Cotidiano
Formandos de jornalismo da Ufac fazem homenagem póstuma a fotojornalista Marcos Vicentti: ‘Inspirava as pessoas’
Marcos Vicentti morreu aos 56 anos após uma parada cardiorrespiratória em outubro do ano passado. Formandos homenagearam o fotojornalista com o nome da turma na última terça-feira (21), na Ufac.

O fotojornalista Marcos Vicentti morreu em Rio Branco, Acre. Foto: Arquivo pessoal
A turma de formandos de 2025 do curso de jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac) homenageou o fotojornalista Marcos Vicentti na cerimônia de colação de grau na última terça-feira (21), no auditório do Teatro Universitário do campus Rio Branco. A viúva Valéria Teixeira recebeu a placa em memória ao profissional, que morreu em outubro do ano passado vítima de uma parada cardiorrespiratória.
A viúva contou que ficou emocionada desde o dia em que foi comunicada que a turma de formandos receberia o nome dele.
“O sentimento [é] de reconhecimento, não só da minha parte, mas entender que muitas pessoas foram inspiradas por ele, pela maneira como ele olhava o mundo. Então, eu senti uma paz e uma felicidade muito grande. O Marcos sempre dizia para mim que nós temos a obrigação de deixar algo para aqueles que virão depois da gente. O reconhecimento de uma vida inteira dedicada ao voto a jornalismo, a maneira como ele via o mundo e inspirava as pessoas, o compartilhar do conhecimento dele”, falou.

Valéria Teixeira, viúva do fotojornalista, recebeu placa em homenagem a Marcos Vicentti — Foto: Felipe Freire/Secom
Melícia Moura, oradora da cerimônia e uma das formandas, disse que os bacharéis decidiram prestar a homenagem para valorizar os fotojornalistas e reconhecer o trabalho do profissional.
A jornalista também afirma que, apesar de não terem tido interação direta da turma com Vicentti, os formandos sugeriram a homenagem em comum acordo, em decisão coletiva. O nome da turma ficou estabelecido como “Turma Marcos Vicentti Batista da Silva (in memoriam)”.
Quem foi Marcos Vicentti?
Formado em Comunicação Social, Marcos Vicentti Batista da Silva era fotógrafo da Secretaria de Comunicação do Acre (Secom-AC). Aos 56 anos, o acreano morreu após uma parada cardiorrespiratória na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), em Rio Branco.
O profissional tinha mais de 20 anos de experiência na fotografia jornalística, ministrava diversos cursos e já foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do Acre (Sinjac).
Vicentti ganhou diversos prêmios ao longo de sua trajetória profissional, entre eles a Medalha Nacional da Revista Fotografe Melhor 2021, além de uma menção honrosa do Prêmio Nacional Esso em 2005 e prêmio de melhor fotografia no Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do Acre (MP-AC).
Marcão, como era chamado pelos mais próximos, recebeu diversas homenagens, através de fotos, vídeos e textos nas redes sociais. O governador do Acre Gladson Cameli publicou na época uma nota de pesar destacando a trajetória do profissional.

Colação de grau dos cursos de Jornalismo e Nutrição da Ufac. Foto: Foto: Vitória Guimarães/Rede Amazônica
Comentários
Cotidiano
Adolescentes do Centro Socioeducativo Purus, em Sena Madureira, iniciam curso de barbeiro com foco na reintegração social
O curso está sendo ministrado pelo barbeiro e empresário Junior Sombra, contratado pelo Instituto de Pesquisa, Ensino e Tecnologia (IPETEC)
O Centro Socioeducativo Purus, localizado em Sena Madureira, deu início a um curso de barbeiro voltado aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. A iniciativa visa capacitar profissionalmente os jovens e contribuir para sua reintegração social, promovendo autonomia e dignidade por meio da educação.
O curso está sendo ministrado pelo barbeiro e empresário Junior Sombra, contratado pelo Instituto de Pesquisa, Ensino e Tecnologia (IPETEC). Além de repassar conhecimentos técnicos, Junior compartilha sua vivência na área e incentiva os adolescentes a acreditarem em novos caminhos.
A formação é resultado de uma parceria entre o Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), o Poder Judiciário, o IPETEC e a Sombra Barbearia. A cerimônia de abertura aconteceu nesta sexta-feira e contou com a presença do promotor de Justiça Júlio Medeiros, que parabenizou a ação e ressaltou sua relevância no processo de transformação social.
Também participou da abertura a gerente de educações e ações sociopedagógicas do ISE, Vicência, que auxiliou no conteúdo teórico do curso, reforçando o apoio educacional aos jovens.
O diretor da unidade, Efrael Cavalcante, agradeceu o envolvimento de todos os parceiros e enfatizou que a ação está alinhada com a política de gestão do presidente do ISE, Mário César. “Temos trabalhado para criar oportunidades reais. Este curso mostra que, com empenho e cooperação, conseguimos abrir portas para o futuro desses adolescentes”, destacou.
Segundo Efrael, novas formações já estão sendo planejadas para os próximos meses. “Queremos ampliar o leque de cursos profissionalizantes e continuar fortalecendo o processo de reinserção social dos nossos jovens”, afirmou.
Comentários
Cotidiano
Jornal detona Vini Jr. após Bola de Ouro: “Queda incompreensível”
Comentários
Cotidiano
Derby vencido pelo Corinthians há um mês ainda reverbera no Palmeiras

Richard Ríos manda torcida calar a boca após marcar gol do Palmeiras contra o Cerro Porteño • VINICIUS NUNES/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO
O Palmeiras segue se recuperando da final perdida contra o Corinthians. O Derby do dia 16 de março, realizado no Allianz Parque e vencido pelo Timão, ainda reverbera nas alamedas do Palestra Itália.
Mesmo com o bom começo na Libertadores, com duas vitórias em dois jogos, o Palmeiras viveu conturbado momento no duelo contra o Cerro Porteño, na última quarta (9). Richard Ríos, autor do gol da vitória, mandou a torcida “calar a boca” durante a comemoração.
Em entrevista após o jogo, Ríos pediu desculpa e justificou que o gesto foi para torcedores que o criticam – talvez por falhas em jogos contra o Corinthians: “Aconteceu de cabeça quente, não falo nada para a torcida. Eles levaram para o caminho errado, quis falar para os caras que falam que sou do outro time”, disse.
Ainda na saída de campo, parte da torcida do Palmeiras entoou o grito: ‘”Oh Rios, presta atenção, muito respeito com a torcida do Verdão”. No segundo tempo, toda vez que tocou na bola, Richard Ríos foi vaiado.
Tanto Palmeiras quanto Richard Ríos têm a chance de acalmar a situação na noite deste sábado (12). Às 18h30 (de Brasília), na Arena Barueri, o reencontro com o Corinthians acontece pouco menos de um mês da última derrota para o rival
Fonte: CNN
Você precisa fazer login para comentar.