fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Gladson Cameli reforça combate à corrupção em reunião com membros do MPAC e CGU

Publicado

em

O governo do Estado do Acre concretizou mais um importante avanço no combate à corrupção, nesta segunda-feira, 14. O governador Gladson Cameli, juntamente com representantes dos órgãos estaduais de controle interno, reforçou a parceria com Ministério Público do Acre (MPAC) e Controladoria Geral da União (CGU) no enfrentamento aos crimes contra a gestão pública.

O chefe do Poder Executivo demonstrou mais uma vez sua severidade em relação a possíveis práticas delituosas em desfavor da administração estadual. Relatou que o Estado tem criado mecanismos de prevenção e repressão, bem como solicitou aos representantes sugestões no aprimoramento de ações.

“O nosso compromisso é garantir a correta aplicação dos recursos públicos. Jamais vou admitir que um cidadão seja prejudicado por causa da corrupção. Não consinto e quem insistir vai arcar com as consequências de seus atos criminosos perante a Justiça. Por isso, a parceria do Ministério Público e da CGU é fundamental neste processo”, observou o governador.

Governador Gladson Cameli reforçou sua postura de intolerância contra a corrupção na gestão pública durante reunião com representantes do MPAC e CGU. Foto: Diego Gurgel/Secom

A gestão de Gladson Cameli é responsável pela criação da Delegacia de Combate a Crimes de Corrupção (Decor) e do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira), dois importantes órgãos pertencentes à estrutura do Estado no enfrentamento a esses tipos de ilícitos.

Para o secretário de Justiça e Segurança Pública, Paulo Cezar Rocha dos Santos, o Estado está totalmente empenhado no enfrentamento à corrupção. O gestor mencionou os esforços coordenados pelo próprio governador Gladson Cameli.

“Na semana passada, estivemos reunidos com o Ministério Público Federal tratando sobre esse mesmo assunto. O que queremos que fique muito claro para toda a sociedade é que o governo do Estado, na figura do governador Gladson Cameli, jamais tolerará nenhum tipo de corrupção e não aceitará qualquer tipo de interferência nesse sentido”, pontuou.

De acordo com o controlador geral do Estado, Luís Almir Soares, o quadro de profissionais da instituição está sendo ampliado para que a fiscalização interna seja ainda mais atuante.

“Vamos capacitar 15 gestores públicos para atuar conosco na CGE e, além disso, implementamos, por determinação do governador Gladson Cameli, o Pró-Combate, que é o nosso programa focado no combate à corrupção no âmbito da administração estadual”, explicou.

Representantes do MPAC e CGU elogiam postura do governo de Gladson Cameli

A austeridade do governo do Estado no combate à corrupção foi reconhecida pelo coordenador adjunto do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), promotor Bernardo Albano. O representante do MPAC ressaltou que a instituição tem grande interesse neste tipo de parceria.

“As medidas adotadas pelo governo são muito importantes e necessárias no enfrentamento à corrupção. O Ministério Público se coloca à disposição, por meio do Gaeco, no combate à corrupção, além dos demais órgãos e promotorias”, observou.

Combater práticas ilícitas na gestão pública tem sido prioridade do governador. Medidas adotadas pelo atual governo foram reconhecidas pelos representantes do MPAC e CGU. Foto: Diego Gurgel/Secom

O mesmo ponto de vista foi expressado pelo auditor da Controladoria Geral da União, Michel Oliveira. Segundo ele, o exemplo dado pelo governo acreano deveria ser seguido em outros estados do país.

“O governo do Acre está de parabéns e a Controladoria Geral da União continuará dando sua contribuição ao processo. É preciso avançar muito e observamos que passos importantes estão sendo dados nesse sentido”, enfatizou.

O encontro realizado no Palácio Rio Branco contou também com a participação do delegado-geral da Polícia Civil, Josemar Portes; do procurador-geral adjunto do Estado, Leonardo Cesário Cortez; e do titular da Decor, Pedro Resende.

Comentários

Continue lendo

Flash

Trabalhador morre após ser atingido por trator na zona rural de Tarauacá

Publicado

em

Vítima realizava manutenção do veículo quando foi atingida; populares tentaram socorro, mas homem morreu no local

Um trabalhador identificado como Abraão morreu na tarde desta quinta-feira (30) após ser atingido por um trator enquanto realizava a manutenção do veículo na zona rural de Tarauacá.

