Acre
Ex-presidiário “Cãozinho do CV” é morto em troca de tiros com a PM no Acre
O ex-presidiário identificado pelo prenome de Éverton, e que era conhecido no meio criminoso pelo apelido de “Cãozinho do CV”, foi morto numa troca de tiros com policiais militares na noite de sábado (2) no bairro da Cohab, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre.
Ao sitio Ecos da Notícia, a PM informou que além de ter passagens pelo sistema prisional por tráfico de drogas e assalto, ele era considerado de alta periculosidade por ser líder da facção Comando Vermelho. Éverton estava armado e teria atirado contra a polícia.
O revólver que teria sido usado pelo homem para atirar contra a guarnição foi encontrado ao lado de seu corpo. Mensagens que circulam na internet atentam os moradores para possíveis represálias do grupo criminoso ao qual “Cãozinho” integrava.
“Novamente o clima de guerra a partir das 10 horas da noite. Mataram o cãozinho, chefe do Comando Vermelho da Cohab. Portanto, que Deus abençoe a todos. Evitem sair de casa”, diz uma das mensagens divulgadas em grupos de WhatsApp.
Polícia nas ruas
Segundo informação repassada pela assessoria de comunicação do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), equipes da Polícia Civil, Polícia Militar, do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e da Companhia Raio fazem uma operação em Cruzeiro do Sul.
Ainda segundo a assessoria, o trabalho das forças de segurança está atuando nesses dias na região fazendo investigações, rondas pelos bairros mais vulneráveis, blitz e prisões. O objetivo é não dar trégua a criminalidade e passar uma sensação de segurança aos moradores.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale




Você precisa fazer login para comentar.