capital do país – competência da Diretoria de Relações Federativas (Dirrf), da Seplan.

Diretora Rosângela Bardales (de laranja, à direita), em reunião sobre conselho de representações de governos estaduais em Brasília. Foto: Wesley Moraes/Seplan
“Contar com um conselho fortalece a união, as relações institucionais e a defesa das pautas comuns em favor dos estados, com impactos positivos nas melhorias locais”, defendeu a diretora de Relações Federativas da Seplan, Rosângela Bardales. O encontro contou com a participação de representantes da maioria dos estados e do DF e foi sediado pela representação do governo de Santa Catarina, em Brasília.

Rosângela Bardales defende conselho para fortalecer pleitos estaduais. Foto: Wesley Moraes/Seplan
“O conselho facilita a troca de experiências e fortalece os estados para defender nossos pleitos e para que possam ter êxito em suas ações”, destacou a representante de Santa Catarina, Vânia Franco.
De acordo com a minuta do estatuto, a presidência do conselho será rotativa, contemplando cada uma das cinco regiões do país, com mandato de um ano, prorrogável por mais um. O documento aprovado estava em debate há alguns meses, coordenado pelo representante do governo de Pernambuco, Eric Coda. A elaboração, explicou ele, tem por base experiências bem-sucedidas de outros conselhos nacionais e também contou com a contribuição de gestores como o secretário de Planejamento do Acre, Ricardo Brandão.
“O secretário incentivou e nos ajudou com orientações e com a sua experiência, inclusive no Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento”, exemplificou Eric. Ele reforçou a importância da formalização do grupo de representações e relacionou as medidas necessárias para atingir esse objetivo, desde a criação do CNPJ às estruturas e respectiva manutenção.

Representantes de governos estaduais em Brasília aprovaram minuta do conselho de representações dos estados no DF. Foto: Wesley Moraes/Seplan
Ao fim do encontro, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, fez chamada de vídeo e reforçou a importância da “união para superar dificuldades”, da parceria e da troca de informações, para que “os estados possam ajudar uns aos outros”, inclusive com a troca de experiências “daquilo que cada um tem de melhor”.
Comentários
Acre
Vereador é flagrado ameaçando servidora durante confusão em posto de saúde; ASSISTA
Comentários
Acre
PREVISÃO DO TEMPO: sábado (20) de chuvas intensas e trovoadas no Norte
Pancadas de chuva com trovoadas tomam a região, com maior intensidade a partir da tarde; temperaturas variam entre 22°C e 34°C
A previsão do tempo para a Região Norte do país, neste sábado (20), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva para toda a região, com possibilidade de trovoadas isoladas para todos os estados, principalmente a partir da tarde.
Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, com pancadas de chuva isoladas para todo o Amapá, Pará — exceto pelo nordeste do estado —, maior parte do Amazonas — exceto pelo extremo-sul —, sudeste de Rondônia, oeste e norte do Tocantins e extremo-oeste do Acre. As pancadas de chuva devem amanhecer já acompanhadas de trovoadas no centro-sul do Piauí e no extremo-leste de Rondônia.
Durante a tarde, as chuvas se intensificam e vêm acompanhadas de trovoadas em toda a região, exceto no Amapá, onde deve chover com menor intensidade ao centro-sul do estado, sem trovoadas. Essas condições devem se manteraté a noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para o Acre, Tocantins, Rondônia, Amazonas e centro-sul do Pará, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o Tocantins, o centro-sul do Pará e para a faixa central do Amazonas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 34°C, emBoa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
Fonte: Brasil 61







Você precisa fazer login para comentar.