Conecte-se conosco

Brasil

Exames mostram que Lula está com inflamação na garganta e leucoplasia na laringe

Publicado

em

Presidente eleito esteve, neste sábado (12), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para exames antes de ir à COP27

Exames de Lula mostram inflamação na garganta e leucoplasia na laringe
RICARDO STUCKERT – 16.10.2022

Os exames feitos pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mostram uma inflamação decorrente do esforço vocal feito durante a campanha eleitoral e uma pequena área de leucoplasia na laringe. O petista esteve, neste sábado (12), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

“O exame de nasofibroscopia mostra alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe”, diz o comunicado divulgado pelo hospital.

Foram realizados exames de imagens: ecocardiograma, angiotomografias e PET Scan, que “estão normais e seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011”.

Para a avaliação clínica multidisciplinar de rotina, Lula estava acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo prof. dr. Roberto Kalil Filho, dr. Artur Katz e dr. Rubens Brito.

A leucoplasia é uma mancha de aspecto branco que pode ser encontrada na cavidade oral. A doença pode estar ligada ao tabagismo ou ao consumo de bebidas alcoólicas. É considerada uma condição médica simples e de pouco risco. No entanto, em alguns casos pode revelar a presença precoce de câncer.

O deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), que integra o grupo que discutirá questões da saúde durante o governo de transição, usou as redes sociais para explicar os exames feitos por Lula.

“A gente pode falar com muita força e clareza que a saúde do presidente Lula está ótima, [ele está] pronto para governar o nosso país. Não tem nenhum sinal. Os exames todos mostram a normalidade e a completa remissão daquele antigo tumor que já faz uma década que teve”, disse.

“Fez um exame que a gente chama de rinolaringoscopia, que faz ver a garganta, que tem as cordas vocais inflamadas. A garganta inflamada de quem falou muito, emocionou muita gente com seus discursos durante a campanha eleitoral. Mas está superbem, firme e forte”, completou.

COP27

Lula fez os exames antes de ir para a COP27, no Egito, da qual participará a partir da próxima terça-feira (15). Além do petista, a comitiva contará com os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Renan Calheiros (MDB-AL) e a deputada federal eleita por São Paulo Marina Silva, cotada para assumir o Ministério do Meio Ambiente.

O evento começou em 6 de novembro e vai até o dia 18 de novembro, no Egito, e conta com a participação de mais de cem chefes de Estado. O Brasil será representado na COP27 por membros tanto do governo Jair Bolsonaro (PL)quanto do grupo do presidente eleito.

A delegação brasileira será chefiada pelo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, que chegará ao Egito na próxima terça-feira (15). O governo Bolsonaro também será representado pelo Ministério das Relações Exteriores, com os embaixadores Paulino Franco de Carvalho Neto (Assuntos Multilaterais Políticos) e Leonardo Cleaver de Athayde (Departamento de Desenvolvimento Sustentável).

As conversas centrais da conferência serão guiadas pelos debates sobre o novo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), que analisa as vulnerabilidades, capacidades e limites da sociedade para se adaptar às transformações climatológicas.

O encontro entre os líderes de mais de 190 países ocorre em um contexto de guerra na Ucrânia, provocada pela Rússia, de críticas de ativistas à conferência e de alertas feitos por especialistas sobre a necessidade de cumprir acordos firmados no passado.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Brasil

Polícia Federal apreende 613 kg de cocaína em galpão de empresa de fachada em Blumenau

Publicado

em

Droga estava escondida em bunker subterrâneo e seria enviada à Europa; um homem foi preso e investigação aponta ligação com cidadãos britânicos procurados internacionalmente

Cocaína estava armazenada em um bunker de empresa de fachada em Blumenau. Fot: captada 

A Polícia Federal (PF) apreendeu 613 quilos de cocaína durante uma operação de combate ao tráfico internacional de drogas em Blumenau, no Vale do Itajaí (SC). A ação contou com apoio da Polícia Militar de Santa Catarina e resultou na prisão de um homem suspeito de integrar a organização criminosa.

A droga estava escondida em um bunker no subsolo de um galpão pertencente a uma empresa de exportação de ligas metálicas, que funcionava como fachada para o esquema. Segundo as investigações, o local era usado para o preparo e armazenamento da cocaína antes do envio para a Europa.

