fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Fazendeiro é preso suspeito de homicídio em Boca do Acre após conflito por invasão de propriedade

Publicado

em

O filho da vítima foi quem presenciou o assassinato e foi peça fundamental no caso. Segundo Gustavo Kallil, após a morte de “Cafu” houve várias denúncias sobre a conduta do fazendeiro, que estão sendo investigadas

Segundo as investigações, Francisco estava caçando na propriedade com o filho de 14 anos quando foi abordado pelo proprietário do local. O encontro resultou em uma discussão, que rapidamente escalou para troca de ameaças. Foto: cedida

O agricultor Francisco do Nascimento de Melo, de 48 anos, conhecido como “Cafu”, foi morto na frente do filho, de 14 anos, na quarta-feira (14), na zona rural de Boca do Acre (a 1.028 quilômetros de Manaus). O motivo, segundo a Polícia Civil, foi desavença sobre a proibição de caça na região.

O suspeito, segundo o delegado Gustavo Kallil, é o fazendeiro Raidir Silva, de 68 anos. O fazendeiro foi preso no sábado (18) quando se apresentou à delegacia acompanhado de advogados, em Rio Branco (AC).

Gustavo Kallil disse que foi o advogado do suspeito quem entrou em contato com a polícia propondo a entrega de Raidir em Rio Branco. O advogado alegou que o fazendeiro estava com medo de “represálias” caso se apresentasse em Boca do Acre. “O caso teve muita repercussão local, já que a vítima, o Cafu, era muito querido pela comunidade. Então, ele [fazendeiro] temia voltar para o município e ser atacado pela população”, disse o delegado.

“Parece que ele já tinha uma rincha anterior, por questões basicamente de posse de terra. O fazendeiro alegava que ele [Cafu] furtava gados dele na região. Nesse dia, ele passou para caçar […] ele foi abordado e começaram a discutir, foi no momento que teve uma briga. Foram efetuados três disparos, dois atingiram a vítima, um na região da virilha e outro na perna. O médico atestou que foi o disparo da perna que matou, por hemorragia aguda”, disse o delegado em entrevista coletiva nesta segunda-feira (20).

O filho da vítima foi quem presenciou o assassinato e foi peça fundamental no caso. Segundo Gustavo Kallil, após a morte de “Cafu” houve várias denúncias sobre a conduta do fazendeiro, que estão sendo investigadas. O suspeito responderá por homicídio qualificado.

CPT

A CPT (Comissão Pastoral da Terra) informou em publicação que o crime foi por disputa de terra, pois o fazendeiro tentava tomar a terra de Francisco, localizada na divisa com sua propriedade.

Segundo a CPT, ele havia ameaçado as famílias locais e possuía histórico de conflitos fundiários. A comunidade informou ter buscado ajuda do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) para resolver o conflito, mas nenhuma medida foi adotada. “O caso reforça o clima de insegurança e a falta de intervenção efetiva em situações de disputa territorial na região”, cita a CPT.

A 61ª Delegacia Integrada de Polícia (DIP) investigou o caso e conseguiu localizar o suspeito, que foi preso e autuado por homicídio qualificado. Ele permanece detido à disposição da Justiça.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil apreende armas de fogo e captura dois infratores na zona rural de Sena Madureira

Publicado

em

Foram apreendidas três armas de fogo, sendo 1 revólver, 1 rifle 22 e 1 arma artesanal

Comentários

Continue lendo

Geral

Família procura por motorista de aplicativo desaparecido em Rio Branco

Publicado

em

A família de Paulo Gilberto da Silva Oliveira Neto, de 28 anos, está em busca de informações sobre o paradeiro do jovem, que está desaparecido desde sexta-feira (11). Segundo familiares, ele foi visto pela última vez no sábado, 12, por volta das 17h, nas proximidades do Horto Florestal, em Rio Branco (AC).

Paulo Gilberto trabalha como motorista de aplicativo, mas seu carro foi apreendido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e levado por um guincho no sábado (12). O veículo foi removido por estar estacionado em local proibido, segundo informações repassadas por familiares do jovem.

Ainda de acordo com os relatos, ele também foi visto nas imediações do Terminal Urbano, andando em direção ao Canal da Maternidade, onde o carro acabou sendo guinchado.

Os parentes estão aflitos e pedem ajuda da população para localizar o jovem. Informações que possam contribuir com a sua localização podem ser repassadas pelos números: (68) 99978-7227 ou (68) 99978-5686.

Comentários

Continue lendo

Geral

Idaf inicia campanha de recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos no Acre

Publicado

em

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), em parceria com a Associação das Revendas Agrícolas do Estado do Acre (Araac) e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), iniciou na última quinta-feira, 10, nos municípios de Brasileia e Xapuri, região do Alto Acre, a Campanha de Recebimento Itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos.

A ação tem como objetivo promover a logística reversa dessas embalagens, com base no princípio da responsabilidade compartilhada entre agricultores, fabricantes, canais de distribuição e o poder público.

Produtores que realizarem a devolução das embalagens receberão um comprovante da entrega, que deve ser guardado por um período de um ano. Foto: Darisson Alencar/Idaf

Segundo Marcelo Machado, coordenador de Fiscalização de Agrotóxicos e Afins do Idaf, a iniciativa reforça o compromisso do setor agropecuário com a preservação ambiental e o uso responsável desses produtos:

“O Idaf tem ampliado suas ações educativas, e já é possível observar avanços significativos no volume de embalagens recolhidas. No entanto, ainda há desafios a serem superados no que diz respeito à conscientização por parte dos produtores. É fundamental que todos reconheçam seu papel e contribuam ativamente para o cumprimento dessa responsabilidade”, explica.

A devolução das embalagens de agrotóxicos é uma iniciativa essencial para a preservação do meio ambiente e da saúde dos produtores rurais, pois reduz significativamente os riscos de poluição e contaminação do solo, muitas vezes causados pelo descarte irregular dessas embalagens.

“Antes, os produtores precisavam se deslocar até a capital para entregar as embalagens na sede da Araac. Agora, com a campanha acontecendo diretamente nos municípios, a adesão aumentou de forma expressiva”, conforme relata Oscar de Almeida, Técnico em Defesa Agropecuária e Florestal do Idaf Unidade Xapuri.

Darisson Alencar, engenheiro agrônomo da unidade do Idaf em Brasileia, destaca o alcance regional da ação. “O recebimento itinerante foi retomado em 2022 e temos percebido uma crescente adesão por parte dos produtores. Em Brasileia, também recebemos agricultores de Epitaciolândia e Assis Brasil, o que demonstra a importância dessa campanha para toda a região.”

O Idaf orienta que serão aceitas apenas embalagens vazias de agrotóxicos, que passou pelo processo de tríplice lavagem, ou ainda embalagens que contenham sobras de produtos que não foram usados totalmente pelo produtor. Após a devolução, será emitido um comprovante, que deve ser guardado por no mínimo um ano, para fins de fiscalização.

Devolução correta das embalagens é uma obrigação legal. Foto: Darisson Alencar/Idaf

“O produtor precisa ter essa consciência e entender que é uma obrigação fazer a entrega das embalagens. Da mesma forma que cuido do meu rebanho, preciso cuidar do ambiente onde vivo. Por isso, todo ano venho fazer a minha parte”, afirmou o produtor rural, Antônio Albuquerque Lima.

A campanha segue até o final do ano, com pontos de recolhimento em sete municípios das diferentes regionais do estado. Todo material recolhido será encaminhado para a Unidade de Recebimento de Embalagens Vazias, em Rio Branco, gerenciada pela Araac, de onde será destinado posteriormente à reciclagem ou incineração em unidades especializadas.

Cronograma de Ações de Coleta

Horário: 08h às 12h – 13h às 17h

– Brasileia – 10/04/2025 (quinta-feira)

Local: BR-317, lado direito da saída para Assis Brasil

Referência: Pátio da loja Casa da Roça (próximo ao Frios Vilhena)

-Xapuri – 11/04/2025 (sexta-feira)

Local: Secretaria Municipal de Floresta, Agricultura e Pecuária

Endereço: Rua Luiz Ramos, nº 0331, bairro Pantanal, no Polo Moveleiro

-Acrelândia – 20/06/2025 (sexta-feira)

Local: Secretaria Municipal de Agricultura

Endereço: Av. Adenilson Rogério de Oliveira, ao lado da Subestação de energia

-Tarauacá – 09/07/2025 (quarta-feira)

Local: Rua Quintino Bocaiuva, nº 170

Referência: Anexo Laço de Ouro Agropecuária

-Cruzeiro do Sul – 11/07/2025 (sexta-feira)

Local: Agrobói – CZS

Endereço: Estrada da Variante, nº 500, bairro Miritizal 1

– Sena Madureira – 04/09/2025 (quinta-feira)

Local: Av. Brasil, nº 2154, bairro Triângulo

Referência: Anexo ao posto do Sisi, em frente ao Supermercado do Euzir

– Manoel Urbano – 05/09/2025 (sexta-feira)

Local: Rua Valéria Caldas Magalhães, Centro

Referência: Ao lado da Raça Agropecuária

Comentários

Continue lendo