Acre
Fechados há mais de cinco anos, Teatrão, Tentamen e Biblioteca da Floresta seguem em obras em Rio Branco
‘Está fazendo muita falta’, diz bailarina sobre espaços de cultura, memória e patrimônio material da capital acreana. Fundação Elias Mansour afirma que os três prédios devem ser entregues à população até dezembro deste ano

Sede da Tentamen está fechada há anos. Foto 1: Seronilson Marinheiro/Rede Amazônica Acre. Foto 2: Aline Nascimento
Importantes espaços de cultura, memória e patrimônio material de Rio Branco, o Teatro Plácido de Castro, a Tentamen e a Biblioteca da Floresta seguem fechados ao público há mais de cinco anos.
A situação é lamentada por artistas e moradores da capital que ressaltam que os locais foram testemunhas de histórias, transformações da cidade, e palco de diversas manifestações culturais. Procurado pela Rede Amazônica Acre, o presidente da Fundação Elias Mansour, Minoru Kinpara, disse que as obras devem ser entregues ainda em 2025.
No caso da Sociedade Recreativa Tentamen, as obras de restauração e reforma foram iniciadas ainda em 2022. Já as recuperações do Teatrão e da biblioteca foram anunciadas em abril e julho do ano passado respectivamente.
Fundada em 11 de abril de 1924 pelo Dr. Mário de Oliveira, a Tentamen foi palco de festas, formaturas, jantares, bailes de Carnaval e diversos outros eventos da sociedade acreana durante a maior parte do século XX. O local era frequentado por seringalistas, autoridades, comerciantes, além dos próprios seringueiros.
O espaço era o principal local de festas, lazer e encontros na capital acreana. Foi no grande salão de madeira que diversos casais se conheceram, namoraram e construíram algumas das famílias acreanas.

Tentamem em Rio Branco está fechada há mais de anos. Foto: Divulgação
Atriz, bailarina e diretora, Regina Maciel reclama da demora para a conclusão das restaurações e disse que os locais são essenciais para a cultura e patrimônio histórico da capital acreana.

Com funcionamento suspenso desde 2019, Biblioteca da Floresta foi atingida por incêndio em 2022. Foto 1: Seronilson Marinheiro/Rede Amazônica Acre. Foto 2: Duaine Rodrigues / G1
Na Biblioteca da Floresta, localizada no Parque da Maternidade, que já foi considerada referência e um dos espaços públicos mais bonitos do estado, a situação não é diferente. O prédio, com traços da cultura indígena e que mistura arquitetura moderna com as construções típicas da Amazônia, está fechado desde 2019.
O espaço foi inaugurado em 2007, na gestão do ex-governador Binho Marques (PT), e abrigava exposições permanentes sobre povos indígenas do Acre, Zoneamento Ecológico-Econômico, um salão dedicado ao líder seringueiro Chico Mendes e um espaço para exposições temporárias.
Além de um acervo de livros sobre ecologia e outros assuntos relacionados ao desenvolvimento florestal e meio ambiente.

Com funcionamento suspenso desde 2019, Biblioteca da Floresta foi atingida por incêndio em 2022. Foto: Reprodução
Em maio de 2022, o edifício pegou fogo e parte do acervo da biblioteca chegou a ser destruído. Dois meses depois o Ministério Público Federal (MPF) apresentou ao procurador-geral de justiça do Ministério Público Estadual (MP-AC), um pedido para que o governo do estado tomasse medidas urgentes de intervenção para preservação do patrimônio e restabelecimento do local.
Em abril de 2024, o governador Gladson Cameli assinou ordem de serviço para a recuperação, mas nove meses depois o serviço ainda não foi concluído.
Construído em 1990, o Teatro Plácido de Castro é para muitos artistas o espaço que mais faz falta. O espaço, com capacidade para receber um público de até 495 pessoas é um dos maiores da capital acreana e já recebeu grandes nomes da música brasileira como Milton Nascimento, João Donato e Paulinho da Viola.
Artistas de todo o Acre e diversos estados brasileiros também já se apresentaram no espaço que já abrigou festivais de teatro, música, literatura e exposições de artes visuais.

