Acre
Governador Gladson Camelí implementa programas de prevenção ao uso de drogas para estudantes da rede pública

Governador e vice participaram da implementação da edição de 2025 dos programas. Foto: José Caminha/Secom
O governador Gladson Camelí, acompanhado da vice-governadora Mailza Assis, participou, na tarde desta segunda-feira, 6, do lançamento e implementação dos programas #TamoJunto e Elos – Construindo Coletivos, iniciativas voltadas à prevenção do uso de drogas e à promoção da saúde emocional entre crianças e adolescentes da rede pública de ensino do Acre, em Rio Branco.
Desenvolvidos em parceria pelas secretarias de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), de Educação e Cultura (SEE) e de Saúde (Sesacre), os programas integram uma estratégia de cuidado e proteção à infância e à adolescência, com foco na redução de vulnerabilidades, no fortalecimento de vínculos comunitários e na valorização de ambientes escolares saudáveis.
Segundo o chefe do Executivo estadual, o principal objetivo da implantação dos projetos é evitar que os jovens acreanos se desviem dos estudos e sigam caminhos que comprometam seu futuro.
“Esse é um passo importante que o governo está dando. Prevenir é salvar vidas, e a ideia é levar esses programas para o interior do estado o quanto antes. Eles vêm para mostrar às juventudes os riscos que as drogas apresentam. É um mal que atinge muitas famílias e, com a prevenção precoce, conseguimos mudar essa realidade”, pontuou o governador.
O #TamoJunto é voltado exclusivamente a estudantes do Ensino Fundamental 2, especificamente do 7º ano, com foco no desenvolvimento de habilidades de vida, autoestima, comunicação e enfrentamento à pressão de grupos, visando coibir práticas ilegais relacionadas ao uso de substâncias ilícitas.
Por sua vez, o Elos – Construindo Coletivos tem foco na prevenção junto às séries iniciais do Ensino Fundamental 1, do 1º ao 5º ano, com ênfase na convivência, na construção de valores e no fortalecimento dos vínculos sociais e familiares.
Titular da SEASDH, a vice-governadora Mailza Assis destacou que a iniciativa foi construída de forma colaborativa, com o envolvimento de diversas pessoas, para garantir uma implementação bem-sucedida nas escolas e assegurar que o conteúdo dos programas dialogue da maneira correta com as crianças e os adolescentes.
“A integração com outras secretarias é fundamental, porque não fazemos nada sozinhos. É essencial que todos os secretários estejam com suas pastas alinhadas e trabalhando pelo mesmo objetivo. Temos cumprido o nosso papel, enquanto gestores, de implementar políticas públicas que alcancem toda a nossa população”, ressaltou Mailza.
Protagonismo
De acordo com a SEASDH, os dois programas são embasados em evidências científicas e integram a Política Nacional de Prevenção, além de contribuírem para o fortalecimento do protagonismo juvenil e para o desenvolvimento de habilidades para a vida.
Entre os dias 19 e 20 de agosto deste ano, professores e gestores das escolas que irão implementar os programas receberam a capacitação necessária para atuar com uma metodologia inédita. As aulas foram ministradas pela SEE.
Paulina Karoline dos Santos, aluna do 8º ano da Escola Estadual Maria Chalub Leite, uma das unidades que receberão os programas, acredita que esse momento representa uma oportunidade de transformar o futuro dos estudantes.
“Os programas têm um objetivo comum: construir um futuro melhor para a nossa população. Isso significa que governo e comunidade caminham lado a lado, agindo de forma conjunta. Quando trabalhamos juntos, cada conquista se torna mais duradoura. O progresso se faz com diálogo e respeito. ‘Tamo junto’”, declarou.

Paulina Karoline é estudante e está no 8º ano do ensino fundamental. Foto: José Caminha/Secom
O gestor da Educação do Acre, Aberson Carvalho, reforçou: “Dizer ‘não’ é fundamental. Preparar nossas crianças para o futuro é de extrema importância. A idade em que elas estão é justamente aquela em que podem se sentir tentadas a experimentar substâncias ilícitas, por isso é o momento certo de dar-lhes a voz para recusar.”
Comentários
Acre
Rio Envira permanece acima da cota de transbordamento e mantém Feijó em alerta
Nível do manancial marcou 12,01 metros nesta quarta-feira (14); duas famílias foram retiradas de áreas alagadas

