fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Governadores debatem efeitos de mudanças climáticas

Publicado

em

Consórcio de Integração Sul e Sudeste se reúne no Rio

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, defendeu hoje (2) que os estados devem atuar em conjunto para criar programas de mudanças climáticas que adaptem o país para enfrentar eventos naturais extremos, que podem se tornar mais frequentes com o aquecimento global. Ele participou, no Rio de Janeiro, do sétimo encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste, com governadores e representantes dos setes estados das duas regiões. 

“Isso significa obras de adaptação, obras que possam prevenir, remediar e diminuir os impactos sobre o patrimônio e de perdas de vidas humanas. E ações na área de mitigação [redução] para a gente poder reduzir as emissões de gases do efeito estufa. Não podemos só cobrar do governo federal ações. A gente também tem uma tarefa de incentivar energias renováveis, fazer obras”, disse Casagrande, ao comentar a relação entre saneamento e tragédias como o temporal no litoral norte do estado de São Paulo.

Por ainda estar ocupado acompanhando a resposta ao desastre, que deixou dezenas de vítimas, o governador paulista, Tarcísio de Freitas, foi representado no evento pelo secretário de Fazenda e Planejamento, Samuel Kinoshita. Também não puderam comparecer e enviaram representantes os governadores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Saneamento básico

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, afirmou que nada é mais prejudicial para a natureza do que a falta de saneamento básico e disse que a área sofre de um erro estratégico no Brasil, onde há falta de planejamento sobre o setor “há décadas”.

Ele afirmou que o Paraná está construindo um programa com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para captar 85 milhões de dólares para a prevenção de tragédias e defendeu a atuação da iniciativa privada no setor de saneamento.

“Nossa missão como governadores é não deixar que um discurso político influencie um tema técnico. Onde está escrito que não pode ter iniciativa privada prestando serviço? É uma bobagem. O que importa é a água chegar na torneira das pessoas com qualidade e o esgoto sendo tratado de forma ambientalmente correta e com preço justo. A população carente paga aquilo que é possível, e a população que pode pagar um pouco mais paga aquilo que é justo”, opinou.

O saneamento foi o tema debatido hoje no encontro dos governadores, que também vão tratar de pacto federativo e reforma tributária até o fim do evento, que terminará no sábado (4). O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, disse que, para os estados das regiões Sul e Sudeste, esses últimos dois temas são inseparáveis.

“Para o Sul e o Sudeste, uma discussão sem a outra fica capenga, não resolve o problema, sobretudo por causa das dívidas, de situações de ICMS [Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços]”, afirmou ele.

Redução de custos

Além dos três temas principais, o encontro conta com 25 grupos temáticos com representantes das administrações estaduais que vão tratar de todas as áreas de interesse da população, como saúde, educação e segurança pública, explicou Castro. O governador do Rio salientou que deseja também que o consórcio avance na integração, fazendo compras conjuntas e reduzindo custos.

“Temos agora o desafio de tornar o Cosud [Consórcio de Integração Sul e Sudeste] algo regulamentado. Estamos pensando em uma estrutura física que faça com que esses trabalhos avancem. Vários estados já têm experiências de compras em conjunto. Na época da vacina, a gente partilhou muito fornecedores de insumos e a questão logística”, recordou.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, também apontou a necessidade de formalizar o consórcio Sul-Sudeste e destacou que a região concentra mais de 50% da população brasileira e mais de 70% da economia.

“É uma parte [do Brasil] que contribui muito mais do que recebe de volta”, disse. Para ele, problemas de governança afetam investimentos no país. “A falta de previsibilidade é enorme, e onde não há previsibilidade não há investimentos e ninguém trabalha visando o futuro”, finalizou.

Edição: Kleber Sampaio

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Taxista baleado durante corrida na BR-317 é socorrido às pressas ao PS de Rio Branco

Publicado

em

Criminoso fugiu em direção ao Peru após disparo à queima-roupa e operação de resgate envolveu helicóptero e múltiplas equipes de emergência.

O taxista Leandro Rudas Campos, de 50 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na tarde desta terça-feira (18) na BR-317, no município de Assis Brasil, interior do Acre. Leandro, que estava trabalhando normalmente, pegou um passageiro para uma corrida até a cidade de Ampare, no Peru.

