Conecte-se conosco

Acre

Gerar empregos, combater a violência contra a mulher e preparar o Acre para o futuro são as prioridades do governador Gladson Cameli

Publicado

em

Em uma cerimônia histórica, realizada na noite deste domingo, 1° de janeiro, Gladson de Lima Cameli foi reconduzido ao cargo de governador do Acre pelos próximos quatros anos. Ao lado da vice-governadora Mailza Assis, o gestor tem a desafiadora missão de continuar trabalhando em prol do desenvolvimento do estado e da melhoria da qualidade de vida da população.

Em cerimônia histórica, Gladson Cameli foi reconduzido ao cargo de governador do Acre pelos próximos quatros anos Foto: Diego Gurgel/Secom

Após prestar o compromisso constitucional e assinar o termo de posse durante sessão solene na Assembleia Legislativa, Gladson e Mailza seguiram até o Palácio Rio Branco. Na principal sacada do prédio histórico, Cameli surgiu com a faixa governamental e foi bastante aplaudido pelo público presente ao evento.

Ao lado do filho Guilherme, Gladson Cameli acenou para o público da sacada principal do Palácio Rio Branco, durante a posse governamental. Foto: José Caminha/Secom

O momento mais aguardado foi a leitura do discurso do governador. O chefe do Poder Executivo agradeceu ao povo acreano pela vitória nas urnas, fez uma retrospectiva dos últimos quatros anos e apontou o que será feito na próxima administração para tornar o estado próspero e com mais oportunidades para todos.

Queima de fogos celebrou a posse governamental de Gladson Cameli e Mailza Assis. Foto: José Caminha/Secom

“O Acre não pode esperar. Agora é tempo de fazer a diferença na vida de quase 900 mil pessoas. Devemos ter os olhos voltados para a população, os corações conectados com aqueles que mais precisam e a mão sempre pronta a se estender num gesto de respeito, carinho e apoio ao nosso povo”, afirmou.

Na mensagem, Gladson elencou as prioridades que o governo terá a partir de agora. Assegurou não medir esforços para cumpri-las, juntamente com sua equipe de secretários.

Governador Gladson Cameli, ao lado da vice-governadora Mailza, após ser reconduzido ao cargo, deu posse aos novos secretários Foto: Diego Gurgel/Secom

“[Vamos] Dar as condições para gerar milhares de empregos para o nosso povo, reduzir drasticamente os índices de feminicídio, combatendo a violência contra a mulher, preparar os nossos jovens para os desafios de amanhã e proteger e amparar as nossas verdadeiras autoridades: idosos e crianças”, pontuou.

Gladson Cameli é o segundo acreano de Cruzeiro do Sul a se tornar governador e o terceiro reeleito desde a elevação do Acre à categoria de Estado. Foto: Diego Gurgel/Secom

Desde a elevação do Acre à categoria de Estado da federação, Gladson Cameli é o segundo acreano de Cruzeiro do Sul a se tornar governador e o terceiro que conquistou a reeleição. Já Mailza Assis é a terceira mulher a ocupar o cargo de vice-governadora.

Nomeação do novo secretariado de governo

A cerimônia também oficializou a nova equipe de secretários de Estado. Ao todo, 15 gestores foram nomeados pelo governador Gladson Cameli como primeiro ato da administração 2023-2026.

Durante a cerimônia, governador nomeou os novos secretários de Estado. Foto: Diego Gurgel/Secom

Confira os nomes:

Jonathan Donadoni – secretário-chefe da Casa Civil

Alysson Bestene – secretário de Governo

Rômulo Grandidier – secretário da Fazenda

Nayara Lessa – secretária de Comunicação

Julie Messias – secretária de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas

Ricardo Brandão – secretário de Planejamento

Paulo Roberto Correia – secretário de Administração

Pedro Pascoal – secretário de Saúde

Aberson Carvalho – secretário de Educação, Cultura e Esportes

José Américo Gaia – secretário de Justiça e Segurança Pública

José Luís Tchê – secretário de Produção e Agronegócio

Cirleudo Alencar – secretário de Obras Públicas

Egleuson Araújo – secretário de Habitação e Urbanismo

Lauro Santos – secretário de Assistência Social, da Mulher e dos Direitos Humanos

Assurbanipal Mesquita – secretário de Indústria, Ciência, Comércio, Empreendedorismo e Turismo

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rios do Acre apresentam tendência de estabilidade, com elevações pontuais em alguns municípios

Publicado

em

O monitoramento realizado pelo governo do Acre indica que, na leitura do nível dos rios realizada nesta segunda-feira, 19, os principais rios do estado apresentam predominância de estabilidade e redução, com elevações pontuais em áreas específicas, conforme dados do Relatório Hidrometeorológico, elaborado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), com suporte da Defesa Civil estadual. Os dados podem sofrer alteração devido ao horário em que foram divulgados.

