Conecte-se conosco

Cotidiano

Governo antecipa pagamento dos servidores para os dias 26 e 27 de setembro

Publicado

em

O governo do Acre anunciou a antecipação do pagamento da folha salarial referente ao mês de setembro para servidores ativos, aposentados e pensionistas. A medida vai beneficiar 56.262 servidores, entre ativos e inativos, e injetar R$ 425,5 milhões na economia acreana.

Conforme o cronograma divulgado pelas secretarias de Estado de Administração (Sead) e da Fazenda (Sefaz), o pagamento dos aposentados e pensionistas será creditado no dia 26 de setembro (sexta-feira). Já os servidores ativos terão o pagamento efetuado no dia 29 (segunda-feira), com crédito antecipado para o dia 27 (sábado) para aqueles que recebem pelo Banco do Brasil.

O governador Gladson Camelí destacou que a antecipação é resultado do planejamento financeiro e do compromisso da atual gestão com os servidores públicos. “Estamos honrando nossos compromissos e garantindo que os servidores recebam seus salários de forma antecipada. Essa medida reforça nosso compromisso com a valorização do funcionalismo e contribui para movimentar a economia do estado”, afirmou.

A antecipação dos salários evidencia o compromisso do governo com a valorização do funcionalismo público e o fortalecimento da economia local. Os contracheques estarão disponíveis na véspera do pagamento, pelo site contracheque.ac.gov.br, no Portal de Serviços do Estado do Acre ou no aplicativo MeuAC.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Sena Madureira registra aumento de internações por pneumonia nos primeiros dias de 2026

Publicado

em

Hospital local contabilizou seis pacientes internados, incluindo crianças; casos mais graves foram transferidos para Rio Branco

Pneumonias bacterianas geralmente exigem antibióticos, enquanto as virais podem demandar apenas acompanhamento médico e cuidados de suporte. Casos mais graves podem necessitar de internação hospitalar. Foto: captada 

Os primeiros dez dias de janeiro de 2026 registraram um aumento preocupante de internações por pneumonia em Sena Madureira, no interior do Acre. Segundo dados do Hospital João Câncio Fernandes, ao menos seis pessoas — entre adultos e crianças — foram internadas para tratamento da doença, com alguns casos sendo transferidos para o Pronto-Socorro de Rio Branco para atendimento especializado.

O cenário reforça a importância da vacinação contra a grive, disponível nas unidades básicas de saúde do município, como medida preventiva para evitar complicações respiratórias. A pneumonia é uma infecção que atinge os pulmões e pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos, sendo mais grave em crianças, idosos, gestantes e pessoas com imunidade baixa.

O tratamento varia de acordo com a causa da doença, podendo incluir o uso de antibióticos em casos bacterianos ou apenas suporte clínico em infecções virais. Casos mais severos exigem internação. Além da vacinação, medidas como higiene frequente das mãos, evitar o tabagismo e manter hábitos saudáveis são recomendadas para prevenção.

A direção do hospital orienta que a população procure atendimento médico ao apresentar sintomas como febre alta, tosse com secreção, falta de ar e dor no peito, para que o diagnóstico e o tratamento adequados sejam iniciados rapidamente.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Nível do Rio Acre cai e segue distante da cota de transbordo

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre apresentou leve redução na manhã deste sábado (10), em Rio Branco. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, às 5h25 o manancial marcou 9,49 metros, registrando tendência de vazante.

Nas últimas 24 horas, o volume de chuvas acumulado na capital foi de 9,80 milímetros. Apesar das precipitações, o nível do rio permanece bem abaixo da cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, e distante da cota de transbordo, que é de 14 metros.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Natação acreana fecha 2025 com recordes e atletas entre os melhores do Brasil

Publicado

em

Luiz Antônio Jerônimo e Pedro Henrique Ramirez figuram no top 10 nacional em rankings divulgados pelo Swim It Up!.

A natação acreana encerrou a temporada de 2025 em alta, com bons resultados em competições nacionais e a quebra de recordes estaduais. O desempenho colocou atletas do estado entre os dez melhores do país nos rankings de piscina curta e longa, divulgados pelo site Swim It Up!, referência em estatísticas da natação brasileira.

O principal destaque é Luiz Antônio Jerônimo, da AABB-AC, que aparece em oito rankings nacionais e conquistou a segunda colocação nos 50 metros peito da categoria Infantil 2, tanto em piscina curta quanto longa. Outro nome em evidência é Pedro Henrique Ramirez, atleta do Corinthians desde 2024, que ocupa o 10º lugar nos 50 metros borboleta da categoria Juvenil 2.c

Comentários

Continue lendo