Conecte-se conosco

Acre

Governador Gladson Camelí implementa programas de prevenção ao uso de drogas para estudantes da rede pública

Publicado

em

Governador e vice participaram da implementação da edição de 2025 dos programas. Foto: José Caminha/Secom

O governador Gladson Camelí, acompanhado da vice-governadora Mailza Assis, participou, na tarde desta segunda-feira, 6, do lançamento e implementação dos programas #TamoJunto e Elos – Construindo Coletivos, iniciativas voltadas à prevenção do uso de drogas e à promoção da saúde emocional entre crianças e adolescentes da rede pública de ensino do Acre, em Rio Branco.

Desenvolvidos em parceria pelas secretarias de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), de Educação e Cultura (SEE) e de Saúde (Sesacre), os programas integram uma estratégia de cuidado e proteção à infância e à adolescência, com foco na redução de vulnerabilidades, no fortalecimento de vínculos comunitários e na valorização de ambientes escolares saudáveis.

Segundo o chefe do Executivo estadual, o principal objetivo da implantação dos projetos é evitar que os jovens acreanos se desviem dos estudos e sigam caminhos que comprometam seu futuro.

“Esse é um passo importante que o governo está dando. Prevenir é salvar vidas, e a ideia é levar esses programas para o interior do estado o quanto antes. Eles vêm para mostrar às juventudes os riscos que as drogas apresentam. É um mal que atinge muitas famílias e, com a prevenção precoce, conseguimos mudar essa realidade”, pontuou o governador.

Gladson Camelí ressaltou a importância da prevenção. Foto: José Caminha/Secom

O #TamoJunto é voltado exclusivamente a estudantes do Ensino Fundamental 2, especificamente do 7º ano, com foco no desenvolvimento de habilidades de vida, autoestima, comunicação e enfrentamento à pressão de grupos, visando coibir práticas ilegais relacionadas ao uso de substâncias ilícitas.

Por sua vez, o Elos – Construindo Coletivos tem foco na prevenção junto às séries iniciais do Ensino Fundamental 1, do 1º ao 5º ano, com ênfase na convivência, na construção de valores e no fortalecimento dos vínculos sociais e familiares.

Estudantes e professores participaram da cerimônia na Escola Maria Chalub Leite. Foto: José Caminha/Secom

Titular da SEASDH, a vice-governadora Mailza Assis destacou que a iniciativa foi construída de forma colaborativa, com o envolvimento de diversas pessoas, para garantir uma implementação bem-sucedida nas escolas e assegurar que o conteúdo dos programas dialogue da maneira correta com as crianças e os adolescentes.

“A integração com outras secretarias é fundamental, porque não fazemos nada sozinhos. É essencial que todos os secretários estejam com suas pastas alinhadas e trabalhando pelo mesmo objetivo. Temos cumprido o nosso papel, enquanto gestores, de implementar políticas públicas que alcancem toda a nossa população”, ressaltou Mailza.

Vice-governadora Mailza explicou o impacto de as secretárias atuarem em conjunto. Foto: Neto Lucena/Secom

Protagonismo

De acordo com a SEASDH, os dois programas são embasados em evidências científicas e integram a Política Nacional de Prevenção, além de contribuírem para o fortalecimento do protagonismo juvenil e para o desenvolvimento de habilidades para a vida.

Estudante fez discurso emocionante sobre os programas. Foto: José Caminha/Secom

Entre os dias 19 e 20 de agosto deste ano, professores e gestores das escolas que irão implementar os programas receberam a capacitação necessária para atuar com uma metodologia inédita. As aulas foram ministradas pela SEE.

Paulina Karoline dos Santos, aluna do 8º ano da Escola Estadual Maria Chalub Leite, uma das unidades que receberão os programas, acredita que esse momento representa uma oportunidade de transformar o futuro dos estudantes.

“Os programas têm um objetivo comum: construir um futuro melhor para a nossa população. Isso significa que governo e comunidade caminham lado a lado, agindo de forma conjunta. Quando trabalhamos juntos, cada conquista se torna mais duradoura. O progresso se faz com diálogo e respeito. ‘Tamo junto’”, declarou.

Paulina Karoline é estudante e está no 8º ano do ensino fundamental. Foto: José Caminha/Secom

O gestor da Educação do Acre, Aberson Carvalho, reforçou: “Dizer ‘não’ é fundamental. Preparar nossas crianças para o futuro é de extrema importância. A idade em que elas estão é justamente aquela em que podem se sentir tentadas a experimentar substâncias ilícitas, por isso é o momento certo de dar-lhes a voz para recusar.”

