Conecte-se conosco

Acre

Fundhacre destaca intensa atuação na saúde no ano de 2021

Publicado

em

A Fundação Hospital do Acre (Fundhacre) vem desenvolvendo na gestão um trabalho humanizado que atenda toda a população. Em pouco mais de oito meses o diretor-presidente da Fundhacre, o psicólogo João Paulo Silva, conseguiu promover uma verdadeira revolução moral e ética nos procedimentos administrativos, além de ter um olhar voltado para os servidores da unidade hospitalar, proporcionando um trabalho digno e cuidando daqueles que cuidam do próximo.

João Paulo Silva, que está à frente dos trabalhos desde o dia 14 de abril de 2021, afirma que o objetivo dentro do complexo tem sido promover uma política de humanização que atenda a população com uma saúde de qualidade.

Humanização e reconhecimento com a entrega de certificado para servidores. Foto: Danna Anute

“Nossa administração tem sido participativa com os servidores do hospital, com o foco em um atendimento de qualidade, onde o paciente sinta-se acolhido. Trabalhamos para modernizar a estrutura do hospital, que já iniciou com alguns reparos, além da reativação dos serviços que são oferecidos à população acreana”, disse.

Inovações na Fundhacre com a atual gestão

Dedicação, amor e perseverança. Esses sentimentos fazem parte da rotina de trabalho de inúmeros profissionais da saúde. Por isso, a direção da Fundhacre vem promovendo homenagens aos servidores pelos serviços prestados à saúde acreana. Na oportunidade o presidente João Paulo Silva realiza a entrega de um certificado em reconhecimento ao trabalho.

Por meio da busca ativa, o serviço de ouvidoria recebe sugestões, reclamações e denúncias, além de atuar na mediação de conflitos entre o cidadão e a instituição, e prestar os devidos esclarecimentos à sociedade. A ouvidoria da Fundhacre realiza um trabalho itinerante para que, de fato, possa estar atendendo a toda a população.

Chefe da ouvidoria, Socorro Lima, atendendo a população. Foto: Hellen Lirtêz

O governo do Acre, por meio da Fundhacre, vem realizando mutirões de cirurgias em todo o Estado, com o objetivo de atender a população e, assim, diminuir a fila de espera. Os mutirões de consultas também iniciaram no mês de dezembro, com retorno para janeiro de 2022. Em apenas um ano, a Fundhacre realizou quase quatro mil cirurgias em diversas especialidades, contribuindo para a saúde da população.

“Esse é o esforço da união de todos nós, Sesacre, Fundhacre, funcionários, enfim. Eu sou grato a cada um de vocês e essa gratidão vou levar por toda a vida. Vamos trabalhar unidos que sempre vai dar certo. Enquanto alguns nos criticam porque a gente cuida de vidas, nosso governo vai avançado e dando prioridades a essas pessoas que passaram anos e anos esquecidas”, enfatiza o governador Gladson Cameli.

Realização de mutirões de cirurgias e consultas. Foto: Danna Anute

Os espaços estão sendo contemplados com reformas e mudanças estruturais para renovar e trazer melhorias de acessibilidade e mobilidade no hospital, para usuários e profissionais de saúde.

Lavanderia da Fundhacre passa por reformas. Foto: Danna Anute

Um dos resultados desse trabalho é o início da reforma na lavanderia da unidade, que segue em reta final. Outro ponto importante foi a restauração da Capela Divina Misericórdia, da unidade hospitalar, que passou a ganhar um novo ambiente, propício para que os pacientes e servidores pudessem ter seu momento espiritual.

Capela Divina Misericórdia, após a revitalização. Foto: Danna Anute

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) também passou por um processo de manutenção, que contou com o apoio do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa) e do Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre). Foram 50 dias de trabalho para que a ETE fosse considerada apta a funcionar. Agora, 3 anos depois, o hospital volta a ter uma Estação de Tratamento de Esgoto em funcionamento seguindo as orientações ambientais.

Estação de Tratamento de Esgoto após o processo de manutenção. Foto: Danna Anute

O espaço de convivência da Fundhacre também foi reinaugurado e passou pelas devidas readequações, proporcionando bem-estar aos pacientes. A reinauguração do Centro de Especialidades Odontológicas também foi um importante passo para melhorar o atendimento ao usuário do SUS, pois atende centenas de pessoas, inclusive pacientes com necessidades específicas.