O rio Envira permanece acima da cota de transbordamento no município de Feijó e segue mantendo autoridades e moradores das áreas ribeirinhas em estado de alerta. De acordo com o Informativo Hídrico divulgado pela Defesa Civil Municipal nesta quarta-feira (14), às 6h, o nível do rio foi registrado em 12,01 metros.
Apesar da leve redução em relação à medição do dia anterior, quando o manancial atingiu 12,39 metros, o rio continua acima da cota de transbordamento, fixada em 12 metros, e bem acima da cota de alerta, que é de 11 metros. O cenário ainda é considerado preocupante pela Defesa Civil.
O transbordamento ocorreu na tarde de terça-feira (13), causando alagamentos em áreas ribeirinhas e em bairros mais baixos da cidade. Em decorrência da cheia, duas famílias precisaram ser retiradas de suas residências e encaminhadas para locais seguros.
A Defesa Civil de Feijó informou que mantém o monitoramento permanente do comportamento do rio e equipes de prontidão para agir em caso de nova elevação do nível ou necessidade de novas remoções. O órgão destacou ainda que o nível máximo histórico do rio Envira no município é de 14,54 metros, o que reforça o estado de atenção enquanto o manancial permanecer acima das cotas de segurança.
Comentários
Acre
Polícia Civil cumpre novos mandados e encontra depósito clandestino de medicamentos em Rio Branco
Em mais um desdobramento das investigações sobre o desvio de medicamentos e insumos hospitalares da rede estadual de saúde, a Polícia Civil do Acre (PCAC) cumpriu, nesta quarta-feira, 14, dois mandados de busca e apreensão em Rio Branco.
Um dos locais inspecionados fica na região da Gameleira, onde a equipe policial localizou mais um depósito clandestino utilizado para o armazenamento irregular de medicamentos oriundos da rede pública de saúde. De acordo com a investigação, a autoridade policial trabalha com a hipótese de que o local seja de responsabilidade do mesmo idoso de 74 anos que já vinha sendo investigado desde a semana passada por envolvimento no esquema. O segundo alvo da operação foi uma clínica que presta serviços de saúde, pois os proprietários do estabelecimento são investigados sobre a hipótese de crime de receptação de medicamentos.
A ação faz parte de uma investigação mais ampla, iniciada há alguns meses a pedido do secretário de Estado de Saúde, e conduzida por meio de uma força-tarefa da Polícia Civil. Com os mandados cumpridos nesta quarta-feira, já são cinco ordens judiciais executadas no âmbito da apuração, que busca identificar todos os envolvidos no esquema criminoso, bem como o destino final dos medicamentos desviados.
O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel, destacou a importância do trabalho investigativo e o compromisso da instituição com a defesa da saúde pública. “Estamos tratando de um crime extremamente grave, que atinge diretamente a população que depende do sistema público de saúde. A Polícia Civil está atuando de forma firme e contínua para identificar todos os responsáveis, desarticular esse esquema criminoso e garantir que os culpados sejam responsabilizados na forma da lei. Esse é um trabalho técnico, sério e que seguirá até o completo esclarecimento dos fatos”, afirmou o delegado-geral.
As investigações seguem em andamento, e novas diligências não estão descartadas. A Polícia Civil reforça que denúncias podem contribuir de forma decisiva para o avanço das apurações, através do 181.
Comentários
Acre
Rio Juruá registra nível quase quatro metros acima do registrado no mesmo período de 2025 em Cruzeiro do Sul
Manancial atingiu 11,37 metros nesta quarta-feira (14); Defesa Civil alerta para tendência de elevação nos próximos dias devido às chuvas no alto curso do rio

O rio Juruá atingiu a marca de 11,37 metros em Cruzeiro do Sul nesta quarta-feira (14), nível quase quatro metros acima do registrado na mesma data do ano passado, quando o manancial marcava 7,71 metros.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, desde o início de janeiro deste ano já foram registrados 190 milímetros de chuva no município. Segundo o representante do órgão, Iranilson Nunes, a tendência é de elevação do nível do rio nos próximos dias, em razão do volume de chuvas concentrado no alto curso do Juruá.
Iranilson informou que, no município de Porto Walter, o rio já apresenta elevação significativa após um período de chuvas intensas, com registros de precipitação ao longo de praticamente 24 horas.
“Recebemos a informação de que, em Porto Walter, o rio começou a subir. Ontem choveu praticamente o dia inteiro e, consequentemente, o nível do rio aumentou naquela região. Esse volume de água costuma influenciar Cruzeiro do Sul cerca de dois dias depois”, explicou.
A Defesa Civil segue monitorando a situação e mantém atenção aos próximos boletins hidrológicos.






Você precisa fazer login para comentar.