fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Fiuk faz declaração apaixonada para Deolane em nova música: ‘Entregou tudo’

Publicado

em

Neste domingo (05), rolou o encontro de influenciadores no Rancho de Carlinhos Maia, onde Fiuk e Deolane também marcaram presença e acabaram entregando alguns mimos para os internautas que shippam esses dois.

No entanto, o que ninguém esperava era que os flertes entre os dois iria evoluir para uma declaração na frente de todos, já que o cantor resolveu fazer uma música onde falava de seus sentimentos por Deolane e apresentou no evento, onde Carlinhos Maia transmitiu tudo através do Instagram.

Ela é rainha da favela, para o baile quando ela passa […] Estou perdido nas suas curvas, fez meu coração parar [Sabe que corre o risco de passar a noite comigo sabendo que vai se apaixonar“, dizia um trecho da música que foi performada por Fiuk. Deolane, por sua vez, se mostrou bastante impressionada com a declaração. Confira no vídeo abaixo:

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Prefeito Carlinhos do Pelado visita setor de cadastro e reforça compromisso com melhorias

Publicado

em

Durante a visita, o gestor municipal conversou com o gerente Luciano Silva, que apresentou as principais demandas e sugestões de melhorias para aprimorar os serviços prestados à população.

O prefeito destacou a importância de ouvir os servidores e entender as dificuldades enfrentadas no dia a dia para buscar soluções que tornem o atendimento mais eficiente. Foto: assessoria 

O prefeito Carlinhos do Pelado realizou uma visita ao setor de cadastro do município para conhecer de perto as necessidades do local. Durante a inspeção, o gestor municipal conversou com o gerente Luciano Silva, que apresentou as principais demandas e sugestões de aprimoramento nos serviços prestados à população.

Carlinhos do Pelado destacou a importância de ouvir os servidores e compreender os desafios enfrentados no dia a dia, visando encontrar soluções para tornar o atendimento mais eficiente.

A visita reforça o compromisso da gestão municipal em promover um ambiente de trabalho mais estruturado para os servidores, garantindo melhor atendimento à população de Brasiléia. Foto: assessoria 

A visita reforça o compromisso da administração municipal em oferecer um ambiente de trabalho mais estruturado para os servidores, garantindo um melhor serviço à população de Brasiléia.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, propõe formação de grupo com os maiores produtores de cacau do mundo durante Missão à Africa

Publicado

em

Gana e Costa do Marfim correspondem a mais de 60% da produção mundial de cacau, mas participam em pouco mais de 6% da receita total da cadeia

Missão África Ocidental – Presidente da ApexBrasil, Jorge Viana – Divulgação ApexBrasil

O presidente da Agência de Promoção de Exportações e investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, propôs ao presidente de Gana, John Mahama, e a autoridades da Costa do Marfim a formação de um grupo dos cinco maiores produtores mundiais de cacau – Costa do Marfim, Gana, Nigéria, Equador e Brasil – com o objetivo de melhorar a remuneração dos produtores. Os encontros de alto-nível fazem parte da missão África Ocidental promovida pelo Itamaraty, com o apoio da ApexBrasil e do Ministério da Agricultura e da Pecuária (Mapa), que passou pela Nigéria, Gana e Costa do Marfim e ainda irá ao Senegal.

Em Gana, a missão foi recebida pelo presidente Mahama após reunião da ApexBrasil, Itamaraty e Mapa com o presidente do Gana Cocoa Board, Ransford Anertey Abbey, e assinatura de protocolo de intenções de cooperação entre os países. “Gana é o segundo maior produtor mundial de cacau e uma referência de qualidade na produção. Junto com a Costa do Marfim, representam 60% da oferta mundial de cacau, mas esses países juntos ficam com apenas 6% da renda do setor. Uma organização dos cinco maiores produtores pode ajudar a aumentar a renda daqueles que estão na base da cadeia de produção”, explica Jorge Viana.