Reinauguração do Centro de Especialidades Odontológicas da Fundhacre. Foto: Danna Anute

A unidade hospitalar vem promovendo ações de cuidado e atenção com os servidores. Atualmente, possui uma sala de atendimento clínico-médico que conta com várias especialidades, baseadas nas necessidades dos funcionários, cujo objetivo é uma atenção voltada para a saúde do trabalhador, para que, assim, possa prestar os serviços com alta qualidade e acolher os que mais precisam.

Os atendimentos funcionam de segunda a sexta, das 7h às 17h e contam com especialidades em psiquiatria, clínica geral, serviços laboratoriais, serviços voltados para ultrassonografia, além de campanhas nas quais são promovidas ações integradas de acordo com a temática.

Fundhacre na Comunidade, na Unidade Mista de Saúde Ana Nery. Foto: Danna Anute

Fundhacre na Comunidade foi a primeira ação realizada na Unidade Mista de Saúde Ana Nery, localizada no Distrito Vila Campinas, em Plácido de Castro. “O objetivo é inovar a cada dia levando a Fundhacre para próximo da população, demostrando a importância da saúde na comunidade. Somos uma Fundação de saúde e temos a habilitação para levar atendimentos à população, não somente no prédio da estrutura física mas a toda a sociedade acreana”, ressalta o diretor-presidente.

Um dos momentos mais importantes da unidade hospitalar foi a chegada do novo tomógrafo, que passará a atender as demandas da unidade hospitalar. Essa primeira fase é de organização para instalação do aparelho.

Tomógrafo é avaliado em mais de R$ 2.2 milhões. Foto: Danna Anute

“Seguindo a orientação do governador Gladson Cameli em destravar alguns processos, conseguimos a aquisição do tomógrafo que já era um processo que vinha transitando há alguns anos com recurso do Banco Mundial do Programa de Saneamento Ambiental do Acre (Proser). Esse é um esforço da equipe técnica da Fundhacre que assumiu, de fato, todo o processo para a chegada do tomógrafo até a unidade”, destacou o presidente.

As novas 200 poltronas acolchoadas que serão destinadas às enfermarias dentro do complexo, tem como objetivo trazer um grande benefício e bem-estar ao acompanhante, que também merece dignidade, assim como o paciente. As novas poltronas irão substituir as cadeiras brancas. Somente para o Hospital do Idoso já foram garantidas 40 poltronas.

Hospital do Idoso conta om 40 poltronas acolchoadas para acompanhantes. Foto: Danna Anute

O setor de Nefrologia recebeu 70 cadeiras para promover maior bem-estar ao paciente, que fica, em média, quatro horas no assento. O setor atende os pacientes renais crônicos que realizam o tratamento de hemodiálise. Essa aquisição irá proporcionar um atendimento mais adequado para os pacientes, que estavam utilizando as mesmas cadeiras há 20 anos.

Cadeiras para a Nefrologia visam maior comodidade no atendimento aos pacientes. Foto: Cedida

O centro cirúrgico passa por uma ampliação no número de salas, o que irá aumentar a execução de cirurgias eletivas no estado. A reforma ocorre por meio de recurso do governo do Acre. A Central de Material de Esterilização (CME), também em reforma, prevista para ser entregue no final de janeiro de 2022, conta com toda a capacidade de tecnologia, induzindo, assim, uma maior produção no nível de cirurgias.

Reforma no centro cirúrgico da Fundhacre. Foto: Danna Anute.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Homem é acusado de estuprar prima de 14 anos em ramal de difícil acesso em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Suspeito fugiu após o crime; Polícia Militar não realizou buscas devido às condições da via e limitações operacionais

Derivan Vitor da Silva, de 30 anos, é acusado de estuprar a própria prima, uma adolescente de 14 anos, na quinta-feira (25), no Ramal 07, às margens da BR-364, em Cruzeiro do Sul, no Acre. Segundo a Polícia Militar, não foi possível realizar buscas imediatas pelo suspeito devido às más condições da via vicinal e à disponibilidade de apenas um quadriciclo no atendimento da ocorrência.

A equipe da PM foi acionada, mas as fortes chuvas tornaram o ramal intransitável para a viatura. Diante da situação, os policiais retornaram à Base Ambiental e seguiram até o local utilizando um quadriciclo.