De acordo com informações da polícia, a viagem transcorreu sem incidentes até que, inesperadamente, o cliente sacou uma arma e disparou à queima-roupa contra o abdômen de Leandro. Após o disparo, o criminoso fugiu do veículo e correu em direção ao Peru.

Ferido, Leandro conseguiu dirigir de volta a Assis Brasil, chegando à sua residência, onde pediu ajuda à esposa. Ela o conduziu até a Unidade Mista de Saúde local, onde sua condição foi estabilizada. Devido à gravidade do ferimento, foi necessário o apoio do helicóptero do Governo do Acre, que partiu de Rio Branco com uma equipe de suporte avançado.

No entanto, condições climáticas adversas forçaram o helicóptero a pousar em Xapuri. A equipe do Samu de Capixaba foi acionada e transportou Leandro de ambulância até o pronto-socorro de Rio Branco. Ele deu entrada no hospital em estado estável e será submetido a uma cirurgia para avaliar os danos internos causados pelo projétil.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Assis Brasil, que busca entender a motivação do crime e capturar o responsável pelo ataque.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria do Humaitá dispensa últimos reforços contratados

Publicado

em

Foto Jhon Silva: O meia Lúcio Flávio (8) foi um dos dispensados do Humaitá

Durou somente cinco dias as passagens goleiro Xandão, o zagueiro Adalto, os volantes Jeferson e Cleidson e o meia Lúcio Flávio pelo Humaitá. Os jogadores foram contratados na última semana e depois de atuações de péssimo nível contra Princesa do Solimões e Manauara, ambos do Amazonas, foram dispensados pela diretoria do Tourão por deficiência técnica.

Pediu para sair

O lateral Paulo Jeferson pediu para deixar o Humaitá e não joga mais pela equipe no Brasileiro. O atleta alegou problemas particulares e deixou o Tourão.

Base deve ganhar

Os atletas do Sub-20 devem ganhar mais espaço com o técnico interino Elison Silva para os últimos jogos no Campeonato Brasileiro da Série D. O lateral Matheus, o volante Lima e os atacantes Coitinho e Ruan podem ganhar vagas entre os titulares no confronto contra o São Raimundo. A partida será disputada no sábado, 22, às 16 horas (hora Acre), no estádio Canarinho, em Boa Vista, Roraima.

Deve definir 

Elison Silva comanda um treinamento na tarde desta quarta, 19, no campo do Airton, e deve definir os titulares para o jogo contra o São Raimundo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Santa Cruz vence o São Francisco de virada e assume liderança

Publicado

em

Foto Jhon Silva: Santa Cruz deu um passo importante para chegar nas finais

O Santa Cruz venceu o São Francisco por 5 a 1, de virada, nesta terça, 18, no Florestão e assumiu a liderança do grupo A com 9 pontos. Os gols da Capivara foram marcados por Neto (2), Jucá, Raio e Samuel, enquanto Bruno marcou o gol Católico.

Santa pressionado

O Santa Cruz iniciou a partida bastante pressionado pelos seus nervos. O São Francisco abriu o placar com Bruno e ainda no primeiro tempo Jucá empatou.

No primeiro minuto da segunda etapa, Souza cruzou e Raio fez 2 a 1. O São Francisco ainda teve a oportunidade de empatar com Funga, mas o meia errou a cabeçada.

Em vantagem, o Santa Cruz dominou o confronto e fez virar goleada.

Fala, Souza!

“Tínhamos a necessidade de vencer a partida e felizmente conseguimos o resultado. Ainda não estamos classificados, mas dependemos somente do nosso resultado para conquistar a classificação”, comentou o meia do Santa Cruz, Souza.

Decide contra o Galvez

O Santa Cruz vai decidir uma vaga para as finais do Estadual Sub-20 contra o Galvez. A partida será realizada na terça, 2 de julho, no Florestão.

Classificação do grupo A

1º Santa Cruz 9 Pts

2º Humaitá 9 Pts

3º Rio Branco 7 Pts

4º Galvez 7 Pts

5º São Francisco 0 Pt

6º Plácido de Castro 0 Pt

Comentários

Continue lendo