Acre
Frente ampla reúne partidos em torno da candidatura de Marcus Alexandre e constitui Grupo de Trabalho Eleitoral

Em reunião realizada nesta quarta-feira, 25, na sede do Movimento Democrático Brasileiro – MDB, foi constituído formalmente o Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) da aliança composta pelos partidos: MDB, PC do B, PT, PV, PSOL e Rede Sustentabilidade, que tem como pré-candidato a prefeito de Rio Branco o engenheiro civil e ex-prefeito Marcus Alexandre.
Os dirigentes destacaram a importância da criação do fórum que vai debater a construção de chapas majoritárias e proporcionais nos 22 municípios do Acre com vistas ao processo eleitoral de 2024, além do conteúdo programático da aliança.

“Classifico como uma reunião histórica, tenho muita honra de ter ao nosso lado pessoas com biografias tão importantes na política, que já deram grandes contribuições para o desenvolvimento do Acre, juntas em torno de um propósito comum que é cuidar de Rio Branco e dos demais municípios, uma aliança que se fortalece e que tem como base a o respeito e a unidade pensando no melhor para o Acre, disse Marcus Alexandre.
“Uma satisfação imensa participar desse momento, o Partido Verde está totalmente imbuído nesse propósito de apresentar soluções para a nossa cidade e estado, enfatizou Shirley Torres, presidente do PV.
“Daniel Zen, presidente Regional do Partido dos Trabalhadores, Um momento muito aguardado, a consolidação de um processo que vem sendo construído mas que agora está formalmente constituído para debater estratégias”, pontuou.

“Nilson Euclides, liderança do PSOL, destacou o perfil agregador do Marcus Alexandre para a construção e consolidação da frente ampla que reúne os partidos. “Marcus Alexandre tem esse perfil agregador, esse é um grupo que vai trabalhar na construção de uma alternativa diferente do que tá aí para apresentar à população Rio Branco”, finalizou.
Estiveram presentes Flaviano Melo, presidente estadual do MDB; Daniel Zen e Selma Neves, presidentes do PT; Eduardo Farias e Márcio Batista, presidentes do PC do B; Inácio Moreira, presidente da Rede Sustentabilidade; Shirley Torres, presidente do PV; Nilson Euclides, do PSOL; entre outros dirigentes.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.