Conecte-se conosco

Brasil

Fogos de artifício podem ter causado explosão em resort na Suíça

Publicado

em

A explosão seguida de incêndio que atingiu um resort de esqui de luxo na Suíça e deixou ao menos 40 mortos na madrugada desta quinta-feira (1º) pode ter sido causada por fogos de artifício utilizados durante um show. Segundo a imprensa local, o acidente ocorreu em um bar localizado no térreo e no subsolo do estabelecimento.

Victoria, uma jovem francesa que estava no bar onde ocorreu a tragédia, contou ao canal BFMTV que uma vela cintilante colocada em uma garrafa de champanhe incendiou o teto quando uma mulher, que estava nos ombros de outra e tentava sacudir a garrafa, a teria levantado muito alto.

As chamas se espalharam rapidamente, segundo ela. A jovem, acompanhada de amigas, conseguiu sair ilesa do bar e avisou os seguranças do lado de fora do estabelecimento. Eles então desceram para tentar apagar as chamas.

As pessoas em busca de familiares estão sendo direcionadas para um centro de convenções onde foi montado um dispositivo de acolhimento. “Meu filho está desaparecido”, gritou uma mãe em lágrimas, citada pelo jornal 24 Heures, “ninguém sabe onde ele está”. As autoridades disponibilizaram uma linha telefônica para informar as famílias.

Um morador de Crans-Montana contou que, com “os fogos de artifício, inicialmente não entendemos o que estava acontecendo. E então vimos a fumaça”. Outra moradora, que vive a poucos metros do Constellation, disse ter sido avisada da tragédia enquanto comemorava em casa com amigos. “Desci para a rua”, que já estava “fechada pela polícia. Ouvia-se o som das sirenes ao longe. Ao meu redor, pessoas estupefatas, preocupadas, silenciosas”.

Fonte: Conteúdo republicado de METROPOLES - INTERNACIONAL

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Brasil

Itamaraty diz que não há brasileiros entre mortos em explosão na Suíça

Publicado

em

O Ministério das Relações Exteriores informou, nesta quinta-feira (1º/1), que não há registro de brasileiros entre as vítimas da explosão no complexo de esqui de Crans-Montana, na Suíça.

Ao menos 40 pessoas morreram e outras 115 ficaram feridas depois de um incêndio em um bar durante uma festa de Ano-Novo. As vítimas foram levados para os hospitais em Sion, Lausanne, Genebra e Zurique.

Em nota, o governo brasileiro também lamentou o ocorrido e reforçou que pode ser acionado por brasileiros em caso de emergência.

“Ao expressar seu pesar às vítimas e a seus familiares, o Brasil manifesta sua solidariedade ao povo e ao governo suíços”, diz o comunicado.

O complexo turístico de luxo está localizado na comuna de Valais, a 186 quilômetros da capital da Federação Suíça, Berna.

Em uma coletiva de imprensa, o presidente, Guy Parmelin, disse que o ocorrido é umas “piores tragédias” já vividas no país e determinou que as bandeiras serão içadas a meio-mastro por cinco dias.

Segundo a polícia local, chamados começaram a chegar por volta das 1h30 de manhã. No momento do fogo, havia uma festa de ano novo no bar “La Constaellation”.

Autoridades locais descartaram que o incêndio seja fruto de um incêndio e, segundo testemunhas ouvidas pela imprensa local, velas em garrafas de champanhe podem ter causado o incêndio. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o início do fogo.

Fonte: Conteúdo republicado de METROPOLES - INTERNACIONAL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Suíça: faíscas em garrafas de champanhe podem ter causado tragédia

Publicado

em

A explosão e o incêndio ocorridos na madrugada desta quinta-feira (1º/12), no complexo de esqui em Crans-Montana, na Suíça, pode ter sido causada por velas de faíscas em garrafas de champanhe, segundo testemunhas.

Ao portal BFMTV, duas frequentadoras do bar La Constellation relataram que viram garçonetes circulando com os artefatos e que faíscas teríam atingido o teto do local e causado o incêndio que deixou dezenas de mortos e pelo menos 100 feridos.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram momentos da festa e também do início do incêndio.

O chefe da polícia da comuna de Valais, Fréderic Gisler, disse que há ao menos 40 mortos e 115 feridos, que incluem moradores e turistas. As vítimas foram levados para os hospitais de Sion, Lausanne, Genebra e Zurique.

Em uma coletiva de imprensa, o presidente da Federação Suíça, Guy Parmelin, disse que o ocorrido é umas “piores tragédias” já vividas no país e determinou que as bandeiras no serão içadas a meio-mastro por cinco dias.

Segundo a polícia local, chamados começaram a chegar por volta das 1h30. No momento do incêndio, havia uma festa de Ano-Novo no La Constaellation. O bar faz parte da estação de luxo de Crans-Montana, localizada a cerca de 18o quilômetros da capital Berna.

Mais cedo, a Procuradoria-Geral de Valais descartou que a tragédia tenha sido causada por algum ataque, mas não comentou sobre o incêndio ser causado por velas em garrafas de espumante.

Fonte: Conteúdo republicado de METROPOLES - INTERNACIONAL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Tragédia na Suíça: veja início do incêndio em estação de esqui

Publicado

em

Um incêndio atingiu um bar em uma estação de esqui de luxo, na Suíça, durante as comemorações de Réveillon, nesta quinta-feira (1º/1). Segundo número divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália, o acidente deixou ao menos 40 mortos e 100 feridos.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram momentos da festa e também do início do incêndio. Veja:

#Switzerland | Several people were killed and others injured after an explosion rocked a bar in the luxurious alpine ski resort of Crans-Montana, Swiss police said.

A spokesperson for the cantonal police said that the explosion was of unknown origin but confirmed multiple… pic.twitter.com/vzDcSNaasS

— Deccan Chronicle (@DeccanChronicle) January 1, 2026

O acidente ocorreu por volta da 1h30 (horário local) no resort de Crans-Montana, localizado em uma estação de esqui no sudoeste do país.

Segundo a mídia local, as autoridades citaram “dezenas de vítimas” e informaram que o número pode aumentar. As causas da explosão ainda são investigadas.

Nas redes sociais, o presidente da Confederação Suíça, Guy Parmelin, lamentou a tragédia.

“O que deveria ter sido um momento de alegria transformou-se em um dia de luto em Crans-Montana no dia de Ano Novo, uma tragédia que afetou todo o país e muito além. O Conselho Federal tomou conhecimento deste terrível acontecimento com consternação”, declarou.

O resort de Crans-Montana também se manifestou nas redes sociais a respeito do incidente, lamentando o ocorrido e orientando que as famílias procurem a polícia local para acessar informações sobre o caso.

#Switzerland | Several people were killed and others injured after an explosion rocked a bar in the luxurious alpine ski resort of Crans-Montana, Swiss police said.

A spokesperson for the cantonal police said that the explosion was of unknown origin but confirmed multiple… pic.twitter.com/vzDcSNaasS

— Deccan Chronicle (@DeccanChronicle) January 1, 2026

Fonte: Conteúdo republicado de METROPOLES - INTERNACIONAL

Comentários

Continue lendo