Rio Acre segue baixando de nível. Foto: Alefson Oliveira/Secom

A análise aponta que na bacia do Rio Acre, as plataformas de coleta de dados registraram redução do nível na maioria dos pontos monitorados. As exceções foram os municípios de Brasileia (7,80m) e Plácido de Castro (11,23m), que apresentaram elevação na leitura. Em Rio Branco, o rio está com o nível de 14,44 metros, na leitura das 12h, mantendo-se acima da cota de transbordo (14m). De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), não houve registro significativo de chuva nas últimas 24 horas na bacia do Acre.

Na bacia do Rio Purus, o cenário foi de redução generalizada dos níveis em todas as estações monitoradas, incluindo Sena Madureira (12,78m) e Manoel Urbano (9,92m). O monitoramento da ANA informa ausência de precipitações expressivas no período, o que contribuiu para a tendência de recuo das águas.

Já na bacia dos Rios Tarauacá e Envira, a maioria das plataformas também indica queda dos níveis, com exceção do município de Feijó, que apresentou leve elevação. Diferentemente das demais regiões, foi registrado volume significativo de chuva em Tarauacá, com acumulado de 46,4mm nas últimas 24 horas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Na bacia do Rio Juruá, o monitoramento apontou elevação do nível em Cruzeiro do Sul (13,41m), enquanto Porto Walter (9,71m) apresentou redução. Também não houve registro de chuva significativa nas últimas 24 horas, conforme dados da ANA.

O acompanhamento dos níveis dos rios é contínuo e integra as ações preventivas do Estado. A orientação é para que a população acompanhe os boletins oficiais e siga as recomendações da Defesa Civil em caso de alterações no cenário hidrológico.

The post Rios do Acre apresentam tendência de estabilidade, com elevações pontuais em alguns municípios appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Calor intenso e alta umidade marcam a segunda-feira no Acre, com risco de chuvas fortes

Publicado

em

Previsão indica pancadas isoladas em todas as regiões do estado, principalmente à noite e na madrugada, com temperaturas acima dos 30 °C

O início da semana no Acre será marcado por calor intenso e elevada umidade do ar, condições que favorecem a ocorrência de chuvas isoladas e pontuais em diversas regiões do estado nesta segunda-feira (19). Em algumas áreas, as precipitações podem ser fortes, aumentando o risco de transtornos à população, sobretudo durante a noite e a madrugada.

No leste e no sul do estado, que incluem as microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, a previsão aponta sol entre nuvens, períodos de forte calor e chuvas passageiras ao longo do dia, com maior intensidade no período noturno. A umidade relativa do ar deve variar entre 55% e 65% durante a tarde, podendo alcançar entre 90% e 100% ao amanhecer. Os ventos permanecem fracos ou calmos, com predominância do norte e variações entre noroeste e nordeste.

No centro e oeste do Acre, abrangendo regiões como Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o tempo também será quente e abafado, com chuvas isoladas e probabilidade média de precipitações mais intensas. Nessas áreas, a umidade relativa do ar oscila entre 65% e 75% à tarde, chegando a 90% ou até 100% nas primeiras horas do dia. Os ventos seguem fracos, com direção predominante do norte.

As temperaturas continuam elevadas em todo o estado. Em Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, as mínimas variam entre 22 °C e 24 °C, enquanto as máximas ficam entre 31 °C e 33 °C. Em Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil, as máximas podem alcançar entre 32 °C e

Comentários

Continue lendo

Acre

Idoso de 87 anos com problemas de audição desaparece em Rio Branco

Publicado

em

Um idoso identificado como Pedro Vilchez, de 87 anos, está desaparecido em Rio Branco. De acordo com familiares, ele foi visto pela última vez no domingo (18), nas proximidades do Café Contri, vestindo calça jeans, camisa branca e chapéu branco.

Pedro possui problemas de audição, o que aumenta a preocupação da família e reforça o pedido de atenção redobrada da população.
A informação sobre o desaparecimento foi confirmada nesta segunda-feira (19) pelo filho do idoso, Marcos Vilchez, que solicita apoio para localizar o pai o quanto antes.

Qualquer informação que possa ajudar a encontrar Pedro Vilchez deve ser repassada imediatamente pelo telefone: (68) 99994-9881.

Comentários

Continue lendo