A embaixadora do Brasil em Gana, Mariana Madeira, ressaltou que o Brasil e Gana seguem estreitando as relações, com um novo momento de proveito do passado e identidades em comum para gerar benefícios mútuos. “Esse momento marca um novo capítulo nas nossas relações. Nosso objetivo é claro: expandir o comércio e nossas conexões, bem como identificar novas áreas de parceria que beneficiarão Brasil e Gana”, afirmou.

Na Costa do Marfim, o presidente da ApexBrasil, reforçou a necessidade de cooperação em torno do cacau.  “Não queremos antagonismo com os que industrializam o cacau, mas ter uma melhor remuneração para os países que produzem cacau. E certamente isso vai melhorar a vida dos produtores, dos agricultores que produzem cacau”, disse. Ainda conforme Viana, a produção brasileira de cacau, que havia atingido cerca de 400 mil toneladas, chegou a recuar para 50 mil, mas já retornou ao patamar de 300 mil, razão pela qual acredita que o país deve avançar no ranking dos grandes produtores. “Eu posso afirmar, como técnico, que, pela tecnologia desenvolvida, em algumas décadas, o Brasil vai estar entre os três maiores produtores de cacau do mundo, mas queremos fazer isso junto, África, transferindo tecnologia, melhorando também a qualidade do cacau que produzimos, e fazendo o processamento do produto”.

Experiência brasileira: o setor privado no diálogo 

O Brasil é atualmente o sexto maior produtor mundial de cacau e ocupa uma posição única por ser um grande produtor que tem grande representatividade em toda a cadeia de valor, sendo exportador de derivados de cacau e chocolate. No país, mais de 90% da produção está localizada nos estados Pará e Bahia, com destaque para a expansão da cacauicultura para regiões da Bahia não tradicionais no cultivo, principalmente no Oeste do estado, no cerrado baiano, onde o cultivo ocorre a pleno sol, com irrigação e uso intensivo de tecnologias.

O presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) e produtor de cacau, Moisés Schmidt, participa da missão e comentou que, no cerrado baiano, a cacauicultura se destaca pela precocidade e produtividade. “Nós temos na região a Bio Brasil, que é considerado o maior viveiro hoje de cacau do Brasil e do mundo. Neste ano, nós estamos produzindo 3 milhões e 500 mil mudas e até 2027 vamos produzir 10 milhões de mudas ao ano. Do ponto de vista de dimensão da produção, são cerca de 400 hectares de cacau. Hoje, já estamos nas primeiras colheitas com uma produção média de 3.500 quilos de cacau por hectare.  Então, viemos mostrar nossas soluções, para uma eventual exportação de tecnologia para gerar maior produtividade”, afirmou. No setor de cacau, além da AIBA, participam da Missão África Ocidental, o Instituto Arapyaú e o Centro de Inovação do Cacau. Os representantes do setor participaram de visitar técnicas a fazendas produtoras de cacau e de reuniões com representantes do Conselho do Cacau em Gana e do Conselho do Cacau e do Café na Costa do Marfim.

De acordo com Ricardo Gomes, representante do Instituto Arapyaú “durante as visitas técnicas em Gana e na Costa do Marfim, três temas centrais tiveram destaque. Primeiro, os desafios climáticos que afetam a cultura do cacau e a importância de sistemas produtivos mais resilientes, como os agroflorestais. Além disso, a queda na produção desses países mantém o desabastecimento global, abrindo espaço para o Brasil investir em tecnologia e expansão sustentável do cacau. Por fim, a necessidade de fortalecer cooperativas, ampliar o acesso a financiamento e fomentar a inovação para impulsionar o setor”.  A necessidade de remunerar melhorar aqueles na base da cadeia produtiva também esteve no centro dos debates. “Vimos grande similares com a produção no Brasil, mas uma diferença fundamental, que é a questão da remuneração. Os produtores africanos recebem a um preço chega a 40% no máximo do valor de bolsa”, concluiu Cristiano Villela, diretor do Centro de Inovação do Cacau.

