Acre
Felcc capturam boliviano envolvido no tráfico de mulheres brasileiras para exploração sexual
As brasileiras são da fronteira da regional do alto acre, onde fizeram contato com bolivianos devido a uma oferta de emprego na cidade de Rurrenabaque, região norte da Bolivia.

Com assessoria
Investigadores e integrantes da DACI e Força Especial de Combate ao Crime (Felcc), prendeu na manha desta quarta-feira, Favio J.R., de 44 anos, acusado do crime de tráfico de duas mulheres, de nacionalidade brasileira. Após a intervenção na residência do acusado Favio, na cidade de Rurrenabaque, Beni, entre as duas mulheres estava uma de idade 21 e 31 anos, as duas foram foi resgatada pelas autoridades, informou o promotor departamental de Pando, Marcos Arce, afirmando que o tráfico de mulheres é uma grave violação de direitos humanos que transforma pessoas, cidadãs de direito, em mercadorias.
Segundo investigações preliminares, as brasileiras são da fronteira da regional do alto acre, onde fizeram contato com bolivianos devido a uma oferta de emprego na cidade de Rurrenabaque; Contudo as mulheres quando chegaram ao aeroporto internacional de Cobija, ao embarcarem chegando ao seu destino, forem levadas para o interior de Beni, já no primeiro dia foram levados para uma discoteca em Rurrenabaque – Beni, onde foram obrigados a ter relações sexuais com clientes da Boate.

Procurador Departamental de Pando, Marcos Arce Gandarias, prometeu atenção pronta e oportuna à população, diminuindo demora nos processos e atenção imediata aos casos de violência contra mulheres e crimes sexuais quando assumiu Ministério Público de Pando.
“Entre as primeiras ações investigativas do Ministério Público, está um relatório psicológico das vítimas, que descreveu que foram recrutadas para fins de trabalho por uma mulher conhecida como Carolina, que é rebelde”, disse Arce, citado em um dos boletins.
O Ministério Público de Pando e Rurrenabaque, dispõe ainda do atestado médico legal dos atingidos, depoimentos de testemunhas, registro de coleta e apreensão de provas materiais, amostras fotográficas, apreensão de celulares, entre outros que serão essenciais para o esclarecimento do caso.

Procuradoria Departamental de Pando. Foto: assessoria
A detenção do traficante de pessoas foi efetuada através da colaboração entre as Procuradorias de Pando e Beni. Substâncias controladas também foram encontradas no local e um menor foi resgatado.
Segundo a investigação, as mulheres conseguiram fugir do local onde sofriam exploração sexual e chegaram à capital Pandina, na fronteira com o Brasil, onde solicitaram ajuda, em seguida foram colhidos seus depoimentos e disseram que entre os envolvidos estavam Carolina e Favio, este último realizava transações relacionadas com o caso, portanto em coordenação com o Ministério Público de Beni e a Polícia ontem (terça-feira) foi realizada a operação.
Este caso foi acionado a pedido de colaboração da Polícia Federal do Brasil e a Procuradoria Departamental de Pando iniciou a investigação pelo crime de tráfico de pessoas porque as mulheres chegaram a Cobija vindas de Río Branco – Brasil em meados de 2023, detalhou o promotor .Rolando Sanches.

Rurrenabaque é uma pequena cidade no norte da Bolívia , às margens do rio Beni . É a capital do Município de Rurrenabaque. Foto: divulgação
Rurrenabaque fica na margem leste do rio Beni
Rurrenabaque é uma pequena cidade no norte da Bolívia , às margens do rio Beni . É a capital do Município de Rurrenabaque . Nos últimos anos, tornou-se popular no turismo internacional por ser uma porta de entrada fácil para visitas ao Parque Nacional Madidi , que fica dentro da floresta tropical boliviana . Também fornece acesso aos pampas circundantes . Os moradores locais geralmente se referem à cidade pelo apelido abreviado, “Rurre”.
Rurrenabaque está localizada na província de José Ballivián, no departamento de Beni , Bolívia . O município de Rurrenabaque, a quarta seção municipal da província de José Ballivián , tinha 19.195 habitantes em 2012, dos quais 13.446 viviam na própria área urbana de Rurrenabaque.
Comentários
Acre
Homem é acusado de estuprar prima de 14 anos em ramal de difícil acesso em Cruzeiro do Sul
Suspeito fugiu após o crime; Polícia Militar não realizou buscas devido às condições da via e limitações operacionais
Comentários
Acre
Água invade ruas, casas e deixa praça submersa

Foto: David Medeiros
A forte chuva que atinge a capital acreana desde a madrugada desta sexta-feira (26) continua causando transtornos em diversos pontos de Rio Branco. A reportagem do ac24horas Play segue acompanhando a situação e esteve no bairro Plácido de Castro, na Travessa Tabosa, onde a água já invadiu residências.
De acordo com o repórter David Medeiros, que entrou na área alagada para registrar a situação, a água tomou as ruas do bairro e invadiu várias casas. Com o avanço da enxurrada, veículos já não conseguem trafegar pelo local, e moradores precisaram retirar carros das garagens às pressas para evitar prejuízos.

Foto: David Medeiros
Ainda segundo os relatos, o sistema de drenagem não suportou o volume da chuva, problema recorrente na região. Imagens registradas pela reportagem mostram a pracinha do bairro completamente submersa.
Morador da área, Roni relatou a preocupação com o aumento constante do nível da água e o risco de transbordamento para dentro da residência. “A água tá aumentando, tá subindo. Já chegou na área da frente e na de trás, agora tá entrando dentro da casa. Toda vez que chove forte acontece isso aqui. Ainda bem que agora estão mexendo nas galerias, senão já estaria tudo debaixo d’água”, afirmou.

Foto: David Medeiros
Com a continuidade das chuvas, moradores do bairro amanheceram tentando salvar o que é possível dentro de casa, enquanto quintais e áreas externas seguem completamente alagados.
Comentários
Acre
Estrada do Calafate volta a ficar debaixo d’água em Rio Branco

Foto: Eduardo Gomes e David Medeiros
Mais uma vez, como ocorre sempre que chove, moradores da região do bairro Calafate enfrentam dificuldades para trafegar pela estrada de acesso ao bairro, que ficou alagada em razão das chuvas registradas nesta sexta-feira (26), em Rio Branco.
Imagens captadas pela reportagem mostram a via completamente tomada pela água nas proximidades da Igreja Batista do Bosque (IBB) e da Havan, área que costuma registrar transtornos recorrentes durante períodos de chuva intensa, dificultando a passagem de veículos.
O trecho é uma baixada historicamente afetada por alagamentos, o que gera preocupação entre moradores e condutores. Em meio ao avanço da água, algumas pessoas aguardam em pontos de ônibus, enquanto a mobilidade no local se torna cada vez mais comprometida.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, informação divulgada pelo repórter David Medeiros, a previsão é de que as chuvas continuem pelo menos até as 13h desta sexta-feira, mantendo o alerta para novos alagamentos na capital. Nas últimas 24 horas, o volume de chuva já ultrapassou os 70 milímetros em Rio Branco.

Você precisa fazer login para comentar.