Conecte-se conosco

Cotidiano

Ex-controlador de Tião é acusado de cobrar R$ 200 de servidores para resolver problema criado no governo do PT

Publicado

em

Além de chamar atenção a suposta intenção do ex-controlador de colocar seu escritório jurídico para pleitear contra o Estado e o governo a qual integrou, desagradou aos membros da advogacia

Giordano foi controlador-geral do Estado no governo de Tião Viana

A OAB deixa bem claro que o advogado não pode utilizar a publicidade com a intenção de captar clientes. Ela deve ter discrição e sobriedade, além de ter caráter informativo.

O advogado e ex-controlador-geral do Estado do Acre, Giordano Simplício Jordão, está sendo acusado de realizar captação ilícita de clientes e em tese de se propor a advogar contra o Estado para o qual esteve no cargo de corregedor-geral na última gestão.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Acre, Erick Venâncio, afirmou à reportagem da Folha do Acre, na manhã de quinta-feira (3), que o caso de Giordano Simplício foi encaminhado ao Tribunal de Ética e Disciplina (TED) que avaliariará o caso para determinar eventuais sanções ao advogado.

“Em tese pode ter havido a captação ilegal de clientes. O caso está sendo analisado”, diz.

O ex-controlador-geral foi representado no Tribunal de Ética da OAB após começar a circular em grupos de WhathsApp mensagens, atribuidas a ele, onde era ofertado, incluindo valores, propostas para que os servidores exonerados pelo governo Tião Viana e que não receberam indenizações ingressem com ação jurídica contra o Estado, agora gerido por Gladson Cameli, para receber os valores que lhes é devido.

Além de chamar atenção a suposta intenção do ex-controlador de colocar seu escritório jurídico para pleitear contra o Estado e o governo a qual integrou, desagradou aos membros da advogacia o fato de Giordano ser explícito com relação a valores financeiros a serem pagos ao escritório.

“Colegas….A Dra Mayara que trabalha comigo estará entrando com as devidas ações recisorias, então estarei passando o numero dela para quem quiser já acertar com ela. Combinei que ela receberia os honorários no final da ação, que seria cobrado apenas R$ 200 reais para cobrir as custas e ao final uma percentagem. Fiquem a vontade para procura-la’”, diz o texto e ao final é colocado o numero da advogada citada.

Giordano negou as acusaões, afirmou que o fato trata-se de um mal entendido e que jamais advogaria contra o Estado do Acre.

“Eu já falei inclusive com a OAB, disse que isso não passou de um mal entendido. Eu não posso advogar porque estou licenciado. Não é da minha índole fazer captação irregular de clientes. Não entrei e também não irei entrar com nenhum tipo de ação contra o Estado do Acre. Eu entendo que o pagamento das revisões são devidas, mas eu não entraria contra o estado”, diz.

A OAB deixa bem claro que o advogado não pode utilizar a publicidade com a intenção de captar clientes. Ela deve ter discrição e sobriedade, além de ter caráter informativo. A ideia é que não se estimule o litígio, nem a mercantilização da advocacia.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Santa Cruz bate o Rio Branco e conquista título inédito do Estadual 2026

Publicado

em

O Santa Cruz bateu o Rio Branco por 1 a 0 neste sábado, 21, no Tonicão, e conquistou o título do Campeonato Estadual de 2026. Marquinhos marcou o gol da vitória e da primeira taça da Capivara na elite do futebol acreano.

Santa Cruz dominou

O Santa Cruz começou a final atacante e aos 13 minutos, Mosquito cruzou e Marquinhos escorou para fazer 1 a 0.

O Santa Cruz seguiu jogando no ataque e criou, no mínimo, mais três chances de ampliar o placar.

Na segunda etapa, Ulisses Torres tornou o Rio Branco mais ofensivo e aos 13 Matheus Reis perdeu a chance de empatar, na frente de João Pedro.

Na reta final da partida, Diego Pereira chutou forte e João realizou um “milagre” para garantir a vitória e o título.

Faz história

Santa Cruz SAF fundada em 2022 garante uma rápida ascensão no Estado. A equipe ganhou o título da 2ª Divisão, em 2025, e levantou a taça mais importante do Estado em 2026. A Capivara estará nas competições nacionais em 2027.

Fala, Sandro!

“Trabalhamos duro e esse título é por mérito de todos. Sabíamos das dificuldades, mas fizemos um jogo seguro e conquistamos todas as metas programadas”, declarou o técnico Sandro Resende.