O acidente ocorreu na fazenda do ex-vereador Ezi Aragão, na Comunidade Lago Novo, próxima ao Rio Muru. No momento do ocorrido, Abraão trabalhava ao lado do pai, Sr. Adalto, na construção de um açude e de uma barragem.

Segundo relatos, o trator escorregou da base onde estava apoiado e tombou sobre a vítima. Populares tentaram prestar socorro, mas Abraão já não apresentava sinais vitais quando foi encontrado.

Comentários

Continue lendo

Flash

Harmonia no Trânsito: Prefeitura de Brasileia em parceria com a Honda realiza palestra para mototaxistas

Publicado

em

Com a missão de reduzir acidentes através da conscientização de pedestres e motoristas. A montadora Honda com o grupo Star Motos em parceria com a Prefeitura de Brasileia realizou na noite desta quinta-feira, 30, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a palestra “Harmonia no Trânsito” com os mototaxistas do município.

Participaram ainda o Supervisor de vendas do grupo Star Motos da Honda- Marcos Aurélio e o Presidente do Sindmoto de Brasileia Monoel Soares.

A palestra educativa “Harmonia no Trânsito” é um projeto da Honda desde 1970 e desde 2024 passou a ser um projeto da Honda mundial nos Centros de Atendimento da Honda. Que visa reduzir o índice de acidentes com motos da empresa até 2050. Além do projeto com crianças de 06 a 10 anos.

A palestra que teve como instrutor João Paulo Rodrigues natural de Brasileia. Ele destacou as informações, índice de trânsito de acidentes, gastos do governo com trânsito e as vítimas e técnicas de pilotagem.

Essa parceria entre Prefeitura de Brasileia e a Honda demonstra o compromisso da gestão do Prefeito Carlinhos do Pelado em garantir mais segurança e sobre tudo consciência no trânsito para toda a população no município.

” A classe de mototaxistas na verdade o índice com acidentes é quase zero por que são profissionais preparados levando e trazendo pessoas como entrar e sair de uma curva fazendo a melhor pilotagem com segurança. Essa é a ideia do nosso projeto no Acre que começa em Brasileia com o apoio do nosso prefeito parceiro Carlinhos do Pelado. Destacou o Supervisor de vendas da Honda Marcos Aurélio.

O Presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Brasileia ( Sindmoto), Manoel Soares agradeceu a parceria pela realização da palestra e enfatizou a importância de colocar em prática no trânsito do dia a dia: ” Agradecemos a DEUS pela oportunidade e a Honda e a Prefeitura de Brasileia o prefeito da nossa cidade Carlinhos do Pelado que nos convidou para está aqui por essa palestra importante para todos nós Mototaxistas, taxistas e a população do nosso município. Por que é mais uma experiência para nós colocar no dia a dia no trânsito. Concluiu

Comentários

Continue lendo

Flash

Justiça revoga progressão de regime de preso condenado por tortura e determina exame criminológico

Publicado

em

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre revogou a progressão de regime concedida a Jefson Castro da Silva Ferreira, condenado a sete anos de prisão por torturar o morador em situação de rua Renan de Souza, conhecido como “Nego Bau”. A decisão atendeu a um recurso do Ministério Público Estadual.

Jefson Castro foi condenado em setembro de 2023 por tortura, crime no qual a vítima teve um dos dedos decepado por um golpe de terçado. Em novembro do mesmo ano, ele progrediu do regime fechado para o semiaberto, após decisão da Vara de Execuções Penais.

No entanto, o Ministério Público recorreu contra a medida, argumentando que a progressão foi concedida sem a realização do exame criminológico, exigido pela Lei 14.843/24, publicada no Diário Oficial em abril de 2024.

O relator do caso, desembargador Elcio Mendes, votou pela revogação da progressão de regime, sendo acompanhado pela presidente da Câmara Criminal, desembargadora Denise Castelo Bonfim. O desembargador Francisco Djalma foi contrário à decisão, mas ficou vencido no julgamento.

Com a decisão, Jefson Castro retorna ao regime fechado e só poderá progredir para o semiaberto após passar pelo exame criminológico.

Renan de Souza, o “Nego Bau”, morreu em janeiro de 2022, vítima de uma parada cardíaca.

Comentários

Continue lendo