Acre
Gladson visita escolas, comércios, instituições e entidades de classe
Gladson Cameli também visitou o comércio e ouviu dos comerciantes o esforço da categoria para melhorar o setor em tempos de crise financeira.
Os desafios do setor econômico, educacional e social foram os principais temas do diálogo entre o senador Gladson Cameli (Progressistas) e a população do município de Cruzeiro do Sul durante uma série de visitas ocorridas nesta terça-feira (17) e quarta-feira (18).
Cameli iniciou o dia visitando a escola São José, onde o senador concluiu o Ensino Fundamental. Entre abraços e sorrisos, a professora Marfisa Rosas, atualmente aposentada, relembrou o prazer de ensinar os alunos cruzeirenses e do compromisso dos profissionais para com a educação das crianças.
Gladson visitou também o Instituto Santa Terezinha, e ao lado da Irmã Gabriela, relembrou momentos marcantes da sua educação, como o respeito pelas regras, disciplinas, valores e princípios cristãos repassados aos alunos na época em que iniciou o Ensino Médio.
Para concluir a visita às escolas de Cruzeiro do Sul, Cameli esteve na escola de Ensino Fundamental Thaumaturgo de Azevedo, visitando salas de aulas e interagindo com as crianças. Ainda na terça-feira foi realizada uma reunião com a diretoria da União Municipal das Associações de Moradores (UMAM), onde o presidente Chiquinho Maia relatou o trabalho da entidade na cidade de Cruzeiro do Sul.
Gladson Cameli também visitou o comércio e ouviu dos comerciantes o esforço da categoria para melhorar o setor em tempos de crise financeira. A Igreja Assembleia de Deus fez parte da agenda do parlamentar, que conversou com o pastor Carlos Alberto e demais líderes religiosos sobre as possíveis alternativas de modelo de gestão que incluam parcerias de serviços sociais nas políticas públicas do estado.
Na manhã desta quarta-feira Cameli esteve reunido com o Corpo de Bombeiros Militar de Cruzeiro. Na oportunidade foi explanado ao senador o trabalho social que os bombeiros realizam com as crianças e a possibilidade de recursos parlamentares para a construção de uma quadra coberta para que as atividades dos bombeiros mirins possam ser realizadas no próprio quartel.
“Não somente estou como me sinto em casa toda as vezes que posso estar com minha família e meus amigos de Cruzeiro do Sul. Aqui eu nasci, aqui eu me criei e aqui sempre estive e continuarei vivendo, trabalhando e servindo ao nosso povo acreano”, afirma o senador acreano.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale







Você precisa fazer login para comentar.