Diversificação: cooperação multitemática

A Missão África Ocidental reúne mais de 40 empresas brasileiras dos mais diversos setores, de chuveiros elétricos, a implementos agrícolas, passando por equipamentos médicos. No Seminário Gana-Brasil, a diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Repezza, sublinhou que a reaproximação do Brasil com a África não se dá apenas pela promoção de exportações. “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tão logo tomou posse, deixou muito clara a diretriz de que nós precisamos nos reaproximar da África, porém nos reaproximar não apenas com a visão de exportação do Brasil para a África, mas muito mais com uma visão de cooperação, uma visão de investimento brasileiro nos países”, afirmou.

A diretora também chamou a atenção para a multiplicidade de oportunidades em diversos setores econômicos. “Não só no segmento agrícola, podemos expandir para outros setores que são tão característicos de um país que se desenvolve como o Gana, um país que tem demanda por infraestrutura urbana, que tem demanda por saneamento, por bens de consumo final, e o Brasil está aqui à disposição para que a gente possa avançar nessa pauta”, concluiu.

Dando seguimento à agenda de cooperação da Missão, a ApexBrasil definiu um plano de trabalho com o Centro de Promoção de Investimentos da Costa do Marfim (CEPICI), que deve tocar temas como o processamento de alimentos, agregação de valor a produtos agrícolas, capacitação técnica, produção de medicamentos e cooperação para enfrentamento de doenças tropicais.

Quer saber mais sobre as relações do Brasil com Gana e Costa do Marfim?
Faça o download dos estudos da Inteligência de Mercado da ApexBrasil
Gana
Costa do Marfim

 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Sintomas do TDAH são mais acentuados no período de volta às aulas

Publicado

em

Mais de 10 mil procedimentos voltados à pessoa com autismo foram realizados no Acre, somente em 2022. Foto: Marcos Santos/Secom

Cellera Farma dá algumas dicas de como facilitar à readaptação ao ambiente escolar após o término das férias

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição relacionada ao desenvolvimento neurológico que afeta crianças e pode persistir na vida adulta. Os principais sintomas são desatenção, impulsividade e hiperatividade, e podem ser mais intensos em casos específicos. Mas, uma coisa é certa: não importa o nível de TDAH, é preciso cuidar para que o desempenho na escola não seja prejudicado e apoiar a criança social e emocionalmente. E quanto antes isso for feito, melhor.

Estima-se que o TDAH afete cerca de 3% a 8% das crianças e adolescentes em idade escolar, de acordo com levantamento das Secretarias de Atenção Especializada à Saúde e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde. O transtorno pode causar problemas para se concentrar, seguir instruções e completar tarefas. Além disso, comportamentos impulsivos podem levar a conflitos com professores e colegas, prejudicando o aprendizado e a integração social. O suporte adequado, como acompanhamento especializado por profissionais de saúde e da pedagogia, é essencial para minimizar esses impactos.

Esse cuidado se torna ainda mais urgente na volta às aulas, pois a falta de uma rotina bem definida durante as férias pode tornar mais difícil retomar hábitos escolares, como cumprir horários, concentrar-se nas aulas e gerenciar tarefas. A mudança na volta às aulas, muitas vezes, aumenta o sentimento de frustração e sobrecarga emocional, dificultando a adaptação. “O retorno à escola representa um período crítico para crianças com TDAH, exigindo atenção especial para garantir uma adaptação saudável e produtiva”, diz Marcos Cataldo, Gerente Médico da Cellera Farma.

Além disso, o especialista ressalta a importância dos pais e profissionais de saúde ficarem atentos à composição dos produtos utilizados no tratamento e no dia a dia das crianças. “Embora o vermelho Allura AC seja amplamente utilizado e aprovado por órgãos regulatórios, é essencial que consumidores e profissionais da saúde estejam cientes dos potenciais riscos associados ao seu consumo, especialmente em populações sensíveis, como crianças. A leitura atenta dos rótulos dos alimentos e a moderação no consumo de produtos que contenham esse corante são medidas recomendadas para minimizar possíveis efeitos adversos.”

