fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Gladson Cameli comemora promoções a militares com participação em banho tradicional

Publicado

em

Governador anunciou a compra de um caminhão com escada do tipo Magirus e disse que vai oferecer garantias jurídicas para que policiais trabalhem melhor na ruas

A segurança jurídica para as operações que envolvam alto risco a policiais militares, a aquisição de um caminhão com auto-escada giratória para os Bombeiros e novas promoções de praças e oficiais foram algumas das garantias dadas pelo governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, em solenidade na noite desta sexta-feira, 23, por ocasião da promoção de 148 praças e oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Acre.

Governador Gladson Cameli sobe em caminhão dos Bombeiros para auxiliar sargento em banho tradicional de mangueira; depois, ele mesmo desceu para participar da brincadeira que marca a solenidade de promoção (Foto: Marcos Vicentti/Secom)

O evento, no pátio externo do Quartel dos Bombeiros, na Estada da Invernada, promoveu 113 policiais militares, dos quais 45 oficiais e 68 praças. Outros 35 bombeiros ascenderam ao posto de 2º tenente, dos quais 28 são aspirantes do Curso de Formação de Oficiais. Sete bombeiros também se tornaram subtenentes pelo critério de antiguidade.

Um ponto alto da cerimônia foi quando os novos graduados tomaram o tradicional banho de mangueira, do qual o governador fez questão de participar.

“Estamos dentro de apenas oito meses de mandato e me orgulho de nesse tempo ser responsável por estar trazendo as condições necessárias para que nossos policiais trabalhem com dignidade”, disse Gladson Cameli.

Governador Gladson Cameli comemora, ao lado do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Batista, e de praças e oficiais, mais uma promoção (Foto: Marcos Vicentti/Secom)

Ele se referiu à chamada de quase 500 novos policiais civis e militares do concurso, incluindo os que estavam em cadastro de reserva, à compra de 117 novas picapes especialmente preparadas para o patrulhamento nas ruas e o lançamento do Batalhão de Fronteira, que vai permitir um policiamento de combate aos crimes de tráfico de droga e de descaminho nas regiões de divisa com a Bolívia e o Peru.

Quanto às relações institucionais e o papel de enfrentamento da criminalidade, o governador afirmou que vai garantir o amparo jurídico necessário a todos os policiais, inclusive os civis, para que não sejam prejudicados, eventualmente, nos momentos que deverão agir com firmeza diante da bandidagem.

Governador Gladson Cameli perfilado com os novos graduados na cerimônia que promoveu 148 praças e oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros (Foto: Marcos Vicentti/Secom)

“Aos meus policiais militares e bombeiros, vocês têm um governador que é a favor de vocês, porque eu não vou deixar faltar a segurança jurídica necessária. No sol ou na chuva. Se tiver que descer, vai todo mundo abraçado. Se tiver de subir todo mundo vai junto também. Mas eu não quero vocês sendo punidos somente por ter cumprido com o dever de proteger a sociedade”, destacou Gladson Cameli, arrancando aplausos dos presentes.

O governador anunciou ainda que ao lado do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Batista, deve embarcar para a Alemanha ainda este ano, para negociar a aquisição de um caminhão com auto-escada giratória do tipo Magirus. O caminhão, especialmente adaptado para combate a incêndios em grandes edifícios, está orçado em 1,5 milhão de euros, o equivalente hoje a pouco mais de R$ 6,9 milhões.

Governador Gladson Cameli parabeniza sargento que foi promovido nesta sexta-feira; no total, 148 praças e oficiais foram graduados (Foto: Marcos Vicentti/Secom)

O comandante-geral da Polícia Militar do Estado do Acre, Ezequiel Bino, lembrou da responsabilidade dos novos promovidos com a patente que recebem. “Estamos aqui para combater o crime, não importa se ele esteja no interior das selvas, nas ruas ou nos presídios. E aos senhores promovidos, percebam a conquista como um compromisso ainda maior com a o cidadão e tenham por isso mais esforço e comprometimento”, asseverou Bino.

Carlos Batista, por sua vez, agradeceu ao governador pelo apoio aos homens dos Bombeiros, dizendo que as promoções “oxigenam, fortalecem e permitem que os praças e oficiais assumam novos ideais”, focados no servir às pessoas.

A solenidade contou também com a presença de outras autoridades civis e militares, entre elas secretários de estados e deputados estaduais e federais.

Comentários

Continue lendo

Geral

Restaurante Popular reabre para atendimento ao público a partir desta segunda-feira (1°)

Publicado

em

Após o período de suspensão do atendimento ao público, devido à necessidade urgente de fornecer alimentação aos desabrigados pelas cheias dos rios e igarapés, a Prefeitura de Rio Branco informa que o Restaurante Popular reabrirá suas portas nesta segunda-feira, 1° de abril.

