Cotidiano
Formandos de jornalismo da Ufac fazem homenagem póstuma a fotojornalista Marcos Vicentti: ‘Inspirava as pessoas’
Marcos Vicentti morreu aos 56 anos após uma parada cardiorrespiratória em outubro do ano passado. Formandos homenagearam o fotojornalista com o nome da turma na última terça-feira (21), na Ufac.

O fotojornalista Marcos Vicentti morreu em Rio Branco, Acre. Foto: Arquivo pessoal
A turma de formandos de 2025 do curso de jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac) homenageou o fotojornalista Marcos Vicentti na cerimônia de colação de grau na última terça-feira (21), no auditório do Teatro Universitário do campus Rio Branco. A viúva Valéria Teixeira recebeu a placa em memória ao profissional, que morreu em outubro do ano passado vítima de uma parada cardiorrespiratória.
A viúva contou que ficou emocionada desde o dia em que foi comunicada que a turma de formandos receberia o nome dele.
“O sentimento [é] de reconhecimento, não só da minha parte, mas entender que muitas pessoas foram inspiradas por ele, pela maneira como ele olhava o mundo. Então, eu senti uma paz e uma felicidade muito grande. O Marcos sempre dizia para mim que nós temos a obrigação de deixar algo para aqueles que virão depois da gente. O reconhecimento de uma vida inteira dedicada ao voto a jornalismo, a maneira como ele via o mundo e inspirava as pessoas, o compartilhar do conhecimento dele”, falou.

Valéria Teixeira, viúva do fotojornalista, recebeu placa em homenagem a Marcos Vicentti — Foto: Felipe Freire/Secom
Melícia Moura, oradora da cerimônia e uma das formandas, disse que os bacharéis decidiram prestar a homenagem para valorizar os fotojornalistas e reconhecer o trabalho do profissional.
A jornalista também afirma que, apesar de não terem tido interação direta da turma com Vicentti, os formandos sugeriram a homenagem em comum acordo, em decisão coletiva. O nome da turma ficou estabelecido como “Turma Marcos Vicentti Batista da Silva (in memoriam)”.
Quem foi Marcos Vicentti?
Formado em Comunicação Social, Marcos Vicentti Batista da Silva era fotógrafo da Secretaria de Comunicação do Acre (Secom-AC). Aos 56 anos, o acreano morreu após uma parada cardiorrespiratória na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), em Rio Branco.
O profissional tinha mais de 20 anos de experiência na fotografia jornalística, ministrava diversos cursos e já foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do Acre (Sinjac).
Vicentti ganhou diversos prêmios ao longo de sua trajetória profissional, entre eles a Medalha Nacional da Revista Fotografe Melhor 2021, além de uma menção honrosa do Prêmio Nacional Esso em 2005 e prêmio de melhor fotografia no Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do Acre (MP-AC).
Marcão, como era chamado pelos mais próximos, recebeu diversas homenagens, através de fotos, vídeos e textos nas redes sociais. O governador do Acre Gladson Cameli publicou na época uma nota de pesar destacando a trajetória do profissional.

Colação de grau dos cursos de Jornalismo e Nutrição da Ufac. Foto: Foto: Vitória Guimarães/Rede Amazônica
Comentários
Cotidiano
Incêndio destrói casa e atinge outras duas no bairro Wanderley Dantas, em Rio Branco
Fogo consumiu residência de madeira e alvenaria; bombeiros usaram mais de 9 mil litros de água. Ninguém ficou ferido

A casa de madeira e alvenaria, destruída pelas chamas, estava trancada e sem ninguém dentro. Foto: captada
Um incêndio de grandes proporções destruiu uma casa e atingiu parcialmente outras duas na Travessa Santa Bárbara, no bairro Wanderley Dantas, em Rio Branco, na noite desta sexta-feira (16). O Corpo de Bombeiros confirmou que não houve feridos. A casa completamente consumida pelas chamas estava trancada e desocupada no momento do incidente.
Os bombeiros utilizaram mais de nove mil litros de água no combate às chamas, que já haviam tomado a primeira residência quando as equipes chegaram. Em uma das casas vizinhas, o fogo atingiu a lateral e o forro de PVC de um quarto, que precisou ser aberto à força. Em outra, as chamas danificaram o telhado e duas caixas d’água. Após 30 minutos de trabalho, o fogo foi controlado. As causas do incêndio ainda serão apuradas.
Segundo incêndio na semana
Uma casa foi atingida por um incêndio na manhã de quarta-feira (14) após um vazamento de gás durante a troca de um botijão Comunidade Panorama, em Rio Branco.
O comerciante Jairo Aguiar, proprietário da residência, contou que era ele quem manuseava o botijão de gás que causou a explosão e chegou a ser atingido no rosto, mas sem causar ferimentos graves. Ele e o pai estavam em casa.

