Acre
Everaldo fecha Brasiléia Folia com saldo positivo e bem avaliado

Everaldo Gomes comemora o sucesso do Brasiléia Folia 2013, juntamente com sua equipe organizadora – Foto: Alexandre Lima
Alexandre Lima
Ao contrário de um pequeno grupo que vem torcendo para o atraso do Município, Everaldo Gomes, fechou as atividades do aniversário de Brasiléia com saldo positivo entre a população e visitantes que lotaram a praça central nos últimos três dias.
O carnaval fora de época de Brasiléia deste ano, não se pode comparar com os que passaram, pois se pôde ver que foi um sucesso de público. Estima-se que mais de 100 mil brincantes foram à Praça Ugo Poli nos três de folia, e todo esse trabalho coordenado pela Secretaria de Saúde Aldenice Ferreira, foi visto com bons olhos.
Alguns detalhes serão avaliados na reunião com data a ser marcada e foi dito no último dia, que já estão trabalhando para o próximo ano com mais surpresas. Tem que se destacar nestes três dias, o trabalho da Polícia Militar que foi dura com àqueles que saíram de casa com intuito de fazer badernas e brigar.
A equipe do Detran destacada ao Município, realizou a campanha Álcool Zero com o intuito de orientar e de tirar de circulação, àqueles que foram para a folia ingerir bebida alcoólica e depois dirigir, colocando sua vida e dos outros em risco. Segundo foi levantado, as ocorrências foram dentro dos parâmetros registrados e nenhum caso grave foi registrado.
Mesmo assim, o índice de violência foi considerado um dos mais baixo de todas as edições do carnaval fora de época. Brasiléia teve uma movimentação econômica a olhos vistos em quase todos os setores comerciais, onde gerou muitos empregos indiretos e renda, desde o catador de lata ao barraqueiro.
Everaldo Gomes fechou os três dias de folia, se podendo dizer, com chave de ouro, ao chegar na Praça Ugo Poli encima do trio elétrico puxando os foliões. “Estou feliz juntamente com minha equipe organizadora. A festa foi linda sem incidentes maiores e o povo que veio para o centro de Brasiléia para se divertir com sua família”, disse o gestor.
“Se houve um dia com tanta gente no sábado, não estou lembrando. Mal pude me mexer direito e estava tudo organizado. Alguns detalhes com certeza poderão ser revisto para que sejam consertados e temos que dar um crédito para a equipe organizadora, já que esse foi seu primeiro ano e acredito que foi mais positivo de que negativo”, disse José Augusto.
Veja fotos de algums dos melhores momentos abaixo.
Comentários
Acre
MPAC apura transporte de produtos da fauna silvestre sem licença ambiental
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica do Baixo Acre, instaurou dois procedimentos para investigar possíveis crimes ambientais relacionados ao transporte de produtos da fauna silvestre sem a devida autorização.
Um dos casos apurados é o envio, por serviço postal, de quatro produtos da fauna silvestre sem licença ambiental. O material teria sido enviado de uma propriedade na Estrada do Amapá, em Rio Branco, por um morador. A conduta pode configurar crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/1998). A Promotoria requisitou relatório de fiscalização para aprofundar as apurações e reunir provas que possam embasar eventual responsabilização.
O outro caso foi informado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e envolve a apreensão, no Centro de Distribuição dos Correios de Rio Branco, de uma encomenda contendo produtos de origem florestal, sem a devida licença ambiental.
O Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do MPAC foi acionado para emitir laudo e calcular o valor do dano ambiental, para subsidiar medidas administrativas e judiciais. A investigação também busca identificar os responsáveis e avaliar as providências cabíveis para reparação de eventual dano ao meio ambiente
Comentários
Acre
Prefeito Jerry Correia e lideranças tradicionais participam de agenda na Secretaria Estadual de Educação
Dando continuidade às agendas em Rio Branco, o prefeito Jerry Correia esteve reunido nesta terça-feira (12) na Secretaria Estadual de Educação, acompanhado de representantes dos povos e comunidades tradicionais de Assis Brasil. Participaram do encontro Wendel Araújo, representante dos moradores da Reserva Extrativista Chico Mendes; o vereador Jurandir, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; José de Araújo, presidente da Cooperacre e da Coopaeb; além de diversas lideranças indígenas das cabeceiras do Rio Acre e do Rio Iaco.
A comitiva foi recebida pelo secretário estadual de Educação, Aberson Carvalho, que apresentou novidades e ouviu as principais demandas levadas pelo grupo. Entre as reivindicações, destacam-se a reforma e manutenção das escolas indígenas e rurais que funcionam de forma compartilhada entre município e Estado, a construção de quadras cobertas nas escolas Joaquim Cardilha e Sandoval Batista, ambas localizadas na Reserva Extrativista Chico Mendes e a criação de cursos técnicos voltados para a realidade agrícola e extrativista dos estudantes do ensino médio.
“Estamos em uma missão em defesa dos povos tradicionais, buscando garantir melhorias na educação, infraestrutura e oportunidades para nossas comunidades”, destacou o prefeito Jerry Correia.
Outros assuntos de interesse das comunidades também foram discutidos, reforçando o compromisso da gestão municipal em manter diálogo constante e buscar soluções junto ao governo estadual.
Comentários
Acre
Prefeitura de Rio Branco concede benefício fiscal para empresas em distritos industriais

Foto: Jardy Lopes/Ac24horas
A Prefeitura de Rio Branco publicou nesta quarta-feira, 13, a Lei Complementar nº 349/2025, que altera dispositivos da legislação municipal sobre a Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip) e institui benefícios fiscais específicos para imóveis não residenciais situados nos distritos industriais da capital.
Entre as mudanças, a lei atualiza os artigos 111 e 112 da Lei Complementar nº 1.508/2003, ampliando as finalidades da Cosip. Agora, além do consumo de energia e da manutenção da rede de iluminação, o tributo também poderá custear a modernização e expansão do sistema, a instalação de tecnologias, e até mesmo a manutenção de vegetação (como poda de árvores) para preservar a integridade do serviço.
A legislação também prevê que recursos da Cosip sejam aplicados na implantação e melhoria de sistemas de monitoramento para segurança e preservação de logradouros públicos, incluindo infraestrutura, equipamentos e integração de centros de controle.
Outra mudança importante é a definição mais ampla de quem é contribuinte da Cosip. Além de consumidores residenciais e comerciais ligados à rede de energia elétrica, a norma inclui autoprodutores que redistribuem ou comercializam energia no mercado livre.
No campo fiscal, a lei estabelece uma alíquota reduzida de 1% do IPTU para imóveis não residenciais localizados nos distritos industriais, conforme definido no Plano Diretor do município. Para o exercício de 2025, essa redução será considerada como remissão do crédito tributário já lançado.
A concessão dos benefícios fiscais será automática pela Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), mas empresas interessadas em regularizar benefícios referentes aos últimos cinco anos devem protocolar pedido até 28 de novembro de 2025, com documentação comprobatória, nos Centros de Atendimento ao Cidadão (CACs).
Você precisa fazer login para comentar.