Cotidiano
Fórum Estadual de Formação Esportiva terá representantes de todos os municípios

Foto PHD: João Renato, Ney Amorim, Paulo Maciel, André Heller e Emerson Appel nos ajustes finais para o Fórum
Será realizado nesta quarta, 17, a partir das 9 horas, no auditório da Uninorte, o Fórum Estadual de Formação Esportiva com representantes de todos os municípios. O evento terá como palestrantes os ex-atletas olímpicos Lars Gral (vela), Magic Paula (basquete), André Heller (vôlei) e o diretor do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), Emerson Appel.
“Trazer o Fórum para Rio Branco foi um grande desafio e a nossa meta é incentivar dirigentes, atletas a desenvolver projetos com um único objetivo, melhorar o esporte acreano em todas as áreas”, declarou o presidente da Associação Filhos do Rei (Asdefir), João Renato Jácome.
Parceria importante
João Renato Jácome destacou a parceria entre o CBC, Asdefir e governo do Estado por intermédio da Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL).
“O secretário Ney Amorim acreditou na realização do Fórum desde a primeira conversa. Esse projeto foi bastante elaborado e chegou o momento da execução”, afirmou João Renato Jácome.
Presidente em Rio Branco
Segundo João Renato Jácome, o presidente do CBC, Paulo Maciel, participará do Fórum em Rio Branco e isso mais um ponto importante da realização do evento.
Mais de 20 Estados
O Fórum Estadual é a parte de uma série de eventos promovidos pelo CBC e já percorreu mais de 20 estados brasileiros, reunindo quase 11 mil participantes desde setembro de 2023. Além de compartilhar conhecimentos entre gestores esportivos, atletas e técnicos, o evento destaca as oportunidades oferecidas pelo Programa de Formação de Atletas.
Comentários
Cotidiano
Sena Madureira registra aumento de internações por pneumonia nos primeiros dias de 2026
Hospital local contabilizou seis pacientes internados, incluindo crianças; casos mais graves foram transferidos para Rio Branco

Pneumonias bacterianas geralmente exigem antibióticos, enquanto as virais podem demandar apenas acompanhamento médico e cuidados de suporte. Casos mais graves podem necessitar de internação hospitalar. Foto: captada
Os primeiros dez dias de janeiro de 2026 registraram um aumento preocupante de internações por pneumonia em Sena Madureira, no interior do Acre. Segundo dados do Hospital João Câncio Fernandes, ao menos seis pessoas — entre adultos e crianças — foram internadas para tratamento da doença, com alguns casos sendo transferidos para o Pronto-Socorro de Rio Branco para atendimento especializado.
O cenário reforça a importância da vacinação contra a grive, disponível nas unidades básicas de saúde do município, como medida preventiva para evitar complicações respiratórias. A pneumonia é uma infecção que atinge os pulmões e pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos, sendo mais grave em crianças, idosos, gestantes e pessoas com imunidade baixa.
O tratamento varia de acordo com a causa da doença, podendo incluir o uso de antibióticos em casos bacterianos ou apenas suporte clínico em infecções virais. Casos mais severos exigem internação. Além da vacinação, medidas como higiene frequente das mãos, evitar o tabagismo e manter hábitos saudáveis são recomendadas para prevenção.
A direção do hospital orienta que a população procure atendimento médico ao apresentar sintomas como febre alta, tosse com secreção, falta de ar e dor no peito, para que o diagnóstico e o tratamento adequados sejam iniciados rapidamente.
Comentários
Cotidiano
Nível do Rio Acre cai e segue distante da cota de transbordo

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre apresentou leve redução na manhã deste sábado (10), em Rio Branco. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, às 5h25 o manancial marcou 9,49 metros, registrando tendência de vazante.
Nas últimas 24 horas, o volume de chuvas acumulado na capital foi de 9,80 milímetros. Apesar das precipitações, o nível do rio permanece bem abaixo da cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, e distante da cota de transbordo, que é de 14 metros.




Você precisa fazer login para comentar.