Conecte-se conosco

Flash

Governador Gladson Cameli reforça compromisso com políticas públicas para mulheres durante visita da ministra Cida Gonçalves ao Acre

Publicado

em

Rio Branco recebeu na manhã desta terça-feira, 21, a visita da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. Recepcionada pelo governador do Acre, Gladson Cameli, pela vice-governadora Mailza Assis e pela secretária de Estado da Mulher, Márdhia El Shawwa, a ministra trouxe à pauta a necessidade urgente de fortalecer as políticas públicas que promovam proteção, autonomia e inclusão das mulheres acreanas numa união entre todos os poderes e esferas públicas.

Em encontro realizado no Palácio Rio Branco, Cida Gonçalves destacou o compromisso do governo federal em apoiar iniciativas estaduais. Foto: Diego Gurgel/Secom

Em encontro realizado no Palácio Rio Branco, Cida Gonçalves destacou o compromisso do governo federal em apoiar iniciativas estaduais que busquem reduzir as desigualdades de gênero e combater a violência contra as mulheres. “O Acre tem demonstrado um compromisso exemplar com a inclusão das mulheres em espaços de poder e políticas públicas. Essa parceria entre estados e municípios é essencial para avançarmos juntos”, enfatizou.

O governador Gladson Cameli destacou: “Receber a ministra Cida Gonçalves no Acre reforça nosso compromisso com as políticas públicas para as mulheres. Nosso estado tem liderado avanços importantes, como a inauguração da Casa da Mulher Brasileira em Cruzeiro do Sul, e seguimos determinados a superar os desafios, com a união entre governo estadual e federal. A presença dela aqui demonstra respeito pela nossa população e a força do diálogo em favor das mulheres acreanas”.

Governador Gladson Cameli destacou que receber ministra reforça compromisso com políticas públicas para mulheres. Foto: Diego Gurgel/Secom

Dados que refletem a força da mulher acreana

Com uma população em que as mulheres representam 50% dos 830 mil habitantes, o Acre desponta como um estado que avança na inclusão feminina em posições de liderança. Atualmente, 33% das secretarias e autarquias estaduais são comandadas por mulheres, posicionando o estado em 9º lugar no ranking nacional de mulheres em cargos de liderança, de acordo com o Comitê Gestor de Políticas Públicas.

A vice-governadora Mailza Assis, uma das líderes mais influentes do governo, reafirmou que o Acre está comprometido em ser um estado de oportunidades iguais para todas as mulheres. “O papel da mulher na sociedade está sendo reconhecido e valorizado. Nosso desafio é ampliar as políticas de proteção e inclusão para todas as mulheres, especialmente as que vivem em áreas mais vulneráveis”, declarou Mailza.

Vice-governadora Mailza Assis reafirmou que Acre está comprometido em oferecer oportunidades para mulheres. Foto: José Caminha/Secom

Ministra destaca avanços e parcerias em prol do Acre

Durante sua primeira visita oficial ao Acre, a ministra reforçou o compromisso do governo federal com a implementação de políticas públicas voltadas à proteção e autonomia das mulheres. A agenda, que incluiu encontros em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, consolidou parcerias estratégicas e destacou os avanços e desafios na luta pela igualdade de gênero.

“Estamos aqui para fortalecer as políticas de enfrentamento à violência contra a mulher e avançar em iniciativas que promovam igualdade salarial, qualificação profissional e empreendedorismo feminino. A entrega do Centro de Referência da Mulher em Cruzeiro do Sul amanhã é um marco, mas nosso objetivo é expandir o alcance dessas políticas para todas as mulheres, inclusive aquelas em áreas rurais, indígenas e ribeirinhas”, afirmou.

A ministra destacou ainda que a Casa da Mulher Brasileira, em fase de instalação em Rio Branco, será um espaço integrado com serviços essenciais, como delegacia especializada, juizado, promotoria, defensoria e suporte psicossocial. “Essa estrutura conjunta simboliza o compromisso das três esferas de governo em garantir acolhimento, proteção e autonomia às mulheres que enfrentam situações de violência”, observou.

Ministra também abordou papel estratégico das mulheres na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável. Foto: Diego Gurgel/Secom

A ministra também abordou o papel estratégico das mulheres na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável. “No Acre, um estado que desempenha um papel fundamental na agenda climática, as mulheres são protagonistas na agricultura familiar, na ciência e em práticas de conservação ambiental. Queremos garantir que essas mulheres tenham acesso a oportunidades econômicas e sociais que reconheçam e valorizem seu papel”, declarou.

