Acre
Ex-secretário suspeito de fraude é empossado assessor do governo
Cerimônia de posse ocorreu nesta terça-feira (18) em Rio Branco.
Wolvenar Camargo assume o cargo de assessor especial do governo.
Do G1 AC

Wolvenar Camargo foi empossado nesta terça-feira (18) para o cargo de assessor especial de governo
(Foto: Caio Fulgêncio/G1)
O ex-secretário de Obras Públicas do Estado do Acre, Wolvenar Camargo, foi empossado no cargo de assessor especial do governador Tião Viana, nesta terça-feira (18) em Rio Branco. Camargo é suspeito de participação em esquema de fraudes de licitações públicas que culminou com a Operação G-7, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em maio do ano passado. Ele esteve preso durante 40 dias.
Na posse de Camargo, esteve presente boa parte da equipe de governo. Para Tião Viana, governador do estado, a nomeação foi feita para tentar reparar a dignidade de Camargo. “Esse homem teve dilacerada a sua dignidade e nós temos o dever, como quem acredita na Justiça e na dignidade humana, de tentar restituir o que for possível”, afirma.
Já Wolvenar, encara o momento como um recomeço. Para ele, tudo o que viveu foi uma injustiça. “O que foi feito com a gente foi uma injustiça, depois de 10 meses desse processo, até então, não tem nada que comprove, não existe nenhuma denúncia contra a gente. Agora a justiça está sendo feita e esperamos que esse processo possa ser concluído e que seja provada a nossa inocência”, desabafa.
Em relação ao tipo de trabalho que vai desempenhar, o ex-secretário diz que vai assessorar Tião Viana em qualquer área, dependendo da necessidade. “Eu sou da área de obras, sempre posso assessorar nessa área. Não só nessa, como em qualquer outra que precisar. Estou pronto para poder atender as demandas do governador”, diz Camargo.
O governador deixou claro ainda, o interesse de devolver a Secretaria de Obras Públicas a Camargo. “Na hora que esse processo for definitivo, se depender de mim, e se Deus quiser dependerá, eu devolverei o cargo de secretário de Obras Públicas do Acre para ele”, acrescenta.
Entenda o caso
A Operação G-7 foi deflagrada pela Polícia Federal em maio de 2013 e investiga fraudes em licitações públicas. Foram cumpridos 34 mandados de busca e apreensão e 15 de prisão. Dentre os presos estavam servidores do governo, o secretário de Obras do estado, o secretário adjunto de Gestão Municipal, o sobrinho do governador do Acre, além de empreiteiros.
Comentários
Acre
Prefeito Tião Bocalom promove confraternização com jornalistas em Rio Branco
Encontro informal reuniu profissionais da imprensa no Clube dos Oficiais e reforçou diálogo entre gestão e comunicação
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, promoveu neste sábado (24) um momento de confraternização com jornalistas e profissionais da imprensa local, oferecendo um dia de lazer no Clube dos Oficiais. A iniciativa proporcionou um ambiente informal para diálogo e aproximação entre o gestor municipal e os profissionais da comunicação.
Durante o encontro, Bocalom conversou de forma descontraída com jornalistas de diferentes veículos, abordando temas relacionados à cidade, à administração municipal e ao papel da imprensa no acompanhamento e fiscalização das ações do poder público.
Além das conversas, os convidados participaram de um churrasco em clima de confraternização. O evento reuniu profissionais de rádio, televisão e portais de notícias, sendo visto como uma oportunidade de fortalecer relações fora do ambiente formal da política e da gestão administrativa.
O próprio prefeito serviu os convidados e aproveitou a ocasião para presentear os jornalistas com um pacote de seu café e uma xícara. Em mensagem aos presentes, Bocalom agradeceu a participação da imprensa e destacou a importância do trabalho jornalístico. “Tive a honra de comandar a churrasqueira e servir pessoalmente quem faz a diferença todos os dias com informação e credibilidade. Obrigado pelo carinho e por terem vindo. Seguiremos valorizando a nossa imprensa”, afirmou.
Comentários
Acre
TCE-AC cita ex-prefeito de Senador Guiomard em Tomada de Contas Especial
Processo apura possível dano ao erário, despesas sem licitação e aplicação de recursos da educação
O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) publicou no Diário Eletrônico de Contas da última semana a citação referente ao Processo nº 148.168-TCE/AC, que trata de uma Tomada de Contas Especial envolvendo a Prefeitura de Senador Guiomard. A medida foi adotada em cumprimento ao item 2 do Acórdão nº 13.476/2022.
O procedimento tem como objetivo apurar e quantificar eventual dano ao erário, além de individualizar responsabilidades relacionadas à não contabilização do valor integral das obrigações patronais devidas em determinado exercício financeiro, bem como à realização de despesas sem prévia licitação.
A Tomada de Contas também busca verificar o cumprimento dos limites constitucionais e legais de aplicação de recursos na educação, especialmente o percentual mínimo de 60% dos recursos do Fundeb destinados à remuneração dos profissionais do magistério e de 25% aplicados na manutenção e desenvolvimento do ensino. As exigências estão previstas no artigo 60, inciso XII, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), no artigo 22 da Lei nº 11.494/2007 e no artigo 212 da Constituição Federal.
O responsável apontado no processo é o ex-prefeito André Luiz Tavares da Cruz Maia, conhecido como André Maia. A relatoria do caso está sob responsabilidade do conselheiro José Ribamar Trindade de Oliveira.
Por determinação do relator, foi expedida citação para que o ex-gestor apresente defesa, documentos e/ou esclarecimentos no prazo de 15 dias úteis, contados a partir da ciência, sobre as irregularidades e ressalvas apontadas no Relatório Preliminar de Análise Técnica, que consta às fls. 214 a 264 dos autos.
O TCE-AC informou que o relatório técnico está disponível para consulta no Portal do Gestor, por meio do endereço eletrônico do Tribunal, mediante acesso com usuário e senha, assim como no Sistema de Processo Eletrônico da Corte de Contas. O órgão alerta que a não apresentação de defesa no prazo estabelecido poderá resultar nos efeitos da revelia, conforme previsto no artigo 48, §3º, da Lei Complementar Estadual nº 38/1993.
Comentários
Acre
Rio Acre apresenta queda gradual em Rio Branco e mantém nível abaixo do transbordo
Boletim da Defesa Civil aponta vazante com medições de 13,74 metros ao meio-dia; cota de alerta permanece em 13,50 metros.

Foto: Whidy Melo/ac24horas




Você precisa fazer login para comentar.