fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Foragido do Acre é encontrado recluso em presídio de São Paulo

Publicado

em

Foto: Reprodução

Em janeiro de 2020, em uma madrugada de segunda-feira, 26 presos fugiram do Complexo Penitenciário Francisco d’Oliveira Conde, em Rio Branco e desde a fuga, a Polícia Civil do Acre realiza trabalho investigativo para capturar os foragidos. Com a troca de informações com a Polícia Civil de São Paulo, a Polícia Civil do Acre encontrou um foragido recluso em um presídio de São Paulo.

Na manhã desta quinta-feira (22), foi possível identificar que D. de A. L. e L., de 28 anos, é um dos detentos do sistema prisional de São Paulo. De acordo com o levantamento da polícia paulista, o foragido foi preso pelo crime de roubo e uso de documentos falsos, cometidos em São Paulo.

O compartilhamento de informações entre as polícias dos dois estados possibilitou que o foragido, que foi preso em flagrante em São Paulo, tivesse mandado de prisão cumprido. O mandado, expedido pela Justiça do Acre, é decorrente de uma investigação da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO).

A fuga dos detentos ocorreu no pavilhão L, onde cumpriam pena em regime fechado. Após fazerem um buraco na parede da cela, fizeram cordas utilizando lençóis, e escaparam pela muralha. Com realização de operações e trabalho investigativo foi possível prender quase todos os foragidos.

Comentários

Continue lendo

Acre

Polícia Militar apreende armas de fogo em residência abandonada na Cidade do Povo

Publicado

em

Comentários

Continue lendo

Acre

Caminhonete colide com caminhão em cruzamento no Conjunto Esperança, em Rio Branco

Publicado

em

Acidente deixou apenas danos materiais; ninguém ficou ferido

Um acidente envolvendo uma caminhonete e um caminhão foi registrado na noite desta terça-feira (15), no cruzamento entre a Rua Major Ladislau Ferreira e a Rua Euclides da Cunha, no Conjunto Esperança, em Rio Branco.

Segundo informações apuradas no local, a condutora de uma Renault Oroch, de cor prata, trafegava pela Rua Major Ladislau Ferreira quando tentou realizar uma conversão à esquerda, ignorando a via preferencial. No momento da manobra, acabou sendo atingida lateralmente por um caminhão VW/13 branco, pertencente a uma empresa privada, que seguia pela Rua Euclides da Cunha.

Apesar do impacto, ninguém se feriu. A caminhonete sofreu os maiores danos, especialmente na lateral, enquanto o caminhão teve apenas leves avarias.

O Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN) foi acionado e compareceu ao local para isolar a área e realizar os procedimentos periciais. Após a conclusão dos trabalhos, os veículos foram liberados.

Comentários

Continue lendo

Acre

Museu do Xapury é reaberto após investimento de R$ 640 mil

Publicado

em

Foto: Felipe Freire/Secom

Um dos principais pontos turísticos e históricos de Xapuri, o Museu do Xapury reabriu suas portas nessa terça-feira, 15, após passar por um processo de revitalização. Instalado em um casarão de 1927, o espaço recebeu investimento de R$ 640 mil, com recursos do tesouro estadual, e volta a funcionar como referência na preservação da memória acreana.

O prédio, que já foi sede da primeira prefeitura da cidade, abriga objetos históricos que ajudam a contar a trajetória do Acre, com destaque para o Ciclo da Borracha, a Revolução Acreana e a luta do líder seringueiro Chico Mendes. O acervo inclui armas, mobiliário, utensílios do cotidiano dos trabalhadores da floresta e peças ligadas às culturas indígena e seringueira.

A cerimônia de reinauguração contou com a presença do governador Gladson Cameli, de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autoridades locais e moradores da cidade. Na ocasião, o governador afirmou que “um museu não é um lugar para acumular coisas velhas, mas sim um lugar que guarda memórias afetivas de uma população, as quais sinalizam para o futuro”.

O presidente da Fundação Elias Mansour (FEM), Minoru Kinpara, também ressaltou a importância do espaço para as novas gerações. “Este museu é um espaço de memória, onde os nossos jovens vão conhecer e valorizar a nossa história”, disse.

Além da reabertura do museu, outras ações de valorização do patrimônio histórico de Xapuri estão em andamento, como a revitalização da Casa de Chico Mendes e da Trilha Chico Mendes, em parceria com o Iphan e o governo do Estado.

Foto: Felipe Freire/Secom

Com informações da Agência de Notícias do Acre.

Comentários

Continue lendo