Cotidiano
Estudantes Cruzeirenses são destaque na Olimpíada de Matemática 2019
A premiação dos estudantes enche de orgulho a sociedade cruzeirense

A coordenadora do Centro de Matemática, Randélia Bernardino, lembrou que em anos anteriores já foram conquistadas 3 medalhas de prata. E a média anual de medalhas de bronze chega a 13 premiações
JURUÁ EM TEMPO
Os estudantes cruzeirenses apresentaram excelente desempenho na segunda e última fase da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), versão 2019. O município foi o único a obter 1 medalha de ouro, 1 de prata, além de 10 no bronze e 25 de Menção Honrosa. Não é a primeira vez que os alunos da rede estadual do município ganham destaque nacional por seus conhecimentos em Matemática.
Este ano, em especial, a única medalha de ouro do estado foi para o aluno cruzeirense Samuel Aquiles. Uma das medalhas de prata foi conquistada pelo aluno Kalel Lucena, ambos da escola de Ensino Fundamental I e II, São José.
Após passar da primeira fase, Samuel Aquiles, começou a se dedicar mais estudando nos horários opostos às aulas. “Fiquei bem feliz com a medalha de ouro. Na verdade não sabia nem se ia passar, mas o que me ajudou muito foram as aulas de matemática, no contra-turno. Agradeço aos meus professores Janaira e Alisson, como também a minha escola São José”, ressaltou.
Nas medalhas de bronze se destacaram os alunos das unidades escolares estaduais: São Jose, Rêgo Barros, Presbiteriana, Padre Carlos Kunz, Governador Hugo Carneiro, Colégio Militar Dom Pedro II e Tancredo de Almeida Neves. Quanto ás Menções Honrosas, além das escolas já citadas, o Colégio Cristão Cruzeiro também foi contemplada.
Segundo a diretora da Escola São José, Rosa Mônica, todos os alunos se esforçaram bastante, estudando aos sábados e feriados para que houvesse esse sucesso da instituição na Obmep 2019. “O esforço valeu a pena”, pontuou a diretora.
A premiação dos estudantes enche de orgulho a sociedade cruzeirense, demonstrando que a escola vem desenvolvendo ao longo dos anos atividades que são mais desafiadoras e permitem que o aluno aprenda mais.
Para a Coordenadora Geral do Núcleo da SEE/CzS, Ruth Bernardino, a Olimpíada apresenta a matemática aos alunos de um modo muito lúdico, muito atraente, muito instigante.”Ela faz com que a matemática através, da resolução de problemas, se torne um desafio”, salientou a coordenadora.

Pódio da escola São José. Da esquerda para direita, Mateus Lopes, medalha de Bronze; Samuel Aquiles, medalha de ouro; Kalel Lucena, medalha de prata/Foto: reprodução
Por outro lado, o Centro de Matemática, Ciências e Filosofia têm sua contribuição, oportunizando que os alunos tenham aprendizagem em outras dimensões desta ciência e de como ela se aplica na escola e na vida.
A coordenadora do Centro de Matemática, Randélia Bernardino, lembrou que em anos anteriores já foram conquistadas 3 medalhas de prata. E a média anual de medalhas de bronze chega a 13 premiações – um reflexo do esforço dos alunos aliado ao trabalho das instituições escolares.
“Procuramos estabelecer parcerias com as escolas proporcionando aos nossos estudantes novos desafios no campo da matemática. O Instituto oferece cursos de matemática básica e intermediária a fim de apoiar o ensino das escolas do município.” pontua Randélia.
A OLIMPÍADA
A Obmep é a maior competição de matemática do país. Envolve alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º do médio das cinco regiões brasileiras e busca estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. O ano passado contou pela primeira vez com a adesão de escolas particulares.
É uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Comentários
Cotidiano
Adesg começa trabalhos técnicos e intensifica treinos visando a estreia

Foto Glauber Lima: Elenco da Adesg trabalha somente em dois período nesta quinta(18)
Preparação física e treinos técnicos. O técnico Rodrigo Deião acelera a preparação da Adesg e começa a pensar na montagem do Leão para a estreia no Campeonato Estadual. O primeiro compromisso da equipe de Senador Guiomard será na quinta, 15 de janeiro, contra o Humaitá, na Arena da Floresta.
“Precisamos evoluir na parte física e tática. Monto minhas equipes de maneira ofensiva e assim será a Adesg”, declarou Rodrigo Deião.
Treinamento tático
Rodrigo Deião comanda um treinamento tático nesta sexta, 18, a partir das 15 horas, no Frotão, e vai começar a definir os titulares do Leão.
Mais duas peças
O diretor de futebol da Adesg, Erismeu Silva, afirmou faltar duas peças para o fechamento do elenco.
“Temos carências ainda e estamos avaliando. Vamos trabalhar para encontrar esses jogadores”, afirmou Erismeu Silva.
Comentários
Cotidiano
Éden Barros reforça comissão técnica do Rio Branco no Estadual

Foto arquivo pessoal: Éden Barros é uma contratação importante do Estrelão
A diretoria do Rio Branco acertou a contratação de Éden Barros. O profissional chega para trabalhar como auxiliar técnico de Ulisses Torres e vai reforçar a comissão Mais Querido no Estadual.
“O Rio Branco tem objetivos e podemos ajudar a construir um grande trabalho. O Estadual é uma competição difícil e precisamos ter foco total”, comentou Éden Barros.
Dois períodos
O elenco do Rio Branco trabalha em dois períodos nesta quinta, 18, na sequência da primeira semana de preparação para o Campeonato Estadual. O primeiro confronto do Estrelão no torneio será contra o Vasco, no dia 17 de janeiro, no Tonicão.
Melhorar o elenco
A diretoria do Rio Branco precisa aumentar o investimento e tentar a contratação de atletas mais experientes. Após os primeiros treinos essa foi uma avaliação geral no José de Melo.
Comentários
Cotidiano
Neto Pessoa recebe homenagem da Federação de Futebol

Foto FFAC: Neto Pessoa foi homenageado pelo presidente Adem Araújo no gramado do Tonicão
O atacante Neto Pessoa, um dos destaques da Chapecoense na conquista do acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro, recebeu nesta quarta, 17, uma homenagem da Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC).
“Precisamos valorizar os nossos talentos. O Neto é uma referência para os nossos jovens e essa é uma homenagem justa. Os bons exemplos precisam ser reconhecidos”, declarou o presidente da FFAC, Adem Araújo.
Muito orgulho
Neto Pessoa conquistou com a Chape um acesso inédito na carreira e agradeceu o reconhecimento do presidente Adem Araújo.
“Essa homenagem é motivo de muito orgulho. Esse é o reconhecimento do meu trabalho e ser lembrado na sua terra torna isso ainda mais especial. Espero por um futuro com muitos atletas acreanos brilhando em nível nacional”, declarou Neto Pessoa.

Você precisa fazer login para comentar.