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Dois jovens ficam feridos em grave acidente de moto na AC-475, entre Acrelândia e Plácido de Castro

Publicado

em

Dois jovens ficaram feridos na tarde desta quinta-feira (4) após um grave acidente de motocicleta registrado na Rodovia AC-475, no trecho que liga os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. O condutor da moto, João Gustavo Muniz, de 19 anos, perdeu o controle do veículo ao passar por uma curva. A motocicleta saiu da pista, arrancou uma estaca e arremessou os dois ocupantes a cerca de oito metros, lançando-os em uma área de pasto.

A dupla trafegava em uma Honda Fan 160, de cor prata. Com o impacto, João Gustavo sofreu fraturas no fêmur, na tíbia e na fíbula da perna esquerda, além de fratura exposta em um dos dedos da mão esquerda. Mesmo com a gravidade das lesões, seu quadro é considerado estável.

O garupa, Antônio Taguá da Silva Monteiro, de 18 anos, também teve ferimentos significativos. Ele apresentou fratura na clavícula esquerda, ferimento com exposição óssea em um dedo do pé esquerdo e um corte profundo na mão direita. Assim como o condutor, permanece em estado estável.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte básico de Plácido de Castro para o resgate. Após os primeiros atendimentos, as vítimas foram levadas à Unidade Mista de Saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, transferidas ainda na noite desta quinta-feira para o Pronto-Socorro de Rio Branco em uma ambulância municipal.

A Polícia Militar esteve no local e deve apurar as circunstâncias que resultaram no acidente.

Comentários

Continue lendo

Acre

Atualização: Idosa de 90 anos é encontrada desorientada em via pública é resgatada pelo filho

Publicado

em

Uma idosa identificada como Antônia Moraes da Silva, de 90 anos, foi encontrada desorientada na noite desta quinta-feira (4) na Rua Fátima Maia, próximo à UniNorte, no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco.

Populares perceberam que ela não conseguia informar seu endereço nem fornecer contatos de familiares, e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe realizou os primeiros atendimentos no local e conduziu a idosa ao Pronto-Socorro da capital.

Até o momento, Antônia não foi reconhecida por nenhum parente. As equipes de saúde pedem que, caso alguém a conheça ou possua informações sobre seus familiares, procure o Pronto-Socorro para auxiliar na identificação e no contato com a família.

A direção da unidade reforça a importância da colaboração da comunidade para que a idosa possa retornar em segurança ao convívio familiar.

Atualizacão

Momentos após a publicação desta nota e de outros meios de comunicação, o filho devidamente identificado, soube e se deslocou até o pronto-socorro para buscar sua genitora. O caso devidamente esclarecido, resultou no resgate da idosa para sua residência.

Comentários

Continue lendo

Acre

Câmara de Epitaciolândia convoca gerente do Banco do Brasil para explicar falta de dinheiro em caixas e falhas no atendimento

Publicado

em

Problema se agrava nos finais de semana e limita saques de moradores e turistas; agência do Banco do Brasil na cidade será convidada a dar explicações na Câmara Municipal

Vereador Rosimar do Rubicon denuncia que problema se agrava nos finais de semana e prejudica moradores e turistas na região de fronteira com a Bolívia. Foto: captada 

A constante falta de dinheiro nos caixas eletrônicos da única agências bancária do Banco do Brasil de Epitaciolândia, cidade acreana na fronteira com a Bolívia, foi tema de discussão na Câmara Municipal na sessão da última segunda-feira (1). O vereador Rosimar do Rubicon (Republicanos) foi o autor da reclamação em plenário, relatando que o problema se intensifica nos finais de semana e afeta moradores e turistas.

Segundo o parlamentar, ao buscar explicações com a única agência bancária do município, foi informado de que os bancos têm um limite de valores para abastecimento dos terminais. A situação piora quando o quinto dia útil do mês cai em uma sexta-feira – período em que saques costumam aumentar –, resultando na alta probabilidade de os caixas ficarem sem cédulas durante o sábado e o domingo.

— É um absurdo o cidadão não poder sacar um dinheiro que é dele, conquistado com o suor do seu trabalho durante um mês inteiro — protestou vereador Rosimar do Rubicon.

O problema ganha dimensão adicional por Epitaciolândia ser uma cidade fronteiriça, vizinha a Cobija, na Bolívia – um polo turístico e de compras da zona franca (Zonfra) que atrai visitantes. A falta de dinheiro nos caixas impacta tanto a população local quanto o fluxo de turistas que circulam pela região.

A Câmara Municipal de Epitaciolândia recebeu o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos em relação a constante falta de cédulas nos caixas Foto: captada 

Diante da repercussão, insatisfação generalizada com a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos e outros problemas nos serviços bancários, a Câmara Municipal de Epitaciolândia convocou o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos. O gerente foi questionado sobre três questões principais: a constante falta de cédulas nos caixas, os transtornos causados pela reformas na agência e as intermitências no serviço de internet que comprometem o atendimento. O objetivo foi pressionar por uma solução que garanta o abastecimento regular, especialmente em períodos de maior demanda.

Veja vídeo entrevista:

Comentários

Continue lendo