Cotidiano
Governo convoca coletiva para esta sexta e deve anunciar reabertura do comércio a partir de sábado no AC
O Governo do Estado e o Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 convocaram uma coletiva de imprensa para 9 horas da manhã desta sexta-feira (23) onde devem anunciar a reabertura do comércio aos finais de semana, como adiantou o governador Gladson Cameli no início desta semana.
Segundo o convite destinado à imprensa, a coletiva que ocorre online vai divulgar o novo decreto estadual.
A decisão de reabrir o comércio aos finais de semana surgiu a partir de uma reunião do governador com os empresários locais. De acordo com Cameli, o cenário atual com diminuição de casos é favorável para a flexibilização.
O Acre se encontra até esta quinta-feira (22) em Bandeira Vermelha. O atual decreto permite a abertura do comércio em geral de segunda à sexta-feira e o toque de recolher entra em vigor às 22h e se estende até 5h. supermercados podem funcionar até as 22 horas durante a semana.
Eventos religiosos podem ocorrer de segunda à sexta até às 22h; bares, distribuidoras de bebidas e similares podem funcionar até às 20h. Restaurante e lanchonetes podem vender bebidas alcoólicas até às 20h e fechar às 22h; shopping pode funcionar entre 12h e 20h. As academias podem funcionar das 5h às 22h;
Aos finais de semana apenas supermercados podem funcionar com horário definido de 7h às 18 e o toque de recolher é mais cedo, entrando em vigo às 19 horas até 5h do dia seguinte.
Com o novo decreto todo o comércio e postos de gasolina poderão abrir e as igrejas também.
Ministério Público é contra
Na quarta-feira (21), o promotor de saúde do Ministério Público do Acre (MP-AC), Gláucio Oshiro, declarou que o órgão é contra o relaxamento das medidas restritivas. Segundo ele, não foi identificada mudança na ocupação de leitos de UTI nos hospitais e há fila de espera para UTIs.
“Em relação à positividade, o que houve foi a diminuição no número de testes. Havendo uma diminuição no número de testes, consequentemente, há uma caída no número de confirmação absolutas, mas no tempo relativo isso se manteve estável com um pequeno descenso, que não dá conforto. É claro que a gente não está mais naquele cenário de ascensão, mas estamos no cenário de estabilização, mas se estabilizarmos lá em cima, qualquer medida sem maior reflexão, a tendência é subir novamente”, explicou.
Ainda de acordo com Oshiro, o ideal é que as medidas restritivas já impostas sejam mantidas por um tempo até uma estabilização mais segura. Na terça-feira (20), o MP se reuniu com o governador Gladson Cameli e fez a recomendação. “Então a nossa conversa com o governador foi para segurar um pouco mais a situação”, destacou.
Para o promotor, as medidas devem ser mantidas por pelo menos mais duas semanas. “Não ampliá-las, ou seja, não deixar mais rigorosas, mas também não afrouxar”.
Comentários
Cotidiano
Duas armas de fogo são apreendidas pela Polícia Civil em Tarauacá durante operação policial
O resultado é reflexo do trabalho técnico e comprometido das forças policiais, que têm atuado de forma preventiva e repressiva para coibir crimes na região

Armas apreendidas durante operação da Polícia Civil em Tarauacá. Foto: cedida
Em mais uma ação eficaz de combate à criminalidade, a equipe de investigação da Delegacia-Geral em Tarauacá, realizou nesta terça-feira, 8, uma operação que resultou na apreensão de duas armas de fogo. A ação integra o esforço contínuo da PCAC para aumentar a segurança pública e retirar armamentos ilegais de circulação.
As armas apreendidas estavam em posse de indivíduos que agora serão responsabilizados dentro dos trâmites legais. O resultado é reflexo do trabalho técnico e comprometido das forças policiais, que têm atuado de forma preventiva e repressiva para coibir crimes na região.
De acordo com a autoridade policial, operações como essa são fundamentais para evitar que armamentos ilegais sejam utilizados em delitos que colocam em risco a vida da população. A retirada dessas armas das ruas representa um avanço importante na proteção dos cidadãos e na manutenção da ordem pública.
A Polícia Civil reforça que o trabalho seguirá de forma constante e intensificada, com foco na prevenção de crimes, no combate à violência e na valorização da segurança da sociedade.
Comentários
Cotidiano
Rio Branco e Cruzeiro do Sul terão reforço do MS no combate à dengue
Para conter o avanço da dengue e reduzir casos graves e mortes, o Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira, 8, um conjunto de novas ações de enfrentamento à doença. No Acre, as medidas emergenciais serão concentradas nos dois municípios mais populosos do estado: Rio Branco e Cruzeiro Sul.
Ambas as cidades foram incluídas na lista de 80 municípios prioritários do país, selecionados por apresentarem alta transmissão ou crescimento no número de casos, além de população superior a 100 mil habitantes.
As ações contarão com o apoio direto da Força Nacional do SUS, que estará preparada para atuar nos municípios com a instalação de centros de hidratação com até 100 leitos cada, podendo chegar a 150 unidades em todo o Brasil. O investimento total previsto é de R$ 300 milhões.
Os centros são voltados ao acolhimento e à hidratação de pacientes com sintomas de dengue, tanto por via oral quanto venosa , com o objetivo de evitar o agravamento dos quadros e reduzir a necessidade de internações hospitalares. Os espaços poderão funcionar em unidades básicas de saúde (UBS), UPAs ou locais adaptados, como auditórios, bibliotecas, refeitórios, tendas ou contêineres.
Comentários
Cotidiano
No Acre, morador em situação de rua quase acerta repórter com pedrada

Frame/Vídeo
Uma repórter da TV Tribuna, afiliada da TV Crítica no Acre, passou por um momento de tensão enquanto gravava uma reportagem nas ruas do centro de Rio Branco. A repórter, identificada como Andressa Theles, quase foi atingida por uma pedra arremessada por um morador em situação de rua.
Segundo relato publicado no perfil oficial da emissora no Instagram, “enquanto o Centro Pop ganha mais um capítulo, pessoas vivem vulneráveis a situações de moradores usuários de entorpecentes no centro de Rio Branco. Uma repórter da TV Tribuna, afiliada da Crítica no Acre, foi quase atacada e quase atingida por uma pedra na cabeça, disparada por um dependente químico.”
Nas imagens, é possível ver o momento em que o homem utiliza um estilingue para lançar a pedra em direção à equipe de reportagem. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
homem em situação que acabou detido pela Polícia Militar após causar tumulto na região do Terminal Urbano de Rio Branco. Identificado como Rian Silva Barbosa, de 25 anos, este se apresentava de forma alterada e agressiva, jogando pedras em pedestres e veículos que circulavam pelo Centro da capital.
Você precisa fazer login para comentar.