Acre
Funcionário da Aleac vence 10ª Maratona de Porto Velho e agradece apoio do Legislativo

O estado do Acre foi o grande destaque da 10ª edição da Maratona Autovema de Porto Velho, realizada no último domingo (10) na capital rondoniense. O servidor da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o atleta Jailson Dantas, superou os favoritos e conquistou o 1º lugar com o tempo de 2H50 minutos.
Jailson, que recebeu apoio da Aleac para participar da competição, competiu com 240 atletas de várias regiões da Amazônia em um percurso de 42 quilômetros de prova. Ao final, o acreano fez o melhor tempo e colocou a bandeira no Acre no lugar mais alto do pódio. Agora ele se prepara para a corrida Acre Run Nights, que acontece dia 30, em Rio Branco.

Nesta terça-feira (12), Jailson fez questão de visitar o presidente da Aleac, deputado Luiz Gonzaga, para agradecer ao apoio recebido do Legislativo acreano para poder disputar a competição em outro estado.
O presidente da Aleac, Luiz Gonzaga, afirmou que o Legislativo estará sempre à disposição para apoiar atletas acreanos que sonham em representar o Acre em competições nacionais e internacionais.
“A Aleac está presente em todas as esferas da sociedade e não é diferente com o esporte. Somos parceiros em diversos projetos que incentivam o esporte como ferramenta de transformação social e inclusão. Quero parabenizar o Jailson pela conquista e dizer que estamos sempre à dispoisção para contribuir com o esporte acreano”, disse Gonzaga.

Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

Você precisa fazer login para comentar.