Teatro Plácido de Castro, conhecido como Teatrão. Foto: Seronilson Marinheiro
Kinpara, que preside o órgão responsável pela administração dos espaços, ao ser questionado sobre os atrasos na execução e entrega das revitalizações e reformas disse que os três prédios restaurados devem ser entregues à população até dezembro deste ano.
“O Teatrão está em obras, a todo vapor, e esse ano o nosso governador vai entregar. Um espaço tão importante para a nossa cultura. A obra também da Biblioteca da Floresta está em andamento, vai acelerar mais ainda e a obra da Tentamen, que já está algum tempo parada, nós insistimos bastante com a empresa que estava trabalhando lá, mas ela não deu os resultados que nós esperávamos”, argumentou.
Comentários
Acre
Prefeitura de Rio Branco recebe aval do Rio Branco FC para avançar em projeto de revitalização do centro
Comentários
Acre
Temporal alaga ruas e assusta moradores em Brasiléia e Epitaciolândia
Chuva intensa provoca pontos de alagamento; nível do Rio Acre segue em queda
Uma forte chuva registrada na tarde desta terça-feira (31) causou alagamentos e assustou moradores de Brasiléia, Epitaciolândia e Cobija.
De acordo com dados da Agência Nacional de Águas, o volume acumulado foi de aproximadamente 31,8 milímetros nas últimas quatro horas. Apesar da intensidade da chuva, o nível do Rio Acre apresentou queda, passando de 8,42 metros entre domingo e segunda-feira para 5,92 metros ao final do dia.
Em Brasiléia, bairros da parte alta, como José Moreira e Ferreira Silva, registraram ruas alagadas devido ao grande volume de água, evidenciando limitações no sistema de drenagem urbana. Moradores relataram susto com a rapidez do acúmulo de água nas vias.
Até o momento, não há registros de danos materiais em residências atingidas. Segundo informações, a prefeitura trabalha em projetos para melhorar a drenagem e minimizar os impactos de temporais futuros.
Comentários
Acre
Mailza Assis destaca protagonismo feminino em encontro do Mulheres Progressistas no Acre
Vice-governadora participou de evento que reuniu lideranças de todo o estado; presidente da sigla afirmou que “lugar de mulher é onde ela quiser estar, mas como liderança ativa e transformadora”

Encontro com Líderes Femininas, promovido pelo Mulheres Progressistas, em Rio Branco. Foto: capada
Mailza reforça união feminina em evento que celebrou trajetória de mulheres na política acreana
Encerrando o mês dedicado às mulheres com uma noite marcada por união, inspiração e fortalecimento do protagonismo feminino, a vice-governadora Mailza Assis participou, nesta segunda-feira (30), do Encontro com Líderes Femininas, promovido pelo Mulheres Progressistas, em Rio Branco.
O evento reuniu lideranças de todo o estado, incluindo a deputada federal Socorro Neri, as deputadas estaduais Maria Antônia e Antônia Sales, vereadoras da capital e do interior, além de representantes de diversos movimentos sociais, em uma celebração à força, à trajetória e à presença das mulheres na política acreana.
“Política como instrumento de transformação”
Mailza destacou sua trajetória construída ao lado de mulheres simples, reforçando que sua caminhada na política sempre esteve conectada com a realidade da população.
“Esse é um encontro de mulheres que sonham, que resistem e que dedicam suas vidas a cuidar do próximo. Eu me somo a cada uma de vocês. Sou como vocês. A política é um instrumento de transformação e nós, mulheres, temos um papel fundamental nesse processo”, afirmou.

O evento reuniu lideranças de todo o estado, além de representantes de diversos movimentos sociais. Foto: captada
Ela também fez questão de reconhecer a atuação dos diversos movimentos que integram o Progressistas e fortalecem a participação social no estado.
“Agradeço ao presidente da executiva do Progressistas Acre, governador Gladson Cameli, e aos movimentos afro, jovem, comunitário, indígena e a todas as lideranças e correligionárias progressistas que constroem esse projeto com dedicação”, destacou.
União feminina e protagonismo
A vice-governadora ressaltou a importância da união feminina na construção de um Acre mais justo e destacou que as mulheres representam a maioria do eleitorado no estado, o que reforça a responsabilidade de ocuparem espaços de decisão.
“Esse encontro representa uma aliança feminina pelas causas das famílias, das mães e de todas as mulheres acreanas. Precisamos assumir esse protagonismo com coragem, responsabilidade e compromisso”, enfatizou.

Mailza destacou sua trajetória construída ao lado de mulheres simples, reforçando que sua caminhada na política
Ao relembrar sua atuação como senadora, secretária de Assistência Social e Direitos Humanos e vice-governadora, Mailza destacou programas e investimentos que impactaram diretamente a vida da população, especialmente das mulheres, como o Mulheres Mil, Mães da Ciência, Mentes Azuis, Juntos pelo Acre e o Guarda-Roupa Social.
Fortalecimento da presença feminina
A presidente do Mulheres Progressistas no Acre, Nazaré Souza, destacou a importância de fortalecer a presença feminina nos espaços de poder.
“Queremos propor um gesto de reconhecimento de uma mulher pela outra. Porque quando uma mulher reconhece a outra, todas crescem. Lugar de mulher é onde ela quiser estar, mas não apenas como presença simbólica, e sim como liderança ativa, estratégica e transformadora”, afirmou.
Nazaré também reforçou que o protagonismo feminino é resultado de uma construção histórica e que a presença das mulheres nos espaços de decisão representa um avanço significativo para a sociedade.
“Mulheres sempre estiveram na política, mas agora estamos também nos espaços de decisão. E isso muda tudo. Seguiremos avançando com estratégia, coragem e compromisso”, completou.
A participação de Mailza no encontro reforça sua liderança entre as mulheres acreanas e sua trajetória marcada pela defesa de políticas públicas voltadas à inclusão, ao cuidado e à promoção da igualdade.

A vice-governadora também ressaltou a importância da união feminina na construção de um Acre mais justo









Você precisa fazer login para comentar.