De acordo com o relato da vítima, ela havia ido de motocicleta com o primo até a Vila Santa Luzia para fazer compras. No retorno pelo Ramal 07, Derivan teria parado o veículo em uma área isolada e a conduzido até uma região de mata. A adolescente contou que tentou fugir, mas foi agarrada pelo pescoço pelo agressor, que sacou uma faca da cintura.

Ainda segundo a vítima, ela tentou tomar a arma branca, sofrendo um corte no braço. O suspeito apresentava sinais de embriaguez e, sob ameaça e uso de força física, teria consumado o estupro, colocando a faca em seu pescoço e ameaçando cortar sua garganta caso o crime fosse revelado.

A irmã da adolescente relatou à PM que, pouco antes de a vítima chegar em casa, Derivan apareceu na residência extremamente nervoso e sem camisa, pegou uma mochila e fugiu rapidamente do local. Logo depois, a adolescente chegou chorando, com as roupas sujas de lama e sangue, afirmando ter sido estuprada pelo primo.

Como a guarnição era composta por apenas dois policiais e o quadriciclo já estava com a capacidade ocupada pela vítima e sua responsável, não foi possível iniciar buscas pelo suspeito naquele momento. Na Delegacia Geral de Polícia Civil, a adolescente não foi ouvida no mesmo dia por se tratar do feriado de Natal e pela ausência de profissional disponível.

“Por conta da demora do deslocamento, por conta de difícil acesso, ao chegar lá não conseguiram mais localizar o autor. Foram feitos os registros na delegacia e a partir daí vai ter uma apuração dos fatos e com certeza vai ser feita uma tentativa de buscar esse autor”, citou o subtenente Janderson, da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul.

Comentários

Continue lendo

Acre

Água invade ruas, casas e deixa praça submersa

Publicado

em

Foto: David Medeiros

A forte chuva que atinge a capital acreana desde a madrugada desta sexta-feira (26) continua causando transtornos em diversos pontos de Rio Branco. A reportagem do ac24horas Play segue acompanhando a situação e esteve no bairro Plácido de Castro, na Travessa Tabosa, onde a água já invadiu residências.

De acordo com o repórter David Medeiros, que entrou na área alagada para registrar a situação, a água tomou as ruas do bairro e invadiu várias casas. Com o avanço da enxurrada, veículos já não conseguem trafegar pelo local, e moradores precisaram retirar carros das garagens às pressas para evitar prejuízos.

Foto: David Medeiros

Ainda segundo os relatos, o sistema de drenagem não suportou o volume da chuva, problema recorrente na região. Imagens registradas pela reportagem mostram a pracinha do bairro completamente submersa.

Morador da área, Roni relatou a preocupação com o aumento constante do nível da água e o risco de transbordamento para dentro da residência. “A água tá aumentando, tá subindo. Já chegou na área da frente e na de trás, agora tá entrando dentro da casa. Toda vez que chove forte acontece isso aqui. Ainda bem que agora estão mexendo nas galerias, senão já estaria tudo debaixo d’água”, afirmou.

Foto: David Medeiros

Com a continuidade das chuvas, moradores do bairro amanheceram tentando salvar o que é possível dentro de casa, enquanto quintais e áreas externas seguem completamente alagados.

Comentários

Continue lendo

Acre

Estrada do Calafate volta a ficar debaixo d’água em Rio Branco

Publicado

em

Foto: Eduardo Gomes e David Medeiros

Mais uma vez, como ocorre sempre que chove, moradores da região do bairro Calafate enfrentam dificuldades para trafegar pela estrada de acesso ao bairro, que ficou alagada em razão das chuvas registradas nesta sexta-feira (26), em Rio Branco.

Imagens captadas pela reportagem mostram a via completamente tomada pela água nas proximidades da Igreja Batista do Bosque (IBB) e da Havan, área que costuma registrar transtornos recorrentes durante períodos de chuva intensa, dificultando a passagem de veículos.

O trecho é uma baixada historicamente afetada por alagamentos, o que gera preocupação entre moradores e condutores. Em meio ao avanço da água, algumas pessoas aguardam em pontos de ônibus, enquanto a mobilidade no local se torna cada vez mais comprometida.

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, informação divulgada pelo repórter David Medeiros, a previsão é de que as chuvas continuem pelo menos até as 13h desta sexta-feira, mantendo o alerta para novos alagamentos na capital. Nas últimas 24 horas, o volume de chuva já ultrapassou os 70 milímetros em Rio Branco.

 

 

 

Comentários

Continue lendo