Durante a operação, a PF também cumpriu um mandado de busca em um endereço residencial em Florianópolis ligado ao suspeito, onde foram apreendidos veículos, embarcações, joias e documentos. O inquérito aponta a existência de uma estrutura criminosa internacional com base em Santa Catarina, que contava com suporte logístico de brasileiros e liderança de cidadãos britânicos com histórico de tráfico na Inglaterra e procurados internacionalmente.

A investigação continua para identificar outros integrantes do esquema, que já tinha rotas estabelecidas para o narcotráfico transatlântico.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Exame toxicológico para primeira CNH é vetado pelo governo federal

Publicado

em

Medida que exigia resultado negativo para condutores de motos e carros foi rejeitada com argumento de aumento de custos e risco de mais pessoas dirigirem sem habilitação; novas regras do Contran para tirar CNH sem autoescola, no entanto, podem alterar contexto

Na justificativa do veto, o governo argumentou que a exigência aumentaria os custos para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e poderia influenciar na decisão de mais pessoas dirigirem sem habilitação. Foto: captada 

O governo federal vetou a exigência de exame toxicológico para obter a primeira habilitação nas categorias A (motos) e B (carros de passeio). A medida, que seria incluída no Código de Trânsito Brasileiro, foi rejeitada com a justificativa de que aumentaria os custos para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e poderia incentivar mais pessoas a dirigirem sem a documentação obrigatória.

O veto, no entanto, pode ter perdido parte de sua sustentação após o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) editar resolução que permite a retirada da CNH sem a obrigatoriedade de cursar autoescola, reduzindo significativamente o custo total do processo de habilitação.

Outro ponto do projeto que virou lei, e também relacionado aos exames toxicológicos, permite que clínicas médicas de aptidão física e mental instalem postos de coleta laboratorial em suas dependências — desde que contratem um laboratório credenciado pela Senatran para realizar o exame. O governo também vetou esse artigo, alegando riscos à cadeia de custódia do material, o que poderia comprometer a confiabilidade dos resultados e facilitar a venda casada de serviços(exame físico e toxicológico no mesmo local).

As decisões refletem um debate entre a busca por maior segurança no trânsito — com a triagem de possíveis usuários de substâncias psicoativas — e o impacto financeiro e logístico das novas exigências para os futuros condutores.

Assinatura eletrônica

O terceiro item a ser incluído na lei é o que permite o uso de assinatura eletrônica avançada em contratos de compra e venda de veículos, contanto que a plataforma de assinatura seja homologada pela Senatran ou pelos Detrans, conforme regulamentação do Contran.

A justificativa do governo para vetar o trecho foi que isso permitiria a fragmentação da infraestrutura de provedores de assinatura eletrônica, o que poderia gerar potencial insegurança jurídica diante da disparidade de sua aplicação perante diferentes entes federativos.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Caixa de som que ficou três meses no mar é achada intacta e funcionando no litoral gaúcho

Publicado

em

Equipamento JBL, resistente à água, foi encontrado na Praia do Hermenegildo após provavelmente cair de um navio a 300 km dali; aparelho ligou normalmente

A caixa de som, projetada para ser resistente à água, sobreviveu à corrosão salina por todo esse período. Ao ser ligada, o equipamento funcionou normalmente. Foto: captada 

Uma caixa de som à prova d’água da marca JBL passou cerca de três meses no mar e foi encontrada intacta e ainda funcionando na Praia do Hermenegildo, no extremo sul do estado. A descoberta foi feita por um morador que passeava de quadriciclo na orla na última segunda-feira (30) e avistou o equipamento entre algas e areia.

Acredita-se que a caixa tenha caído de um container durante um transporte marítimo em agosto, próximo à Praia de São José do Norte, a cerca de 300 quilômetros dali. Apesar do longo período submerso e da exposição à água salgada, que acelera a corrosão, o aparelho resistiu e ligou normalmente quando testado.

O caso chamou atenção pela durabilidade do produto, projetado para ser resistente à água, e pela jornada incomum — percorrer centenas de quilômetros à deriva no oceano e ainda chegar em condições de uso à costa gaúcha. A situação virou uma curiosidade local e um exemplo inusitado de “sobrevivência” tecnológica.

Veja vídeo:

Comentários

Continue lendo