fbpx
Conecte-se conosco

Geral

FPA barra uso da Reforma Agrária “para fins não republicanos”

Publicado

em

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (14), o parecer do relator, deputado e presidente da bancada, Pedro Lupion (PP/PR), ao Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 313/2023, revertendo as mudanças promovidas pelo Decreto nº 11.637/2023, que havia alterado as regras do Programa Nacional de Reforma Agrária.

O PDL 313/2023, de autoria dos deputados Caroline de Toni (PL-SC) e Ricardo Salles (PL-SP), ambos integrantes da FPA, foi proposto para sustar as alterações promovidas pelo Decreto nº 11.637, que segundo eles não encontra amparo nem na lei que o regulamenta, nem na própria Constituição.

O relator Lupion elogiou a iniciativa dos colegas, destacando que o decreto favorecia o uso da Reforma Agrária para fins não republicanos, criando impedimentos para que o produtor obtivesse o título definitivo de sua terra. “Com finalidade eleitoreira e demagoga, o decreto cria obstáculos à concessão do título definitivo da terra ao agricultor familiar, beneficiando falsas lideranças de movimentos que se dizem sociais,” destacou o parlamentar.

Lupion criticou duramente a alteração nos critérios de seleção de beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária, que quadruplicou a pontuação concedida aos acampados. Segundo ele, essa mudança obriga praticamente os agricultores sem-terra a se filiarem a movimentos como o Movimento Sem Terra (MST) e a Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL), sob pena de não conseguirem pontuação suficiente para serem selecionados.

O presidente da FPA também reforçou que o Tribunal de Contas da União já havia considerado ilegal a concessão de pontuação extra a acampados no processo de seleção. Além disso, mencionou relatórios de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) da Funai, Incra e MST que revelaram o desvio de recursos públicos e a manipulação de seleções por parte de movimentos sociais e entidades representativas.

O parlamentar também destacou a preocupação com a nova possibilidade de titulação de terras para associações ou cooperativas, o que vai contra a Lei nº 8.629/93, que proíbe a titulação para pessoas jurídicas. Segundo Lupion, essa medida concede grandes porções de terras a entidades com CNPJs, deixando as famílias assentadas à mercê de líderes ou dirigentes, e impedindo que sejam verdadeiramente proprietárias de suas terras.

“A terra da reforma agrária deve ser prioritariamente destinada a indivíduos, e não a coletivos. Essas mudanças incentivam o esbulho possessório e a formação de acampamentos, desconsiderando as condições desumanas em que muitas famílias vivem”, alertou Lupion.

Segundo o deputado, a suspensão do decreto é uma medida justa, moral e constitucional, compatível com uma Reforma Agrária de Estado. “Somos favoráveis a uma reforma que leve o trabalhador rural brasileiro ao título da terra,” concluiu Lupion.

Fonte: Pensar Agro

Comentários

Continue lendo

Geral

Vídeo: Justiça decreta prisão preventiva de jovem preso com drogas e arma de fogo

Publicado

em

Bruno de Arruda da Costa, de 22 anos, foi flagrado com entorpecentes e escopeta em Rio Branco

A Justiça do Acre decretou a prisão preventiva de Bruno de Arruda da Costa, de 22 anos, após audiência de custódia realizada na tarde deste sábado (1), no Fórum Criminal de Rio Branco. A decisão foi proferida pelo juiz da Vara Estadual das Garantias.

Bruno foi detido em flagrante na noite de sexta-feira (31) por policiais militares da Força Tática do 1º Batalhão, durante uma abordagem na Rua Boa Vista, no bairro Bom Futuro.

Com ele, os agentes encontraram uma escopeta calibre 12, porções de skunk e cocaína, além de balança de precisão e material para embalar drogas.

Com a prisão em flagrante, a Polícia Civil tem o prazo de 10 dias para concluir o inquérito e encaminhar o caso ao Poder Judiciário.

Comentários

Continue lendo

Geral

PM prende homem com mandado de prisão durante ocorrência de perturbação do sossego em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Os militares contataram que entre as pessoas que estavam no ambiente havia um indivíduo com mandado de prisão. Foi dado voz de prisão sendo encaminhado para a Delegacia de Polícia para ficar à disposição do Poder Judiciário.

Polícia Militar cumpriu mandado de prisão durante ocorrência de perturbação do sossego em Cruzeiro do Sul 

Com PM Juruá
Durante a noite do dia 01 de fevereiro de 2025, a Polícia Militar prendeu um indivíduo que havia em seu desfavor um mandado de prisão.
Por voltas 23 horas, a polícia militar foi acionada para deslocar em uma ocorrência de perturbação do sossego no bairro Telégrafo em Cruzeiro do Sul.
Quando os policiais militares terminaram de mediar a ocorrência e solicitar que o som fosse abaixado, os militares contataram que entre as pessoas que estavam no ambiente havia um indivíduo com mandado de prisão para dar o devido cumprimento. Foi dado voz de prisão sendo encaminhado para a Delegacia de Polícia para ficar à disposição do Poder Judiciário.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Militar prende em flagrante delito autor de furtos em Marechal Thaumaturgo

Publicado

em

“Os policiais militares continuaram realizando operações de preservação da ordem pública em Marechal Thaumaturgo com o objetivo de identificar. Após a Operação Paz Celeste, os policiais militares continuaram as buscas do criminoso”

O indivíduo ainda é suspeito de ter cometido diversos crimes nos estabelecimentos comerciais da cidade nos meses de dezembro de 2024 e janeiro de 2025. Foto: cedida 

Com PM/Juruá
Durante este domingo (02/02), a Polícia Militar prendeu em flagrante delito o autor de furtos no Município de Marechal Thaumaturgo. O indivíduo ainda é suspeito de ter cometido diversos crimes nos estabelecimentos comerciais da cidade nos meses de dezembro de 2024 e janeiro de 2025.
Além disso, o criminoso confessou aos policiais militares pertencer à Organização Criminosa Comando Vermelho local.
“Os policiais militares continuaram realizando operações de preservação da ordem pública em Marechal Thaumaturgo com o objetivo de identificar. Após a Operação Paz Celeste, os policiais militares continuaram as buscas do criminoso. Neste dia, a ação rápida dos militares conseguiu capturar o suspeito e preso por mais um delito de furto. Uma prisão bastante importante feita pelos policiais militares de Marechal Thaumaturgo, principalmente, devido ao suspeito confessar aos militares atuar em organização criminosa. Agora, ele está sendo apresentado à justiça que decidirá sobre a manutenção da prisão ou se responderá em liberdade”, comentou o Comandante do 6° Batalhão da Polícia Militar, Capitão PM Daniel Santos.

Comentários

Continue lendo