Cotidiano
Família de professora internada com Covid-19 mobiliza web e põe casa e carro à venda para levá-la a SP
Família tenta arrecadar a quantia de R$ 207 mil para pagar UTI área e os primeiros dez dias em hospital de SP. Professora Eliete Maia, de 42 anos, está entubada no Into, em Rio Branco.

A família da professora Eliete Maia, de 42 anos, tem mobilizado a internet em uma corrida contra o tempo para conseguir alcançar a quantia de R$ 207 mil para conseguir fazer a transferência dela em UTI aérea para um hospital em São Paulo. Eliete está internada na UTI do hospital de campanha do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), com Covid-19.
A sobrinha dela, Patrícia de Andrade Bomfim, diz que os primeiros sintomas apareceram no dia 21 de maio, mas ela só conseguiu fazer o teste na farmácia no dia 26. No dia 30, foi internada com 90% do pulmão comprometido.
“Começou com uma tosse, dor na garganta, na cabeça e no corpo, tentou fazer o teste e não conseguiu, só depois de 7 dias. Testou positivo, começou a fazer acompanhamento, fez tomografia que mostrou comprometimento no pulmão. O médico passou a medicação, mas a falta de ar não melhorou. Procurou o Into e já ficou internada, saturando muito baixo 85, 87”, conta Patrícia.
Há uma semana, a professora, que tem uma filha de 6 anos, precisou ser intubada. Agora a família tenta arrecadar o dinheiro por meio de uma vaquinha na internet para levá-la para outro estado. Eles colocaram uma casa e o carro da professora à venda para chegar ao valor.
“Por enquanto está estável, mas precisa melhorar e manter. A gente quer que ela chegue na gasometria ideal pra conseguir tirá-la daqui. Estamos nessa correria para conseguir esse dinheiro e orando muito”.
“Estamos passando por um momento de muita tribulação, não quero que a minha tia seja só mais um número, nós queremos muito salvar a vida dela”, afirma.
Tios e avó também com Covid-19
Patrícia relata o sofrimento da família. Além da professora Eliete, outros dois tios e a avó, de 84 anos, também estão com a doença. A avó está enternada na Unimed.
“Internamos meu tio com 70% do pulmão comprometido e hoje o médico ligou dizendo que ele também precisou descer para a UTI, pra usar a VNI por mais tempo. A minha tia, que cuida minha avó, também testou positivo. Minha vó não está mais transmitindo, só que como ela foi fumante muito tempo está debilitada”, lamenta.
Último boletim da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), dessa quarta-feira (9), apontou que dos 106 leitos de UTI nos hospitais da rede SUS disponibilizados no estado, 43 estão ocupados. Com isso, a taxa de ocupação dos leitos subiu para 40,5%. Os leitos de UTI estão concentrados na capital, com 80 vagas, e Cruzeiro do Sul, com 26.
Comentários
Cotidiano
Campeonato Estadual terá duelos semifinais no CEBRB

Foto FEAB: Duelos no CEBRB devem ser bem disputados
Serão disputadas neste sábado, 27, a partir das 14 horas, na quadra do CEBRB, as semifinais do Campeonato Estadual de Basquete, no masculino.
New City e Old School A decidem quem será o primeiro finalista e na segunda semifinal o AAB A joga contra o Atlético.
Indefinição no Juruá
As equipes de Feijó e Tarauacá devem fazer partidas de ida e volta para decidir quem vem do Vale do Juruá para jogar as finais do Campeonato Estadual. Contudo, a Federação Acreana de Basquete (FEAB) ainda não conseguiu datas para promover os confrontos.
Comentários
Cotidiano
Brasileia e Quinari decidem o título do Estadual da Série A no Álvaro Dantas

Foto Paulo Chaves: Título vale a vaga do Acre na Taça Brasil em 2026
Brasileia e Quinari decidem neste sábado, 27, a partir das 19 horas, no ginásio Álvaro Dantas, o título do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. As duas equipes empataram o primeiro jogo das finais, em Senador Guiomard, por 4 a 4 e por isso quem vencer fica com o título e vaga do Acre na Taça Brasil em 2026.
Brasileia
O técnico Anjo Gurgel terá a volta do ala Alexandre, mas não poderá contar com Carlos Henrique, expulso na primeira partida. Brasileia realizou a melhor campanha e teria a vantagem de jogar em casa. Contudo, a equipe da Fronteira foi punida com a perda de três mandos de quadra por causa do comportamento da torcida no duelo contra o Fluminense da Bahia pela semifinal.
Quinari
No Quinari, o técnico Jô Mendes terá o elenco completo na decisão. O time de Senador Guiomard abriu 4 a 0 no primeiro jogo, mas cedeu o empate e deixou escapar uma boa vantagem para o segundo confronto.
Dupla de arbitragem
Beto Mendonça e Diego Alberto serão os árbitros da final do Estadual da Série A.
Comentários
Cotidiano
Marcelo Avelino será aclamando e segue no comando do Atlético

Foto Manoel Façanha: Marcelo Avelino fica mais três anos como presidente do Galo
O funcionário público Marcelo Avelino será aclamado neste sábado, 27, a partir das 11 horas, no Frotão, e seguirá no comando do Atlético por mais três anos. As principais metas da chapa Família Atleticana é manter o processo dos pagamentos das dívidas e colocar o Galo novamente na elite do futebol acreano.
Novo momento
Marcelo Avelino e os seus diretores conseguiram melhorar a vida financeira do Atlético. O trabalho desenvolvido pelo advogado Francisco Valadares Neto foi fundamental para a diretoria atleticana começar a tornar o clube viável financeiramente.
Família Atleticana
Marcelo Avelino-Presidente
Ricardo Lopes-Vice-presidente
Paulo Santana-Tesoureiro
Francisco Brito-Diretor administrativo
Ilson da Silva-Diretor de patrimônio
Antônio Acivaldo-Diretor social
Juliano de Souza-Diretor comercial

Você precisa fazer login para comentar.