Acre
Estrada do Pacífico está fechada para veículos

Acesso a Estrada do Pacífico está bloqueada para veículos de pequeno porte. Governo peruano está usando tratores para levar e trazer pessoas até a ponte.
Rio Acre passa cota de transbordamento em Assis Brasil e Iñapari (Peru)
Alexandre Lima
O que era esperado de chuva para os próximos dias, veio de uma vez e está levando transtorno e prejuízos aos moradores da cidade de Assis Brasil (Acre) e da cidade peruana de Iñapari. Os estragos aos peruanos se está comprando ao ano de 2012 e cerca de quatro bairros em Assis Brasil já foram atingidos.
Segundo informações, o nível de transbordamento é de 12,05cm. Por volta as 9h00, já teria chegado aos 12,90cm e continuava aumentando. Equipes dos Bombeiros, Defesa Civil e dos Municípios, estariam trabalhando para tirar famílias inteiras das áreas que estão sendo alcançadas pelas águas do rio.
As autoridades peruana estão usando tratores com pá carregadeira para poder passar com moradores e o tráfego de veículo de pequeno porte já foi suspenso para os dois lado. Quem quiser ter acesso a Estrada do Pacífico de carro, terá que esperar.

Praça de acesso ao povoado de Iñapari (Peru) foi tomada pelas águas, além de várias residências e órgãos públicos.
Em Brasiléia, cidade distante 110km, alguns moradores já estão retirando seus móveis e pertences de suas casa, tentando se precaver de possível enchente igual a de 2012, quando a cidade tece mais de 75% de sua área urbana alagada.
Segundo sua assessoria de imprensa, o prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes, teria se reunido com representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e outros órgãos, para traçar metas de evacuação de moradores das margens do rio.
As notícias da enchente do Rio Acre na cidade de Assis Brasil, está deixando os moradores apreensivos, enquanto alguns já estão retirando móveis e pertences para casas de parentes e amigos. “Estamos nos prevenindo para que não sejamos pego de surpresa como em 2012”, disse um dos moradores.
O nível do rio em Brasiléia está registrando aumento desde a madrugada desta quinta-feira. Se acredita que poderá passar dos 9 metros até o final do dia. O nível de alerta é de 10,30cm. Transbordamento é de 11,40.
Uma equipe de filmagem do sitio oaltoacre.com, se deslocou até a cidade de Assis Brasil para registrar e trazer informações mais precisas a qualquer momento. Aguardem.
Comentários
Acre
Visita de Lula ao Acre está prevista para o dia 8 de agosto

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República • Ricardo Stuckert/PR
O presidente da Apex-Brasil, Jorge Viana, anunciou nesta sexta-feira, 25, que o presidente Lula (PT) poderá visitar o Acre no próximo dia 8 de agosto. A agenda, segundo Viana, está sendo organizada no Palácio do Planalto e deve trazer boas notícias para a população acreana, especialmente na área de infraestrutura.
“Bem, boa sexta-feira para vocês. Nós ‘sextamos’ aqui no Palácio do Planalto, no gabinete do presidente Lula, e eu estou aqui com o Marcola, que é um querido amigo e auxilia o presidente em tudo, e o Osvaldo também. Nós estamos tratando da agenda do presidente no Acre”, afirmou Viana.
A visita presidencial, segundo ele, terá foco em ações concretas para o desenvolvimento do estado. “É uma agenda que certamente vai levar boas notícias para o nosso povo. A gente vive de achar soluções para os problemas e a gente está aqui trabalhando. Então, vamos levantando aqui o nosso estado, e, se Deus quiser, dia 8 está previsto”, disse.
Caso a visita se confirme, o presidente Lula deve anunciar investimentos voltados à produção, ao trabalho e ao apoio às administrações municipais. “Então, dia 8, o presidente deve estar no nosso estado para anunciar investimento na área de infraestrutura, apoiar quem produz, quem trabalha, e ajudar, obviamente, as prefeituras e o nosso estado. Está bom? Acompanhe aí!”, finalizou.
Comentários
Acre
Cavalgada terá pontos de saída distintos na Gameleira; veja locais

Foto: José Caminha/Secom
A Cavalgada que marca a abertura da Expoacre 2025, em Rio Branco, terá concentração a partir das 7h da manhã deste sábado, 26, com saída oficial às 8h e encerramento previsto para as 13h. Todo o trajeto será monitorado e assistido por órgãos da Segurança Pública.
Os pontos de saída na região da Gameleira serão organizados conforme os tipos de participantes: os cavalos sairão pela Rua da Tentamen, quadriciclos pela Rua da Escola Maria Angélica, além dos trios elétricos e carros de som. O percurso passará por pontos como o cartório, Sabenauto, Arasuper e Corrente, com chegada no Parque de Exposições Wildy Viana.
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) apresentou nesta sexta-feira, 25, o Plano Operacional Integrado para a Cavalgada e a Expoacre 2025.
A expectativa é de que milhares de pessoas participem da programação. O secretário adjunto de Segurança Pública, Evandro Bezerra, reforça que a colaboração da população é fundamental para o sucesso da operação e para a manutenção da ordem durante os eventos.
O diretor operacional da Sejusp, Atahualpa Ribera disse que o foco é que os dois eventos aconteçam com total segurança e organização. “A atuação das forças estaduais será intensa, integrada e estrategicamente distribuída, com o uso de tecnologia e equipes especializadas. Estamos preparados para dar todo o suporte necessário, tanto na prevenção quanto em eventuais atendimentos”, afirmou.
Comentários
Acre
Sem casos confirmados, Acre investiga oito notificações suspeitas de sarampo
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou nesta quinta-feira, 25, um novo boletim epidemiológico sobre o sarampo. Até o momento, o estado contabiliza 28 notificações da doença, das quais 20 foram descartadas e 8 permanecem sob investigação.
Segundo a Sesacre, o Acre não registra casos confirmados de sarampo desde o ano 2000, mas a vigilância segue em alerta devido ao avanço da doença em países vizinhos, como a Bolívia.
Situação por município:
Acrelândia: 1 caso descartado e 1 em investigação
Porto Acre: 2 casos descartados e 1 em investigação
Feijó: 1 caso descartado
Sena Madureira: 2 casos descartados
Cruzeiro do Sul: 3 casos descartados e 1 em investigação
Epitaciolândia: 2 casos descartados
Assis Brasil: 2 casos descartados
Rio Branco: 3 casos descartados e 3 em investigação
Brasiléia: 3 casos descartados e 2 em investigação
Cobija (Bolívia): 1 caso descartado (notificado em Rio Branco)
Apesar das investigações em andamento, as autoridades reforçam que o estado segue sem confirmação da doença há 25 anos.
Situação na Bolívia preocupa
A Bolívia, país vizinho do Acre, apresenta um cenário mais preocupante. Já foram confirmados 161 casos de sarampo, com 1.302 casos ainda em investigação e 1.141 descartados. A maioria das notificações está concentrada no Departamento de Santa Cruz de La Sierra, o mais populoso do país.
As autoridades de saúde do Acre seguem monitorando a situação e orientam a população a manter a caderneta de vacinação atualizada, principalmente com a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.
Você precisa fazer login para comentar.