Rio Branco em reconstrução

“Candidato” ao rebaixamento no início do Estadual, inicia mais uma reconstrução sob o comando de Gerson Boaventura retornando aos torneios nacionais na próxima temporada.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Galvez vence o Humaitá e garante vaga na Copa do Brasil em 2027

Publicado

em

O Galvez venceu o Humaitá por 3 a 1 neste sábado, 21, no Tonicão, e garantiu a 3ª colocação no Campeonato Estadual Sicredi de 2026 e a vaga na Copa do Brasil em 2027. Luquinhas, Marcelinho e Caíque anotaram os gols do Imperador e Diguda anotou para o Tourão.

Sem grandes emoções

Mesmo com uma vaga na Copa do Brasil em jogo, Galvez e Humaitá realizaram uma partida sem grandes emoções.

O Galvez abriu 2 a 0 no marcador e foi para o intervalo com uma boa vantagem.

No segundo tempo, a zaga do Imperador falhou e Diguda descontou e nos acréscimos Caíque, cobrando penalidade, fechou o placar.

Galvez

O elenco do Galvez reapresenta-se na segunda, 23, ao técnico Maurício Carneiro e começa a preparação para a estreia na Copa Norte.

O primeiro desafio do Imperador será contra o Amazonas na quinta, 26,às 16h30, no Tonicão, contra o Amazonas.

Humaitá

O Humaitá vai começar a preparação para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D. Os zagueiros Carlos Henrique e Andrezinho e o atacante Alexandro não seguem no Tourão.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

No Dia Mundial da Água, rios do Acre se destacam como fonte de vida e sustento de comunidades ribeirinhas e povos indígenas

Publicado

em

No Acre, falar de água é falar de vida. Em um estado marcado pela força dos rios e pela presença da Floresta Amazônica, a água não é apenas um recurso natural, é o que sustenta comunidades inteiras, conecta territórios e preserva tradições que atravessam gerações. Neste 22 de março, Dia Mundial da Água, o olhar se volta especialmente para os rios acreanos e para as pessoas que vivem deles, às suas margens.

A data é um chamamento à necessidade de preservar nossos recursos hídricos, haja vista as mudanças climáticas que impactam diretamente no acesso à água potável e de qualidade para todos nós, especialmente em regiões vulneráveis, onde a escassez impacta diretamente na saúde e desenvolvimento das comunidades.

Rios como o Acre, Purus, Juruá e o Tarauacá atravessam o estado e, ao longo de suas águas, vivem milhares de famílias ribeirinhas e povos indígenas, que com eles mantêm uma relação ancestral e respeitosa.

Nessas localidades, o rio é parte do cotidiano desde as primeiras horas do dia. É dele que vem a água para consumo, preparo de alimentos e atividades corriqueiras. É também por ele que as pessoas se deslocam para estudar, trabalhar, buscar atendimento de saúde ou escoar a produção.

Além de sustentar a vida na Amazônia, os rios e a floresta também influenciam o clima de grande parte do continente. Um fenômeno conhecido como “rios voadores” mostra como a evaporação da água da floresta e dos rios forma grandes correntes de umidade que viajam pela atmosfera, ajudando a levar chuvas para diferentes regiões do Brasil e da América do Sul.

O governo tem ampliado ações voltadas à proteção dos recursos hídricos e das bacias hidrográficas do estado. Por meio de políticas públicas ambientais, programas de monitoramento, educação ambiental e iniciativas de regularização ambiental, o poder público busca garantir que os rios continuem sendo fonte de vida para as comunidades e para a floresta.

Também têm sido fortalecidas parcerias entre órgãos ambientais, instituições públicas e comunidades locais para preservar nascentes, igarapés e áreas de floresta que ajudam a manter o equilíbrio dos ciclos da água.

Em um estado que, nos últimos anos, enfrentou tanto grandes cheias quanto períodos de seca severa, o cuidado com a água se tornou ainda mais urgente. Proteger os rios significa garantir qualidade de vida para quem vive na floresta, segurança hídrica para as cidades e equilíbrio ambiental.

No Acre, onde muitos caminhos ainda seguem o curso das águas, os rios continuam sendo mais do que paisagem: são parte da história, da cultura e do futuro de um povo. Cuidar da água é cuidar da vida que pulsa ao longo de cada margem da Amazônia acreana.

Janine Brasil é assessora de comunicação no Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e repórter na Secretaria de Comunicação (Secom). Atuou como editora-chefe do Portal de Notícias G1 Acre por quase 10 anos, foi professora do curso de jornalismo do Iesacre/Uninorte por 7 anos, gosta de séries, livros e rock

The post No Dia Mundial da Água, rios do Acre se destacam como fonte de vida e sustento de comunidades ribeirinhas e povos indígenas appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo