Conecte-se conosco

Cotidiano

Formandos de jornalismo da Ufac fazem homenagem póstuma a fotojornalista Marcos Vicentti: ‘Inspirava as pessoas’

Publicado

em

Marcos Vicentti morreu aos 56 anos após uma parada cardiorrespiratória em outubro do ano passado. Formandos homenagearam o fotojornalista com o nome da turma na última terça-feira (21), na Ufac.

O fotojornalista Marcos Vicentti morreu em Rio Branco, Acre. Foto: Arquivo pessoal

A turma de formandos de 2025 do curso de jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac) homenageou o fotojornalista Marcos Vicentti na cerimônia de colação de grau na última terça-feira (21), no auditório do Teatro Universitário do campus Rio Branco. A viúva Valéria Teixeira recebeu a placa em memória ao profissional, que morreu em outubro do ano passado vítima de uma parada cardiorrespiratória.

A viúva contou que ficou emocionada desde o dia em que foi comunicada que a turma de formandos receberia o nome dele.

“O sentimento [é] de reconhecimento, não só da minha parte, mas entender que muitas pessoas foram inspiradas por ele, pela maneira como ele olhava o mundo. Então, eu senti uma paz e uma felicidade muito grande. O Marcos sempre dizia para mim que nós temos a obrigação de deixar algo para aqueles que virão depois da gente. O reconhecimento de uma vida inteira dedicada ao voto a jornalismo, a maneira como ele via o mundo e inspirava as pessoas, o compartilhar do conhecimento dele”, falou.

Valéria Teixeira, viúva do fotojornalista, recebeu placa em homenagem a Marcos Vicentti — Foto: Felipe Freire/Secom

Melícia Moura, oradora da cerimônia e uma das formandas, disse que os bacharéis decidiram prestar a homenagem para valorizar os fotojornalistas e reconhecer o trabalho do profissional.

A jornalista também afirma que, apesar de não terem tido interação direta da turma com Vicentti, os formandos sugeriram a homenagem em comum acordo, em decisão coletiva. O nome da turma ficou estabelecido como “Turma Marcos Vicentti Batista da Silva (in memoriam)”.

” Além de seu talento, Marcão era admirado por sua humanidade e dedicação à profissão. Que o legado dele inspire a turma a exercer o jornalismo de forma mais justa, sensível e humana […] ele trabalhou com muitos jornalistas que passaram por essa formação. Seu trabalho impactou não apenas a classe jornalística, mas também a sociedade como um todo, tornando-o uma referência para todos os futuros profissionais”, explicou.
Quem foi Marcos Vicentti?

Formado em Comunicação Social, Marcos Vicentti Batista da Silva era fotógrafo da Secretaria de Comunicação do Acre (Secom-AC). Aos 56 anos, o acreano morreu após uma parada cardiorrespiratória na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), em Rio Branco.

O profissional tinha mais de 20 anos de experiência na fotografia jornalística, ministrava diversos cursos e já foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do Acre (Sinjac).

Vicentti ganhou diversos prêmios ao longo de sua trajetória profissional, entre eles a Medalha Nacional da Revista Fotografe Melhor 2021, além de uma menção honrosa do Prêmio Nacional Esso em 2005 e prêmio de melhor fotografia no Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do Acre (MP-AC).

Marcão, como era chamado pelos mais próximos, recebeu diversas homenagens, através de fotos, vídeos e textos nas redes sociais. O governador do Acre Gladson Cameli publicou na época uma nota de pesar destacando a trajetória do profissional.

Colação de grau dos cursos de Jornalismo e Nutrição da Ufac. Foto: Foto: Vitória Guimarães/Rede Amazônica

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

11 bairros atingidos pelas águas do rio Juruá em Cruzeiro do Sul e prefeito Zequinha coordena atendimento às famílias

Publicado

em

Chegando a 13,70, nós teremos que começar a retirada de famílias. Já temos quatro escolas que já estão reservadas e preparadas para receber algumas famílias que, por acaso, tenham que sair das suas residências

O prefeito Zequinha Lima, o coordenador da Defesa Civil Municipal, Júnior Damasceno e o comandante do Corpo de Bombeiros, major Josadac Ibernon fizeram uma vistoria nas áreas alagadas de Cruzeiro do Sul neste domingo, 18, quando o rio Juruá alcançou 13,20 metros e atinge cerca de 1.400 famílias. Ele conversou com moradores de alguns dos onze bairros já alcançados pelas águas.

Anunciou que 4 escolas já estão prontas para servir de abrigo para as famílias que precisarem ser retiradas de casa. A Marcelino Champangnat, no bairro João Alves, Padre Arnold, na Cohab, Thaumaturgo de Azevedo, no bairro do Alumínio e a Corazita Negreiros, no Telégrafo, serão as primeiras usadas.