A pausa temporária no atendimento foi uma medida visando priorizar o apoio às famílias que se encontravam nos abrigos municipais montados em escolas e no Parque de Exposição.

Com a normalização da situação e a diminuição dos impactos da cheia, o Restaurante Popular retomará suas atividades habituais proporcionando refeições nutritivas à preço acessível (2 reais) e contribuindo para garantir a segurança alimentar e o bem-estar dos cidadãos.

“A reabertura do Restaurante Popular é a garantia do acesso a refeições nutricionalmente adequadas, com preço acessível para a população em vulnerabilidade cadastrada no CadÚnico”, afirmou Ivan Ferreira, diretor de Assistência Social da SASDH.

O diretor acrescenta ainda que além das refeições servidas diariamente, o restaurante também voltará com as outras atividades que se encontravam suspensas.

“Além das quinhentas refeições diárias que são servidas, o restaurante também voltará a ofertar atividades em grupo de educação alimentar e nutricional para orientar seus frequentadores a introduzir hábitos diários alimentares mais saudáveis.

Restaurante Popular José Marques de Souza

Horário de Funcionamento (dias úteis): 10h30 às 13h30

Endereço: Rua Osvald de Andrade, nº 184 – Sobral

Comentários

Continue lendo

Geral

“Epilepsia, para ajudar é preciso conhecer”

Publicado

em

Deputada Dra. Michelle Melo promove ação informativa no calçadão do Terminal Urbano

No intuito de informar e evidenciar a importância do Março Roxo, mês de mobilização e conscientização sobre a epilepsia a deputada Dra. Michelle Melo realizou na manhã desta quarta-feira, 27, junto com a sua equipe de gabinete uma ação informativa no calçadão do Terminal Urbano.

A deputada Michelle Melo, está compondo a Frente Parlamentar Interestadual em Defesa dos Direitos das Pessoas com Epilepsia, representando a ALEAC, na gestão 2024, da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE).

O grupo tem como objetivo ampliar a discursão sobre o tema e elevá-lo ao âmbito nacional, aprovar novas leis estaduais em apoio às pessoas com epilepsia e desenvolver ações de combate ao preconceito.

A comerciante Samara Souza, ressaltou a importância da ação e como a iniciativa pode ajudar a salvar vidas.

“Tenho um irmão com epilepsia e sei das dificuldades que ele passa em cada crise. A informação pode ser uma grande aliada e sem dúvidas pode salvar vidas. Quero parabenizar a deputada Michelle, por essa ação alusiva ao Março Roxo,” disse a comediante.

A deputa Michelle Melo falou sobre o mês de mobilização e conscientização sobre a epilepsia.

“Esse é um mês de fundamental importância para essa campanha no intuito de buscarmos apoio e promover a divulgação correta das informações. Precisamos conhecer para poder tratar e mais que tudo, estamos pedindo ao Estado, uma melhor visão para essas pessoas e seus familiares para que eles tenham uma melhor qualidade de atendimento,” finalizou a paramentar.

Comentários

Continue lendo

Geral

MPAC apoia operação que combate manipulação de resultados em jogos de futebol

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), integrou a operação Gol Contra, deflagrada na terça-feira (26) pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). A ação visa desarticular um esquema de manipulação de resultados de partidas de futebol para fins de lucro em apostas esportivas.

Ao todo, três promotores de Justiça, 18 servidores do MPRN e do MPAC, e 12 policiais militares participaram da operação. Em Rio Branco, a equipe do Gaeco cumpriu dois mandados de busca e apreensão, e outros dois foram cumpridos em Ceará-Mirim (RN). Até o momento, pelo menos seis pessoas são suspeitas de envolvimento com o suposto esquema, batizado de “Mercado Bet” .

Conforme as investigações, o esquema envolveria apostadores, aliciadores, jogadores, e possivelmente dirigentes e técnicos. São apurados os crimes contra a incerteza do resultado esportivo, previstos na Lei Geral do Esporte, além de associação criminosa, prevista no Código Penal.

O MPRN tem evidências que existem apostadores que se beneficiam por participarem diretamente ou por informação privilegiada; que há aliciadores que ofertam valores ao corpo técnico dos times envolvidos para obtenção de resultados fraudados; também existem jogadores que são protagonistas em campo; e ainda possíveis dirigentes e/ou técnicos coniventes ou envolvidos no suposto esquema.

O material apreendido será analisado pelo MP do Rio Grande do Norte, que ainda investiga o possível envolvimento de outras pessoas no suposto esquema de manipulação de resultados de partidas de futebol.

Comentários

Continue lendo