Por fim, Cida Gonçalves enfatizou a urgência de apresentar resultados concretos nos próximos anos: “O presidente Lula deixou claro que precisamos entregar soluções para a população. Nossa missão é garantir que as mulheres colham os frutos dessas políticas, com acesso a direitos, emprego e dignidade”.

Já na quarta-feira, 22, a ministra estará em Cruzeiro do Sul para inaugurar o Centro de Referência da Mulher Brasileira, um espaço dedicado ao acolhimento, proteção e orientação das mulheres vítimas de violência. A nova unidade, localizada na Rua Formoso, será um ponto estratégico para ampliar a rede de atendimento no interior do estado.

Gladson Cameli reforçou a importância de descentralizar as políticas públicas, levando recursos e serviços a todas as regiões. “Esse Centro de Referência é uma vitória para as mulheres do Vale do Juruá. Nosso governo está comprometido em oferecer mais segurança, dignidade e oportunidades para todas as mulheres do Acre”, disse o governador.

Acre faz a diferença

Nos últimos anos, o Acre alcançou uma redução de 43% nos casos de feminicídio, fruto do fortalecimento da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Rio Branco e da inauguração de uma unidade em Cruzeiro do Sul. Além disso, programas como o Impacta Mulher, que oferece cursos profissionalizantes, e iniciativas de conscientização como a cartilha Sou Travesti, Existo! têm ajudado a construir um estado mais inclusivo.

Nos últimos anos, Acre alcançou uma redução de 43% nos casos de feminicídio. Foto: Diego Gurgel/Secom

Outros avanços incluem a tradução da Lei Maria da Penha para as línguas indígenas Manchineri e Huni Kuin, ações voltadas para mulheres negras e LGBTs e a certificação de Zona Segura, que estimula estabelecimentos de lazer a adotarem medidas de proteção contra a violência.

União de esforços

Para a secretária Márdhia El Shawwa, a colaboração entre os poderes estaduais, municipais e federais é o que torna possível a implementação de políticas efetivas. “Estamos enfrentando um desafio complexo, mas, com união e compromisso, conseguimos fortalecer uma rede de proteção robusta para as mulheres acreanas”, destacou.

Durante a visita, a ministra também ressaltou a importância da participação da sociedade civil. Encontros com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim/AC) foram fundamentais para ouvir demandas locais e planejar ações específicas para cada região do estado.

Durante visita, ministra ressaltou importância da união de poderes e da participação da sociedade civil. Foto: Diego Gurgel/Secom

Ao fim da agenda, Cameli reafirmou que o Estado continuará sendo um exemplo na luta pela igualdade de gênero. “O Acre está construindo uma história de respeito e valorização das mulheres. Essa é uma prioridade do meu governo e será um legado para as próximas gerações”, declarou o governador.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Sebrae promove evento para conectar artesãos acreanos à lojistas do Sudeste e Nordeste

Publicado

em

Evento integra o Projeto Comprador e conta com apoio de parceiros

Nos dias 3 e 4 de novembro, o Sebrae realiza o encontro de negócios do Projeto Comprador, com foco em conectar talentos do Acre a novas oportunidades de mercado. O evento acontece no formato B2B (Business to Business) e conecta 14 lojistas do Sudeste e Nordeste diretamente aos artesãos acreanos.

O Projeto Comprador contou com uma fase anterior, de capacitação com duração de quatro meses, beneficiando mais de 100 artesãos de dez municípios acreanos, incluindo representantes das etnias indígenas Puyanawa, Shanenawa, Apuriã, Huni Kuin e Marubo.

De acordo com o analista do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel, o projeto contou com uma metodologia específica desenvolvida para os artesãos. “As capacitações consistem na modelagem de negócios, gestão da produção, precificação e comercialização, preparando o artesão para fazer negócios com esses compradores”, explicou.

A líder indígena Eni Shanenawa destacou sua satisfação em participar da iniciativa para que as pessoas conheçam a ancestralidade do Povo Shanenawa. “Agradeço ao Sebrae por esse momento tão importante em que nós estamos aqui, como indígenas, para mostrar os nossos artesanatos. É de grande importância para nós que as pessoas levem nossos produtos para fora do estado, porque a sociedade vai ter esse conhecimento da importância do artesanato indígena e do artesanato acreano”, disse.

Pela primeira vez no Acre, a representante da Loja do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Adélia Borges, destacou as belezas da produção acreana. “Essa bioeconomia que a gente vê aqui é uma produção muito linda, cheia de significados culturais. Cada peça que vemos aqui é um trabalho enorme que o artesão faz. Nós somos uma loja em um museu importante e os produtos acreanos fazem um sucesso enorme, principalmente com os estrangeiros”, destacou.

O encontro conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Rio Branco, Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a GolLog.

Comentários

Continue lendo

Flash

Polícia Civil deflagra Operação “Desmonte 4” e prende 12 integrantes de organização criminosa no Acre e em Mato Grosso

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), deflagrou nesta quinta-feira, 4, a Operação “Desmonte 4”, ação que reforça o combate ao avanço e à estruturação de organizações criminosas no estado. A ofensiva contou com apoio estratégico da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diop) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), além da parceria da Draco da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJCMT).

Polícia Civil prende 12 integrantes de organização criminosa no Acre e em Mato Grosso. A ação integra a Renorcrim e reforça o enfrentamento ao crime organizado no país. Foto: assessoria/ PCAC

Ao todo, 12 pessoas foram presas preventivamente, sendo 11 em Rio Branco-AC e uma em Várzea Grande-MT, esta última localizada com apoio das equipes especializadas mato-grossenses. As prisões atingem diretamente uma célula criminosa ligada à expansão territorial da facção criminosa.

Segundo as investigações, o grupo atuava na ampliação do domínio territorial, na realização de cadastros de novos integrantes, além de coordenar invasões em áreas da cidade e organizar a venda de drogas em pontos estratégicos de Rio Branco. As ações tinham como objetivo fortalecer a presença da facção e ampliar sua capacidade de atuação criminosa.

O delegado titular da Draco, Gustavo Henrique da Silva Neves, destacou que as prisões representam mais um importante passo na contenção do avanço da organização criminosa no estado. Segundo ele, o trabalho integrado entre as forças de segurança tem sido determinante para enfraquecer a atuação das facções.

Em coletiva de imprensa, o delegado Gustavo Neves destaca que a Operação Desmonte 4 representa mais um duro golpe contra o crime organizado no Acre. Foto: assessoria/ PCAC

“A Operação Desmonte 4 reflete o esforço contínuo das instituições de segurança pública em desarticular o crime organizado. O compartilhamento de informações e a atuação conjunta são fundamentais para impedir o avanço dessas organizações, que tentam expandir seu território e suas práticas ilícitas”, afirmou o delegado.

A Operação “Desmonte 4” integra as ações da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Renorcrim), coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A rede reúne delegados titulares de unidades especializadas em combate ao crime organizado em todo o país, promovendo o trabalho conjunto, a troca de informações e o desenvolvimento de estratégias de inteligência.

A atuação da Renorcrim, por meio da Diop/Senasp, tem como principal objetivo fortalecer o enfrentamento nacional e duradouro ao crime organizado, garantindo respostas rápidas e integradas às ações das facções criminosas, que têm atuação interestadual.

Comentários

Continue lendo

Flash

Americano recém-chegado ao Acre é brutalmente assaltado no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Vítima foi atacada por quatro criminosos, teve documentos e dinheiro roubados e acabou gravemente ferida

Um cidadão norte-americano, identificado como Joseph Thomas Fratantoni, de 43 anos, foi vítima de um assalto seguido de agressão na noite desta quarta-feira (3), no bairro Cidade Nova, no Segundo Distrito de Rio Branco. O homem havia acabado de chegar ao Brasil no mesmo dia, entrando pela fronteira do Acre.

Segundo informações, Joseph foi surpreendido por quatro homens que levaram cerca de R$ 1 mil, além de seu celular e passaporte. Após o roubo, os criminosos passaram a espancá-lo com pedras, chutes e ripas, causando cortes profundos na cabeça e fortes dores na região das costas e costelas. Em seguida, fugiram.

Mesmo ferido, o estrangeiro conseguiu correr até um hotel próximo para pedir socorro. Funcionários acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que realizou os primeiros atendimentos e o encaminhou ao Pronto Socorro de Rio Branco. Ele está estável.

A Polícia Militar fez buscas na região, mas nenhum suspeito foi encontrado. O caso segue em investigação.

Comentários

Continue lendo