Cotidiano
Ex-comissionado da Sesacre é acusado de abusar de duas enteadas de 6 e 12 anos
A criança teria confirmado os abusos ao ser ouvida durante o inquérito policial por uma psicóloga da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e o Adolescente.

Dois processos tramitam na justiça contra o ex-chefe do Departamento de Ações Primárias (DAP) da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e servidor federal do Ministério da Saúde, Hilder Halley Oliveira Dias. Contra ele, pesa a acusação de abusar sexualmente de duas enteadas.
Os supostos crimes foram denunciados em 2019 por uma ex-esposa de Dias. As vítimas seriam as filhas da denunciante. A primeira denúncia é de janeiro do mesmo ano, e teria acontecido quando a criança tinha 12 anos. O processo já está em fase final e a sentença deve sair em breve.
Já a segunda denúncia feita pelo Ministério Público e aceita pela 2º Vara da Infância e da Juventude se deu no último dia 6 de janeiro e tem como suposta vítima a irmã menor, que tinha apenas 6 anos quando os abusos teriam ocorrido.
A criança teria confirmado os abusos ao ser ouvida durante o inquérito policial por uma psicóloga da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e o Adolescente.
A denúncia chegou, inclusive, ao conhecimento do governador Gladson Cameli, que informou que determinou ao secretário Alysson Bestene o imediato afastamento do acusado de suas funções e sua devolução ao Ministério da Saúde.
A reportagem conversou com Halley. O acusado afirmou que por se tratar de dois processos em segredo de justiça não poderia se manifestar. A reportagem também entrou em contato com a mãe das duas crianças e ex-esposa do acusado, que confirmou as duas denúncias, mas preferiu não entrar em detalhes por conta de o processo transitar em segredo de justiça.
Comentários
Cotidiano
Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF
FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet
A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.
A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários
Cotidiano
Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez
O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.
“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.
Reta final
Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.
Comentários
Cotidiano
Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas
O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.
“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.
Ganha folga
Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.
“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.
Estreia no dia 15
A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Você precisa fazer login para comentar.