Segundo o Corpo de Bombeiros do Acre, só havia moradores nas casas atingidas parcialmente e ninguém ficou ferido. Foto: captada
Comentários
Cotidiano
Apoio de vice de Rio Branco a Bocalom deve criar atrito no PP acreano
Mesmo filiado ao partido de Mailza, Alysson Bestene deve pedir afastamento durante campanha para evitar conflitos e defender “lealdade” ao atual prefeito

Alysson Bestene, aliado de Gladson Cameli e filiado ao partido de Mailza Gomes, deve pedir afastamento temporário para fazer campanha ao prefeito. Foto: captada
Com Luciano Tavares
O vice-prefeito de Rio Branco, Alysson Bestene (PP), prepara-se para apoiar a pré-candidatura do prefeito Tião Bocalom (PL) ao governo do Acre, mesmo sendo filiado ao PP da senadora Mailza Gomes e amigo conselheiro partidário Gladson Cameli (PP).
Para evitar ser acusado de infidelidade partidária, a alternativa deve ser um pedido de afastamento das atividades no partido durante os 45 dias do período eleitoral, quando poderá fazer campanha e votar em Bocalom.
Segundo aliados, Bestene não vê a decisão como um problema, mas como uma posição coerente com seu cargo na prefeitura e um “ato de lealdade”. Bocalom deve oficializar sua pré-candidatura na segunda-feira, dia 19, em coletiva na Associação Comercial do Acre (Acisa).
Comentários
Cotidiano
Acre tem mais mortes no trânsito do que homicídios em 2025, mas registra queda de 12,1% nas vítimas de acidentes
Dados do Detran mostram queda de 12% nos acidentes fatais, mesmo com aumento da frota; taxa de mortalidade cai para 2,05 a cada 10 mil veículos

Mortes no trânsito superam homicídios no Acre em 2025, com 80 óbitos nas vias contra 62 assassinatos. Foto: captada
O Acre registrou, em 2025, um cenário atípico na segurança pública: o número de mortes no trânsito (80) superou o total de homicídios (62) no estado. Apesar disso, os óbitos por sinistros caíram 12,1% em relação a 2024, quando foram contabilizadas 91 vítimas. O total de acidentes também recuou, passando de 4.410 em 2024 para 4.116 até novembro de 2025.
Os dados, consolidados pelo Detran/AC e divulgados em janeiro de 2026, mostram que a redução ocorreu mesmo com o crescimento da frota, que chegou a 385.341 veículos — sendo 229.472 em Rio Branco e 133.822 no interior. A taxa de mortalidade no trânsito caiu de 2,49 para 2,05 mortes por 10 mil veículos.
O Detran atribui o resultado a políticas preventivas como o Maio Amarelo, campanhas educativas e operações integradas com a Polícia Militar, com foco no combate à alcoolemia, uso de equipamentos de segurança e respeito às normas viárias.
Comparativo com 2024:
-
Mortes no trânsito: 80 (2025) contra 91 (2024) → queda de 12,1%
-
Acidentes totais (jan–nov): 4.116 (2025) contra 4.410 (2024) → redução de 6,7%
-
Frota veicular: cresceu para 385.341 veículos (2025), com Rio Branco concentrando 229.472
Taxa de mortalidade:
A relação entre óbitos e frota caiu de 2,49 mortes por 10 mil veículos (2024) para 2,05 (2025), indicando maior segurança viária relativa.
Fatores para a redução:
Segundo o Detran, o resultado reflete:
-
Campanhas educativas como o Maio Amarelo;
-
Operações integradas de fiscalização com a Polícia Militar;
-
Foco no combate à associação de álcool e direção, uso de capacetes/cintos e respeito aos limites de velocidade.
A inversão na liderança das causas violentas de morte – com o trânsito matando mais que o crime intencional – segue tendência já observada em estados com baixas taxas de homicídio, como Santa Catarina e São Paulo.
O Detran deve ampliar em 2026 as blitzes em rodovias estaduais e as ações em escolas para conscientização de jovens condutores.
A queda nas mortes no trânsito ocorreu apesar do crescimento da frota, o que sugere que as políticas preventivas têm sido mais eficazes que o simples aumento da quantidade de veículos em circulação.

Segundo o Detran/AC, o resultado é reflexo direto da intensificação de políticas preventivas, como campanhas educativas — a exemplo do Maio Amarelo — e de operações integradas de fiscalização realizadas em parceria com a Polícia Militar.

Você precisa fazer login para comentar.