A Cellera Farma reforça seu compromisso com a segurança dos pacientes e não utiliza esse corante em nenhum de seus produtos.

Como identificar sinais e o que fazer?

No início do ano escolar, crianças com TDAH podem apresentar sinais de dificuldade como desatenção frequente, esquecer materiais ou tarefas, resistência em cumprir horários e comportamento impulsivo ou ansioso. Mudanças de humor, frustração ao realizar tarefas e dificuldade em seguir regras na sala de aula também são comuns.

O suporte adequado, como estratégias para organizar a rotina, reforço positivo e a colaboração entre família e escola, são cruciais nesse período, para estabelecer uma transição mais tranquila e produtiva. A adaptação ao ambiente escolar pode ser desafiadora, mas algumas estratégias simples podem fazer toda a diferença:

– Estabeleça uma rotina consistente:
Defina horários fixos para estudar, brincar e descansar.
– Organize os materiais escolares:
Utilize listas de verificação e etiquetas para facilitar a organização.
Incentive o uso de agendas ou planners para acompanhar tarefas e compromissos.
– Crie um ambiente tranquilo para estudos:
Escolha um local livre de distrações para a realização das atividades escolares.
– Reforce conquistas:
Elogie os esforços e comemore até as pequenas vitórias para motivar a criança.
– Mantenha comunicação com a escola:
Dialogue regularmente com professores e a equipe escolar para monitorar o progresso e ajustar estratégias quando necessário.

É fundamental que crianças com TDAH recebam acompanhamento de profissionais especializados, como psicólogos e psiquiatras. A psicoterapia, por exemplo, pode ensinar habilidades específicas para gerenciar o comportamento e transformar padrões de pensamento negativos em positivos, ajudando na adaptação escolar e no desenvolvimento de habilidades sociais. Esse trabalho conta com o apoio de medicamentos que melhoram a atenção e reduzem a impulsividade e a hiperatividade. “Existem no mercado alternativas de tratamento farmacológico com tecnologia de liberação prolongada, permitindo controle dos sintomas ao longo do dia, com uma dose única diária, facilitando a adesão ao tratamento. Esse é um grande diferencial”, afirma Marcos Cataldo, Gerente Médico da Cellera Farma.

A Cellera Farma oferece em seu site vasto material voltado para apoiar famílias após o diagnóstico de TDAH. Esses recursos são projetados para fornecer informações práticas e orientações essenciais para pais e responsáveis, ajudando a entender melhor o transtorno e a lidar com os desafios do dia a dia. Entre os materiais disponíveis, destaca-se a cartilha “Orientações para a família após o diagnóstico de TDAH”. Para acessar esse conteúdo, basta visitar o site da Cellera Farma por meio do seguinte link: Orientações para a família após o diagnóstico de TDAH – Cellera Farma.
Sobre a Cellera
A Cellera Farma se consolida como uma referência no setor farmacêutico brasileiro, com mais de 500 colaboradores divididos entre as unidades de São Paulo e Indaiatuba. Fundada em maio de 2017, a empresa nasceu da aquisição da Delta Farmacêutica e ativos da Valeant, com o investimento da Principia Capital Partners em parceria com Omilton Visconde Jr. Desde então, tem se destacado por um modelo de negócios inovador, focado na promoção e distribuição de marcas consolidadas, resultando em rápido crescimento e fortalecimento no mercado farmacêutico.

A empresa ampliou sua atuação com aquisições estratégicas, como Pamelor (Novartis) e Benerva (Bayer), além do licenciamento do probiótico Culturelle. Além disso, parcerias com grandes nomes, como Janssen, Sanofi e Servier, permitiram dobrar o tamanho da operação e expandir o portfólio.
Mais informações:

www.cellerafarma.com.br

Comentários

Continue lendo