Acre
Frente fria chega ao Acre na próxima segunda-feira, avisa Friale
No vale do Juruá (oeste do Acre) e em Porto Velho (capital de Rondônia), as mínimas devem oscilar entre 16 e 19ºC
Aproveite os dias quentes até o próximo domingo, avisa o pesquisador meteorológico Davi Friale em seu site O Tempo Aqui. Friale prevê que uma forte onda de frio polar vai avançar rapidamente na direção da Amazônia e derrubar a temperatura, a partir de segunda-feira (9/7/2018), no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso, no sul e oeste do Amazonas e nas planícies da Bolívia e da região de selva do Peru.
A frente fria – fenômeno que antecede o ar polar – chega na noite de domingo para segunda-feira, sendo que a sua aproximação pode provocar, no sábado e no domingo, chuvas passageiras em alguns pontos da região.
Os ventos passam a soprar ininterruptamente, com fortes rajadas, da direção sudeste, logo nas primeiras horas de segunda-feira.
Nestas primeiras análises feitas por O Tempo Aqui, as temperatura mínimas, ao amanhecer de terça-feira e de quarta-feira, deverão oscilar entre 13 e 16ºC, no leste e sul do Acre, no sul do Amazonas e no sul e oeste de Rondônia, e, entre 10 e 13ºC, na região de Cuiabá e no Pantanal de Mato Grosso.
No vale do Juruá (oeste do Acre) e em Porto Velho (capital de Rondônia), as mínimas devem oscilar entre 16 e 19ºC. Em Goiás, apenas o sudoeste do estado, na região de Mineiros, terá uma leve incursão desta onda polar.
Comentários
Acre
Gladson sanciona lei que cria CNH Social para mulheres vítimas de violência

Foto: Arquivo/Detran
O Governo do Acre publicou nesta sexta-feira, 25, a Lei nº 4.616/2025, que institui a CNH Social voltada exclusivamente para mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar.
A medida, aprovada pela Assembleia Legislativa e de autoria do deputado Fagner Calegário, visa oferecer acesso gratuito à primeira habilitação como forma de garantir autonomia e novas oportunidades profissionais para mulheres em situação de vulnerabilidade. A lei foi sancionada pelo governador Gladson Cameli (PP).
A nova legislação integra o Programa Social de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores do Estado, conhecido como CNH Social, e permite que as beneficiárias possam tirar, sem custos, a carteira de motorista nas categorias A, B ou AB.
Comentários
Acre
Seca dos rios suspende aulas e SEE refaz calendário escolar de áreas isoladas

Seca no Rio Acre I Foto: Whidy Melo/ac24horas
A estiagem severa que atinge os rios acreanos fez com que a Secretaria de Educação e Cultura (SEE) reorganizasse o calendário letivo em escolas de difícil acesso, localizadas em regiões onde o transporte dos alunos só é possível por meio fluvial.
A estiagem nas cabeceiras dos rios do Acre tem impactado o cotidiano escolar de comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas. Na comunidade Vila Alves, onde funciona a Escola Pingo de Ouro, no alto Rio Envira, e no Seringal Porto Rubim, onde fica a Escola Raimundo Prado, os barcos já não conseguem navegar.
O mesmo ocorre em aldeias como a Califórnia, onde está localizada a Escola Alto Bonito I. “Estamos acompanhando com atenção cada situação. Nessas regiões, os rios são a única via de acesso às escolas. Quando o rio seca, não há alternativa de transporte. É nosso dever assegurar o direito à educação dessas crianças, reorganizando o calendário de acordo com a realidade local”, destacou o secretário de Educação e Cultura, Aberson Carvalho.
A coordenadora do Núcleo da SEE em Feijó, Marinês Dantas, reforça que a medida é necessária para manter o vínculo com os estudantes e eles não desistirem por estar perdendo aulas. “Estamos trabalhando com as equipes escolares e as lideranças locais para adequar o calendário e minimizar os impactos”, afirmou.
Com informações da Agência de Notícias do Acre
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre segue em queda nesta sexta, informa Defesa Civil de Rio Branco

Foto: Sérgio Vale/arquivo ac24horas
O nível do Rio Acre continua em trajetória de descenso na capital. De acordo com o boletim da Defesa Civil Municipal divulgado na manhã desta sexta-feira, 25, às 5h18, o rio marcou 1,57 metros, registrando uma nova baixa. Nas últimas 24 horas, não houve registro de chuvas em Rio Branco.
A situação permanece dentro da normalidade para o período, distante da cota de alerta, que é de 13,50 metros, e da cota de transbordo, fixada em 14 metros.
Você precisa fazer login para comentar.