“Foram 26 centímetros de ontem para hoje.E há a perspectiva de que os próximos três dias, até quarta-feira, o rio continua enchendo, podendo chegar, a possibilidade de chegar a 13,70.

Chegando a 13,70, nós teremos que começar a retirada de famílias. Já temos quatro escolas que já estão reservadas e preparadas para receber algumas famílias que, por acaso, tenham que sair das suas residências. É sempre bom a gente ver aqui in loco como é que está a situação”, pontuou Zequinha.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, major Josadac Ibernon, disse, que, em caso de necessidade, a corporação deve ser acionada por meio do 193.

“Já tínhamos essa informação que o Rio chegaria nesse nível agora no final de semana, se estendendo até o meio da semana também devido a esses dados que já são consolidados. Tínhamos previsão de chuva e essa chuva se concretizou em toda semana, foram mais de 100 milímetros em toda a bacia do Juruá, então isso influenciou na subida do Rio Juruá aqui em Cruzeiro do Sul. Permanecemos fazendo monitoramento no Alto Juruá, na região da fronteira com o Peru, Marechal Tamaturgo e Porto Valter.Já está em vazante Marechal Tamaturgo, Porto Valter ainda continua em subida e a tendência é Cruzeiro do Sul continuar subindo aqui nos próximos dias. A gente tem prontidão juntamente com a Defesa Civil Municipal para dar esse suporte para as famílias que estão afetadas”. relatou comandante

E disse mais. “A expectativa é que o rio atinja os 3,70 metros e com isso algumas famílias deverão ser retiradas para abrigo de acordo com a necessidade e a coordenação da Defesa Civil Municipal. Então, essas famílias que estiveram afetadas nesse primeiro momento, já com a água chegando ali no interior da sua residência,acionar o corpo de bombeiros através do 193 e a gente juntamente com essas equipes da Defesa Civil vamos fazer a retirada dessas famílias e alocar nos abrigos que estão sendo providenciados pela Prefeitura Municipal”. Finalizou

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Campanha busca arrecadar R$ 2,5 mil para tratamento de saúde de Enny Negreiros no Acre

Publicado

em

Vaquinha solidária recebe doações via Pix; família agradece apoio e destaca importância da mobilização comunitária

Familiares e amigos de Enny Negreiros iniciaram uma vaquinha online para custear despesas médicas de seu tratamento de saúde. A meta é arrecadar R$ 2.500, e os organizadores reforçam que qualquer valor é bem-vindo e pode contribuir para sua recuperação.

A campanha tem sido divulgada nas redes sociais e na comunidade local. As doações podem ser feitas via Pix para a chave CPF 444.028.302-06, em nome de Arlete Souza Negreiros, responsável pela arrecadação.

A família agradece as demonstrações de solidariedade e destaca que a união da comunidade é fundamental neste momento.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Incêndio destrói casa e atinge outras duas no bairro Wanderley Dantas, em Rio Branco

Publicado

em

Fogo consumiu residência de madeira e alvenaria; bombeiros usaram mais de 9 mil litros de água. Ninguém ficou ferido

A casa de madeira e alvenaria, destruída pelas chamas, estava trancada e sem ninguém dentro. Foto: captada 

Um incêndio de grandes proporções destruiu uma casa e atingiu parcialmente outras duas na Travessa Santa Bárbara, no bairro Wanderley Dantas, em Rio Branco, na noite desta sexta-feira (16). O Corpo de Bombeiros confirmou que não houve feridos. A casa completamente consumida pelas chamas estava trancada e desocupada no momento do incidente.

Os bombeiros utilizaram mais de nove mil litros de água no combate às chamas, que já haviam tomado a primeira residência quando as equipes chegaram. Em uma das casas vizinhas, o fogo atingiu a lateral e o forro de PVC de um quarto, que precisou ser aberto à força. Em outra, as chamas danificaram o telhado e duas caixas d’água. Após 30 minutos de trabalho, o fogo foi controlado. As causas do incêndio ainda serão apuradas.

Segundo incêndio na semana

Uma casa foi atingida por um incêndio na manhã de quarta-feira (14) após um vazamento de gás durante a troca de um botijão Comunidade Panorama, em Rio Branco.

O comerciante Jairo Aguiar, proprietário da residência, contou que era ele quem manuseava o botijão de gás que causou a explosão e chegou a ser atingido no rosto, mas sem causar ferimentos graves. Ele e o pai estavam em casa.

Segundo o Corpo de Bombeiros do Acre, só havia moradores nas casas atingidas parcialmente e ninguém ficou ferido. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo