Cotidiano
Família de professora internada com Covid-19 mobiliza web e põe casa e carro à venda para levá-la a SP
Família tenta arrecadar a quantia de R$ 207 mil para pagar UTI área e os primeiros dez dias em hospital de SP. Professora Eliete Maia, de 42 anos, está entubada no Into, em Rio Branco.
A família da professora Eliete Maia, de 42 anos, tem mobilizado a internet em uma corrida contra o tempo para conseguir alcançar a quantia de R$ 207 mil para conseguir fazer a transferência dela em UTI aérea para um hospital em São Paulo. Eliete está internada na UTI do hospital de campanha do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), com Covid-19.
A sobrinha dela, Patrícia de Andrade Bomfim, diz que os primeiros sintomas apareceram no dia 21 de maio, mas ela só conseguiu fazer o teste na farmácia no dia 26. No dia 30, foi internada com 90% do pulmão comprometido.
“Começou com uma tosse, dor na garganta, na cabeça e no corpo, tentou fazer o teste e não conseguiu, só depois de 7 dias. Testou positivo, começou a fazer acompanhamento, fez tomografia que mostrou comprometimento no pulmão. O médico passou a medicação, mas a falta de ar não melhorou. Procurou o Into e já ficou internada, saturando muito baixo 85, 87”, conta Patrícia.
Há uma semana, a professora, que tem uma filha de 6 anos, precisou ser intubada. Agora a família tenta arrecadar o dinheiro por meio de uma vaquinha na internet para levá-la para outro estado. Eles colocaram uma casa e o carro da professora à venda para chegar ao valor.
“Por enquanto está estável, mas precisa melhorar e manter. A gente quer que ela chegue na gasometria ideal pra conseguir tirá-la daqui. Estamos nessa correria para conseguir esse dinheiro e orando muito”.
“Estamos passando por um momento de muita tribulação, não quero que a minha tia seja só mais um número, nós queremos muito salvar a vida dela”, afirma.
Tios e avó também com Covid-19
Patrícia relata o sofrimento da família. Além da professora Eliete, outros dois tios e a avó, de 84 anos, também estão com a doença. A avó está enternada na Unimed.
“Internamos meu tio com 70% do pulmão comprometido e hoje o médico ligou dizendo que ele também precisou descer para a UTI, pra usar a VNI por mais tempo. A minha tia, que cuida minha avó, também testou positivo. Minha vó não está mais transmitindo, só que como ela foi fumante muito tempo está debilitada”, lamenta.
Último boletim da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), dessa quarta-feira (9), apontou que dos 106 leitos de UTI nos hospitais da rede SUS disponibilizados no estado, 43 estão ocupados. Com isso, a taxa de ocupação dos leitos subiu para 40,5%. Os leitos de UTI estão concentrados na capital, com 80 vagas, e Cruzeiro do Sul, com 26.
Comentários
Cotidiano
Fafs abre inscrições dos Campeonatos Estaduais Sub-17 e 20

Foto Glauber Lima: Federação prepara mais duas competições na temporada
O departamento técnico da Federação Acreana de Futsal (Fafs) abriu as inscrições dos Campeonatos Estaduais nas categorias Sub-17 e 20, no feminino e no masculino.
“Nosso objetivo é promover os torneios com sete equipes nos dois naipes. Vamos fechar as inscrições no dia 15 de maio e os dirigentes têm um bom prazo para definir as participações”, comentou o presidente da Fafs, Rafael do Vale.
15 mil de premiação
Segundo Rafael do Vale, se a meta de times for batida a Fafs deve oferecer uma premiação de 15 mil para ser dividida entre os campeões.
Confirmar participação
A Fafs vai confirmar as participações das equipes somente com, no mínimo, cinco fichas de inscrições dos atletas.
“Essa vem sendo uma exigência da federação para atender uma determinação da confederação. Os atletas precisam ter fichas de inscrições”, explicou o dirigente.
Comentários
Cotidiano
Manu e Quemile preparadas para mais um desafio do Circuito em Brasília

Manu e Quemile preparadas para mais um desafio do Circuito em Brasília
A dupla formada pela mineira Manu e a acreana Quemile disputam a partir desta quinta, 24, em Brasília, no Distrito Federal, a 3ª etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia. As atletas fazem o último treinamento nesta quarta, 23, na arena oficial da competição.
“Perdemos nas oitavas em Saquarema e trabalhamos ainda mais para essa etapa em Brasília. Teremos um torneio forte, mas estamos preparadas”, comentou a atleta acreana.
Definição das adversárias
O departamento técnico da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) vai realizar o congresso técnico da etapa para definir os grupos da primeira fase da competição.
Comentários
Cotidiano
Estado divulga resultado final da avaliação curricular e convocação para testes de aptidão física e habilidades do processo seletivo de brigadistas comunitários
O candidato deverá apresentar atestado médico expedido até 30 dias antes da data dos testes ou no período de validade, quando expresso no documento

As métricas a serem atingidas e a fórmula de pontuação dos testes pode ser acessada no edital dos brigadistas comunitários. Fotos: cedida
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMAC), divulgou nesta quarta-feira, 23, o resultado final da avaliação curricular e documental dos candidatos inscritos no processo seletivo de brigadistas comunitários (pessoa treinada para combater incêndios) para unidades de conservação (UCs) ambiental.
Além da divulgação do resultado final, foi realizada a convocação para o Teste de Aptidão Física (TAF) e o Teste de Habilidades no Uso de Ferramentas (Thufa), que serão realizados no dia 2 de maio, em horário e local a serem divulgados.
Para participação nos testes, o candidato deverá apresentar atestado médico expedido até 30 dias antes da data dos testes ou no período de validade, quando expresso no documento, apontando estar apto a realizar atividades físicas.
As métricas a serem atingidas e a fórmula de pontuação dos testes pode ser acessada no edital dos brigadistas comunitários.
Para mais informações, os inscritos podem entrar em contato com a organização do processo seletivo pelo e-mail: brigadas.sema@ac.gov.br.
Para acessar o edital, clique aqui.
Você precisa fazer login para comentar.