fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Gladson Cameli defende o fortalecimento de políticas públicas para os povos indígenas

Publicado

em

De Tarauacá o candidato ao governo seguiu para o município de Sena Madureira

“O fortalecimento de políticas públicas voltadas aos povos indígenas de todo Acre está previsto no nosso Plano de Governo”, garantiu o candidato a governador do Acre, Gladson Cameli, na tarde de sábado (18), durante reunião com quatro etnias do Vale do Juruá, em Tarauacá, que marcou o lançamento da candidatura a deputado estadual de Manoel Kaxinawá, uma das lideranças mais conceituadas da região.

Na ocasião, o Cacique Assis, da aldeia Pynoia, Colônia 27, afirmou que os indígenas estão apoiando Manoel e Gladson por buscarem mudança e autonomia dos povos. “Apontamos aqui a necessidade imediata de ações e providências para garantir nossos direitos, benefícios e melhorias. Temos que buscar o progresso”, disse o cacique.

Gladson em visita à aldeia indígena/Foto: Reprodução

Gladson Cameli, que estava acompanhado do candidato ao Senado da República, Márcio Bittar e do candidato a deputado federal pelo Progressistas, Rudiley Estrela, comprometeu-se com os Huni Kuin (Kaxinawa), Shanenawa, Ashaninka e Madiha a manter um canal permanente de diálogo com o movimento indígena do estado, além de assegurar que nas propostas do Plano de Governo constam ações que alcançam as populações que vivem nas terras indígenas e na cidade demandas por direitos a saúde, educação, patrimônio cultural, geração de renda, entre outros, que estão atrelados à demanda de gestão territorial e ambiental.

“Nós respeitamos todos os povos. O momento de hoje diz respeito a um novo tempo que queremos para os povos indígenas do nosso Acre e do nosso Brasil. Temos o compromisso de tratá-los com respeito, dignidade e igualdade”, disse o candidato ao governo, pela coligação Mudança e Competência ao reafirmar aliança com os povos indígenas.

Tribo indígena de Tarauacá/Foto: Assessoria

Lançamento de candidaturas – De Tarauacá o candidato ao governo seguiu para o município de Sena Madureira onde participou do lançamento de candidatura à reeleição de deputado estadual de Ghelen Diniz (Progressistas). Em ambos os municípios, Cameli se prontificou em ser a voz de cada uma das pessoas do Acre em busca de fazer mais e melhor para o estado. “Me coloco mais um a vez à disposição da população. É uma caminhada curta de um pouco mais de um mês, mas acredito que seremos vitoriosos”, finalizou Gladson.

Cacique Assis afirmou que os indígenas estão apoiando Manoel e Gladson/Foto: Reprodução

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acidente entre motocicletas deixa um morto e dois feridos graves em Rio Branco

Publicado

em

Colisão ocorreu na madrugada desta terça-feira (20), no bairro Bahia Velha, região da Baixada da Sobral

Um grave acidente de trânsito envolvendo duas motocicletas resultou na morte de Elisson Sena da Silva, de 26 anos, e deixou outras duas pessoas gravemente feridas na madrugada desta terça-feira (20), em Rio Branco. A colisão ocorreu no cruzamento da Rua da Amizade com a Rua Boa União, no bairro Bahia Velha, região da Baixada da Sobral.

De acordo com informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foram enviadas duas ambulâncias, incluindo uma de suporte avançado. Elisson não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. Francisco Auricelio Félix de Souza, de 32 anos, sofreu traumatismo craniano encefálico (TCE), precisou ser intubado e segue em estado grave. Já Francisco Advilson Bezerra de Freitas, de 38 anos, apresentou fraturas expostas nos membros e foi levado ao centro cirúrgico do Pronto-Socorro da capital.

A área foi isolada por equipes do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar para a realização da perícia. Após os procedimentos, o corpo de Elisson foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

As circunstâncias do acidente ainda estão sendo apuradas pelas autoridades competentes, que registraram o Boletim de Acidente de Trânsito (BAT).

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Secretário de Governo do Acre pede afastamento de conselheira do TCE por quebra de ‘liturgia’

Publicado

em

Luiz Calixto critica Naluh Gouveia por supostamente chamar governador Gladson Cameli de “assassino” e questiona mistura entre ativismo político e função judicante

O secretário classificou como grave a suposta declaração de Naluh em um evento público, quando teria chamado o governador Gladson Cameli de “assassino”. Foto: ilustrativa 

Em entrevista ao Programa Boa Conversa – Edição Aleac, o secretário de Governo do Acre, Luiz Calixto, defendeu o pedido de afastamento da conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Naluh Gouveia, da relatoria das contas estaduais. A justificativa é a quebra de liturgia do cargo, após a conselheira ter supostamente se referido ao governador Gladson Cameli como “assassino” em um evento público.

Calisto foi enfático ao diferenciar a crítica à postura individual da conselheira do relacionamento institucional com o TCE: “Não há problema nenhum do Governo com o Tribunal de Contas. A questão é pontual com algumas atitudes da conselheira Naluh Gouveia. É uma posição isolada, de que às vezes a gente não sabe distinguir se a nobre conselheira está atuando como conselheira ou como militante política”.

O secretário classificou como grave a declaração atribuída à conselheira: “Isso não é palavra que uma conselheira, que um magistrado, se refira a um governador do Estado. Se há irregularidades, que se punam. Se há inconsistências, que se peçam as correções. Agora, não se pode atribuir a um governador do Estado essa taxa de assassino”.

Calisto também lembrou o histórico político de Naluh – ex-deputada estadual pelo PT – e destacou a necessidade de distinção entre as funções: “Ela tem que entender que mudou de posição. Não é mais a deputada do PT. É a conselheira do Tribunal de Contas, uma instituição que nós respeitamos. Um conselheiro não pode se comportar como um ativista”.

O caso agora será analisado pelos demais conselheiros do TCE, que decidirão sobre o afastamento solicitado pelo governo estadual. A decisão deve considerar o equilíbrio entre a independência funcional da corte de contas e a preservação da liturgia exigida pelos cargos judicantes.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia Militar apreende adolescente com drogas em ponto conhecido do crime organizado em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Ação do GIRO no trapiche da Lagoa resultou na apreensão de 11 porções de pasta base de cocaína e maconha; menor foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil

Ao perceber a presença da guarnição o suspeito tentou se desfazer de uma sacola plástica, mas, foi abordado. Foto: captada 

Em uma ação de patrulhamento no centro de Cruzeiro do Sul, a equipe do Grupamento de Intervenção Rápido Ostensivo (GIRO) da Polícia Militar apreendeu um adolescente por tráfico de drogas. A ocorrência se deu no trapiche da Lagoa, local reconhecidamente marcado pelo intenso movimento do crime organizado na cidade.

Ao perceber a aproximação da guarnição policial, o suspeito tentou se desfazer de uma sacola plástica, mas foi rapidamente abordado pelos militares. Durante a revista pessoal, os policiais encontraram R$ 79 em espécie e, dentro da sacola, 11 trouxinhas de pasta base de cocaína e uma porção de maconha prontas para a venda.

O adolescente recebeu voz de apreensão em flagrante por ato infracional análogo ao tráfico de drogas e foi conduzido ileso à Delegacia Geral de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis. A operação reforça o trabalho contínuo da PM no combate ao narcotráfico em pontos críticos da segunda maior cidade do Acre.

O adolescente recebeu voz de apreensão em flagrante e foi conduzido ileso à Delegacia Geral de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo